domingo, 7 de fevereiro de 2021

Guiné 61/74 - P21864: (In)citações (181): Em memória de José Eduardo Reis Oliveira (1940-2021) (Belmiro Tavares, ex-alf mil, CCAÇ 675, Quinhamel, Binta e Farim, 1964/66)



Lisboa > Hotel Dom Carlos Park > 14 de Outubro de 2009 > Da direita para a esquerda, o dono da casa, o empresário hioteleiro Belmiro Tavares, o seu querido amigo e camarada JERO, e os editores do blogue Luís Graça e Virgíno Briote. 

A foto foi tirada, para mais tarde recordar, pelo sr. Pereira, recepcionista do hotel. A máquina era do JERO. (É assim que ele era conhecido por todo o lado, ainda ontem na Praia da Areia Branca encontrei um velho amigo do meu pai, das lides futebolísticas, e nosso antigo vizinho, na Lourinhã, Abílio Russo, que há mais de meio século foi para Alcobaça, onde casou... Vive hoje em Salir do Porto, concelho das Caldas da Rainha, mas quando lhe falei no JERO, disse-me logo quem era... Era o homem mais conhecido do Oeste, garantiu-me o velho Abílio Russo)

A foto foi publicada aquando da entrada do Belmiro Tavares, em 1/11/2009, para a Tabanca Grande (*)

Foto: © José Eduardo Oliveira (2009). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




Capa do livro "A nossa luta: dois anos de muita luta: Guiné 1964/66, CCAÇ 675)", de Belimiro Tavares e José Eduardo Reis de Oliveira, edição de autor, il.. Lisboa, 2017,  606 pp. [Um exemplar autografado foi oferecido ao nosso editor. com a seguinte dedicatória; "Ao caro amigo Luís Graça, com enorme amizade e carinho. Lisboa, 1/2/2021, Belimiro Tavares".]


1. Texto, enviado em 4 do corrente, por  Belmiro Tavares Belmiro Tavares (ex-Alf Mil, CCAÇ 675, Quinhamel, Binta e Farim, 1964/66), com 65 referências no nosso blogue:

 

Em memória de José Eduardo Reis Oliveira (o nosso mui estimado JERO)

por Belmiro Tavares


Acabávamos de entrar no mês de maio de 1964 quando começaram a apresentar-se, no RI 16, em Évora, com destino aos quadros da CCaç. 675 os chamados “especialistas”. Até fins de abril daquele ano, a CCaç 675 dispunha apenas de “operacionais”, os homens das espingardas. 

Nos dias que antecederam o embarque e, um pouco a conta-gotas, apresentaram-se: médico, enfermeiros, telefonistas, telegrafistas, cozinheiros, condutores, pessoal da manutenção, o “cifra” (operador cripto), etc.

Entre estes especialistas, um destacava-se pelo seu porte e pela esmerada educação, o furriel enfermeiro José Eduardo Reis Oliveira que viria a ser largamente conhecido por JERO, o acrónimo formado pelas iniciais do seu nome.

Não recordo se, durante os dias que antecederam o embarque e durante a viagem, a bordo do
navio Uíge, até Bissau, houve alguma conversa entre nós, além do serviço estritamente militar. Na verdade, ele estaria assoberbado com os seus equipamentos de primeiros socorros e eu tinha a meu cargo o acompanhamento de cerca de 40 homens o que me daria água pela barba.

O primeiro contacto entre nós, fora de serviço, terá ocorrido em Bissau, quando o Oliveira me encontrou numa esplanada a escrever uma carta ou um aerograma (uma simpática invenção do MNF – Movimento Nacional Feminino ,) que circulava, sem selo, em todo o território nacional. De chofre, ele atirou:

- Ó meu alferes! Não se preocupe, porque faltam apenas 716 dias para o fim da nossa comissão!

Pretendia o nosso companheiro esclarecer que 14 dias já tinham passado… sem complicações assustadoras. Ainda não tínhamos entrado na guerra propriamente dita e 14 dias estavam já vencidos.

Entrámos na quadrícula de Binta (uma aldeia a norte do Cacheu, a 16 km de Farim e sensivelmente à mesma distância de Guidage, junto à fronteira com o Senegal) no dia 29 de junho de 1964.

Os primeiros dias foram passados a… arrumar a casa:

  • Resguardar os materiais inerentes a cada grupo (o Oliveira teria a seu cargo todo o material de enfermagem e não só);
  • Montar uma rede de arame farpado em redor do aquartelamento com alarme anti-intrusão – garrafas vazias penduradas nos arames;
  • Abrir valas em redor do quartel com picaretas mal-enjorcadas;
  • Construir abrigos para sentinelas.

