quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Guiné 63/74 – P8837: Memórias de Gabú (José Saúde) (6): A notícia infeliz do desaparecimento da menina de Gabú



1.   O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabú) - 1973/74, enviou-nos a seguinte mensagem.

“FILHOS DO VENTO”

A NOTÍCIA INFELIZ DO DESAPARECIMENTO DA MENINA DE GABÚ

ECOS DE UMA MORTE AOS 12 ANOS

Confirmava-me, recentemente, o camarada Amílcar Ramos, ex Furriel Miliciano BAA, residente em Castelo Branco, e meu companheiro da Messe de Sargentos em Gabú, que no ano de 1999 visitou a Guiné e, como é óbvio, o Leste do País, sendo que dessa viagem ressalta uma visita a Bafatá e Gabú, locais onde prestou serviço, tendo então reencontrado velhos amigos e amigas que lhe comunicaram a morte da tal “MENINA DE GABÚ”.

Dizia-me o antigo camarada que ao ler os meus apontamentos “FILHOS DO VENTO” e “NATAL DE 1973: NO RESCALDO DE UMA NOITE QUENTE E DE… LUAR”, decidiu contactar e elucidar-me sobre o infeliz desaparecimento daquela pequena flor que ousei trazer à estampa.



A menina loira, linda e afável [, foto acima], , morreu quando tinha 12 [aninhos]. A notícia foi-lhe dada pela própria mãe (foto abaixo), uma vez que o Amílcar procurou em Gabú pela menina, indo depois ao encontro da sua progenitora. A ditosa faleceu com uma doença, assegurando-se que a causa do seu falecimento se prendeu, apenas, com problemas de saúde.

O Amílcar assegurava, também, que aquela pequena princesa muito o cativou. A mãe residia perto da pista velha (aviação) de Gabú e com ela travou conhecimento, surgindo uma natural aproximação àquele rebento originário de um antigo camarada de armas e de uma guineense.

Curioso é que o antigo Furriel Miliciano tinha levado consigo uma foto dele com a menina, oferecendo-a depois à sua mãe. Os familiares juntaram-se, e em pranto, prestaram uma homenagem à “MENINA DE GABÚ”.

Há fins de todo impensáveis e sobretudo dolorosos. DESCANSA EM PAZ,  PRINCESA!

A mãe da ditosa “MENINA DE GABÚ”

Um abraço,
José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523

Fotos: © José Saúde (2011). Direitos reservados.
Mini-guião de colecção particular: © Carlos Coutinho (2011). Direitos reservados.
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Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

28 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 – P8831: Memórias de Gabú (José Saúde) (5): Natal de 1973: No rescaldo de uma noite quente e de… luar! 

Guiné 63/74 - P8836: Convívios (377): 10.º Encontro do Pessoal do HM 241 - Bissau, dia 5 de Outubro de 2011 em Santarém (Manuel Freitas)





1. Em mensagem do dia 29 de Setembro de 2011 o nosso camarada Manuel Freitas (ex-1.º Cabo Escriturário do HM 241, Bissau, 1968/70), dá notícia do próximo Encontro Anual do Pessoal daquele Hospital.





10.º Encontro anual do pessoal do HM241 - Guiné

Santarém - Dia 5 de Outubro de 2011

- Concentração junto à Praça de Touros de Santarém a partir das 10h30 da manhã

- Almoço no Restaurante Aromatejo que se situa junto à GNR

- Custo 25,00 €

- O pessoal do norte desloca-se em autocarro com partida do Porto, junto à Estação de S. Bento, às 08h00 da manhã.

- Para participar, contactar Manuel Freitas, telemóvel 964 498 832
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 27 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8827: Convívios (370): 3.º Encontro da CART 6254 realizado no dia 17 de Setembro de 2011 em Vila Nova de Gaia (Manuel Castro)

Guiné 63/74 - P8835: (Ex)citações (149): Riscando os dias do calendário e ouvindo, até à exaustão, o Mendigo do José Almada, nos em bu...rakos do Cantanhez (Manuel Maia)



1. Comentário,  ao poste P8828,  do Manuel Maia (ex-Fur Mil da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4610, Bissum Naga, Cafal Balanta e Cafine, 1972/74; nosso bardo do Cantanhez. foto acima, em Cadiquel; autor da única história de Portugal em sextilhas que eu conheço):

Camarigo Juvenal,

Este é o segundo comentário que faço, uma vez que o anterior, inexplicavelmente, decidiu fazer pirraça e na hora de aparecer editado,fugiu algures para o éter...  Consequências da minha nabice informática ? Mais que provável, apesar de por vezes me apetecer dizer que há censura na blogosfera...

Pois este teu texto teve o condão de fazer "acordar" algo que estava hibernando, faz tempo, nas gavetas da memória (*)...

O toque de alerta foi Carlos Santana, que quando ouvia me fazia sonhar vir a ser um executante quase mago como era o seu estatuto de instrumentista...

