quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Guiné 61/74 - P21881: Fichas de Unidades (15): CAOP, CAOP Oeste, CAOP1 (Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1968/74)


Guiné > Região do Cacheu > Chão Manjaco > 1970 >  CAOP > A caminho de uma acção psico-social

Foto (e legenda): © José Pardete Ferreira (2011). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

Legendagem do José Pardete Ferreira, em mensagem com data de 26 de junho de 2011 ("Desfazendo suposições") (*)

(..:) Há já alguns anos esta fotografia foi publicada no nosso blogue (**). Com a força que a minha presença na foto atesta, posso descrever:

De esquerda para a direita:

(i) Major Pereira da Silva (Sherlock Holmes dos bigodes);

(ii) [Por detrás do Major, um ] Capitão Miliciano, cujo nome não me lembro, vindo do Pelundo ou de Có, substituir o Capitão Barbeitos [, cmdt da CCAÇ 2366, que esteve em Teixeira Pinto até 27 de maio de 1969, sendo então substituída pela CCAÇ 2585, que teve dois comdts: Cap Inf António Tomaz da Costa e Cap Mil Grad Inf António Camilo Almendra];

(iii) Marinheiro, manobrador do Zebro, [, a navegar no Rio Mansoa, ] com os dois motores Mercury de 40 CV cada, uma bomba para a época;

(iv) Tenente Coronel Pinheiro, 1º Comandante do BCaç [2845, Teixeira Pinto, 1968/70] que dava a logística ao CAOP;

(v) Capitão Comando Jorge Duarte de Almeida (abatido no quartel do Batalhão de Infantaria da GNR por um cabo "pirado da mona" - diz-se - mas... uns anos mais tarde; possuidor de linda voz; esta de um gajo andar na guerra e não lhe ter acontecido nada de grave e vir a morrer dum tiro  na metrópole,  é do caraças!);

(vi) [E, por fim, em primeiro plano, à direita,] este vosso camarigo, qual Ícaro renascido das cinzas, visto que num dos postes me confundiram com o Alferes [Mil Cav Op Esp, Joaquim João Palmeiro Mosca], que foi morto com os Majores;

(vii) [Fotógrafo, que obviamente não aparece na fotografia, o] 2º Comandante do BCaç da Logística [, BCaç 2845,], Major Guilhermino Nogueira da Rocha.


Última  legenda (errada, errada como a anterior): Da esquerda para a direita,  major Pereira da Silva, major Passos Ramos, fuzileiro, ten cor Aristides Pinheiro (cmdt do BCAÇ  2845),  major Osório e alf mil  presumivelmente Palmeiro Mosca, também assassinado em 20 de Abril de 1970.  (**). 

Foto: Cortesia de Afonso M. F.  Sousa (2007)

Recorde-se que o BCAÇ 2845 foi mobilizado pelo GACA 2. Partiu para a Guiné em 1/5/1968 e regressou a 3/4/1970. Esteve em Teixeira Pinto e teve três comandantes: Ten Cor Inf José Martiniano Moreno Gonçalves; Ten Cor Inf Aristides Américo de Araújo Pinheiro [, que aparece aqui na foto]; e Ten Cor Inf Armando Duarte de Azevedo.  Unidades de quadrícula: CCAÇ 2366, 2367 e 2368.

 
1 O nosso camarada, recentemente falecido, José Pardete Ferreira, não esteve no CAOP1 (***). O António Graça de Abreu é que esteve,  de 1972 a 1974, primeiro em Teixeira Pinto (hoje, Canchungo), na região do Cacheu, depois em Mansoa, região do Oio, e depois em Cufar, na região de Tombali. 

Na altura em que o J. Pardete Ferreira esteve em Teixeira Pinto, no 1º semestre de 1969, ainda não havia o CAOP1, mas apenas o CAOP. Vejamos a história do CAOP (que passou a designar-se CAOP1, quando foi criado, em Nova Lamego, região de Gabu, o CAOP2).

