sábado, 25 de abril de 2020

Guiné 61/74 - P20900: Tabanca Grande (493): José Carvalho, natural do Bombarral, com amigos na Lourinhã, ex-alf mil inf, CCAÇ 2753, "Os Barões do K3" (Bissau, Bironque, Madina Fula, Saliquinhedim / K3 e Mansába, 1970/72): senta-se à sombra do nosso poilão, no lugar n.º 807


O alf mil inf José Carvalho, CCAÇ 2753, Os Barões do K3,  (Bissau, Bironque, Madina Fula, Saliquinhedim / K3 e Mansába,  1970/72)
 

O médico veterinário José Carvalho, natural do Bombarral, com amigos na Lourinhã; novo membro da Tabanca Grande com o nº 807. . Fotos (e legendas): © José Carvalho  (2029). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem de José Pimentel de Carvalho, médico veterinário e novo membro da Tabanca Grande, que passa a sentar-se à sombra do nosso poilão, no lugar nº 807:

Data: 14/04, 18:40 (há 10 dias)

Assunto: Inscrição como membro da Tabanca Grande

Boa tarde Luís Graça,

Depois de há bastante tempo visitar regularmente o blogue, que considero ser uma obra notória e importante para a história recente de Portugal, por isso felicito os seus obreiros, neste período de confinamento, em que até consigo ter tempo…, concretizo a decisão de apresentar a minha inscrição para membro da Tabanca Grande.

Sou oriundo do concelho do Bombarral, vizinho da Lourinhã, em cujo concelho iniciei a minha actividade profissional, na industria avícola, quando a mesma começava a ser uma das principais actividades económicas da região.

Teremos até amigos comuns, um dos quais que recordo com saudade, o Álvaro Carvalho, condiscípulo no Liceu de Leiria, nos anos sessenta, ambos com o mesmo encarregado de educação local, e irmão do meu colega e amigo homónimo José Carvalho.

Nasci em 1948, no Bombarral, José Júlio Faria Pimentel de Carvalho, fui incorporado no Exército Português em Julho de 1969, na EPI Mafra, passei pelo BI 17, Angra do Heroísmo, onde se formou a CCaç  2753, "Barões do K3",  e chegámos à Guiné em Agosto de 1970. 

A companhia finalizou a comissão em Junho de 1972 e eu com a incumbência da comissão liquidatária, em inicio de Agosto.  

Fui Alf Mil Inf tendo passado, entre 1970 e 1972 por Bissau, Bironque, Madina Fula, Saliquinhedim / K3 e Mansabá.

Junto-me a mais dois ”Barões”, que são membros veteranos da Tabanca Grande, o grande Amigo Vítor Junqueira, com quem ultimamente tenho convivido nos almoços da Tabanca do Centro,  e o Francisco Godinho.

Profissionalmente desenvolvi a minha actividade de Médico Veterinário, predominantemente na área da avicultura e na industria farmacêutica (saúde animal).

Em ficheiro anexo envio as duas fotografias requeridas, uma de 1972, outra desta semana e proponho no futuro enviar outras da Guiné, que porventura os distintos editores, avaliarão do interesse ou não da sua publicação.

Termino felicitando e agradecendo o notável esforço de todos Tertulianos, que ao longo destes anos, têm contribuído para o enorme sucesso do blogue.

Um abraço do
José Pimentel de Carvalho


2. Comentário do editor LG:

Caro José Carvalho: os amigos dos meus amigos meus amigos são... Além disso, como camaradas que fomos, tratamo-nos por tu, o que esbate logo eventuais distâncias... Seguramente que já nos encontrámos por aqui, na Lourinhã, e, como soi dizer-se nestas circunstâncias, "a tua cara não me é estranha"... 

E começas logo por citar dois grandes amigos de infância, o Álvaro Carvalho, médico psiquiatra (Lourinhã,  1948 - Lisboa,  2018) (e meu colega de escola primária, um amigo de toda a vida: tem aqui, neste blogue, pelo menos 3 referências, textos meus de apreço, saudade e homenagem) e o José Andrade de Carvalho, seu mano, também médico veterinário como tu. Em suma, sempre fui amigo da família, incluindo a Hermínia.

