sábado, 25 de abril de 2020

Guiné 61/74 - P20902: 16 anos a blogar (4): Os dias de Abril, mês “de águas mil”, de Constituições, de Revoltas e de Revoluções, que mudaram Portugal (1) (Manuel Luís Lomba, ex-Fur Mil Cav)

1. Mensagem do nosso camarada Manuel Luís Lomba (ex-Fur Mil Cav da CCAV 703/BCAV 705, Bissau, Cufar e Buruntuma, 1964/66) com data de 24 de Abril de 2020:


Os dias de Abril, mês “de águas mil”, de Constituições, de Revoltas e de Revoluções, que mudaram Portugal

A condição de reformado fez-me cliente assíduo (ou rato) de arquivos e bibliotecas, e, graças ao longo tempo em que me enfronhei no “Portugaliae Monumenta Historica” (5 grossos volumes), cheguei à conclusão de que D. Afonso Henriques foi o primeiro “capitão de Abril” da nossa História, ao ter escolhido esse mês para organizar e comandar a revolta do nascimento de Portugal.

Começou por se tornar soldado, ao auto-armar-se cavaleiro, “como os reis”, tomando em sua mão a espada e ungindo o seu bico com sangue do corte no seu pescoço e não com sangue do corte dos seus testículos, como era próprio dos dependentes; a culminar dois anos de reuniões conspirativas e como líder, no dia 5 (seria no dia 25?) de Abril de 1127, trocou a malta de Coimbra pela malta do Norte, “furtou” os castelos do Neiva e de Faria, “para fazer guerra à mãe” e fundar a nossa Nacionalidade.

Nuno Tristão
A Guiné que nos é tão cara, mátria de um lugar de memórias, que a História já regista no blogue LG&C, foi descoberta por Nuno Tristão, em meados de Abril de 1446, mas África a sul do Sahara já não era virgem de portugueses: parte da sua malta já havia andado a “inventar” o mulato pelas suas praias e ele pagou com a vida a sua ida para o mato nessa então Guinela.

No descobrimento do Brasil e Novo Mundo (a América), por Pedro Álvares Cabral, em finais de Abril de 1550, dois grumetes da sua malta navegante aproveitaram a ida à missa campal de Acção de Graças para desertar para o mato – são os primeiros “cara” da “invenção” do mestiço.

O rei de Portugal por uma semana, D. Pedro IV, em Abril de 1826, explicitou e outorgou a Carta Constituição da Monarquia Portuguesa, a nossa primeira Constituição abrilista e a nossa segunda Constituição vintista.

D. Maria II, a brasileira nossa rainha, em Abril de 1838, jurou a nossa segunda Constituição abrilista e 3.ª Constituição da Monarquia Portuguesa.

A redacção da 1.ª Constituição Política da República, a nossa 3.ª Constituição abrilista e a 4.ª de Portugal, foi iniciada em Abril de 1911.

A “Operação Georgette" do exército alemão, desencadeada em Abril de 1918, derrotou na Flandres francesa o Corpo Expedicionário Português, sob a dependência do comando inglês, - a Batalha de La Lys. Em 22 dias de combates, os soldados portugueses sofreram quase tantas baixas como as sofridas nos 13 anos da Guerra do Ultramar do nosso tempo.

(Foi na 1.ª Grande Guerra. Se Portugal não tivesse entrado, o seu Ultramar seria perdido para a Alemanha ou Inglaterra, mas a nossa geração teria sido poupada à sua guerra, desencadeada em 1961). A Constituição Política da República Portuguesa, explicitada pelo Estado Novo, que nos fará conhecer a geografia da Guiné e andar durante dois anos aos tiros e a bombardear as suas matas e bolanhas, entrou em vigor em 11 de Abril de 1933, sendo a nossa 4.ª Constituição abrilista.


Adiante, adiante, a dar lugar a memórias do nosso tempo.

O guineense Amílcar Cabral, jovem eng.º agrónomo, benfiquista ferrenho e putativo génio inspirador e o motor da liquidação do Império português, em carta de Abril de 1950 à sua namorada, a colega flaviense Maria Helena, opinava essa Constituição como “dos mais belos documentos da igualdade dos homens (…) com práticas diametralmente opostas”.

Salazar esconjurou o golpe palaciano de 11 de Abril de 1961, a abrilada da sua demissão, da autoria do seu ministro da Defesa, General Botelho Moniz, não obstante apoiado pelo seu ex-PR General Craveiro Lopes e inspirado pela embaixada dos Estados Unidos; outra oportunidade que nos teria livrado de dar com os costados na Guerra da Guiné.