Entretanto o nosso mui ilustre capitão preparava, secretamente, o nosso “batismo de fogo” e o JERO, tal como nós, meteu-se numa “camisa de sete varas”! era aquilo a que tínhamos direito!

Debaixo de bem nutrido fogo (havia ali mais de 160 armas automáticas a disparar em fúria – cerca de 80 eram nossas e as restantes pertenciam aos adversários 
 –  chamei o enfermeiro de serviço, o JERO, para socorrer um 1º cabo que levara um tiro no baixo ventre; o enfermeiro seguiu-me e cumpriu cabalmente o seu dever. Ocorreu então um diálogo trágico entre o sinistrado e o enfermeiro. O ferido desabafou:

- Ó meu furriel! Eu nunca vou ser um homem normal!

O Oliveira tentou deitar água na fervura, alegando:

- Ó rapaz! Isso não é nada de grave! Vais de helicóptero para o hospital, em poucos dias estás de volta e … pronto para outra!

O enfermeiro cumpriu o seu dever, procurando acalmar o sinistrado; ninguém sabia a extensão ou a gravidade do ferimento… só se via sangue.

Outras situações mais ou menos graves ocorreram até que, no dia 5 de agosto, o nosso capitão foi ferido. O Oliveira estava lá, embora os primeiros socorros tenham sido prestados pelo enfermeiro Martins (o Rato). Quando o avisaram do acidente, o Oliveira correu com a maca ao encontro do nosso capitão; cerca 1 km separava o grupo da frente das viaturas.

Os adversários devem ter-se apercebido que algo nos correra mal e logo se apressaram a montar uma emboscada na berma da estrada que estava pejada de abatises. Iniciado o regresso, em marcha lenta, logo sofremos uma das mais duras emboscadas de toda a comissão. Indevidamente, a coluna auto parou e os condutores saltaram das viaturas; o nosso capitão ordenou ao JERO que alertasse os oficiais para abandonar a zona de morte; mas ninguém o ouvia. 

Tudo acabou melhor do que esperávamos porque os adversários devem ter sofrido algo de tão grave que, inesperadamente, deixaram de nos atormentar e o nosso capitão lá seguiu de helicóptero para o hospital.

O Oliveira participou em muitos outros casos semelhantes mas… nem só de armas vivem os homens.

O Oliveira, além de profundamente educado e respeitador, era um cumpridor nato das ordens que recebia do seu chefe, o nosso médico, o saudoso, Dr. Martins Barata, de quem o JERO era o braço direito ou talvez mais do que isso. 
 
De seguida, sem alarde e sem dureza, convencia (principalmente pelo exemplo) os enfermeiros a cumpri-las também. Nunca foi visto a barafustar com os cabos enfermeiros porque o JERO não dava motivos para tal: respeitava para ser respeitado – os grandes chefes são mesmo assim!

Fora das horas de serviço ele não era diferente; estava disponível para tudo, a qualquer hora. Há uns anos, ele segredou-me, com certo orgulho:

 – Durante  a nossa comissão, eu estive sempre em todas as frentes!

Era a mais pura das verdades! Além de, como alegámos, ter sido um bom combatente, era um enfermeiro de alto coturno e distinguiu-se também na ocupação de tempos livres:

  • Participou ativamente na criação de nomes para os arruamentos dentro do nosso aquartelamento e na elaboração das respetivas placas: Av Capitão de Binta;  Av do Aeroporto; Av Marginal com indicação de zona de banhos e de pesca; Av Pathé Baldé, em memória do nosso saudoso guia; Av 4 de Julho – Lenquetó – destruímos aquela povoação e tivemos logo o nosso “batismo de fogo"; Largo “Tomada de Pastilha”, frente à porta da enfermaria – esta foi totalmente da sua lavra;
  • Construímos duas pistas de aterragem e ele continuou sempre na linha da frente;
  • Foi um entusiasta da construção do nosso campo de futebol – nunca se soube ao certo se se tratava de um campo de pontapé na bola onde aterravam helicópteros ou se era um heliporto onde se praticava futebol;
  • Criámos as “aulas regimentais” e o Oliveira era um dos ensinadores.

Para confirmar aquele adágio: “não há regra sem exceção” – nós pusemos a funcionar uma “horta comunitária”; o JERO não participou nessa obra porque… ele não tinha raízes campesinas. Foi o único desvio!

