domingo, 19 de abril de 2020

Guiné 61/74 - P20872: Tabanca Grande (492): Francisco Mendonça, ex-1º cabo especialista MARME, BA 12, Bissalanca, 1972/74; senta-se à sombra do nosso poilão, nº lugar nº 806




O novo membro da Tabanca Grande, nº 806,  ex-1º cabo especialista MARME (mecânico de armamento e equipamento), BA 12, Bissalanca, 1972/74.

Fotos (e legenda): ©  Francisco Mendonça (2020). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar): Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Ttroca de mensagens do nosso camarada Francisco José Rato Mendonça, nosso camarada e leitor, ex-1º cabo especialista MARME [, mecânico de armamento e equipamento], 2/70, Bissau, BA 12, Bissalanca, 1972/74 [, foto atual à esquerda]:

(i) Mensagem do nosso editor, com data de 24 de fevereiro de 2020:

Francisco: Sê bem vindo!... Tens aqui uma primeira resposta, através da foto do Miguel Pessoal,  ten pilav Fiat G-91 no teu tempo (1972/74)... O Gil Moutinho também confirma a presença do ex-furriel Coelho. na foto que publicámos (*)

Continuas a viver na Bulgária ? Ou estás na Itália (a avaliar pelo teu endereço de email) ?...

Um abraço do camarada Luís Graça.

PS - Gostava de te ver aqui sentado, à sombra do "poilão" da nossa Tabanca Grande !... Já em 2015 tínhamos-te feito esse convite... Só precisas de mandar duas fotos, uma antiga e outra atual, escreveres duas linhas de apresentação... Entre malta de terra, ar e mar, já somos, registados, mais de 800 os amigos e camaradas da Guiné.

(ii) Resposta do Francisco Mendonça, 24 de fevereiro de 2020:

Agradeço a vossa disponibilidade, estou em Itália e na Bulgária por motivos diversos, estive em Lisboa o ano passado e encontrei-me com o ex-chefe do EMFA, General Fernando Vasquez quem, creio, vocês conhecem. assim como o ten pilav Fiat G91, pois eu estava na linha da frente e carregava toda a linha T-6.

O furriel [Raul Fernandes] Coelho foi meu instrutor nos Auster, eu jé era piloto de planadores em Évora e em Sofia, Bulgária fiz, delta plano sem motor e aqui, na Bulgária, alguns voos no biplano Antonov 2 agrícola.

Sim, o Coelho é mesmo aquele da foto [, do Miguel Pessoa]..

Tenho o Watsapp e  o Viber e daqui posso enviar fotos através do Facebook,  tenho uma foto com a equipa de judo da FAP, que vou mandar, eu sou o da esquerda, olhando para foto.

Um abraço a todos, lembro-me do Pessoa.

PS - O presidente da república da Bulgária é um antigo piloto dos MiG.


(iii) Mensagem de Francisco Mendonça, 25 de fevereiro de 2020:

E a vida é assim, portugas. Povo de navegadores de um pequeno Pais, conquistaram meio mundo no tempo da monarquia, Recentemente soubemos que chegámos à Austrália 200 anos antes dos Ingleses. Hoje Portugal é colonizado pelas ex-colónias, até a nossa língua foi modificada (para pior),  coisa que não fez nenhum país colonizador.

Ok,  Luís,  vou ver se encontro uma foto para fazer parte dessa Tabanca de 800, que são muito poucos para governar Portugal mas é positivo fazer parte, da confraternização podem surgir oportunidades de negócios ou outras situações interessantes.

Mas nesse almoço que se faz todos os anos [, em Monte Real,] é só pessoal da FAP da Guiné ou também das outras ex-colónias?  É só para saber como funciona.

Um abraço, Mendonça

PS - Obrigada pela sugestão do  Gil Moutinho,  vou tentar o aeroclube de Braga.

2. Comentário do editor LG:

Francisco, como já te disse este blogue está aberto a todos os camaradas que passaram pelo TO da Guiné, entre 1961 e 1974, das três armas, Exército, Marinha e Força Aérea. Sobre a FAP, por exemplo, temos mais de 400 referências. Não te posso, de momento, dizer ao certo quantos camaradas da FAP se sentam "à sombra do poilão da Tabanca Grande", mas temos temos uma boa amostra, desde os pilotos (do quadro e milicianos) até aos especialistas, sendo esquecer as nossas queridas enfermeiras paraquedistas e os nossos camaradas paraquedistas (nomeadamente do BCP 12). 

Como camaradas que fomos (e somos), tratamo-nos por tu, com toda a naturalidade: ajuda a esbater distâncias e diferenças. Somos um blogue com 16 anos de existência (, começamos a blogar em 23/4/2004)... O objetivo principal é partilharmos memórias (e afetos).

Reunimo-nos todos os anos, em Monte Real, Leiria (, onde se localiza, como sabes, a BA 5). Este ano, devido à Pandemia de COVID-19, o XV Encontro Nacional da Tabana Grande, marcado para o dia 2 de maio, já foi obviamente cancelado. É a primeira vez que isso acontece desde 2006, ano em que realizámos o I Encontro Nacional.

