quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Guiné 61/74 - P24676: Manuscrito(s) (Luís Graça) (233): Quinta de Candoz, as primeiras cores outonais...



















Quinta de Candoz,  19 de setembro de 2023> As primeiras cores outonais...

Fotos (e legenda): © Luís Graça (2023). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

1. Há quase cinquenta anos (vai fazer em 2025) que venho a Candoz (*). Aliás, ao Norte, ao Porto, à Madalena, V. N. Gaia. Para vergonha minha, antes do 25 de Abril, só conhecia o país, o Centro e o Norte, até à ria de Aveiro (e o Sul ainda pior, a margem esquerda do Tejo, Setúbal e pouco mais).

E nestes anos todos,  as transformações foram muitas, para não dizer profundas, radicais, estruturantes, em todos os domínios, a nível do indivíduo, da família, do habitat, do território, da economia, da sociedade, das organizações e instituições, etc. Da saúde à educação, do trabalho aos transportes, do lazer à cultura, da sexualidade à religiosidade, da política ao futebol, etc., etc.,

Mas, aqui em Candoz, no “país profundo”, onde o povoamento era (e ainda é) disperso e a predomina(va) o minifúndio,  ainda apanhei tantas “coisas do antigamente” (ou ainda estavam frescas na memória das gentes do vale do Tâmega)…

Listo apenas algumas (uma trintena) que me acorrem, ao sabor do teclado e no decurso desta época de vindimas (em que vim passar 15 dias a Candoz) (**), sem qualquer ordem de precedência, importância ou relevância, e esperando que os nossos leitores acrescentem outras tantas (positivas ou negativas, não têm que fazer juízos de valor; por exemplo, há outras "coidas boas" que persistem, e ainda bem nestas nossas pequenas terras , como o valor dado à família e à "leiras" (transmitidas de geração em geração ), o apego à liberdade, a linguagem chã,  a lealdade, a frontalidade, a nobreza de carácter,  o princípio da "palavra dada", a hospitalidade, a amizade, a camaradagem... 

Mas aqui vai a minha lista (que é meramente exemplificativa.  e muito "enviesada" pela minha vivència nortenha  limitada e esporádica, não tendo eu...  o ADN genético e cultural desta gente):

(i) a luta dos rendeiros contra a parceria agrícola e pecuária, formas pré-capitalistas de exploração da terra, com o pagamento das “rendas” em géneros (e em geral, numa proporção fixa, por exemplo ao terço, a meias, etc.);

(ii) a estratificação social nos campos (no passado): “”fidalgos”, pequenos proprietários, rendeiros…e cabaneiros (gente sem terra nem casa) (e que na igreja também se dispunham pela mesma ordem, com homens e mulheres, socioespacialmente separados);

(iii) os salamaleques da “servidão da gleba” (também do tempo da outra senhora): “com a sua licença, eu senhor e meu amo”, dizia o caseiro para o “fidalgo”, desbarretando-se a 10 metros de distância;

(iii) as juntas de bois lavrando a terra com arados de ferro;

(iv) a criação, em cortes, do gado bovino (o “tourinho”, mais bem tratado que a “canalha”, porque rendia dinheiro ao ser vendido na grande feira do Marco (de Canaveses);

(v) a cultura do milho de regadio, exigente em água e mão de obra (escondia-se o milho nas “minas”, as nascentes de água, para escapar à requisição do governo nos anos da guerra e pós-guerrra);

(vi) a vinha de bordadura (e na sua grande maioria, videiras de tinto… jaquê, um híbrido americano de há muito proibido mas sempre tolerado; de fraca graduação e pior qualidade, o “jaquê” chegava a maio já era intragável; de resto, nas vindimas toda a uva podre ia “para o tinto”; e não havia vinho verde branco,o que se fazia era “para o padre”()

(vii) o vinho tinto bebido da malga de barro vidrado ou da “caneca de porcelana”;

(vi) as “serviçadas” como a vindima, a malha do centeio, a desfolhada do milho, a espadelada do linho, a matança do porco, etc. . em que os vizinhos se ajudava, uns aos outros;

(vii) os grandes cestos de vime de 50 kg de uva que os “homes” transportavam aos ombros, por leiras e solcalcos abaixo (ou acima)nas vindimas,  até ao “lagar do vinho” (em geral, no piso térreo, da casa, e com chão sibroso por causa da temperatura ambiente):

(viii) a matança do porco e à salgadeira   (que era o “governinho da tia Aninhas”);

(ix) o valor comercial da madeira de carvalho, castanho e pinho (madeira nobre hoje destronada pelo eucalipto);

(x) a água de consortes (como a água de Covas, de que o meu sogro tinha direito a utilizar,só no solstício do inverno, uma vez por semana, das 10h da manhã às 6h00 da tarde;