No pós-guerra, sempre colaborou ativamente nas nossas reuniões anuais, quer na elaboração das cartas-convite quer a escrever endereços nos envelopes quer ainda a cobrar o valor do repasto. Pela primeira vez que uma confraternização ocorreu fora da grande Lisboa, foi por sugestão sua e teve lugar em Alcobaça, a sua terra natal; na verdade ele colocou a fasquia demasiado alta, criando inibições.

Participou na colocação de lápides nas sepulturas dos nossos mortos, quer os da guerra quer na daqueles que partiram depois do regresso.

Agora temos… a cereja no topo bolo: o José Eduardo escreveu um diário de guerra onde narra com arte e engenho a nossa atividade durante o 1º ano, na Guiné. É sem sombra de dúvida uma obra extraordinária não só pelos feitos que descreve mas pela forma sublime como os narra.

Aqui, “passamos a bola” ao Dr. M. Beja Santos que fez a recensão daquela obra ímpar que, para nós, tem um valor inestimável. Vejamos o que o Dr. Beja Santos nos legou como “juiz independente”, manifestando a sua surpresa e admiração pela obra invulgar mas também pelo autor. O Dr. Beja Santos referiu:

 “O José Eduardo era um enfermeiro miliciano que foi responsável por uma singularidade histórica: escreveu o Diário da C. Caç. 675, referente ao primeiro ano de comissão. Todos os exemplares são numerados e têm carimbado o termo confidencial; o “capitão do quadrado” escreveu, em ressalva, que “este Diário contém matéria classificada que, como tal, não pode ser do conhecimento de todas as pessoas”.

“O Diário do JERO passou a ser um bem patrimonial, por mérito próprio, pelo desvelo do autor em tudo quanto escreve, refugiando-se num semianonimato, compendiando meticulosamente os atos de um coletivo que deixou memória pelo espírito de corpo e pela sua mentalidade, lá prás bandas do Cacheu”.

“O JERO, ao coligir todos os dados do seu Diário, queria apenas registar um período de uma gesta coletiva anónima; escreve para as gentes da C. Caç 675 e não para nós. Também por essa razão de pura discrição, o autor já então revelava os seus primores de carácter”.

“Nas paredes da secretaria, onde o JERO escrevia, descortinávamos vários amuletos e roupas de alguém que, um dia, teve maus encontros com a tropa de Binta e… morreu (?)… de susto; a decoração completa-se com a seguinte frase elucidativa: - Nem com mezinhos se safam!”:

“Sobre a mesa do capitão encontrava-se a seguinte frase: Vitória é sinónimo de vontade”.

“Afinal”, lembra o recensor, “as surpresas continuam a surgir nesta literatura que, durante décadas, jazeu nos arquivos dos protagonistas”.

“Gostei muito do Diário do JERO pela autenticidade e pela camuflagem da escrita. Publicitar este Diário no blogue, anunciá-lo a quem estuda e guerra da Guiné é um grato dever; surpresa mais gratificante não podia ter!”


Acontece que, já neste milénio, o Oliveira lançou um segundo livro, Golpes de Mão’s; pretendia que fosse o segundo volume do seu Diário; terá sido – com todo o mérito – mas muitos factos de elevado interesse (dizemos nós) continuavam esquecidos!

Um outro marco relevante da sua vida é uma carta que o nosso amigo escreveu à sua querida mãe – que Deus já levou! – onde ele coloca a descoberto a sua esmerada educação, o profundo amor à sua mãe, o seu puro portuguesismo e a sua profunda Fé no Deus “que tudo criou e tudo gere”!

Creio que não será necessário acrescentar o que quer que seja acerca do HOMEM que agora nos deixou; falta apenas dirigirmo-nos aos seus familiares e amigos (relevo especial para os seus companheiros da CCaç. 675) que todos perderam imenso com esta surpreendente partida inesperada. 

Eu perdi um amigo de todas as horas, o amigo incondicional; éramos “unha com carne” e, em simultâneo éramos confessor e confessando.

Malvado vírus que ceifou a vida dum amigo de quem tanto esperávamos, ainda.

Repousa em paz! O nosso bom Deus terá guardado para ti um lugar à sua direita, pois será esse o lugar dos filhos que sempre trilharam o caminho sublime que Ele lhes traçou!

Belmiro Tavares (**)

_____________


(**) Último poste da série > 30 de janeiro de 2021 > Guiné 61/74 - P21825: (In)citações (180): Fotogaleria do José Eduardo Oliveira (JERO) (1940-2021), enquanto membro da efémera Tabanca de São Martinho do Porto (2010-2012) (Luís Graça)

Sem comentários: