sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Guiné 61/74 - P23794: Notas de leitura (1519): "O Santuário Perdido: A Força Aérea na Guerra da Guiné, 1961-1974 - Volume I: Eclosão e Escalada (1961-1966)", por Matthew M. Hurley e José Augusto Matos, 2022 (4) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Novembro de 2022:

Queridos amigos,
Temos agora o repositório das aeronaves que a FAP foi adquirindo (ou procurou adquirir) para as três frentes da guerra de África. Recordo que me limito à recensão de factos que reputo de relevantes, julgo não ter aqui cabimento entrar em detalhes técnicos, em que os autores são competentes e rigorosos. Temos aqui o histórico das compras, uma boa parte delas bem-sucedidas, recusas e tentativas de aquisições a vendedores privados.Com o andar da guerra, foram crescendo as dificuldades, noto como curiosidade que perto do 25 de Abril o ministro Rui Patrício parecia estar a ter sucesso na compra de aviões Mirage, nessa altura já estava adquirido um sistema de defesa antiaérea para Bissalanca, o Crotale, admitia-se a probabilidade de ataques aéreos, o Crotale fora o sistema aprovado. Com o 25 de Abril, foi revendido.

Um abraço do
Mário



O Santuário Perdido: A Força Aérea na Guerra da Guiné, 1961-1974
Volume I: Eclosão e Escalada (1961-1966), por Matthew M. Hurley e José Augusto Matos, 2022 (4)


Mário Beja Santos

Este primeiro volume d’O Santuário Perdido, por ora só tem edição inglesa, dá-se a referência a todos os interessados: Helion & Company Limited, email: info@helion.co.uk; website: www.helion.co.uk; blogue: http://blog.helion.co.uk/.

Depois de sumariar o prefácio, entrámos no primeiro capítulo intitulado “O Vento da Mudança”, verificaram-se as alterações operadas no início da era de descolonização e as consequências que vieram a ter na colónia da Guiné. Começou a luta armada na Guiné, já se verificou que a NATO se recusou em ceder meios, considerou que as guerras de África excediam a defesa atlântica; o que obrigou a uma reviravolta substancial das prioridades do regime na área da defesa. Referiu-se que em 1957, Kaúlza de Arriaga, então Subsecretário de Estado da Aeronáutica, ordenou à Força Aérea que se preparasse para a sua implantação em África. Em conformidade, a FAP iniciou em 1958 um conjunto de missões para determinar quais os requisitos organizacionais nos territórios africanos. Em 1960, o Conselho Superior de Defesa Nacional decidiu as prioridades no planeamento num contexto exterior ao da NATO. No que respeita à Guiné portuguesa, a missão fundamental das Forças Armadas tinha dois objetivos: manter a ordem e a paz no território e garantir, a todo o custo, a manutenção da nossa soberania. Articularam-se três prioridades imediatas: formação de uma eficaz vigilância interna e das fronteiras, deu-se o reforço da presença da PIDE; disseminação das forças de segurança ao longo das fronteiras e em pontos estratégicos; estreitamento da cooperação civil-militar.

Peixoto Correia, governador, assumiu o comando das duas companhias de infantaria e tinha o apoio de uma bateria de artilharia, meios manifestamente insuficientes para a nova realidade; o Estado-Maior recomendou o reforço imediato e foram despachados contingentes militares, entre eles um pequeno quadro de aviadores, paraquedistas e pessoal de apoio – eles irão travar a campanha aérea mais intensa da história de Portugal.

Entramos agora no segundo capítulo “Aviões com a Cruz de Cristo”. Os autores recordam que a FAP foi formalmente constituída em 1 de julho de 1952, tinha dois serviços, o Serviço Aeronáutico Militar e o Serviço de Aviação da Armada. Foram adquiridas aeronaves atribuídas a cinco aeródromos operacionais, perto de trezentos aviões, é explicada a natureza e a utilização de tais aeronaves, detalha-se a sua fixação em aeródromos e composição orgânica. A FAP foi afetada por lhe ter sido alocada um equipamento obsoleto, manifestamente inadequado para uma guerra aérea moderna, mesmo para padrões da década de 1950.