Na minha juventude,certamente como muitos milhares, andei "armado" em guitarrista em conjuntos (de pseudo-música...) aqui pela terra.

Um dia acordei, e entendi que me devia penitenciar pelo mal que fiz aos ouvidos de quem me via e ouvia "arrancar",  na EKO vermelha e preta, uns ruídos que pretensamente, na altura, poderiam ser confundidos com música.

Decidi "ir tocar para outra freguesia", beneficiando assim quem tivera a infelicidade de assistir (sem arremessar objetos...) àquilo que pretensamente achávamos ser arte (eu e os outros iludidos músicos,obviamente)...

Mas dizia eu que, nessa altura, ouvia Santana, Rolling Stones, Beatles, Credence Clearwater Revival, Hollies, Hermans Hermits, Shadows, e tantos, tantos outros...

"Embebedava-me" (de tanto as ouvir) com as canções do Zeca, Adriano, Cília e outros baladeiros da contestação da épocal, para além de um que tinha uma particularidade,  que era o facto de falar "axim" como em "Bijeu" (essa bela Viseu que me fascina). Chamava-se José Almada e tinha um single gravado que nunca me cansava de ouvir aquando da minha presença no Cantanhez (**).

Um dos títulos era "Mendigos" [, vd. aqui vídeo no You Tube]... É que o nosso ar miserável, de barba por fazer, roupas já rotas, e esfaimados, poderia perfeitamente ter servido para capa do disco.

A cassete (que de tanto uso envelhecera) fora-me enviada pela namorada, hoje mulher, e veio a acompanhar o calendário que fizera em papel quadriculado, que enviava em cada carta, que era devolvido na resposta e onde riscava os dias entretanto passados.

O prazer de fazer essas cruzes, muitas de uma vez, riscando os dias,  dava-me alento para os que faltavam riscar...

Obrigado por teres feito acordar este momento.

abraço
Manuel Maia [, foto atual, à esquerda]


[ Revisão / fixação de texto / título: L.G.]


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Notas do editor:

(*) Último poste da série > > 12 de Agosto de 2011 > Guiné 63/74 - P8665: (Ex)citações (148): Licenciamento e desmobilização dos Comandos Africanos (Joaquim Sabido)

(**) Sobre o cantor português José Almada (n.1951):

José de Almada Guedes Machado nasceu em Guimarães no dia 6 de Setembro de 1951. Gravou, em 1970,  o LP "Homenagem", com arranjos e direcção de Pedro Osório, para a editora ZIP-ZIP. É editado ainda o EP "Mendigos" (1971).

Grava, em 1971,  o EP "Vento Irado" [, foto da capa, à esquerda, cortesia do blogue Ié-iéque,],  logo proibido pela Censura. Mobilizado para o ultramar, regressa após o 25 de Abril.

Em 1975 grava o álbum "Não, Não, Não Me Estendas a Mão" para a Decca (Valentim de Carvalho).

Para saber mais sobre o José Almada, hoje, clicar aqui.

Guiné 63/74 - P8834: Resumo Descritivo da História do Pel Rec Daimler 2208 - Parte 1 (Ernestino Caniço)




1. Em mensagem do dia 25 de Setembro de 2011, o nosso camarada Ernestino Caniço* enviou-nos o Resumo Descritivo da História do Pel Rec Daimler 2208 que comandou em Mansabá, Mansoa e Bissau nos anos de 1970 a 1971.





Resumo Descritivo da História do Pel Rec Daimler 2208 - (Parte I)


(Continua)
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 8 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8754: O Pel Rec Daimler 2208 em Mansabá (Ernestino Caniço)

Guiné 63/74 - P8833: Parabéns a você (319): António Bastos, ex-1.º Cabo do Pel Caç Ind 953 (Guiné, 1964/66) e Manuel Moreira, ex-1.º Cabo Mec Auto da CART 1746 (Guiné, 1967/69)

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Notas de CV:

- António Bastos, foi 1.º Cabo no Pel Caç Ind 953 que esteve em Teixeira Pinto e Farim nos anos de 1964 a 1966.

- Manuel Moreira foi 1.º Cabo Mec Auto na CART 1746 que esteve em Bissorã, Ponta do Inglês e Xime nos anos de 1967 a 1969.

Vd. último poste da série de 27 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8825: Parabéns a você (318): Luís Borrega, ex-Fur Mil Cav MA, CCAV 2749/BCAV 2922 (Piche, 1970/72)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Guiné 63/74 - P8832: Filhos do vento (6): Os que ficaram por Canjadude (José Corceiro)

1. Mensagem de José Corceiro* (ex-1.º Cabo TRMS, CCaç 5 - Gatos Pretos , Canjadude, 1969/71), com data de 26 de Setembro de 2011:

Caros amigos, Luís Graça, Carlos Vinhal, E. Magalhães
Deixo à vossa decisão a publicação, ou não, do texto que segue, assim como a colocação das fotos, que vão em anexo.