Comando de Agrupamento Operacional
Comando de Agrupamento Operacional Oeste
Comando de Agrupamento Operacional n.º 1

Identificação CAOP |  CAOP Oeste | CAOP 1

Cmdt: 

Cor Para Alcínio Pereira da Fonseca Ribeiro
Cor Art Gaspar Pinto de Carvalho Freitas do Amaral
Cor Para Rafael Ferreira Durão
TCor Inf Pedro Henriques
Cor Para João José Curado Leitão

CEM: 

Maj CEM Raul Ernesto Mesquita da Costa Passos Ramos
Maj CEM Luís Alberto Santiago Inocentes
Maj Art João António de Gusmão Pimentel da Fonseca
Maj Inf Carlos Diamantino Bacelar Pires
Maj Art João Augusto Fernandes Bastos

Divisa: 
Início: 08Jan68 | Extinção: 1Jul74


Síntese da Actividade Operacional

Início: 8 de janeiro de 1968

O agrupamento foi organizado e constituído com carácter permanente e com pessoal de nomeação individual, sendo inicialmente orientado para intensificar o esforço de aniquilamento sistemático dos grupos inimigos que exerciam pressão directa sobre o "Chão Manjaco", na região de Pecau-Churo-Caboiana-Pelundo-Jol.

Para o efeito foram-lhe atribuídas todas as forças localizadas na zona de acção, nos sectores de Teixeira Pinto e Bula e outras forças de intervenção, fuzileiros especiais, pára-quedistas, comandos e um batalhão de cavalaria.

A partir de 27Jan69, o CAOP instalou-se em Teixeira Pinto 

Inicia a sua actividade em 6Fev69 com a série de operações "Aquiles" e desenvolvendo intensa actividade operacional de patrulhamento, emboscadas, batidas e acções apeadas e helitransportadas, de que destacam as operações "Jovem Zagal", "Lobo Bravo", "Gibóia Verde", "Com Raça", "Grande VeIa", "Joeirada", "Gavião Satélite" e "Bafo Quente", entre outras.

A partir de 12Mar69, a sua zona de acção foi alargada ao subsector de Có e em 5Set69 ao subsector de Cacheu; em lJu169, após reformulação dos limites dos sectores, foi ainda criado o Sector 07, em Pelundo.

De 4Jun69 a 28Jun69, o CAOP estabeleceu um comando avançado em Buba e planeou, comandou e coordenou a operação "Grande Salto", com vista à prossecução dos trabalhos da estrada Buba-Aldeia Formosa e ao aniquilamento
dos grupos inimigos da região Nafo-Unal.

De 16Mar70 a 30Mai70, a sua responsabilidade foi alargada ao sector de Bissorã e de 20Mai71 a 29Jun71, cedeu os sectores de Bula e Bissorã ao Comando de Agrupamento Temporário (CAT), entretanto criado nesse período, para actuar naquela zona.

Em 1Ag070, com a criação de um segundo CAOP, tomou a designação de CAOP Oeste e, em 22Ag070, de CAOP1.

Em 21Abr71, na sequência de tentativa para conversações de paz no "Chão Manjaco", foram assassinados na região Pelundo-Jolmete três majores   [, Passos 
Ramos, Magalhães Osório e Pereira da Silva] e outro
pessoal do CAOP1 (, o alf mil Mosca, mais dois intérpretes]

Em 28Jan71, assumiu o comando directo dos subsectores de Cacheu e Bachile, então retirados à responsabilidade do BCaç 2905.

Em 1Fev73, foi transferido para Mansoa

Assume a responsabilidade de comando operacional dos sectores de Bissorã (01), Mansoa (04), Bula (Ol-A) e Nhacra (COP 8), este só até 21Mar73, orientando o esforço de contenção da guerrilha para as regiões de Óio, Changalana e Sara, planeando e comandando várias operações, de que se destacam as operações "Empresa Titânica", "Gente Valorosa" e "Jogada", entre outras.

Colocado em Cufar em 2 de junho de 1973

Em 21Mai73, destacou vários elementos para organização do CAOP 3, até que, rendido em Mansoa pelo COT 9, foi colocado em Cufar em 2Jun73, assumindo a responsabilidade dos sectores de Aldeia Formosa (S2), Catió (S3), Cadique (S4) e Gadamael (COP 5) e orientando o seu esforço para a contenção da luta armada na zona Sul e para os trabalhos de construção e asfaltagem de itinerários naquela região.