Quanto ao Vitor Junqueira, há muito que nos honra com a sua presença na Tabanca Grande, organizou o nosso II Encontro Nacional, em Pombal, em 2007, Tem cerca de 7 dezenas de referências no nosso blogue e dele já publicámos algumas das nossas melhores histórias. Há uns anos a esta parte deixou de ser tão assíduo, o que é humanamente compreensível: andamos para aqui a blogar desde 2004...

O Francisco Godinho ainda há pouco tempo o encontrei na Casa do Alentejo. Também nos honra com a sua presença, contando com quase 3 dezenas de referências no nosso blogue.

Naturalmente, não precisas de cartas de recomendação: estás aqui de pleno direito, como ex-combatente no TO da Guiné,  e já te sentei no lugar n.º 807, à sombra do nosso secular, mágico, protetor e fraterno poilão... Como sabes, não havia tabanca sem poilões, e a nossa tem um muito grande, justamente para poder caber, sob a sua frondosa copa, todos os nossos camaradas... (e alguns amigos/as, que, não tendo sido militares, têm uma relação especial com a Guiné).

É caso, de  resto, para dizer que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande. E, no teu caso, não preciso de lembrar que a nossa Tabanca é Grande, justamente porque nela cabemos todos nós, com tudo aquilo que nos une e até com aquilo que nos pode separar. E uma vez, que não há mais nenhum José Carvalho, ficas com o nome por que  foste batizado e és conhecido, e que passa, a partir de agora, a figurar na nossa lista alfabética, de A a Z, na coluna estática do lado esquerdo do blogue. (Se preferires, podes ficar como José Pimentel de Carvalho, como és conhecido profissionalmente.)

Sendo tu já um leitor de longa data do nosso blogue, sabes quais são as nossas regras editoriais e o nosso "modus faciendi": textos e fotos para publicação mandas, como fizeste agora, para um dos editores. Tratamos depois do resto.

És naturalmente bem vindo e seguramente recebido de braços abertos por todos/as. Não tenho, assim de cor, a certeza de ter algum bombarralense como grã-tabanqueiro... Conheço o Patuleia, mas ele foi combatente em Angola, embora tenha cá bons amigos e camaradas, como o António Marques, da  minha CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71): estiveram muito juntos, no Hospital Militar Principal, em recuperação, em 1971/72.

Desculpa só agora responder-te: poderia desculpar-me com a situação atual criada pela pandemia de COBID-19 e  com  o "teletrabalho" (, que, de resto,  já existe há muito entre nós,  editores, em boa verdade desde o início do blogue, em 23/4/2004)... Mas não, precisava apenas de ter uma horinha para te dar bom andamento ao teu pedido e apresentar-te aos demais camaradas e amigos.

Vejo, por outro lado, que somos também da saúde pública, e portanto com mais afinidades, para além da Guiné e dos nossos comuns amigos da Lourinhã.  Estás apresentado, desejo-te boa saúde e longa vida, e aguardo as tuas próximas histórias.

A tua CCAÇ 2753 tem 27 referências no nosso blogue. Vão aumentar, seguramente, com a tua partilha de memórias (e afetos).
Luís Graça

PS - O nosso coeditor Carlos Vinhal é teu contemporâneo, esteve  em Mansabá,  entre abril de 1970 e março de 1972. Foi Fur Mil At Art, com a especialidade de minas e armadilhas da CART 2732.

11 comentários:

Cesar Dias disse...

Benvindo à tabanca grande José Carvalho, 50 anos depois estamos na mesma tabanca novamente, eu pertencia ao pelotão de sapadores que esteve com a vossa companhia no Bironque e Madina Fula, não cheguei ao K3 porque atingimos o prazo de validade, em fevereiro de 71 regressámos ao nosso BCAÇ2885 de Mansoa para seguir-mos para Bissau ao Pidjiguiti, tenho por aí umas fotos desses lugares que partilhámos, espero que também tenhas e partilhes connosco as histórias daquela estrada.
Mais uma vez, sê benvindo e recebe um forte abraço.

César Dias

Anónimo disse...