Como membro fundador da NATO, Portugal obteve acesso a novas fontes de material e a formação compatível. Chegaram em 1952 dois aviões britânicos de treino Havilland Vampire T.55; no ano seguinte, os EUA enviaram cem novos caças-bombardeiros F-84G, a FAP entrava na era do jato, criaram-se dois esquadrões, era na Ota e em Tancos que se dava instrução complementar. Em 1954, a FAP recebeu o seu primeiro helicóptero, um Sikorsky YH-19 Chickasaw e 65 aviões Sabre F-86F. Estas aquisições custaram cerca de 348 milhões de dólares, qualquer coisa com um quarto dos gastos da defesa de Portugal nesse período.

A FAP está nesta altura sob a tutela do Subsecretário de Estado da Aeronáutica Kaúlza de Arriaga, que também criou o Batalhão de Caçadores de Pára-quedistas. Apesar destas novas aquisições, era manifesto o atraso da FAP face aos seus homólogos da NATO, isto no final da década de 1950. Na verdade, a maioria das forças aéreas aliadas já voavam em aviões de combate supersónicos, Portugal tinha acabado de receber o F-86F que tinha sido o avião de caça mais usado na Guerra da Coreia. Estes F-86F chegaram a servir em África, bem como os F-84G. Eram estes os aviões que estavam na linha da frente em Portugal e na Turquia. Com a eclosão da guerra em Angola, em fevereiro de 1961, a FAP levou para Luanda os F-84G. Este contingente F-84G representou o primeiro destacamento operacional de aviões militares portugueses para a África, desde o período imediatamente a seguir à Primeira Guerra Mundial.

Com a guerra de África em três frentes, a FAP adaptou as aeronaves de que dispunha às necessidades operacionais. O PV-2 Harpoon foi despachado para África para combater a guerrilha. Vários modelos da família T-6 foram adaptados para transportar armamento ofensivo. À medida que a década de 1960 avançava, a FAP procurou melhorar as suas capacidades adquirindo novas aeronaves, mas manteve uma frota largamente obsoleta na guerra de África. O F-86 era um avião de sucesso, mesmo na era pós-1945. Os pilotos gostavam deste avião de caça pela sua agilidade. Foi muito importante na guerra da Coreia e mostrou-se superior ao MiG-15 soviético e mesmo sobre o MiG-17. Teve uma apreciável carreira, até se “aposentar” ao serviço da Força Aérea Boliviana, em 1994. Portugal adquiriu 65 aviões em segunda mão aos Estados Unidos e à Noruega, deu origem aos “Falcões”, sediados na base aérea de Monte Real, foram entregues como parte do rearmamento da NATO e destinados ao uso na “Área da NATO”, o que os excluía dos territórios africanos.

Centenas de milhares de aviadores norte-americanos e aliados aprenderam a voar em T-6 norte-americanos, chamados SNJ na Marinha dos EUA e Harvard no Reino Unido, no decurso da Segunda Guerra Mundial. Com licença dos EUA, estiveram ao serviço nas forças armadas de 55 nações, participaram em 40 guerras, conflitos e revoltas. A FAP recebeu um total de 251 T-6.

O Fiat G.91 entrou em funções na NATO para apoio terrestre e reconhecimento de ataque. Só a Itália e a Alemanha Federal aceitaram o G.91. EM 1966, quando Portugal se apercebeu da inviabilidade em adquirir novos aviões de combate nos EUA e Reino Unido, recorreu à Alemanha Federal para obter o Fiat G-91. Portugal adquiriu 12 aviões para patrulha marítima Neptune construídos nos EUA, foram comprados em segunda mão através da Holanda, em 1960. Era originalmente destinado à vigilância marítima e à guerra submarina, foi depois adaptado para missões ar-terra, mas detetou-se a falta de um sistema de precisão que limitava a sua utilidade em ataque terrestre; podia transportar até 6 toneladas de bombas, rockets, torpedos ou cargas de profundidade. O último Neptune foi retirado do serviço de Portugal no ano de 1977.