O nosso conhecido navio Niassa zarpa de Lisboa, em 21 de Abril desse ano, carregando o primeiro contingente de tropas – a decisão de Salazar, de “rapidamente e em força para Angola”, que assumira o ministério da Defesa.

A 4.ª Comissão Especial entrou e andou clandestinamente no sul da Guiné, entre 1 e 8 de Abril de 1972, chegou a Cubacaré e conseguiu dependurar a bandeira da ONU no galho duma árvore.

José Medeiros Ferreira
Em Aveiro, realizou-se nos princípios de Abril de 1973 o 3.º Congresso da Oposição Democrática, com o beneplácito da lei e a presença de alguns oficiais da Marinha e do Exército, putativos “capitães de Abril”, a primeira reunião pública em que foi publicamente advogado o início das conversações, pelo fim das guerras do Ultramar. A mudança de regime à mão armada não foi abordada e a tese do socialista Medeiros Ferreira (lida pela sua mulher, pela sua situação de desertor) de Descolonizar, Democratizar e Desenvolver, foi ruidosamente contestada pelas correntes de opinião revolucionárias, marxista e maoísta.

Na esteira desse congresso, em 14 de Abril desse ano, um grupo de ex-oficiais milicianos, evocando que “não seriam a geração da traição”, anunciou a organização do I Congresso dos Combatentes, a realizar em princípios de Junho, livre de antagonismos e de facções, a sua comissão executiva central era formada por três oficiais deficientes da Guerra do Ultramar e o seu Presidente da Mesa será o General Reformado António Augusto dos Santos, a pedido do ministro da Defesa.
A reunião da malta do QP, no Agrupamento de Transmissões da Guiné, resultou na contestação de 51 oficiais à motivação e ao conteúdo do Congresso dos Combatentes, o oficial guineense Marcelino da Mata e o oficial cabo-verdiano Rebordão de Brito, condecorados com a “Torre Espada”, foram os subscritores do telegrama de repúdio, o General Spínola proibiu a representação da Guiné e o Ministro da Defesa proibiu aos militares do QP da sua representação. Pouco depois e cavalgando a onda das reacções corporativas da classe dos Capitães aos Decretos-Lei n.º 353 e 373/73, “do Curso de Promoção a Capitães Milicianos”, os então Majores Ramalho Eanes e Carlos Fabião, prós e o Capitão Vasco Lourenço, fogoso anti-spinolista, recolheram centenas de assinaturas de contestação e de requerimentos de demissão de Capitães do QP.
A comissão executiva lisboeta do Congresso dos Combatentes correspondeu à turbulência criada pelos prós e contras ou pela direita e a esquerda com a demissão, o Dr. José Vieira de Carvalho, ex-alferes miliciano combatente, presidente da sua comissão no Norte e Presidente da Câmara Municipal da Maia agarrou a sua organização e dinamização, a dar nas vistas com os “rateres” do escape e com o amarelo-torrado do seu Renault 5 – a novidade automobilística na altura – mas demitiu-se, ao chegar a hora.

Gen António de Spínola
O General Spínola reuniu em Bissau cerca de 400 oficiais do mato, em 16 de Abril de 1973, para lhes dar directivas e lhes anunciar o “fim da guerra” da Guiné, convicto da situação de fraqueza do PAIGC, confiante no êxito dos três Majores na negociação da rendição premiada dos seus bi-grupos no Chão Manjaco e optimista quanto ao efeito dominó dessa rendição nos combatentes das regiões Leste e Sul.
O Capitão Vasco Lourenço, comandante da quadrícula de Cuntima, criticou essa sua táctica e estratégica com tal veemência, que ele o tomou de ponta.
De facto, o PAIGC aproveitou-se do contexto da trégua para essas reuniões no Chão Manjaco para reabastecer os seus combatentes na região Norte, e, em 20 de Abril, correspondeu ao dia D dessa manobra com o assassinato desses três Majores negociadores e dos seus quatro acompanhantes.

Duas semanas depois da reunião de Bissau, o General Spínola aterrou na tabanca de Cuntima, em visita de inspecção ao comando do Capitão Vasco Lourenço e à sua CCaç 2549, pegou-lhe por tudo e por nada, ameaçou-o com a transferência para Jolmete, a fazer a aprendizagem de comando com o seu capitão miliciano e mandou distribuir uma circular pelas unidades, a divulgar o seu relatório acerca da inaptidão do Comandante da Companhia de Cuntima.