Em 1Ju174, já na fase de retracção do dispositivo, foi extinto e recolheu a Bissau.

Observações: Não tem História da Unidade.

Fonte: Excertos de: CECA - Comissão para Estudo das Campanhas de África: Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974) : 7.º Volume - Fichas de unidade: Tomo II - Guiné - (1.ª edição, Lisboa, Estado Maior do Exército, 2002), pp. 591/592.
___________


(...) Comentário de Luís Graça: 

Tive esta tarde a agradável surpresa de um telefonema do Pardete Ferreira... que não tenho o prazer de conhecer pessoalmente, apesar de eu me movimentar na área da saúde há muitos anos.

Creio não estar a cometer nenhuma inconfidência, ao partilhar com os nossos leitores o que me ele transmitiu sobre o major Pereira da Silva... Como médico, ele terá sido uma das últimas pessoas que viu o major Pereira da Silva no caixão (possivelmente já em Bissau; não sei quando o Pardete deixou Teixeira Pinto e foi para o HM 241) [esteve apenas no 1º semestre, em Teixeira Pinto].

A corajosa viúva quis que os filhos vissem o pai pela última vez... É um gesto de rara nobreza e que honra esta mulher (que, como sabem, estava em Bissau quando o marido foi cruelmente assassinado, juntamente com o resto dos seus camaradas)... 

Dos três majores, era a única urna que não vinha selada... O rosto, embora inchado, estava intacto... Apraz-nos saber saber isto, apesar da tragédia que nos atingiu a todos nós, que estávamos na Guiné nessa altura (Abril de 1970), ignorando as manobras de bastidores no "chão manjaco"... (Sei que por esses dias, andávamos de armas caladas, por toda a Guiné, incluindo o meu sector, o L1, Zona Leste)...



(*) Vd. poste de 27 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8474: Tabanca Grande (292): José Pardete Ferreira, ex-Alf Mil Médico (Teixeira Pinto e Bissau, 1969/71)

(**) Vd. poste de 30 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P2008: Dando a mão à palmatória (1): A fotografia dos saudosos majores Pereira da Silva, Passos Ramos e Osório (João Tunes / Editores)

6 comentários:

José Alberto Neves disse...

Alguém tem dados semelhantes - ficha da unidade - do CAOP 2 de Nova Lamego, com incidência no período 1973/1974 ?
Obrigado.
José Neves
Ex- Alferes Milº de Transmissões

antonio graça de abreu disse...

O meu CAOP 1, Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74. A nossa História numa Guiné em chamas. Imenso respeito por estes homens, um Comando a que pertenci.

Abraço,

António Graça de Abreu

Alferes Miliciano Augusto Carvalho disse...

Saudações a todos Camaradas q foram anteriores ,comigo e depois militares na Guiné E especial em TPINTO E CAOP 1 .Sou AUGUSTO CARVALHO Alf.Miliciano cheguei em!)/= a TPinto E foi meu PIRIQUITO o GRAÇA de ABREU ! Não me vou alargar hoje em considerações (voltarei a esta pagina-se permitirem-com mto prazer MAS repito HOJE só para alertar para erros qnto á morte dos três Majores (foi em 1970 e não 71) assim como datas referentes ao batalhão 2905!!! Abrç.s e até breve. AUGUSTO CARVALHO

Alferes Miliciano Augusto Carvalho disse...

....cheguei em Setembro1970..... AugustoCarvalho

antonio graça de abreu disse...

Claro, meu caro Carvalho, fui teu piriquito no CAOP 1,Teixeira Pinto, em rendição individual, já com o coronel Rafael Durão. Tive uma guerra mais azeda que a tua,com Mansoa e Cufar, mas somos quase irmãos de armas. Um abraço,

António Graça de Abreu

Alferes Miliciano Augusto Carvalho disse...

Um abrç LGAbreu ! ainda tens o numero do meu tlm???? Liga E,E emenda os erros acima referidos !! aguardo