O Douglas B-26 Invader fez uma breve aparição na Guiné. Era capaz de transportar grandes cargas, entrou em combate em 1944, fez a guerra do Pacífico e a da Coreia, destruindo dezenas de milhares de estradas e ferrovias inimigas, esteve presente na crise do Congo, na invasão da Baía dos Porcos e na guerra do Biafra. Portugal começou por pedir para comprar 24 B-26, mas foi-lhe recusado, tentou-se a sua compra através de um fornecedor privado norte-americano, apenas 7 foram entregues antes dos restantes terem sido apreendidos pelas autoridades norte-americanas. Dois B-26 foram enviados para a Guiné em 1971 para uma avaliação operacional antes de seguirem para a Angola. Na Guiné realizaram 55 missões de combate, incluindo três dúzias de bombardeamentos.

Vamos seguidamente falar do Alouette II.


Salazar conversa com Dirk Stikker, Secretário-Geral da NATO, 1961, os dois primeiros à direita são Gomes de Araújo e Franco Nogueira
Kaúlza de Arriaga, Subsecretário de Estado da Aeronáutica
A Base das Lajes nos Açores, em meados de 1950, veem-se aviões da FAP e da Força Aérea dos Estados Unidos
As bases da Força Aérea em 1952-1959
Um dos aviões de treino Havilland Vampire T-55 entregues a Portugal

(continua)
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Notas do editor:

Poste anterior de 11 DE NOVEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23776: Notas de leitura (1515): "O Santuário Perdido: A Força Aérea na Guerra da Guiné, 1961-1974 - Volume I: Eclosão e Escalada (1961-1966)", por Matthew M. Hurley e José Augusto Matos, 2022 (3) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 18 DE NOVEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23793: Notas de leitura (1518): "Uma longa viagem com Pulido Valente", de João Céu e Silva (Lisboa, Contraponto, 2021, 2924 pp) - O Estado Novo, a guerra colonial, o Exército e o 25 de Abril (Luís Graça) - Parte II: A guerra de África não foi nada parecido como o trauma da I Grande Guerra...

Guiné 61/74 - P23793: Notas de leitura (1518): "Uma longa viagem com Vasco Pulido Valente", de João Céu e Silva (Lisboa, Contraponto, 2021, 296 pp) - O Estado Novo, a guerra colonial, o Exército e o 25 de Abril (Luís Graça) - Parte II: A guerra de África não foi nada parecido como o trauma da I Grande Guerra...

1. Estamos a ler, para os leitores do nosso blogue, o livro de João Céu e Silva (ribatejano de Alpiarça, nascido em 1959, escritor e jornalista), "Uma longa viagem com Pulido Valente" (Lisboa, Contraponto, 2021, 296 pp.) (*).
 

A obra resulta de uma maratona de 42 sessões de  conversas, realizada ao longo de  2 anos, quase até ao fim da vida do entrevistado (ao todo,  representando 100 horas de gravações)...  É um trabalho de grande mérito, já aqui o dissemos anteriormente (*). 

O protagonista desta "longa viagem" é o historiador, ensaísta, cronista, jornalista e analista político Vasco Pulido Valente (VPV), pseudónimo literário de Vasco Valente Correia Guedes, nasceu em  Lisboa em  1941 e morreu na mesma cidade, Lisboa, em 2020,  aos 78 anos. 

Pelo lado paterno, VPV era neto do médico e professor de ciências médicas, Francisco Pulido Valente (Lisboa, 1884 - Lisboa, 1963).  Em sua homenagem, por volta dos 16/17 anos, o Vasco passou a adotar o apelido desse ilustre avô.

Recorde-se aqui que a  brilhante carreira académica  do prof catedrático Francisco Pulido Valente foi  brutal e arbitrariamente interrompida em 14 Junho de 1947, por decisão do Conselho de Ministros (Diário do Governo, 1ª série, nº  138, de 18 de Junho de 1947).  Afastado compulsivamente do ensino juntamente com outros professores universitários, além de vários militares, todos considerados como "antissituacionistas" (e, como tal, "incapazes de se integrar na ordem política estabelcida", ou seja, no regime do Estado Novo),  é obrigado a aposentar-se nove meses mais tarde. 

Grancisco Pulido Valente manteve a prática clínica, privada,  até 1954,  e continuou a animar, no seu consultório,  uma tertúlia cívica, intelectual e literária no Chiado,  que já vinha dos anos 30 e era frequentada por vultos brilhantes da cultura portuguesa de então, Em 1958  fez parte da comissão de honra da candidatura do general Humberto Delgado à Presidência da República. 

