sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Guiné 61/74 - P21889: Pequenas histórias dos Mais de Nova Sintra (Carlos Barros, ex-fur mil at art, 2ª C/BART 6520/72, 1972/74) (17): O morcego, a cria, os pelicanos... e os apanhados do clima


1. Mais uma pequena história do Carlos Barros:

(i) ex-fur mil, 2ª C/BART 6520/72 (Bolama, Bissau, Tite, Nova Sintra, Gampará, 1972/74), "Os Mais de Nova Sintra", os últimos a ocupar o aquartelamento de Nova Sintra antes da sua transferência para o PAIGC em 17/7/1974; 

(ii) membro da Tabanca Grande nº 815, tem 2 dezenas de referências no nosso blogue; vive em Esposende, é professor reformado.


Mensagem de 2 do corrente: 

Assunto - O morcego e a cria

Estimado amigo:

Mais um texto produzido que tinha em arquivo e que sofreu ligeira alteração.
Um abraço
Carlos Barros


O morcego, a cria, os pelicanos... 

e os apanhados do clima 


por Carlos Barros


O Comando da 2ª Cart de Nova Sintra escalou, mais uma vez, o 3º grupo de combate para garantir a segurança da estrada Tite-Enxudé, uma via de extrema importância , uma vez que garantia o acesso, por via marítima e fluvial, à cidade de Bissau, através da utilização de várias embarcações: LDM, LDG, sintex...

Numa 4ª feira o furriel Barros estava descansado, devidamente armado, no seu posto de vigilância nesse percurso e, por sinal, entretinha-se a caçar alguns pássaros com a sua arma de pressão, no meio dos cajueiros.

Num desses cajueiros, amarrado a um ramo, encontrava-se um morcego e o Barros, decidiu dar-lhe um tiro já que nunca tinha visto “ao perto” um morcego.

Pegou na sua arma de pressão, zás!, um tiro certeiro... Passados segundos, esse animal cai no chão poeirento do posto de vigilância e algo de imprevisível tinha acontecido: O morcego caiu morto e tinha uma cria junto de si e o destino da cria estava traçado…

O Barros estava amarelo e tremendamente arrependido por ter morto o morcego, já que nunca tinha suspeitado que existiria uma cria em amamentação pois, se soubesse, jamais atiraria ao infeliz animal.

Um dia estragado, mais um “desastre” na caçada do Barros e este militar, como muitos outros, andavam um “pouco apanhados” da guerra que transformava os homens em autênticos “animais irracionais”…

Faz-me relembrar que, numa das idas a Lala, cais de reabastecimento de Nova Sintra, no Rio Geba, o alferes Domingos do 3º Grupo, a que pertencia o Barros, pegou na sua G3,  e começou a abater inúmeros pelicanos que estavam no cimo das árvores, no período de nidificação, sendo alguns trazidos para o aquartelamento de Nova Sintra para serem cozinhados na improvisada cozinha do destacamento, pelos cozinheiros Rochinha e Eduardo.

O Furriel Auto José Elias não se fez rogado e, com o amigo furriel Mendonça, participaram alegremente no repasto comido na messe dos graduados. A um canto da messe, o sargento “Rasteiro” perguntava ao soldado “Bichas”:

- O que é que aqueles furriéis estão a comer?

O Bichas sempre afoito, respondeu ao sargento para ir á mesa perguntar para saber a resposta…

Naturalmente, que o “Rasteiro” não foi saber a resposta e saiu em grande velocidade pela porta fora da messe porque temeu enfrentar o furriel Elias que andava de “candeias às avessas” com o sargento…

O Barros ficou revoltado com a situação, barafustando com o seu superior hierárquico, cujas relações sempre foram amistosas e respeitadoras. 

As indefesas crias,assistiram a esta carnificina e ficaram no cimo das árvores , “piando”,  talvez protestando contra este “vil assassinato” de aves que não incomodavam ninguém.

Se houvesse, na altura uma Associação Protectora dos Animais, o Barros assumiria a culpa e suportaria as consequência e, digo isto, porque o furriel, em parte, recuperou das mazelas psíquicas que a atroz guerra provocou.

A partir desse momento, a arma de pressão entrou de férias durante muito tempo…

Nova Sintra 1974

Barros - ex-furriel do BART 6520, 2ª Cart

“Os Mais de Nova Sintra”

Esposende, 2 de fevereiro de 2021          

____________

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Carlos Barros, um TPC, para um professor, reformado e confinado: uma redação sobre os "apanhados do clima" no TO da Guiné, em tempo de guerra...

O que era esse comportamento ? Que causas ? Que sintomas ? Quem eram ? Qual a terapêutica para a "doença" ? Tinha cura ?

Um abraço, cuida-te. LG