segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Guiné 61/74 - P21866: Usados & Achados: pensamentos para aumentar a nossa resiliência em mais um "annus horribilis" (7): Receita caseira de Bourbon County, Kentucky, USA... Enquanto se aguarda a vacinação contra a Covid-19... (José Belo, régulo da Tabanca da Lapónia)




Infografia: José Belo (2021)


1. Receita do José Belo, régulo da Tabanca da Lapónia ( e também  agora "mezinheiro", por força das circunstâncias):

Date: terça, 12/01/2021 à(s) 15:23
Subject: Enquanto se aguarda a vacinacäo......é urgente a publicação!


Receita caseira deste Bourbon County, Kentucky, USA.

Ter-se em conta que:

a) o bacon deve ser fumado e bem frito sem queimar;

b) o bacon deve ficar toda a noite mergulhado no copo para dar "aveludamento" ao Bourbon.

Obviamente que este detalhe quanto a "toda a noite", näo torna esta receita popular na Lapónia sueca! 
Mas, e de qualquer modo, é bom lembrar: "Ao luar entre nevöes as renas quase se tornam pavöes!"

Combate garantido a todos os vírus, sejam eles passados, presentes, ou futuros.

Um abraço do J. Belo

2. Comentário do editor:

Esta receita é só para Sexas  (= ou > 60) e daí para cimana escala hierárquica..., não podendo (nem devendo) os  consumidores ser acompanhados pelos netos.  

Mais: é uma cortesia do régulo da Tabanca de Um Homem Só que fica no Círculo Polar Ártico... 

Em boa verdade, é uma receita luso-sueco-americana, o uísque é americano (Bourbon não é Scotch,  é feito à base de milho, e não de centeio, e só pode ser Kentucky, nunca de Sacavém), o bacon pode ser sueco e o consumidor final só pode ser... um puro lusitano, de barba rija, descendente do grande Viriato  com provas dadas, como combatente no teatro de operações da Guiné... 

Por outro lado, sendo uma mezinha, de produção e consumo privados, não está sujeita àa competentes  autorizações do "Grande Regulador"... E se alguém se enfrascar (e queixar), respondam-lhe com  o provérbio luso em uso nas casernas da Spinolândia:  "Quem não sabe beber, que beba  m..."

No caso de alguém apanhar a Covid-19, contra todas as probabilidades estatísticas e as melhores expectativas de todas as partes (, produtores, consumidores e autoridades de saúde), e ir direitinho para o Covidário (de que Deus nos livre!), o boticário da Tabanca da Lapónia pede, por favor,  para destruirem  a fórmula e esconderem a garrafa (que dá sempre muito jeito) para outras ocasiões... 
____________

6 comentários:

JB disse...

Luís Graça tem toda a razão!

Se os medicinados se fizerem acompanhar pelos netos,ou jovens recrutas das tropas especiais, devem ter o cuidado de diminuir a dosagem do medicamento a ser aplicado aos referidos jovens.
Em vez de uma fatia de bacon é importante que só consumam 1/2 meia fatia do mesmo.
O colesterol!
Sempre a maldição do colesterol!

Um abraço do J.Belo

Anónimo disse...



Não conheço o Bourbon, é natural que seja um Whisky muito bom pois tu camarada José Belo, tens andado a apurar o teu paladar pelos quatro cantos do mundo. Eu talvez habituado demais ao sabor das nossas bebidas e a algumas europeias como o tal chá da Escócia, que na Guiné bebíamos (os que podiam) como se fosse água benta pois tornava-nos alegres e abençoados, não aprecio o whisky do Canadá, o vizinho do lado, que um primo que mora lá , diz que é o melhor, e me traz sempre que vem à terra porque eu um dia lhe disse que gostava dele. Gosto muito das nossas aguardentes velhas, entre elas a da Lourinhã que o Luís Graça, bom conhecedor, recomenda. Gosto muito de Calvados, mas já há alguns anos que não bebo, não se vende muito por cá e o melhor é muito caro. Nos últimos anos descobri uma aguardente caseira , feita por um lavrador do Douro, que estagia um ano ou dois em pipos de carvalho, que em anos anteriores tinham guardado vinho do Porto. A aguardente com esse tratamento fica macia e com travo adocicado que não chega a ser doce. É barata e recomendada para muitos males, entre os amigos que a consomem , não conheço nenhum que tenha adoecido com o maldito covid. Em casa de um vizinho meu, a mulher e a sogra já tiveram a doença mas ele resistiu. O nosso camarada Jorge Picado,(acima dos 80), com quem falo por vezes, disse-me que todos os dias toma o tal chá da Escócia Enfim amigo e camarada José Belo com os meios e disponibilidades de cada um ,nós os portugas, cá nos vamos remediando e tentando espantar a morte. Muito obrigado pelas receitas que nos vais enviando. Essa talvez até se possa adaptar a outra bebida que não o bourbon. Muita saúde
Um grande abraço

Francisco Baptista

JB disse...

Em total acordo com Francisco Baptista quanto ao Calvados ser algo de muito especial....caro mas bom!
Como curiosidade,e creio que caso único quanto a produtos franceses de Região Demarcada,uma destilaria sueca conseguiu acordo com os franceses e produz actualmente Calvados com o nome de origem nas garrafas.
A destilaria situa-se na cidade de Kivik ,centrada numa área onde se cultivam maçãs de alta qualidade que permitem a produção de Cidra também de qualidade extra.
Sendo a Cidra de maçã a base da destilação para o Calvados compreende-se o acordo conseguido com a França.

Nesta Província mais ao Sul da Suécia (Skåne),a mesma onde Kivik fica situada,destila-se uma vodka tendo como produto base a batata.
Aguardente de batata pode parecer exótico a alguns.
No entanto torna-se bebida agradável por condimentada com cominho e funcho.

E ainda dentro dos pequenos detalhes *medicinais*.....não confundir o *Scotch Whisky* com o *Wiskey* Norte Americano.

Um abraço
J.Belo

Valdemar Silva disse...

Isto da DPOC é uma chatice, nem sequer se pode, ou nem se deve, ler destas coisas de bioxenes.
Eu que até tenho uma garrafa de Aguardente Velha de Favaios, talvez o Francisco Baptista conheça, há uns 40 anos e estava para ser aberta na passagem do ano 2020, parece que está a olhar pra mim a dizer: calma, depois não tens nada que se beba. Filha da p...!

Abracelos e uns bons bioxenes para quem possa.
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O nosso tabanqueiro José Belo tem sido vítima de reiterado "ciberbullying" por parte de um leitor que não dá a cara, escondendo-se abusiva e impunemente sob um pseudónimo, que podia passar como o nome de um vulgar português... Não vamos sequer referir o pseudónimo. O seu comentário, por violar as nossas regras editoriais, foi eliminado, bem como, obviamente, a resposta do visado que reagiu na base do velho provérbio luso-lapão: "Quem não se sente, não é filho de boa gente"...Mas essa prática, a de responder aos provocadores, também não pode ser tolerada por nós que queremos uma Tabanca Grande segura e saudável...

O bullying e o ciberbullying é punido pela lei portuguesa.

Os editores

Tabanca Grande Luís Graça disse...

NÃO AO CIBERBULLYING!...

Em Portugal, o Bullying e o Ciberbullying são crimes, puníveis por lei com pena de prisão até cinco anos.

Camarada, ajuda-nos a manter a Tabanca Grande segura e saudável.Os editores