(xi) os “montes” (pinhais) que eram “rapados” todos os anos, não só para limpeza e prevenção dos incêndios como sobretudo por causa da importância que tinha o mato para fazer “a cama dos animais” e depois o estrume;

(xii) a “esterqueira” (ao pé da porta onde se faziam todos os despejos domésticos);

(xiii) as longas caminhadas a pé (para se ir à missa, à romaria, à feira, à repartição de finanças na sede do concelho,  mas também ao "monte", ao "engenho" do m0leiro, ao médico, ao hospital da misericórdia);

(xiv) a escassez de meios de tração mecânica na lavoura (tratores, motocultivadores, etc.) e de transporte automóvel;

(xv) a “venda” que era mercearia, tasca, casa de comidas (para os de fora), cabine pública de telefone, caixa de correio, etc. (em geral à beira da estrada, e num ponto central, no "alto", por exemplo);

(xvi) a sardinha “para três” (que chegava de Matosinhos na Linha do Douro até ao Juncal, e depois era transportada à canasta e vendida de porta em porta);

(xvii) a típica gastronomia de Entre Douro e Minho, o caldo moado, as cebolinhas do talho, os salpicões feitos em vinho tinho verde, o anho com arroz de forno, as papas de farinha de pau, o arroz de cabidela, o bacalhau lascudo n0o Natal, a aletria, etc.

(xviii) só os homens usavam calças (!);

(xix) a virgindade (feminina) antes do casamento;

(xx) o medo da noite,   das trovoadas, das bruxas, dos lobisomens, o pensamento mágico, a aprendizagem através da oralidade à volta da lareira;

(xxi) a importância das feiras e romarias como factor de lazer, de socialização, de negócios, de informação, conhecimento e propaganda;

(xxii) os “bailes mandados” e as “tunas rurais do Marão”;

(xxiii) a luz do candeeiro a petróleo ou querosene;

(xxiv) o caciquismo político e eleitoral:

(xxv) o “varapau”  como símbolo da virilidade e da masculinidade (mas também de violência) (a ponto de ter sido proibido na via pública, nas festas e nos bailes, sendo o seu cumprimento fiscalizado pela GNR):

(xxvi) a fraca monetarização da economia (fazia-se algum dinheiro com a venda das uvas, do milho, do tourinho);

(xxvii) a autossuficiência da economia do pequeno campesinato familiar onde o pai era “pai e patrão” e  a “ranchada de filhos”  era garantia de mão de obra abundante e gratuita"... E em que sé cultivava e tecla o linho  e as raparigas tinh o "bragal";

(xxviii) a emigração (para o Brasil e depois para França e Alemanha);

(xxix) o obscurantismo religioso, político e cultural;

(xxx) as “grandes mulheres”, as "Marias da Fonte",  que em geral se escondem(iam) atrás dos seus “homes” ( de varapau na mão)…

… E dito isto, continuo a gostar de cá vir, em épocas emblemáticas, festivas, do Natal à Páscoa, da festa da Senhora do Socorro às vindimas... Claro, aos batizados, casamentos, festas da família, enterros… (E há perdas recentes, que nos deixam dor profunda e eterna saudade.)

E gosto de continuar a fotografar Candoz, ao longo das quatro estações e das várias horas do dia. E em particular nesta época do ano em que aparecem as primeiras cores outonais e os primeiros cogumelos. 

E continuo a eleger Candoz como tema da minha escrita (em prosa ou em verso, e nomeadamente nos meus/nossos blogues). Afinal, sou um pobre "citadino"... 

Que o leitor desculpe esta obsessão... É como a Guiné: estivemos lá menos de dois anos, e o blogue do Luís Graça & Camaradas da Guiné já vai a caminho dos vinte. Por menos, já me quiseram mandar para a psiquiatria. (LG)

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7 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Fico triste quando oiço "açularem os cães" do nortismo contra o sulismo ou vice-versa...

Afinal este país velhinho que herdámos dos nossos avoengos, e de que nos orgulhamos, não tem fronteiras internas a não ser as "metereológicas" como o sistema Montejunto-Estrela ou o anticiclone dos Açores...

Eduardo Estrela disse...

Olá Luís!
Felizmente que algumas das coisas que mencionas acabaram.
Felizmente que outras ainda se mantêm e hão-de continuar a fazer feliz quem as aprecia.
Cá em baixo no Sul também era assim.
Lembro-me bem de ver há muitos anos os serrenhos ( quem vivia a norte do Barrocal algarvio era assim apelidado ) virem ao Algarve como eles diziam, montados nos seus burros e mulas e trocarem favas, ervilhas, cebolas, batatas e outros produtos agrícolas, por peixe e marisco. Faziam-no pelo menos 2 vezes por mês percorrendo caminhos que à época eram pior que maus.
Para a psiquiatria merece ir quem te propôs a tal.
Amar as coisas belas da vida e da natureza é demonstração de sanidade mental plena.
Abraço, bom resto de vindima e rápidas melhoras.
Eduardo Estrela

Valdemar Silva disse...