Um Abraço
José Corceiro


“FILHOS DO VENTO” QUE FICARAM POR CANJADUDE

Caros amigos
As Guerras são sempre sujas. Deixam o seu rasto de sangue, miséria, sofrimento e seres humanos estropiados… Há quem defenda que a Guerra é necessária!...

Em Canjadude, que eu tivesse conhecimento, sem inteireza total, existiam duas crianças “Filhos do Vento”, (presumo filhos de metropolitanos) que eram bem identificadas pela falta de pigmentação, melanina, na pele e pelos traços faciais.

Canjadude, além de Companhia Independente, era um caso com muita singularidade, no contexto operacional militar da Guiné. A CCAÇ 5, sediada em Canjadude, era composta, em Janeiro de 1970, por 52 metropolitanos e cerca de 220 militares africanos, de todas as etnias da Guiné e poucos, ou talvez nenhum, fosse natural da Tabanca de Canjadude onde estavam a habitar. Todos os metropolitanos, excluindo o 1.º Sargento, eram jovens, incluindo o Capitão que comandou a Companhia a partir de Maio, de 1970. Foi o Capitão do quadro do Exército português, que atingiu a patente com menos idade. Quando foi para Canjadude, com 23 anos, já tinha cumprido serviço militar em Angola.

Militares africanos a dormir no Aquartelamento, que estava separado da Tabanca por arame farpado, eram só dois, porque não tinham no local as mulheres. Todos os outros, alguns tinham mais que uma mulher, viviam na Tabanca, misturados com os civis. O número de militares, sobretudo africanos, foi aumentando progressivamente ao longo dos tempos. Entre os militares africanos, só um, o 1.º cabo Saldanha era mestiço, cabo-verdiano, que estudou em Bissau.

A população civil de Canjadude era de etnia Mandinga, e a dominância dos militares era de etnia Fula, que por princípios culturais e territoriais alimentavam um ódio de morte, uma etnia contra a outra, mas por razões de circunstâncias de necessidades, toleravam-se a viver porta com porta.

Ora, nesta amálgama de massa humana, onde não existiam só necessidades alimentares, havia quem satisfizesse as suas carências aproveitando as oportunidades que surgiam, sobretudo quando os pelotões pernoitavam no mato. Em matéria de adultério, por aquilo que se dizia, observei, intui e registei, os militares da CCAÇ 5, nativos, não se respeitavam muito uns aos outros. Sempre que pelotões saíam para o mato, os que ficavam no Aquartelamento, numa atitude de vingança revezavam-se, tentando desforrar-se na mulher daquele que o tinha desrespeitado… Confusões houve em que algumas podiam ter degenerado em tragédia!

Às vezes, pelotões que estavam no mato, por questões operacionais diversas, regressavam antecipadamente ao Aquartelamento, já a noite ia longa. Nestes casos havia sempre quem fosse surpreendido a meter a foice em ceara alheia, algumas vezes envolveu metropolitanos. A situação tomou outra dimensão, preocupação, e cautela, quando num regresso imprevisto do mato, um militar nativo surpreendeu no interior da sua tabanca, o seu comandante de pelotão, que por azar ou sorte, por razões de saúde não saiu nessa operação. O ousado sentindo-se ameaçado de morte, envolveu-se em luta, com quem reclamava honra, que para suavizar a ofensa aceitou receber dinheiro desembolsado pelo atrevido. O ofendido exibia orgulhosamente um galão que arrancou do ombro do seu superior. A partir deste episódio, sempre que havia regressos do mato imprevistos, durante a noite, e que eram comunicados ao operador de transmissões, além da informação dada às sentinelas, havia alerta sonoro para avisar os prevaricadores.

Talvez em Canjadude não houvesse mais “Filhos do Vento” além destes dois porque a ideia com que fiquei, intuição, é que se utilizava muito o preservativo, não tanto como preocupação de método anticoncepcional, mas mais como preventivo venéreo, pois houve alguns casos de gonorreia entre os metropolitanos. A ideia que fluía, nas conversas de caserna, é que os lesados se tinham prevenido usando a bisnaga do gel uretral, disponível no posto de enfermagem, mas que não garantiu protecção eficaz.

Não é de desprezar a eventualidade de aparentemente parecer ser, “Filho do Vento” (filhos de metropolitanos), e na realidade não o ser, pois podiam ser filhos gerados por homens mestiços existentes na Guiné.

Meninos da Tabanca de Canjadude

Civis de Canjadude

No ser humano, cada célula somática contém 46 cromossomas, mas as células germinativas é óbvio que só contém 23. No homem, o processo de formação de espermatozóides, espermatogénese, durante a divisão celular, meiose, produz células germinativas, com 23 cromossomas, em que uns espermatozóides têm o cromossoma y e outros o x. Na mulher, a formação do óvulo, ovogénese, durante a divisão celular, meiose, desenvolve células germinativas com 23 cromossomas, em que todos os óvulos contêm o cromossoma x.

