segunda-feira, 20 de abril de 2020

Guiné 61/74 - P20877: Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (Constantino Ferreira & António Graça de Abreu) (10): Em navegacao, Mediterrâneo Oriental, 16 de Abril de 2020


MSC - Magnífica > Cruzeiro de Volta ao Mundo > Em navegação, Mediterraneo Oriental, 16 de Abril de 2020

Foto (e legenda): © António Graça de Abreu (2020). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Os nossos camaradas Constantino Ferreira d'Alva, ex-fur mil art da CART 2521 (Aldeia Formosa, Nhala Mampatá, 1969/71) e  António Graça de Abreu ), ex-alf mil, CAOP 1 (Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74), estão a escrever  o seu "diário de bordo", nesta viagem de volta ao mundo. O MSC - Magnífica teve, entretanto,  de apressar o seu regresso ao ponto de partida (, Marselha), devido à pandemia de COVID-19.  


Publicamos hoje a mensagem do António Graça de Abreu, enviada  em 17/04/2020 à(s) 21h38

Em navegação, Mediterrâneo Oriental, 16 de Abril de 2020

Ontem, saímos do Canal do Suez, em Port Said, já com o cair da noite, eu vim para o meu camarote e estranhei o facto de o navio ter praticamente parado durante quase uma hora, no meio de uns tantos petroleiros que aguarvam a entrada no Canal.

Que se passava? O barco retomou a navegação a boa velocidade, 20 nós, 38 kms por hora. Estranhei. No mapa do itinerário do Magnifica, que temos no ecrã dos televisores nos nossos quartos, e que fornecem estes dados, vi que o navio, em vez de seguir para oeste, em direcção a Marselha, avançaava para leste, rumo a Israel.

O que e que estava a acontecer? A resposta foi-nos dada pela instalação sonora, em mensagem do comandante. Tínhamos uma pessoa em perigo de vida a bordo, a necessitar de imediata hospitalização. Foi pedido às autoridades egípcias de Port Said, autorização para o desembarque do passageiro e encaminhamento para um hospital. Sem sucesso, recusaram. Foram os israelitas quem se mostraram dispostos a acolher o doente grave. O nosso navio rumava para Haifa, Israel, a fim de desembarcar o francês, companheiro de viagem, que lutava contra a morte.

No final da comunicação do comandante, somos informados que a doença do passageiro não tem a ver com a Covid-19. Sossegamos. Quarenta e cinco minutos depois, jáde noite, tínhamos um helicópetro israelita a voar por cima do Magnifica, a descer, a içar o doente numa maca, a levá-lo para um hospital em Israel.

Isto testemunhei eu, assisti a quase todo o processo. Uma hora depois ouço de novo o barulhão do helicópetro parado ao lado do navio. Permaneceu a roncar durante uns dez minutos e depois voou alto no céu negro, de regresso a Israel. Nao entendi o que veio outra vez cá fazer, não entrou ninguém no aparelho.

Hoje de manhã, um português que tem o camarote no 14º andar, mesmo ao lado do local onde içaram o passageiro francês para o heli israelita, deu-me uma explicação possível. Os israelitas vieram pela segunda vez buscar a esposa do francês, mas a senhora estava completamente embriagada, passeava-se pelos corredores dos camarotes do 14º andar tropeçaando em tudo o que encontrava pela frente, com uma garrafa de vinho, vazia, na mão. Nao quis entrar no helicópetro, nem era possível metê-la lá, à força. O heli foi embora.

A passageira francesa continua no Magnifica e dizem-me que hoje a viram, no 5º andar, na recepção, pálida, completamente apática, olhando o vazio. Que tera acontecido ao marido, ou ao companheiro de viagem?

A vida não está fácil para este velhinhos, as emoções fortes sucedem-se. O filme de suspense só terá fim daqui a mais alguns dias.

António Graça de Abreu
___________

Nota do editor:

Último poste da série > 16 de abril de  2020 > Guiné 61/74 - P20860: "Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (Constantino Ferreira & António Graça de Abreu) (9): Em navegação, no Mar Vermelho: "não acredites em nada antes de ver e, depois de ver, continua a não acreditar"... E um momento de grande emoção, na Sexta Feira Santa!...

6 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Caro José Belo

Depois de ter tido o prazer de ver no YOUTUBE o Fado Bicha- Namorico do André- aproveito para o nomear meu Diretor Espiritual,de ontem,hoje e sempre.

Ab.Manuel Teixeira

Anónimo disse...

Sr.Manuel Teixeira

Estou-lhe muito grato pela promocäo (imerecida) a Director Espiritual.
Só receio que tal título inesperado venha a arrastar (enganosamente!) até aqui algumas "Irmäzinhas da Caridade" que sempre surgem nestes comentários de empedernidos ex-combatentes V.C.C.
(Velhinhos como o c.....)

Mas essa do ontem,hoje e sempre....gostei!

José Belo

antonio graca de abreu disse...

Estive a pensar melhor, com renas ou sem renas, com bichas e pirilaus, eu nao sou homofobico, sou mais renofobico.
Pensando bem, cada um mete-se na bicha que muito bem entendende, ou que esta mais a jeito. Aproveita, esta no seu plenissimo direito. Pirilaus ao vento tambem sao para cada um aconchegar onde mais gostar.
Pensando ainda melhor, tambem nao sou renofobico, os renos e as renas, uns com pirilau, outras sem, com traseiros apetitosos (ja comeram um afiambrado de rena? Experimentem, e delicioso!) tambem tem direito a vida.
Abraco desde Marselha. Amanha vou para Portugal. Vamos fazer bicha de pirilau para entrar no autocarro. Disseram-me que sera eficaz para afastar o coronavirus, em Franca e Espanha. Em Portugal, usa-se mais a mascara.

Abraco,

Antonio Graca de Abreu.