Era um cidadão politicamemet empenhado, sem qualquer filiação partidária, contrariamemte ao neto que ambicionava ter feito uma carreira política, "cortada ao meio" com o acidente aéreo que vitimou Fancisco Sá Careneiro, o seu "princípe",  de que foi conselheiro. (Mas a sua maior alegria foi ver Mário Soares  chegar a Belém.)

2. Voltando ao VPV,  e ao livro do João Céu e Silva, reproduz-se aqui mais alguns excertos  das suas declarações, relativas ao período do Estado Novo, da II Guerra Mundial até à Guerra Colonial. 

Um dos problemas que são abordados logo no início  do livro é a "falta de memória" dos portugueses. E, portanto, o desconhevimento da sua prórpia História. Ou um conhcimento, se quisermos,  enviesado, parcelar, acrítico... 

O que tem uma explicação: não há ainda uma produção e divulgação da nossa História, em quantidade e qualidade. Isso tem a ver com diversos factores,  incluindo o enquadramento do historiador   na Academia (tem de fazer investigação e dar aulas), a escassez de  financiamento, as  dificuldades de acesso às fontes documentais, a dimensão mercado livreiro português, etc.

Investigador-coordenador do ICS - Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa (tem uma dívida de gratidão ao Sedaa Nunes que o levou para lá), foi também deputado e exerceu funções governativas. Como Secretário de Estado da Cultura,  em 1980, há dois factos que abonam a seu favor, embora o seu mandato tenha sido alvo de muitas críticas e não é isento de polémicas: 

(i) obteve o terreno e o financiamento para a construção da Torre do Tombo, "o guardião da nossa memória"; 

 e (ii) nomeou João Bérnard da Costa (1935-2018), seu amigo do grupo dos católicos progressistas, da revista "O Tempo e o Modo", para a Direcção da Cinemateca Portuguesa, o que parece ter sido uma boa escolha (na nossa opinião, LG - sou fã dos seus "Escritos sobre cinema").

É bom lembrar, por outro lado,  que as  declarações feitas por VPV a João Céu e Silva foram feitas no decurso de extensas e, por vezes penosas, entrevistas, ou seja. num contexto em que pode, por vezes, falhar o rigor factual. Embora com uma vasta cultura histórica e política, o entrevistador estava ali a falar sem rede, e sofendo de uma doença crónica degenerativa.  Nem teve tempo de, em vida, rever o manuscrito: o livro foi publicado em março de 2021, VPV morreria em 21 de fevereiro de 2020... E , se não erramos,  a última entrevista foi ainda feita um mês antes de morrer.

Em matéria de imprecisões, é o caso, por exemplo,   da referência ao número total de efectivos militares nos 3 teatros de operações no final da guerra colonail, e às circunstâncias da morte, na Guiné,  do seu amigo, o deputado da Ala Liberal José Pedro Pinto Leite (vítima, com mais outros 3 deputados  da Assembelia Nacional,  de  acidente de helicóptero, o qual  está bastante bem  documentado no nosso blogue). 

Esses excertos vão a negrito.  

História, memória e historiadores


(...) Nós não temos uma História, não há produção histórica em quantidade e com a regularidade suficiente para os portugueses poderem criar um interesse na sua própria História. Existem, no entanto, historiadores e alguns deles bons. (pág. 37).

(…) O mercado para o livro inglês é enorme (…) Em Inglaterra,  há muita gente que vive só de escrever História (…) (pág. 37). 

(…) Um estudo a sério  sobre o Salazar, feito por um historiador, deve levar quinze anos. 

É muito difícil arranjar condições de trabalho desse tipo  numa instituição universitária (…). São tarefas para vidas inteiras! (…) (pág. 38).


Portugal, Salazar e a(s) guerra(s)


Salazar tinha a seu favor, em termos de imagem, interna e externa, duas coisas. 