Caro camarada José Carvalho

Também tenho de te dar as Boas Vindas pela chegada a esta Grande Tabanca virtual, já que coincidimos no tempo e até durante poucos meses no espaço daquela Guiné.
Primeiro, vi chegar a tua CCaç a Mansoa, a caminho do norte, onde desde logo partilhei com o teu Cap Mil Cupido que era do meu CPC onde fomos muito companheiros, depois no ano seguinte, quando o camarada Cesar Dias, deu à sola e eu que era da CCaç 2589, do mesmo BCaç que ele, fiquei órfão e, para não me esquecer dos lugares que tinha deixado no 1.º de FEV1971, recambiaram-me para Mansabá, para conhecer o pessoal da CART 2732, durante 3 meses. Lá passeei por Bironque, Saliquinhendi/K3 e conheci alguns dos teus camaradas, como o Victor Junqueiro, mas não sei se me cruzei contigo.
Sê benvindo, já que o teu Cmdt "fugiu" da circulação, conta-nos mais algumas das histórias da tua companhia.
Abraço de
Jorge Picado

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Jorge, o que é que aconteceu ao colega de curso, o Cap Mil Art João Domingos da Rocha Cupido ? Dizes que fugiu da "circulação"... Isto é, não tens mais notícias dele...

Um abraço, Luís.

Anónimo disse...

Já há uns dois anos que não tenho sabido como passa.
Ele "refugiou-se", fugindo até aos meus contactos.
Passei a tentar compreendê-lo, não o "perseguindo", se me entendes.
Mas vou tentar saber por alguém que é quase seu vizinho e tem ainda loja aberta em Ílhavo.
O leitão estava bom?
Abraço igualmente para vocês
Jorge

Hélder Sousa disse...

Caro José Carvalho

Pois que sejas bem vindo a esta Tertúlia e que te possas sentir bem por cá.
Aproveito para te dizer que sendo um local de "tantas e desvairadas gentes" é muito natural que possam haver (e há) muitas diferenças de "visão" de acontecimentos e de posturas.
Nada disso deve ser primordial em relação ao são convívio, à saudável troca de pensamentos, opiniões, embora por vezes surjam algumas fricções.
Compete a quem não tiver a mente "empapada" tornear essas possíveis e eventuais situações de conflitualidade.
Na realidade o Blogue não é uma página do Facebbok propícia a "bete-bocas", quantas vezes a insultos.
É local de testemunhos, sujeitos a correcções evidentemente, de registos de memórias, para que outros possam ter conhecimento e sirva para que, num futuro, quem quiser conhecer possa dispor destas informações.

Um abraço

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Caros camaradas,

Agradeço as vossas mensagens de boas-vindas à minha tardia chegada à Tertúlia, em que todos vós tem contribuído de forma dedicada para a sua inquestionável grandeza!
Ao Luís e ao Jorge e a todos os amigos, do Homem com letra muito grande que é o João Cupido,informo que o mesmo tem tido ultimamente alguns problemas de saúde. No ultimo contacto telefónico,há cerca de duas semanas, fiquei particularmente feliz por me ter informado que estava em franca fase de recuperação e pareceu-me bastante confiante e esperançoso em melhores dias.

Boa coragem para todos nesta fase "virulenta" que certamente a todos preocupa!

Um grande obrigado e abraço do,
José Carvalho




Anónimo disse...


José Carvalho (pro email)

26 abril 2020,. 15:42

Caro Luis Graça


Um muito obrigado pela forma particularmente acolhedora e simpática, que respondeste à minha missiva de inscrição como membro da Tabanca Grande.

Teremos com toda a certeza o prazer de nos encontrarmos , falarmos e porque não beber um copo, de um néctar qualquer da nossa região!

Também estou desde 13 de Março, bloqueado na aldeia dos Baraçais, a 3 Km do Bombarral, tendo a sorte de ter dois hectares, para me espraiar no meio das pereira rochas.

Segue o nº meu telemóvel (...) e em breve teremos oportunidade de nos conhecermos, para já auditivamente.

Abraço do

José Carvalho

Carlos Vinhal disse...

Caro José Carvalho, nas estranhes só agora vir acusar a tua inclusão na nossa tertúlia mas sou um bocado despassarado e, quando dou conta, "chego" a destempo. Como imaginas, foi uma alegria enorme ver sentar-se no nosso poilão mais um nobre Barão do K3 que, além do mais, calcorreou o mesmo chão que eu, já que a 2732 e a 2753 tiveram imensas aventuras juntas. Não esqueço que a 2753, em fim de comissão, ainda fez o enorme esforço de aguentar Mansabá de Fevereiro a Maio de 1972, quando chegou a CART 3567. Aquela zona do Oio, tão perto do Morés, não era de vida fácil, ambos sabemos.
Pela foto, o alferes José Carvalho não me é de todo estranho mas já lá vão tantos anos que nos vamos esquecendo dos acontecimentos e das pessoas.
Eu acumulava a actividade operacional com o impedimento na secretaria de comando pelo que nos devemos ter cruzado uma ou outra vez.
Deixo-te um abraço como camarada e mansabense.
Carlos Vinhal

Anónimo disse...