Luís, quando em 1956 vim a "escorregar por uma tábua abaixo"(*) até Lisboa, em Afife era assim a vida como muito bem descreves.
E sobre:
"os salamaleques da “servidão da gleba” (também do tempo da outra senhora): “com a sua licença, eu senhor e meu amo”, dizia o caseiro para o “fidalgo”, desbarretando-se a 10 metros de distância",
Fernando Namora escreve no livro "Retalhos de um Médico" que a grande diferença entre o homem do norte e o do sul (alentejano) é que o do sul não atravessa a rua para cumprimentar o padre por o não conhecer de lado nenhum.
Faltou o ir descalço pra escola, que mesmo assim, quem me dera ter sete anos e o cabelo grande encaracolado e estar à espera do 7 de Outubro. (porquê a escola começava a 7 de Outubro?)
Uma coisa interessante, quanto a uma certa rivalidade norte-sul, é nos clubes desportivos mesmo com rivalidade regional, o norte é FCPorto e o sul SportingCP ou SLBenfica, não deixar de haver filiais do Benfica e do Sporting por várias terras do norte, o que não acontece do FCPorto no sul.

Belas fotografias que só no Outono se conseguem apanhar.

Saúde da boa, e do branco ou do tinto desde que seja verde nem se nota a cor.
Valdemar Queiroz

(*) assim era tratado em Lisboa.

Anónimo disse...

Sendo tu um homem do centro, tiveste, desde que conheceste a Alice, essa sorte de conhecer uma aldeia da região durimínia condimentada de todas as características, desde a economia, religiosidade, estrutura fundiária predisposições sociais. Aliás, sendo tu formado academicamente na área das ciências sociais, tens assim uma vantagem supletiva, quando mergulhas nas tuas reflexões sobre os espaços que habitas.

Um grande abraço, com votos de que possas abandonar, brevemente os empecilhos das muletas.

Carvalho de Mampatá

antonio graça de abreu disse...

Também conheço razoavelmente o Douro, o meu rio de menino e de rapaz mais espigado,(nasci e cresci no Porto) e as terras do Marco de Canaveses. Tenho um amigo arquitecto, Paulo Machado, com uma casa fantástica debruçada sobre o Tãmega, quase meu meio irmão, somos da mesma criação portuense, que já me emprestou o seu pedaço de Paraíso para estadias de espantar. São dos lugares mais bonitos de Portugal. Aí nasceu a tua Alice.
Aproveita Luís, e logo que possível atira essas muletas ao rio Tâmega, ou afunda-as nas águas do Douro.

Abraço,

António Graça de Abreu

José Teixeira disse...

Luís.
Fizeste-me voltar aos meus tempos de criança. Com cinco /seis anos descobri que a sopa do caseiro que vivia a trezentos metros do monte onde vi a luz que me alumia, apesar de pobre, porque o dono das terras lhe comia o grosso do seu trabalho, tinha sempre um courato de porco na tijela, enquanto o meu, tinha couves, feijão, batata e um "pirilau" muito pequenino de azeite. Um dia em que minha mãe foi para lá fazer a sacha do feijão, apercebi-me do manjar e feito "xico esperto" ofereci-me para lhe guardar as ovelhas ao fim da tarde. Assim ganhei o direito ao petisco- um simples bocado de carne de porco gorda, com um coirato duro de roer que me sabia tão bem!
Assim me fiz o homem que sou.
Grande abraço
Zé teixeira

Tabanca Grande Luís Graça disse...

E grande homem, Zé Teixeira, mesmo que a Pátria, ingrata, madastra, nunca to tenha dito...

Sei que tiveste uma duríssima infància, tinhas razões de sobra para te insurgires contra Deus e os homens... Porquê eu, meu Deus ?!...

Não foi fácil a nossa infància, adolescência e juventudem em geral... Alguns, creio que poucos, da nossa geração, terão vergonha em dizè.lo em público... que também comeram o pão que o diabo amassou... E a guerra ajudou a nivelar as diferenças,,,

Mas fizémo-nos homens, e isso é que importa sublinhar. E temos orgulho emm dizê-lo aos nossos filhos e netos. Tu bem podes tè-lo, tanto quanto eu sei de ti e da tua história de vida!

Um abraço, mano. Luis