(i) o saneamento financeiro do Estado português: não se gastava mais do que o que se tinha; o que não era difícil de conseguir, tendo uma polícia política em cima dos trabalahdaores e das suas organizações; 

(ii) a neutralidade de Portugal no âmbito  do terrível conflito militar que foi a II Guerra Mundial (1939-1945); não terá sido assim tão difícil manter essa neutralidade, até  por que toda a estratégia de Hitler estava virada leste (conquista de espaço vital à custa dos russos e dos poços de petróleo do Cáucaso, onde nunca cosnegiu chegar); nunca quis conquistar o Mediterrâneo e bater.se contra a maior armada do mundo, que era a britânica; logo, nunca faria sentido invadir a península ibérica para conquistar Gibraltar.

VPV defende a tese de que o regime político a que chamamos Estado Novo não era um regime fascista, muito menos copiado da Itália de Mussolini; por outro lado, Salazar era antinazi, embora também não gostasse dos americanos nem da democracia representativa ou parlamentar... Também era crítico do capitalisno e da modernização da sociedade.  

Por outro lado, como ele disse, no famoso discruso de Braga, em 1936, por casião dos 10 anos do golpe de Estado do 28 de maio de 1926, ele, Salaar, devia "à providência a graça de ser pobre"...Ainda hoje estamos a pagar os bloqueios do Estado Novo à modernaização da economia e da sociedade portguesas,


(...) P (JCS) – Como é que os portugueses se mantiveram assustados durante tantos anos  ? (pág. 134)

R (VPV) – A guerra [a II Guerra Mundial]  impressionava toda a gente e todos queriam saber como estava a situação. E dividiam.se: uns eram a favor dos alemães, outros dos ingleses. Aqui em Portugal  mudavam de posição de acordo com a progressão das campanhas militares. 

Era uma espécie de jogo: estou a favor dos americanos, dos ingleses. Não implicava convicções políticas, apenas se interessavam pela guerra, que era aqui ao pé, em França, depois em Inglaterra e na Rússia (…).

Era preciso ligar essa curiosidade à rádio, porque começava a ser um instrumento de comunicação muito forte, mesmo sendo poucos os que tinham telefonia. (…) (pág. 134)

P – Foi a guerra que começou a destruir a “paz” nacional ?

R – A estabilidade do regime é perturbada  pela primeira vez e irremediavelmente pela guerra. 

As guerras têm uma função democrática arrasadora para quem entra nelas,  porque obriga a fazer com que as pessoas passem a viver uma vida coletiva. Se morrem cem mil de um lado e duzentos mil do outro, isto pode suceder-nos… Amanhã vestem-lhe uma farda  e mandam-nos marchar , e isso faz com que o cidadão, mesmo de um país que não está em guerra, como Portugal, esteja mais atento ao que se passa no mundo. (….) (pág. 135)

Guerra de Angola ou guerra colonial


(,,,) A guerra colonial  [ou "guerra de Angola", como o VPV estava habituado a chamar-lhe]   não foi nada de parecido [com o trauma que foi para a República e para o país a participação do Exército português na Flandres, na I Grande Guerra], porque foi crescendo pouco  a pouco e exigindo gradualmente mais homens e armas. 

Quando a guerra acabou, tínhamos um total de tropas  em África maior do que durante todo o tempo da guerra.  [Negritos nossos, LG] 

Começou com poucas tropas em Angola, alastrou para a Guiné e Moçambique, além de que era preciso guardar as províncias que ainda não se tinham revoltado com algumas guarnições. 

Naquela altura as coisas foram correndo e, quanto mais avançavam, mais Salazar tinha que fazer concessões à modernidade. Tinha de entrar na Europa  de qualquer maneira e começou pela EFTA [Associação Europeia de Comércio Livre, de que Portugal é cofundador em 1960]. 

Portugal progrediu,  foi um salto no nosso desenvolvimento económico, mesmo que funcionasse contra Salazar, porque, à medida que conseguíamos  exportar para os países  da organização, o custo do trabalho ia sendo cada vez menos barato e proporcionava vivências muito diferentes de mugir as vacas. (pág. 158)

A propósito da guerra na Guiné, o VPV dá provas de estar mal  informado, pelo menos a nível de certos detalhes. Nem ele é um historiador ou historiógrafo da guerra colonial. 