Quando se dá a fecundação do óvulo, pelo espermatozóide, e se emparelham cada um dos 23 cromossomas homólogos, provenientes das duas células germinativas, os cromossomas homólogos são iguais em tamanho, excepto o x quando se emparelha com o y em que este é menor.

É no momento da fecundação que se define o sexo do novo ser, consoante o espermatozóide fecundante seja portador do cromossoma x, que emparelha com o x do óvulo, originando um ser feminino que é xx. Quando o espermatozóide fecundo é portador do cromossoma y, que emparelha com o cromossoma x do óvulo, origina-se o sexo masculino que é xy. No acto da concepção o sexo do gerado, depende sempre do espermatozóide. No acto da ejaculação libertam-se muitos milhões de células germinativas, umas portadoras de cromossoma x e outras y. No acto da fecundação, entre muitos processos iniciados, há o emparelhamento dos cromossomas homólogos, e acontece como que uma fusão dos genes correspondentes, nos pares de cromossomas, em que cada gene tem bem definida a característica que vai transmitir, evidenciando-se a do gene dominante em detrimento do recessivo. Grosso modo, genes são as unidades em que estão divididos os cromossomas e que contém as informações genéticas de cada ser, características de hereditariedade.

Ora, existe num dos 23 cromossomas de cada progenitor, um gene que vai determinar, segundo a cadeia sequencial do ácido nucléico, a quantidade de pigmentação, melanina, que existe na pele de cada ser. Cada traço que nos caracteriza está mapeado num gene, e o conjunto destes forma o genoma humano.

Cada gene encerra em si uma miscigenação variada, obra de muitas fusões nas relações inter-raciais.
Por vezes ao fazermos juízos somos traídos, atendendo somente à simples observação…

Um abraço e boa saúde
José Corceiro
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 3 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8730: Parabéns a você (311): Agradecimento à tertúlia de José Corceiro, ex-1º Cabo TRMS da CCaç 5 - Gatos Pretos (Canjadude, 1969/71)

Vd. último poste da série de 26 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8824: Filhos do vento (5): A família do falecido Dauda, protegido do saudoso Cap Zé Neto (CART 1613, Guileje, 1967/68)...

Guiné 63/74 – P8831: Memórias de Gabú (José Saúde) (5): Natal de 1973: No rescaldo de uma noite quente e de… luar!


1.   O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabú) - 1973/74, enviou-nos a 5ª mensagem desta sua série.


NATAL DE 1973: NO RESCALDO DE UMA NOITE QUENTE E DE… LUAR 
DAR “TRETA” À MALTA PARA ESQUECER MALES MAIORES



A noite da consoada de 1973, quente e de… luar, deixou-me recordações. Lá longe, e num outro ambiente completamente antagónico, a família juntava-se à volta de uma lareira e cumpria a tradição. Era a noite do Menino. Em Nova Lamego a festa era outra. A malta não se deliciava com as “filhoses da avó”, não comia o ensopado do galo à meia-noite, não sujava os lábios com os finos chocolates, tão-pouco contemplava as prendas deixados no sapatinho pelo Menino Jesus a um canto da chaminé, enfim, uma série de tradições que, na altura, se protelavam no tempo. Em Gabú o Natal desse ano, já longínquo, foi inteiramente adverso àquele que marcou a minha juventude. Recordo que os momentos de festa nos palcos de guerra deixavam antever, e sempre, preocupações acrescidas.

Fazendo jus ao calor que se fazia sentir por aquelas bandas de África, resolvi dar “treta” à malta com momentos de atracção teatral, recordando com ênfase o momento então vivido. Ah, naquele instante já me sentia atraído pelas gotas de whisky que me baldavam o corpo e me atacavam as pernas.

O Natal sempre se apresentou para mim como um momento nostálgico que curto com um místico de eterna saudade e de sentimentos múltiplos que muito me ajudaram a entender a filosofia da vida. Recordo os velhos tempos da minha aldeia. As noites infinitas, e chuvosas, de natais passadas a apanhar o calor do lume feito no chão. Diz o poeta que “Natal é sempre quando o homem quiser”. É verdade. Partilho por inteiro esta tamanha convicção. Na Guiné, aliás, como em qualquer outra parte do Mundo Cristão, nós vivemos o Natal de acordo com o ambiente em que fomos criados.

A noite de 24 para 25 de Dezembro em Gabú esteve ao rubro. Alguém (eu, principalmente) acicatou a malta e toca a lembrar a rapaziada que o tempo, aclamado de divino, proporcionava momentos de laser. De relaxe puro. Procurei a indumentária que julguei apropriada, escrevi dizeres equacionados com a época vivida e toca a alegrar os camaradas de armas. Escusado será dizer que a noite foi regada com uma mistura de álcool que me levou para a cama completamente toldado. Mas a noite da Consoada foi passada com euforia, confesso. Uma achega: uma Ballantines velha – 12 anos - custava naquela época 40 escudos, se a memória não me falha.  