Espero que nos possamos conhecer pessoalmente, quiçá no próximo encontro no próximo ano. Temos 10 regras editoriais que deves ler. E, se tiveres alguma dúvida, podes pô-la por email. Todos os postes são publicados pelos editores. Terás que mandar os teus textos (e fotos) por email.

Desculpa o atraso na tua apresentação à Tabanca Grande, que já devia ter ocorrido há mais tempo. Passas a ser o nº 806 (**).  Infelizmente  temos 78 grã-tabanqueiros, que "da lei da morte já se libertaram", mas cujos nomes continuam a figurar na coluna estática, do lado esquerdo da página principal do blogue.

O teu nome passa a figurar, desde hoje, na letra F.  Ficas registado como Francisco Mendonça, sendo este último o apelido por que eras conhecido na FAP.

Desejo -te saúde e longa vida, que os camaradas da Guiné merecem tudo!
_____________


A Sílvia Torres, a quem foi atribuído o n.º 736, devia ter sido aqui listada em fevereiro de 2017, o que não aconteceu por lapso... Já o corrigimos, pelo que número de  membros da Tabanca Grande são 805. Correção feita em 6/4/2020.

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Francisco:

Entras, para a Tabanca Grande, no dia em que faz anos o teu e nosso camarada Victor Barata, fundador e animador do blogue Especialistas da BA 12, Bissalanca, Guiné, 1965/74.

https://especialistasdaba12.blogspot.com/

Reparo que o v/ blogue tem estado inativo desde 4/3/2020, o que é compreensível dadas as dramáticas circunstâncias que estamos a enfrentar: estamos, em Portugal, em estado de emergência desde 19/3, confinados em casa... Tu, que estás em Itália e/ou na Bulgária (onde moras exatamente ?) sabes do que falo...

Aproveito para te saudar e dar conhecimento da tua entrada na Tabanca Grande a alguns camaradas da FAP do teu tempo...

Estamos também no Facebook, Tabanca Grande Luís Graça, onde nos podes acompanhar.

https://www.facebook.com/people/Tabanca-Grande-Lu%C3%ADs-Gra%C3%A7a/100001808348667

Desejo-te tudo de bom. E aproveito também para saudar o Victor, que já não vejo desde um dos últimos 10 de Junho em Belém. Aprecio o seu trabalho, na animação do v/ blogue. Conheço o Victor desde o nosso 1º Encontro Nacional, em 2006. É membro sénior da nossa Tabanca Grande, creio mesmo que foi o primeiro a entrar, juntamente com o Jorge Félix (alf mil, pil, Heli Al III, 1968/70, que já não deves ter conhecido...).

Para ele, o Victor, vão os meus votos de muita saúde e longa vida.

Para os restantes, a quem dou conhecimento deste mail (incluindo algumas das nossas querida enfermeiras paraquedistas... a Giselda Antunes, hoje Pessoa, que era do teu tempo)... um abraço fraterno!

Luís Graça

PS - Dou conhecimento também ao nosso coeditor Carlos Vinhal e ao João Crisóstomo, que é o régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona, e que está trancado em casa em Nova Iorque. Não te disse, a Tabanca Grande tem uma série de "filiais" por Portugal fora e pelo mundo fora...Tens razão, somos poucos, 806 contigo, mas já somos uma "multinacional"...

Anónimo disse...


Maria Arminda Santos
19abril 2020 18:54


Obrigada, amigo, pelas notícias, que são sempre bem vindas, ainda para mais neste período em que temos que estar ausentes, fisicamente de familiares e amigos.

Estou desde 13 de Março em isolamento social, que comecei voluntariamente. Ainda não sei muito bem quando irei à rua, dado que pertenço bem, ao grupo de risco.

Vamos continuando a ter calma e paciência, que o resto virá por acréscimo.

Um bj, amigo e até sempre
M Arminda Santos

Anónimo disse...


Francisco Mendonça (eviado por mail)
20 abril 2020, 2h44

Luís

Por agroa estou mais ou menos estabilizado aqui, na Bulgária, na cidade de Varna, no Mar Negro. Mas de vez em qundo vou a Itália. Agora, lá para aqueles lados, morre-se mais rápidp do que na guerra. Não só não á voos como o inimigo em Itália está por todo o lado.
Então prefiro estar por aqui mais ou menos fechado em casa, embora saia todos os dias, a fzar um passeiozzinhp à beira.mar para apanhar um pocuo de vitamina D ou ir ao supermercado,
Andamos todos mascarados apesar de não ser Carnaval, olhamos uns prós outros com a a suspeita de que o inimigo pode estar infiltrado em algum caramelo perto de nós. É uma espécie de terrorismo, o inimigo não se vê mas anda por aí e todos os dias há sempre alguém que lerpa. (…)

Agradeço a informação sobre a minha inscrição e provavelmente ainda nos vemos se nºao for apanhado pelo inimigo.

Saudações a todos os camaradas e ao Victor Barata os meus parabéns em atraso, com votso de saúde e vontade de continuar a participar nesta “multinacional”. .
Eu continuei a tentar contactar o ex-furriel Coelho lá em Braga. Liguei para o Aeroclube. Acho que mudou de casa mas telefone nada. Ou já morreu ou anda escondido por causa do vírus...

Um abraço, Francisco Mendonça