Julgamos, inclusive, que ele nem sequer deve ter feito o serviço militar obrigatório:  participou nas lutas estudantis de 1962 com Jorge Sampaio, aproximou-se depois dos católicos progressistas da revista  "O Tempo e o Modo" e,  acabado o curso de filosofia, foi para Oxford em finais de 1969 fazer o doutoramento em História com uma bolsa da Gulbenkian. Defendeu em maio de 1974 a sua tese de doutoramento,  orientada por Raymond Carr:  "O Poder e o Povo: a revolução de 1910".

Leia-se este excerto das suas declarações:

  (…) O José Pedro Pinto Leite (1932-1970), que foi “espiritual e materialmente” o fundador do PPD e que era deputado da Ala Liberal, com o Sá Carneiro e Balsemão (…) morreu numa viagem de inspeção à Guiné porque o helicóptero em que ia,  foi abatido  pelo PAIGC. (pág. 162).




Guiné > Região do Biombo > Estuário do Rio Mansoa >  Recuperação dos restos do Heli AL III, caído por acidente na foz do rio Baboquem, afluente do rio Mansoa, em 25 de julho de 1970, e que transportava quatro deputados da Assembleia Nacional, em visita à província (além da tripulação).

Foto (e legenda): © Domingos Robalo (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné

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Nota do editor:

(*) Vd. poste anterior > 17 de novembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23791: Notas de leitura (1517): "Uma longa viagem com Vasco Pulido Valente", de João Céu e Silva (Lisboa, Contraponto, 2021, 296 pp) - O Estado Novo, a guerra colonial, o Exército e o 25 de Abril (Luís Graça) - Parte I . As colónias não valiam o preço...

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Guiné 61/74 - P23792: Efemérides (376): Inauguração de um Monumento aos Combatentes do Ultramar de Vitorino das Donas (Ponte de Lima), realizada no dia 12 de Novembro (António Mário Leitão, ex-Fur Mil)

1. Mensagem do nosso camarada António Mário Leitão, (ex-Fur Mil na Farmácia Militar de Luanda, Delegação n.º 11 do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos (LMPQF), 1971 a 1973), com data de 14 de Novembro de 2022:

Caro Luís, um grande abraço!
Envio-te uma nota de imprensa da inauguração de um Monumento aos Combatentes de Vitorino das Donas (P.Lima), realizada no dia 12.
Envio também fotografias, para difundires como entenderes.
Foi um feito memorável, ao qual estive ligado até à medula. Começou a ser pensado em Junho, sem quaisquer garantias de financiamento. Propusemos a ideia à população, que se quotizou admiravelmente. Esteve cá o Gen. Chito Rodrigues, o Sec. Estado da Defesa, a Câmara Municipal, uma força militar de Cavalaria 6, autoridades militares do distrito, vários oficiais superiores portugueses e galegos, e muita gente. Foi uma experiência magnífica.

Obrigado e outro abraço!
Mário

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Nota do editor

Último poste da série de 6 DE NOVEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23767: Efemérides (375): Faria hoje 78 anos, se fosse vivo, o nosso querido "alfero Cabral", de seu nome completo Jorge Pedro Almeida Cabral (1944-2021)...

Guiné 61/74 - P23791: Notas de leitura (1517): "Uma longa viagem com Vasco Pulido Valente", de João Céu e Silva (Lisboa, Contraponto, 2021, 296 pp) - O Estado Novo, a guerra colonial, o Exército e o 25 de Abril (Luís Graça) - Parte I: As colónias não valiam o preço...

1. Confesso que li o livro de um fôlego... E reli-o seguir com mais atenção crítica, pensando fazer uma nota de leitura para o blogue.

A obra resulta de uma maratona de conversas semanais (42 ao todo, representando 100 horas de entrevistas) com o historiador, ensaísta, cronista, jornalista e analista político Vasco Pulido Valente, (VPV), pseudónimo literário de Vasco Valente Correia Guedes (Lisboa, 1941 - Lisboa, 2020).

"Na realidade, trata-se de uma longa viagem de dois séculos, que teve por razão uma tentativa de se compreender Portugal à luz do seu passado mais recente de dois séculos" (João Céu e Silva, pág. 9).

Uma viagem temerária, a que meteu ombros João Céu e Silva (n. Alpiarça, 1959). Escritor, licencido em História, viveu no Rio de Janeiro, é jtambém jornalista e colaborador do "Diário de Notícias" (desde 1989).

