terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Guiné 61/74 - P21874: Agenda cultural (766): "A Descolonização", série da RTP com emissões nos dias 2; 10 e 16 de Fevereiro de 2021 na RTP2

1. Alerta do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Fevereiro de 2021:

A RTP está a emitir uma série com o título "A Descolonização", que vale a pena ver. É uma visão da luta anticolonial e da descolonização em todo o mundo, produzida pelo Canal ARTÉ e a TV belga.

O primeiro episódio desta série documental é sobre aprendizagem. Quando a violência e a injustiça colonial alimentam uma raiva abafada, surgem figuras de luta. É Mary Nyanjiru em Nairobi ou Lamine Senghor, atirador senegalês que se tornou militante anticolonialista na França.

O 1.º episódio passou na RTP 2 - 3.ª feira dia 2 de Fevereiro. Está nas gravações automáticas e também disponível no endereço https://www.rtp.pt/play/p8429/decolonisations

O 2.º episódio vai passar na próxima 4.ª feira, dia 10, e o 3.º (e último) no dia 16, 3.ª feira (de carnaval), também na RTP 2.
Convém ver no GuiaTV os respectivos horários, porque deixam sempre estas coisas para horas mortas e trocam-lhes as datas.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 10 de dezembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21629: Agenda cultural (765): Lançamento, em Alcácer do Sal, no sábado, dia 12,do livro de Isabel Castro Henriques, Os «Pretos do Sado»: História e memória de uma comunidade alentejana de origem Africana (Séculos XV-XX)

4 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Colonialismo,nunca mais,anticolonialismo primário,também,nunca mais. Mas este último é o que está a dar,o que está na moda. Não dividam, simplisticamente, o mundo dos homens entre gente boa e gente má.

Abraço,

António Graça de Abreu

Palavras recentes, em entrevista de António Barreto:

"Toda esta conversa em Portugal hoje sobre o racismo, o perdão, a restituição do que os portugueses terão saqueado no mundo. Há este universo de abdicação da História, da sua negação, quando devia haver era um enorme esforço de fazer cada vez mais História e mais rigorosa.
É verdade que durante 100 anos se falava da escravatura como uma vantagem, com orgulho, e é verdade que a escravatura não merece o menor orgulho. Mas aconteceu. Quer-se estudar mais, estude-se: como se fez, quem colaborou, a Igreja, os poderosos, os ricos, os comerciantes internacionais... faça-se História. Mas não se destrua as coisas da História que fazem parte da nossa identidade. Fazê-lo é procurar sociedades feitas de homens e mulheres iguais, de autómatos sem história nem reconhecimento, identidade ou direitos individuais. O triunfo do coletivismo totalitário não pode acontecer."



Anónimo disse...

Vou ver se arranjo tempo para "não" ver.
Abraço
Carlos Gaspar

Valdemar Silva disse...

Mas, esta séria "A Descolonização" do Canal ARTÉ e da TV Belga já passou na RTP? É uma repetição ou é uma estreia?
Ó Gaspar por que é sentes vontade de arranjar tempo para "não" ver? Como é que sabes do que se trata esta série da TV Francesa e Belga que à partida estás tão preocupado para não ver.
Será assim tabu apresentar programas com esta temática, seja por quem for?
Coitadinhas das criancinhas que não podem saber estas coisas, e pelos vistos a todos nós com mais de 65 anos parece que também não e nos querem a obrigar a 'não veja essas coisas que foi tudo uma grande mentira' como também fossemos uns putos.
Cada um vê o que muito bem lhe apetecer e não precisa de arranjar vontade para não ver.

Abracelos
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Valdemar tenho respeito pelas crianças que sofreram no passado e sofrem no presente.

Só para dar um exemplo actual dos dias presentes revolta-me o que se passa em Cabinda com o seu povo e as crianças que não beneficiam nada dos lucros do petróleo e da economia.Falo do verdadeiro povo não na classe dirigente que por lá vai passando.Agora voltando "à vaca fria"'e evidente que o programa deverá ter o seu interesse, mas quase que apostava que lá mais para a frente ou para o fim nós os portugueses sobretudo os que estivemos em africa como militares, vamos "levar porrada" como perigosos colonialistas.Ou não sabes já como são os estrangeiros.Conheço muito bem a mentalidade deles em relação a nós.Claro que a descolonização foi necessária para os povos em questão, o problema é que a exploração e colonização continua por outros meios nos tempos que correm.

Tenho a impressão que vistes na minha frase "algo do contra" mas não é disso que se trata.Quando vires a serie me dirás se tenho razão ou se estou enganado.Ou sou eu que já não tenho paciência para ler ou ver assuntos em que nós somos so "bombo da festa"
Um abraço e cuida-te
Carlos Gaspar