No dia 25, dia de Natal, o 2º Sargento da nossa messe, de nome Martins, creio, um alentejano de Elvas, brindou-nos com um almoço reforçado e a malta divertiu-se à brava. Momentos imperdíveis que jamais esqueceremos e passados em pleno palco de guerra. Um abraço a todos que viveram, de uma ou outra forma, o Natal na Guiné.

Um dia explicarei que a passagem do ano – 1973/74 – teve contornos completamente adversos. Valeu a minha astúcia.  


Pregando ao povo! Na cozinha da messe de sargentos para animar a malta

Almoço de Natal de 1973. Em pé o 2º Sargento Martins

Um abraço,
José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523

Fotos: © José Saúde (2011). Direitos reservados.
Mini-guião de colecção particular: © Carlos Coutinho (2011). Direitos reservados.
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Nota de M.R.:

Vd. primeiros postes desta série em:

13 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 – P8772: Memórias de Gabú (José Saúde) (1): No declinar da nossa presença em terras guineenses… A despedida!

18 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 – P8788: Memórias de Gabú (José Saúde) (2): Os conflitos tribais e a acção da tropa portuguesa. A “Psicó”!

19 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8798: Memórias de Gabú (José Saúde) (3): reflexos de uma guerra que deixou marcas no tempo: “Filhos do vento”

22 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 – P8808: Memórias de Gabú (José Saúde) (4): Recordando o benjamim da companhia: Alberto, um puto que irradiava simpatia!


Guiné 63/74 - P8830: Notas de leitura (278): Tarrafo, de Armor Pires Mota: censura e autocensura, em tempo de guerra. Cotejando as edições de 1965 e 1970 (Parte I) (Luís Graça)


1. Não sei se é caso único, mas tem contornos algo insólitos: em 1965, o nosso camarada Armor Pires Mota, alferes miliciano, recém-regressado da Guiné [, foto à esquerda], publica em livro um conjunto de crónicas ou de excertos do seu diário de guerra, incluindo um relato relativamente circunstanciado da famosa Operação Tridente (ou batalha do Como, como lhe chamava o PAIGC), operação essa que decorreu entre 14 de Janeiro a 24 de Março de 1964, na ilha do Como… 

Diga-se, de passagem, que aquela foi a maior e a mais longa operação,  realizada pelas nossas tropas no TO da Guiné, no decurso da guerra (1963/74),  mobilizando cerca de 1200 efetivos, dos três ramos das  Forças Armadas. Já tivemos, de resto,  o privilégio de aqui  publicar, na I Série do nosso blogue, o depoimento, em primeira mão, de um dos mais experimentados combatentes  dessa longa e penosa batalha, o então Fur Mil Comando Mário Dias (Brá, 1963/66) (*).


O livro chama-se Tarrafo, é editado (ou melhor impresso) pela Gráfica Aveirense, Aveiro, em Outubro de 1965. (Em rigor, trata-se de um edição de autor). Está dividido em três partes e tem 158 páginas. A primeira parte vai da página 11 (Bissau, 25 de Junho de 1963, cinco meses depois do início da guerra) até à página 43 (Bissorã,  12 de Dezembro de 1963).

Nesse espaço de tempo, o autor (e a subunidade a que pertencia, a CCAV 488), esteve na região do Oio, passou por Mansodé (onde teve o seu batismo de fogo, em 11 de Agosto de 1963), Mansabá (Outubro/Novembro) e depois Bissorã (Novembro / Dezembro de 1963). 

A segunda parte (pp. 47-85) reporta-se à sua participação na Op Tridente (Como, de 15 de Janeiro a 15 de Março de 1964). O Alf Mil Cav Mota e o seu grupo de combate fazia parte da CCVA 488, indo integrado no Agrupamento B,  juntamente com o 8º Dest de Fuzileiros Especiais (que era comandado pelo então 1º Ten Alpoím Calvão).

Na terceira e última parte (pp.89-154), Armor Pires Mota relata a sua experiência operacional (e humana) no norte da Guiné, na região de Farim, entre Maio de 1964 e Junho de 1965. Neste período de tempo, passou por Bafatá, Sitató,  Lamel, Jumbembem, Farincó Mandinga, Canjambari, Fambantã, Cuntima, Sulucó… A última crónica é de Jumbembem, 11 de Junho de 1965 (pp. 153/154).

Ao que sabemos, estas crónicas tinham sido publicadas previamente, por episódio, cronologicamente, no Jornal da Bairrada de que o Armor Pires  Mota virá mais tarde a ser chefe de redação… Como classificar este livro ? Em que  género literário encaixá-lo ? Não é romance, não é ficção, não é jornalismo... Está próximo de coletânea de contos,  de short stories... Ou, se quiserem, da literatura memorialística...