"Uma longa viagem com Puliudo Valente" é o sexto volume da série "Uma longa viagem com...", que conta com autores como José Saramago, António Lobo Antunes, Miguel Torga, Álvaro Cunhal e Manuel Alegre.

O sonho confesso (e megalómano) de VPV era ter escrito a história de Portugal desde as invasões napoleónicas e a fuga da família real para o Brasil (1807) até à instauração do Estado Novo (1933). No final da sua vida, e já doente, penalizou-se, de algum modo, por ter desperdiçado o seu enorme talento no jornalismo mas também como "conselheiro do prímcipe"...

Foi, por exemplo, polémico secretário de estado da cultura, no VI Governo Constitucional, presidido por Francisco Sá Carneiro, um dos (poucos) políticos que ele admirava, a seguir a Mário Soares. Foi militante do PS e do PPD, alegadamente para combater, com Mário Soares, o comunismo, e com Sá Carneiro, os militares e o Conselho da Revolução.

Com a vitória da Aliança Democrática, nas eleições legislativas de 1979, foi chamado a integrar o executivo como Secretário de Estado da Cultura. Em 1986 foi apoiante de Mário Soares na sua primeira candidatura presidencial.

Aquele que foi talvez a figura mais polémica do jornalisno português das últimas 3 ou 4 décadas, tendo coleccionado ódios de estimação todos os quadrantes políticos e ideológicos mas também na academia e na cultura (menorizava escritores como José Saramago, António Lobo Antunes ou Agustina Bessa Luís, mas não deixava de  arrasar o inquisidor-mor,  o então Subsecretário de Estado da Cultura, António de Sousa Lara, que imiseravelmente  vetara  o livro do Saramago,   "Evangelho Segundo Jesus Cristo", de 1991, da lista de romances portugueses candidatos ao Prémio Aristeion em 1992).

Considerava-se um especialista na história do séc. XIX e tem uma visão sinóptica sobre todo o nosso séc. XX, não escapando ao seu balanço crítico, muitos vezes implacável, cruel e demolidor, os principais atores da cena política, do último representante da Casa de Bragança ao Salazar, de Afonso Costa a Soares, sem esquecer Spínol,  os capitães de Abril, e por aí fora. 

"Estrangeirado" (vindo da filosofia, fez o doutoramento em História pela Universidade de Oxford), olhava para os "indígenas" deste país com um misto de sarcasmo e comiseração, zurzindo na sua "saloiice" e "!chico-espertice"... Eça de  Queiroz e Oliveira Martins eram duas das suas referência literárias e intelectuais.  Na secretária tinha, por sua ve4z. duas fotos, uma de  Mário Soares  e  outra de Sá  Carneiro (a este não perdoavá  ter-se deixado matar, cortando a sua, dele, VPV, "carreira política": sonhava, com Sá Carneiro, fundamentar, ideologicamente, a direita portuguesa). 

O índice da obra permite perceber melhor a organização temática e cronológica que o entrevstador e autor fez do material recolhido durante 2 anos, até quase ao fim da vida de VPV (entre parêntese, o ínicio da página):  

  • a vida cortada ao meio (11)
  • rato de biblioteca (33)
  • o século maravilhoso (51)
  •  como Salazar se senta na cadeira (71),
  • dúvidas logo no 1º de Maio (187)
  •  restaurantes e corrupção (221)
  •  sedução numa pasta de recortes (245)
  •  fora dos tempos (269)
  • nota final (293). 

O capítulo de maior fôlego é aquele que é dedicado a Salazar e ao Estado Novo (c. 115 pp.), seguido, à distância,  pelo que é centrado  nas peripécias  do 25 de Abril,  a que chama um clássico "golpe militar": os capitães do QP pura e simplesmente sentiram-se ultrapassados e humilhados pelos "mercenários" (os milicianos) e  decidiram a acabar com a guerra... e liquidar o império (c. 50 pp.) . 

Aos nossos leitores poderá interessar, deste livro,  sobretudo o que diz respeito, direta ou indiretamemente à guerra colonial e às forças armadas. Vamos citar e analisar alguns excertos, reproduzidos aqui com a devida vénia. O trabalho do João Céu e Silva é meritório e intelectualmente honesto: o autor não se esquce também de fornecer ao leitor o "contraditório" (vinte e tal páginas de recortes com críticas ao VPV e pontos controversos do seu CV).