A companhia a nomadizar em Jolmete era comandada pelo transmontano António Carlos Almendra, alferes miliciano graduado em capitão, ora Coronel na reforma, merecedor de 15 louvores e de 10 condecorações, então camarada do camarada e tabanqueiro Manuel Resende. Diz-se que durante os 18 meses do exercício desse comando, ele fora sempre abonado do soldo de alferes e que a diferença para o soldo capitão terá saído do próprio bolso do General Spínola.

Mas o General Spínola e o Capitão Vasco Lourenço não se ficaram por aqui.

O I Congresso dos Combatentes, mais ou menos nacionalista, decorrerá de 1 a 3 de Junho de 1973, no auge das violentas batalhas dos 3 G´s – Guidaje, Guileje e Gadamael -, travadas pelas reservas de infantaria e pela parafernália da artilharia de última geração do PAIGC, planeadas e comandadas por oficiais do exército regular cubano, que nos custaram 63 mortos e 269 feridos militares, 15 mortes e 18 feridos civis e 6 aviões abatidos – 4 DO e T6 de pistão e 2 Fiat G 21 de propulsão.

O Tenente-Coronel, Comandante do Agrupamento de Transmissões da Guiné e anfitrião da reunião anti-Congresso dos Combatentes irá hospedar-se no Palácio da Praça do Império, e sentar-se na cadeira que fora do General Bettencourt Rodrigues, alçado pelo “golpe de Bissau”, em 26 de Abril de 1974, e o COPCON lisboeta catrafilará o Dr. Vieira de Carvalho no Forte de Caxias, durante 9 meses, sob ameaças de fuzilamento, acusado do delito de organizador desse Congresso e como fundador e dirigente do Partido do Progresso.

O I Congresso dos Combates funcionou de embrião ao MFA, Movimento das Forças Armadas, acontecera o advento da revolta do 25 de Abril e o Capitão Vasco Lourenço como o seu profeta.

(Continua)
____________

Nota o editor

Último poste da série de 23 de abril de 2020 > Guiné 61/74 - P20893: 16 anos a blogar (3): o obus de Bambadinca (foto do Frederico Amorim, autor da página "Mundo do Fred", 26/4/1997)

9 comentários:

Anónimo disse...

O "Vasquinho" como Profeta?

Tendo em conta os meios em que hoje se movimenta...gostei!

Um abraco
J.Belo

Hélder Sousa disse...

Caro Manuel Lomba

Mentiria se dissesse que não gosto destas tuas "lições de história".
Gosto, sim senhor!
Aprende-se bastante, mesmo descontando a linguagem refinada e os preconceitos contra "certas coisas", mas lá que se aprende, isso sim.

Hélder Sousa

Manuel Carvalho disse...

Essa do Alf. Almendra da 2585 ter comandado a Companhia durante quase toda a comissão é verdade, porque o Capitão que agora não me lembro o nome foi promovido a Major passado pouco tempo e zarpou logo para Bissau, é claro que o Alf. Almendra passado algum tempo foi graduado em Capitão. Mas quantos Alf. não estiveram muitos meses a comandar companhias e a receber como Alf.,estou a lembrar-me duma companhia do meu Batalhão a 2367 quando o Capitão Santana Pereira foi ferido e evacuado para Lisboa em Abril de 69 ficou um Alf. a comandar a Companhia até Setembro de 69 em que chegou o Cap. Abreu Dias.Quantos Furrieis andaram meses e meses a comandar Pelotões muitas vezes só com um Furriel ou até sem nenhum e até em destacamentos isolados. E o famoso caso dos Cabos Milicianos que recebiam como Praças a faziam serviço de Sargentos Aquilo era mesmo uma guerra a petróleo como bem diz o nosso camarada Capitão Pereira da Costa.

Manuel Carvalho

Anónimo disse...

Um esclarecimento.
O termo “Vasquinho” do meu comentário anterior em nada espelha quaisquer não existentes relações de amizade pessoal.
Nunca o viria a usar em relação ao Sr.Coronel Reformado Vasco Lourenço.
O termo “Vasquinho” era frequentemente usado por Otelo de Carvalho quando se referia ao seu (então?) amigo Vasco Lourenço.
Tendo eu convivido ,durante interessante período ,com bastante frequência com Otelo,a isso se deverá o meu uso inapropriado de tal termo.

Um abraço do J.Belo

Manuel Luís Lomba disse...

