terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Guiné 61/74 - P21876: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (123): Fui descobrir que o Hospital de Torres Vedras fica na Rua Aurélio Ricardo Belo, médico militar e arqueólogo [Fundão, 1877- Lisboa, 1961] (José Manuel Samouco, ex-fur mil, CCAÇ 2381, Os Maiorais, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70)


1. Mensagem de José Manuel Samouco, ex.fur mil, CCAÇ 2381, Os Maiorais (Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada , 1968/70) 



Data - 9 fev 2021 14h34

Assunto - Tabanca Grande

Boa tarde, Luis:

Para tentar contrariar este tempo cinzentão e de prisão domiciliária,  envio a morada do Hospital de Torres Vedras. 

Certamente conheces a morada mas talvez não saibas que o Dr. Aurélio Ricardo Belo é, foi Avô do José Belo.

Se já sabias, esquece.

Pertencemos ambos aos Maiorais, CCaç 2381ç


Hospital de Torres Vedras

Unidade de Torres Vedras

Rua Dr. Aurélio Ricardo Belo

2560 - 324 Torres Vedras



Um abraço, José Manuel Samouco


2. Comentário de LG:

Olá, camarada, a última vez que nos vimos foi no nosso adorado PeraltaBar, na praia da
Peralta, Lourinhã, onde vamos comer choco frito e outros petiscos do mar,  feitos pelo nosso Vitor. Estou mesmo com saudades !... Mesmo que esteja só a 3 km de distância da nossa casa... Simplesmente  está fechado, com o raio desta pandemia... (De resto, já costumava fechar no inverno.)

Pois é, és bem aparecido. Aproveitas para fazer "prova de vida"... e eu, em resposta,  pergunto-te: "Então, e essas estórias dos Maiorais prometidas em 2006 ?" (*)... Não há problema, podes agora aproveitarar o confinamento pôr a escrita em dia...

Quanto ao avô do nosso cap inf ref José Belo, régulo da Tabanca da Lapónia... sim, sabia que se chamava Aurélio  Ricardo Belo (Fundão 1877- Lisboa, 1961), médico militar, reformado com o posto de major,  e co nhecido  arqueólogo, com nome de rua em Torres Vedras... 

Já em tempos tinha comentado com  o teu e nosso camarada José Belo esse pormenor biográfico, ele tem belíssimas recordações das férias passadas na casa dos avós em Maxial, Torres Vedras.  Não sabia exatamente onde era a rua, fico a saber. Estou-te grato pela lembrança...  (**)

O Centro Hospitalar Oeste, Unidade de Torrs Vedras. tem estado na berlinda por causa dos problemas decorrentes da pandemia de Covid-19, nomeadamente nesta 3ª vaga...

______________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 4 de abril de 2006 > Guine 63/74 - P659: Tabanca Grande: O ex-Fur Mil José Manuel Samouco da CCAÇ 2381 e o Major Fabião

(...) Apresenta-se o ex-furriel miliciano José Manuel Samouco, pertencente à Companhia de Caçadores 2381, "Os Maiorais", que passou pela Guiné entre Maio de 1968 e Abril de 1970.

Sou camarada de guerra do Zé Teixeira e, por ele viciado no blogue.

Feita a necessária mas sumária apresentação, venho, carregado de emoção, solicitar a devida autorização para me juntar a vós. Leitor atento, diário, emocionado, por tudo o que se escreve e mostra no blogue, senti hoje uma vontade enorme de me tornar participante de viva voz. (...)

Em próximos capítulos, não deixarei de contar algumas estórias em que me vi envolvido e das quais fazem parte o Homem que teimava em se fazer acompanhar sempre com um enorme cabo de vassoura!

Por hoje fico por aqui. O primeiro passo (normalmente o mais difícil) está dado. (...)

(...) Comentário de LG: Camarada Samouco: Não precisas de licença para entrar nem cartas de apresentação. Basta teres pertencido aos Maiorais, a CCAÇ 2381, que a gente já tão bão bem conhece graças ao testemunho do Zé Teixeira e que andou por Buba, Mampatá, Quebo e Empada. A caserna é tua, ou melhor, arranja um espaço para ti, acomoda-te e depois mostra o que vales... Isto é: abre lá o teu rio da memória... Bem vindo à nossa tertúlia, em meu nome e dos restantes amigos e camaradas. L.G. (...)

(...( Tabanca Grande Luís Graça:

Quem passou por Runa, como médico militar, foi o avô do nosso camarada José Belo, o régulo da Tabanca da Lapónia...

https://historiasdetorresvedras.wordpress.com/2012/04/17/aurelio-ricardo-belo-e-a-investigacao-arqueologica/

(...) "Aurélio Ricardo Belo nasceu em Vale de Prazeres, no concelho do Fundão, em 3 de Abril de 1877. Licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa, seguiu a carreira de médico militar, tendo sido director do Hospital Militar de Tomar. 

"Com o estalar da I Guerra Mundial, integra um dos contingentes expedicionários enviados para as colónias, para fazerem face aos constantes ataques das tropas alemãs. Em Angola, dirige o Hospital da Cruz Vermelha de Quelimane e, em Moçambique, na Ambulância da Cruz Vermelha do Niassa e no Hospital de Sangue de Patichinembo.

"A sua acção militar, em África, valeu-lhe diversas condecorações, entre as quais as medalhas de Serviços Distintos no Ultramar, da Vitória, das Campanhas do Sul de Angola e da África Oriental. Na área da Medicina, desenvolveu alguns estudos, que culminaram na publicação da obra Hérnias de Treitz.

"A sua ligação a Torres Vedras viria a dar-se com a nomeação para Director-Médico do Lar de Veteranos Militares (então Asilo de Inválidos Militares), em Runa – onde prestou serviço durante muitos anos -, e com o casamento com D. Valdemira Gomes da Costa Belo, natural do Maxial, onde viria a fixar residência e a estabelecer-se, também, como proprietário rural. 

"Pessoa muito conhecida e estimada na região, participou na vida política local, tendo desempenhado funções de vereador e de administrador do concelho de Torres Vedras, entre 19 de Novembro de 1923 e 1 de Julho de 1926 ." (...)


(**) Vd. poste  de 1 de janeiro de  2021 > Guiné 61/74 - P21721: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (120): Notícias do blogue no ano de 2050, por Jorge Cabral

2 comentários:

JB disse...

Nos 42 graus negativos do temporal que tem assolado este extremo do extremo Norte europeu foi com grande alegria que soube notícias de mais um Maioral da 2381.
Por muito que para alguns possa parecer lugar comum no que de repetitivo tem,facto é que a amizade criada nos difíceis momentos da Guiné ( e a 2381 passou por bastantes!) é algo que nos vai acompanhar até ao fim das nossas já longas vidas.
Muito terá acontecido a todos nós....depois.
Mas aqueles anos ficaram-nos marcados literalmente a “ferro e fogo “.
Não menos porque então, com todos os nossos defeitos,limitações,erros e qualidades, éramos frontais e honestos nas atitudes sinceras das nossas juventudes.
Hoje,como antigo combatente sentado ao calor da lareira, creio mais do que nunca ser essa honestidade genuína dos nossos verdes anos na Guiné o que mais nos aproxima a todos e traz saudade.

Um grande abraço do J.Belo

José Marcelino Martins disse...

https://historiasdetorresvedras.wordpress.com/2012/04/17/aurelio-ricardo-belo-e-a-investigacao-arqueologica/