Onde está, entretanto,  o caso ou o insólito do caso a que me referi no início deste poste ? É que o livro foi imediatamente retirado do mercado, por iniciativa direta da polícia política de então ou, possivelmente, alertada por algum censor mais sensível ao efeito “dissolvente” (como então se dizia…) e “desmoralizante” que a leitura do livro poderia ter nos mais incautos e jovens leitores portugueses (bem como nos seus pais, preocupados pela mobilização crescente dos seus filhos para os longínquos teatros de operações de África: Angola, Guiné e Moçambique),  face à realidade nua e crua da guerra da Guiné, tal como era descrita, pela primeira vez, na primeira pessoa do singular, e para mais com o inegável talento de um jovem e promissor escritor, nascido e criado na região da Bairrada…


Dedicatória a um amigo açoriano (?), com autógrafo... Tarrafo, 2ª edição, 1970... Livro comprado há alguns anos,  em segunda mão, numa feira dos usados...


Não estaria em causa, na época, o inquestionável patriotismo do autor nem sequer a sua fé inabalável na justa causa portuguesa, em terras da Guiné, cobiçadas por potências estrangeira que financiavam e instrumentalizavam os “turras” ou "bandidos" do PAIGC… 

Aliás, o livro  começa por ser dedicado “ao rude, mas heróico soldado português, sempre pronto  para todos os sacrifícios”, bem como ao tenente coronel FernandoCavaleiro, que comandou as forças terrestres na Op Tridente e que é descrito nestes termos: "audacioso, de pulsos de ferro, de têmpera mais vale quebrar que torcer ". Era, de resto, o comandante do BCAV 490, a que pertencia a subunidade do Armor Pires  Mota (CCAV 488). 

É também dedicado aos seus "pais e irmãos" bem como à "minha madrinha de guerra que sempre teve uma palavra de conforto para cada angústia,  uma frase de humor para cada dia de tédio e uma rosa para cada ferida"... 

O insólito, para mim,  está no aparecimento, cinco anos depois, de uma 2ª edição do livro, revista, (não se trata de simples reimpressão...), com a indicação explícita de se tratar da “2ª edição, autorizada” (sic).  Não se percebe de quem vem a autorização: a Direção dos Serviços de Censura, a PIDE/DGS, o Exército ?...

A editora é, desta vez, a Pax Editora, de Braga, ligada à Igreja Católica.  O autor, antigo seminarista, mantinha-se próximo dos meios católicos da época, e tudo indica, alinhado política e ideologicamente com o regime de então. Na apresentação do livro, João Bigote Chorão, crítico literário e ensaísta, escreveu:

(...) " No sofrimento e no sangue nasceu-nos um escritor, Armor Pires Mota,  cronista de uma aventura e poeta de uma epopeia onde o nosso destino se joga - e onde todos nos podemos perder ou salvar". (...) 

O livro já aqui teve, no nosso blogue, uma primeira recensão, da autoria  do Beja Santos (**), que não poupa elogios ao autor e à obra, "primeiríssimo relato literário da guerra da Guiné":

(...) "Tarrafo surpreende, 45 anos depois: pela sinceridade, pelo registo inocente, pela dureza da aprendizagem. E chegamos a Janeiro de 1964, o autor vai viver a batalha do Como, legou-nos páginas densas, emocionantes, estranhamente esquecidas" (...) (**).

Armor Pires Mota foi, de facto,  durante muito tempo esquecido e injustiçado, figurando hoje entre os nossos escritores da guerra colonial, de primeiríssima água (se considerarmos a sua obra decisiva, o romance Estranha Noiva de Guerra, de 1995).

E no entanto o seu nome não consta sequer da pioneira antologia,  editada pelo Círculo de Leitores,  em 1988,  sob a direção literária de João de Melo: Os anos da guerra...  [, vd. foto da capa, à direita]. O escritor açoriano e ele próprio ex-combatente, em Angola, considerava na época o Armor Pires Mota como um mero cronista 'patriótico'.

Eis a referência bibliográfica, relativa a Tarrafo, que consta do catálogo da Biblioteca Nacional de Portugal,  obtida através da pesquisa na Porbase, onde o autor tem o número invejável de 28 registos (entre títulos de poesia, ficção, crónica e investigação historiográfica):


Tarrafo / Armor Pires Mota


AUTOR(ES): 
Mota, Armor Pires, 1939-
PUBLICAÇÃO: 
[S.l. : s.n.] 1965 ( Aveiro: -- Gráfica Aveirense)
DESCR. FÍSICA: 
158, 1 p. : il. ; 21 cm



Tarrafo / Armor Pires Mota


AUTOR(ES): 
Mota, Armor Pires, 1939-
EDIÇÃO: 
2ª edição autorizada
PUBLICAÇÃO: 
Braga : Editora Pax 1970
DESCR. FÍSICA: 
244, 18 p. : il. ; 21 cm
NOTAS: 
Tiragem 3000 ex.