Nos seus primeiros tempos de revolucionário do 25A74, o Otelo portava-se como "gajo porreiro", tratava carinhosamente os camaradas, também o Jaime Neves por Jaiminho, o Costa Gomes por Chiquinho, o Spínola por Caco e por Toninho (O Salgueiro Maia compunha e declamava versos a tratá-lo por Santo António de Bissau) e por aí. Mas estragou tudo, por ter passado da tutela ideológica do Vasco Lourenço para a tutela ideológica do casal Isabel do Carmo e Carlos Antunes.
A tropa do meu tempo ignorava a equidade. O subalterno substituía o superior, mas o superior não substituía o subalterno. Em funções sim, em vencimentos não!
A minha pessoa, por ser o furriel mais antigo da Companhia (o melhor classificado) passou mais de metade da comissão na Guiné a substituir os alferes, formou e comandou em Buruntuma, em simultâneo, 2 grupos de 30 milícias cada, comandei o destacamento da ponte de Camajabá - sempre abonado do ordenado de furriel.
Poderei reclamar os retroactivos?
Ab.
Manuel Luís Lomba

Anónimo disse...



Em opiniäo muito pessoal,o Otelo näo se portava como um gajo porreiro.
Era um gajo porreiro!
Com tudo o que de negativo acarretam os tais "porreirismos".
Sou familiar(pelo meu lado materno) com Otelo de Carvalho,e como acima escrevi,com ele convivi,tanto em meios militares como,posteriormente a 1975,políticos.
Sem dúvida que ele terá sido o tal gajo porreiro para alguns militares que ele tinha como amigos......(para näo usar o termo "nabo" quanto ás suas atitudes para com eles)
Quanto a muitos dos amigos militares que sinceramente o apoiavam pouco ou nada mostrou do tal "porreirismo" quando as situacöes (plural!) se complicavam e exigiam dele algo para além dos porreirismos convenientes.
Alguém terá dito em importante conferrência de imprensa ,realizada em Estocolmo no já distante ano de 1981,sobre alguns acontecimentos "do outro lado dos espelhos" político-militares em 74/75 que,a haver nova "revolucäo" em Portugal o "Camarada Otelo" seria julgado,certamente condenado com boas provas, e...fuzilado!
Alguns dos jornalistas presentes perguntaram :Fuzilado? Pelos fascistas?
O mesmo orador respondeu :Näo... mas pelos revolucionários!

Quanto à pseudo tutela política do Vasco Lourenco sobre Otelo em 1974 será,muito(!) optimisticamente valorizar o "político" Vasco Lourenco de entäo.

Näo tendo qualquer procuracäo jurídica por parte da Dr.Isabel do Carmo ou de Carlos Antunes para os representar,näo será demais recordar que ao contrário de muitos dos democratas do dia...26 de Abril...lutaram (arriscando a vida) contra o regime da ditadura muito antes de surgirem os problemas *corporativo-militares* que levaram ao 25 de Abril original.

Abraco do J,Belo

(Que me sejam desculpados os erros ortográficos resultantes de mais de 40 anos de "assuecamentos" vários)

Valdemar Silva disse...

Luis Lomba
25A74? Tem aparecido esta abreviatura no sentido que haveria, ou houve, '25B' e até '25C', ou até, pasme-se, por certos sectores terem receios, vergonhas ou doenças de pele em escrever ou dizer ABRIL.
Há 46 anos que comemora-mos o Feriado de 25 DE ABRIL, e se os mais novos perguntarem a razão de nesta data ser Feriado com certeza que lhes vamos explicar o que se passou em 25 de Abril de 1974.
Seria uma boa ideia reclamar retroactivos, com a devida actualização dos valores eu também deveria receber uns euros para uns passeios. Trata disso.

Ab. e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Manuel Carvalho disse...

Meu caro Manuel Luís Lomba falei nestes casos que conheço bem e não são casos de substituição para férias nem situações casuais,mas estou a lembrar-me doutra injustiça ainda maior, nós na Guiné julgo que até fins de 68 ganhava-mos bastante menos que em Angola e Moçambique no caso de um Furriel eram cerca de 500 escudos mês dava para beber uma cervejinhas. É claro que isto está naturalmente resolvido, agora que não venham fulanos que nunca sairam do arame farpado dizer que nós ainda la devia-mos andar. Que vão para lá eles.
Aquela do Spínola pagar a diferença ao Alf. Almendra do bolso dele, temos de ver que ele tinha vários bolsos e não devia ser do mesmo bolso que servia para pagar ao merceeiro. Digo eu.
Um abraço e saúde para todos.Vou recolher os meus ovinos.

Manuel Carvalho

Anónimo disse...

Pois é Manuel Luis Lomba, interessante este teu estudo sobre abril e "águas mil" e também esclarecedor.Quem sabe se os estudiosos da Cabala em termos de ciências ocultas não teriam algo a dizer sobre tanta coincidência.
Abraço
Carlos Gaspar