Bem-vindo alfero Carvalho, já somos três, tu, o Vítor Junqueira e eu, à sombra do poilão da n/Tabanca Luís Graça & camaradas da Guiné, pois certamente já me identificaste, sou o Francisco Godinho, e, pessoalmente, tenho o maior prazer em te ter como "tabanqueiro", já que como, Barão do K3, há 50 anos atrás que tenho,(temos),direitos adquiridos, com "sangue suor e lágrimas", nas matas do Oio, algures lá no "Guiné-Bissau".Eh!, pá!, há tanto tempo que não interagimos, que já me "dói".E agora este maldito virus, do covid-19 (ou lá o que é)ainda dificulta mais as coisas. Mas o que importa é que estamos vivos (ainda) e com vontade de voltar a confraternizar.Eu, tal como o Junqueira, tenho andado um pouco arredado destas "andanças" do Blogue,(só através do Fb), mas agora vamos recomeçar.Gostei de saber(por tua via) do Vítor Junqueira e do João Cupido(ainda bem que parece recuperar)e, logo que esta porra da pandemia acalme, vamos agendar um reencontro, pois perdi (mudança de operadora) os v/contactos telef.(Vitor mec.; Louro transmissões, o teu, etc.,etc.Eu, pessoalmente estou bem, reformado, confinado-margem sul do Tejo-5 netos à perna (ainda bem, não me queixo),saudades do meu Alentejo-5 meses de sede não saciada, enfim, estou vivo e com vontade de me "erguer de novo2.Espero que tu e a tua prole familiar também estejam bem. Bem, isto já vai longo, se calhar já ultrapassei os 4 mil caracteres, mais uma vez benvindo, vamos falando por aqui, até que possa ser "ipso-facto". Grande abraço, cuida-te
Francisco Diogo Godinho
Ex. Fur.Mil. da C.Caç 2753 (Os Barões do K3).

Anónimo disse...

Caríssimo Francisco Godinho,

Com muito prazer soube noticias tuas!Depois de quase vinte anos depois de teres estado num almoço em minha casa!
Em almoços realizados em vários locais, nos últimos anos com Vítor,Louro,Acácio,Junqueira,Quintas, Silveira e outros, questionamos o que é feito de fulano e sicrano, em que és habitualmente também referido.O ano passado fizemos um almoço na zona de Mira, com o nosso maior João Cupido! Este ano meio século depois da partida para a Guiné, projectava-se realizar qualquer evento mais alargado... mas assim haja saúde para todos!
Recentemente não nos encontrámos na Casa do Alentejo, onde estiveste presente, por motivos de ultima hora, que me impediram de comparecer.
O teu contacto ainda é o do passado? Será o 933...7.4? se for diz que para falarmos, senão haveremos de encontrar alternativa!
Boa saúde para ti e família.
Abraço do
josé Carvalho

Anónimo disse...

Pois é José Carvalho, acabamos de falar ao Tm e já aqui estou a "conferir" e a dar a "cara" com todo o prazer e disponibilidade do mundo. Pois confirmado, o meu Tm é o mesmo que já tinhas, o teu ficou agora "memorizado e guardado" ( a sete chaves, não vá acontecer o mesmo) e vamos mesmo "agendar", quando for viável e físicamente possível, um "reencontro" de alguns Barões do K3, já que todos, açoreanos e continentais, não será realísticamente possível, mas enfim, alguns, certamente estarão presentes. Assim o "maledetto" virus, o permita, mas vamos pensando nisso,- é que faz (está a fazer) 50 anitos, que pisámos o Pidjiquiti, é obra -! Pronto Zé, estamos nessa,qualquer coisa apita, eu farei o mesmo, aqui no Blogue, vou prometer ser mais assíduo, (não tens, não usas,ou não és adepto do Fb?), eu vou usando, mas confesso, que só com pessoal de confiança e afinidade, e mesmo assim, às vezes é "complicado". Bem, retomamos contacto, e isso é o mais importante. Abração, boa saúde, e "cuida-te", que como nós já não há muitos.

Francisco Godinho
19 de Junho de 2020, ás 16:40