2. Da primeira edição (esgotada) possuímos um exemplar fotocopiado, gentilmente oferecido pelo seu autor ao nosso camarada Beja Santos, e que faz parte atualmente do espólio da biblioteca (em construção…) da Tabanca Grande (, alimentada com os livros  que são objeto de recensões publicadas no nosso blogue).



O documento que possuímos tem a particularidade de ser fotocópia de um exemplar autografado, pertencente à Biblioteca do Seminário de Aveiro. Tem, além disso, diversas páginas com o carimbo “Confidencial” e, ainda mais interessante, inúmeros parágrafos e frases  sublinhados,  possivelmente com ordem de eliminação ou sugestão de correção. Não sabemos se são do próprio autor ou dos seus “censores"...

Por exemplo,  na 2ª edição, o autor eliminou todas as referências ao nosso armamento e equipamento, por razões que só podem ser entendidas como sendo de "segurança militar"  (por exemplo, caça-bombardeiro T-6, espingarda automática G-3, rádio transmissor AN/PRC 10)… O mesmo se passa com alguns topónimos e datas (não se percebe porquê, já que outros ficaram…).


A edição de 1970 tem o mesmo título (Tarrafo) mas mais páginas (244 pp.).  É ilustrada com 22 fotografias, a preto e branco,  legendadas, mas algumas das quais não têm nada a ver com a época (1963/65) em que o autor esteve na Guiné. 

É o caso, por exemplo, da foto nº 17, que tem a seguinte legenda: “17. Homens de outros países no auxílio ao terrorismo internacional. O capitão cubano Juan Jimenez Peralta”. [ Possivelmente tirada no Hospital de Santa Maria, Lisboa, 1970]. 

O mesmo se passa possivelmente com fotos de armamento pesado, de origem soviética ou checa, apreendido ao PAIGC em data posterior a 1965 (por ex., foto nº 8).


O livro de 1970 mantém sensivelmente a mesma estrutura (3 partes, a saber:  1. No coração do Oio; 2. Sul; 3. Norte. Há, no entanto, novos episódios, nas partes 1 e 3).

3. Pergunta-se: A que é que os “censores” eram/são mais sensíveis, em tempo de guerra ?

Como é sabido, no Estado Novo,  os livros não eram sujeitos a censura prévia  (contrariamente à  imprensa escrita e ao teatro) mas podiam ser apreendidos depois de publicados,  tarefa essa que incumbia à PIDE (mais tarde DGS), com  mandados de busca às livrarias, tipografias e bibliotecas.


 Os censores, da Direcção de Serviços de Censura (por sua vez dependentes do Serviço Nacional de Informação) eram, conhecidos (e temidos) pelo famigerado "lápis azul”, com que cortavam textos (dos jornais ao teatro de revista), muitas vez cega e arbitrariamente… Alguns censores eram militares, e a sua formação muito heterogénea. 

Quanto aos critérios da censura, não eram de modo algum uniformes. Havia, contudo,  censores mais permissivos do que outros, conforme as regiões do país.  É bem possível que o Armor Pires Mota, pelo contrário,  tenha apanhado um censor de Coimbra para quem o tema da guerra era tabu…(Eu, que fui jornalista da imprensa regional, nessa época, sei do que falo).


Também é verdade que o tema da guerra estava ao rubro, em 1965, na sequência da atribuição, pela  Sociedade Portuguesa de Escritores, do  Grande Prémio de Novelística  ao escritor Luandino Vieira, pelo seu livro Luuanda. Recorde-se que Luandino Vieira (nascido em Vila Nova de Ourém, em 1935, radicado com os pais em Angola desde os três anos e militante do MPLA) cumpria, então, uma pena de 14 anos de prisão, no  Tarrafal,  sob a acusação de terrorismo.





Excerto de Tarrafo, 1ª edição, 1965, p. 15 

Na sequência da decisão do júri que atribuiu o Prémio, a referida Sociedade Portuguesa de Escritores foi extinta, por despacho do Ministério da Educação, e a sua sede assaltada e vandalizada, em 21 de Maio de 1965. Membros do júri  - entre eles o respeitável João Gaspar Simões (1903-1987) - foram detidos e interrogados pela PIDE. A notícia, além disso, foi proibida em todos os jornais.  

Não sei se há mais livros, sobre a guerra colonial,  anteriores ao 25 de Abril de 1974,  que tenham sido objeto de censura e/ou de apreensão. O caso do Tarrafo parece-nos paradigmático.  Mas, no final, ficamos sem poder responder cabalmente à pergunta: a que é que os “censores” eram/são mais sensíveis em tempo de guerra ?



A título de amostragem, e num primeiro resumo, pode-se dizer que os censores (ou o censor...) querem esconder, escamotear ou ignorar, por exemplo,  a situação das crianças de Bissau bem como a prostituição ou a miséria em que os guineenses vivem em Bissau ou no mato, tal como era descrita de relance pelo autor, um jovem de sólida formação cristã e de indesmentível portuguesismo, chegado à Guiné em Junho de 1963… 

Querem por outro lado suavizar a própria violência da guerra (e o realismo dos combates), incluindo o comportamento dos nossos soldados debaixo de fogo… Preocupam-se com a "moral" da retaguarda, procurando de algum modo subestimar ou subvalorizar a força do inimigo... Como em toda a parte do mundo e em todas as épocas, o censor (político, militar, literário...)  sofre, antes de mais, de um problema de dissonância cognitiva…

Topónimos e datas eliminados na 2ª edição (1970)

Citem-se alguns exemplos (retirados da 1ª edição, 1965), reportados a três episódios ou crónicas:

- Ruas sem poesia (p. 22): Eliminada a referência a “Bissau, 25 de Junho de 1963”.

- Batismo de fogo (p. 30): Cai a menção a “Mansodé, 11 de Agosto de 1963”

- Sobrevivência (p. 90): O episódio deixa de ser localizado e datado (“Como, 16 de Janeiro de 1964”).

Vejamos ainda  algumas descrições (da edição de 1965, que desaparecem na edição de 1970):

“Nas ruas, tristes, como elas, brincam torrentes de crianças, semi-nuas, em altos berros: correm, saltam, olham-me curiosas. Alegres como pássaros livres, sem saber se lhes falta pão ou justiça” (p. 12).

“No Copilão, a noite, como de costume, vai ser de orgia intensa e frenética. Estranha conceção de moral. Por vezes, o dinheiro  - preço baixo de carne emprestada aos homens brancos ou de cor  que julgam apagar tristezas e desgostos, chafurdando no prazer – reverte em favor da família. As filhas chegam a entregá-lo aos pais” (p. 13).

Veja-se,  por exemplo, este diálogo entre o narrador (o alferes) e o Teodomiro (soldado), no dia do batismo de fogo, mês e meio depois da sua chegada ao TO da Guiné (p. 15): 

(…) – Descansa que não mataste nenhum inocente. Quem vive em casa de mato tem o rótulo… Não sejas idiota! Um soldado não deve ter um coração de pedra. Mas também não deve ser um medricas.
- Eu sei. Mas matar custa-nos sempre. (…)

Na segunda edição o diálogo foi reformulado e a última frase (... matar custa-nos sempre) desapareceu…

O comportamento debaixo de fogo também está na mira dos censores, obrigando o autor a reformular o parágrafo:

“Olhei. O Américo, que gritara, tinha desaparecido para trás. E cada qual teve a sua reação natural. Uns meteram a cabeça no chão e ficaram quietos como um coelho, Outros, de arma na cara, faziam pontaria. E não faltou até quem estivesse a ver milhares de bandidos, imaginariamente” (p. 15)…

No total, contei mais de uma centenas de parágrafos ou frases “censurados” (que interpreto como cortes ou sugestões de reformulação), marcados a lápis (com um ou outro, raro, comentário, ilegível na fotocópia): 

Parte 1  (pp. 1-43) – 23 “marcas”
Parte 2 (pp. 47-89) -  32 “marcas”
Parte 3 (pp. 89-154) – 50 “marcas”

(Continua)


[ Texto redigido em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico... Com um abraço de apreço e camaradagem ao Armor Pires Mota, a quem convidei, em tempos, pessoalmente,  para integrar a nossa Tabanca Grande... Convite que ele agradeceu amavelmente, mas ao qual nunca chegou a dar resposta...  Lourinhã, Agosto de 2011. L.G.]
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Notas do editor:

(*) Vd. postes de:
 15 Dezembro 2005 > Guiné 63/74 - CCCLXXII: Op Tridente (Ilha do Como, 1964): Parte I (Mário Dias) 

16 Dezembro 2005 > Guiné 63/74 - CCCLXXV: Op Tridente (Ilha do Como, 1964): II Parte (Mário Dias) 

17 Dezembro 2005 > Guiné 63/74 - CCCLXXX: Op Tridente (Ilha do Como, 1964): III Parte (Mário Dias)


(**) Vd. postes de:
 

22 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5687: Notas de leitura (56): Armor Pires Mota (1): Tarrafo e Baga-baga, duas surpresas de um combatente repórter (Beja Santos)
 

23 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5692: Notas de leitura (57): Armor Pires Mota (2): Tarrafo, o primeiríssimo relato literário da Guerra da Guiné (Beja Santos)
 

(***) Último poste da série:

26 de Setembro de 2011 >
Guiné 63/74 - P8822: Notas de leitura (277): Golpes de Mão's, Memórias de Guerra, por José Eduardo Reis de Oliveira (Mário Beja Santos)