Salazar e as colónias

“Para Salazar, as colónias eram um peso financeiro muito grande no Orçamento" (VPV, pág. 108)

O problema não era novo, remontando ao tempo da República:

(...) "Já fora um problema nos primeiros Orçamentos porque havia na República uma direita integracionista liderada por Cunha Leal que queria que ficassem na Constituição como território nacional e não como colónias, como depois se fez integrando-as no todo económico nacional. Algo que depois Salazar aceitou, mas que até certa altura não queria" (...).

Cunha Leal (Penamacor, 1888 - Lisboa, 1970) era um politico da direita republicana, foi membro do Partido Republicano Nacionalista, e fundador da União Liberal Republicana (em 1923). Foi apoiante do golpe de Estado de 28 de Maio de 1926 (que instaurou a Ditadura Militar e depois o Estado NIvo). Irá, contudo, incomptabilizar-se com Salazar, tornando-se então um dos mais acérrimos opositores da primeira fase do regime do Estado Novo. Ao mesmo tempo, foi dos primeiros a defender um solução política de autodeterminação para as colónias. É autor, entre outras obras, de "O Colonialismo dos Anticolonialistas" e "A Gadanha da Morte: reflexões sobre os problemas euro-africanos" (ambas edição de autor, Lisboa, 1961)

Diz Vasco Pulido Valente, citado por João Céu e Silva:

(...) "Além de Cunha Leal, estava à frente desse movimento nacionalista Norton de Matos, com quem Salazar teve umas fricções a esse respeito" (…). Queriam chamar-lhe províncias ultramarinas, situação que Salazar só aceitou muitos anos depois; efetivamentente não eram províncias ultramarinas, mas colónias, com os orçamentos feitos em Lisboa para ele controlar” (pág. 108).

Norton de Matos (Ponte de Lima, 1867 - Ponte de Lima, 1955) foi sempre um opositor ao Estado Novo., vindo da maçonaria e da República, e que manteve com Angola uma relação especial:

Continua VPV:

(…) "As colónias mantiveram-se sem investimento nenhum, ou muito pouco, sendo que Salazar deixava umas companhias estrangeiras investirem em caminhos de ferro e coisas assim. (…) Não havia investimento do Estado português, que apenas pagava aos funcionários e aos destacamentos mínimos de polícia e do Exército." (...)

O que é Salazar pensava das colónias (onde nunca pôs os pés) ?

(...) "Ele sempre teve a ideia que (…) as colónias não valiam o preço. O que se percebe, pois não existia grande mercado nas colónias: exportava-se alguma coisa, como sapatos, têxteis e vinhos, mas toda a gente sabia que isso se fazia para os poucos brancos, já que os negros não compravam pela simples razão de que não tinham dinheiro (…).

"Angola ainda era a colónia que podia pagar, mesmo que o custo do transporte anulasse muito do lucro. São Tomé também importava, porque era o único sítio onde havia brancos por causa das roças de cacau, mas muito poucos. Ninguém via futuro na expansão colonial, porque a existência de riquezas num território não faz um país". (VPV, pág. 109).


Contrariamente a Norton de Matos, Salazar nunca foi um entusiástico partidário da política de colonizar e povoar...

(Contimua)

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quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Guiné 61/74 - P23790: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte VIII: 1º Curso de Comandos do CTIG e imposição dos crachás em outubro de 1964... Grupo Fantasmas, do alferes 'comando' Maurício Saraiva



Guiné > Brá > Outubro de 1964 > Imposição dos crachás aos primeiros grupos de comandos do CTIG. O 
1º Curso de Comandos da Guiné decorreu entre 24 de Agosto e 17 de Outubro de 1964. E dele fez parte o Amadu Bailo Djaló, e mais sete guineenses, entre eles o Marcelino da Mata e o Tomás Camará.



Guiné > Brá >  Outubro de 1964 > Brigadeiro Sá Carneiro, Comandante Militar, na imposição dos crachás.

 

Guiné > Bissau > Grupo Comandos Fantasmas na apresentação ao Governador Arnaldo Schulz, em Outubro de 1964. Eu, soldado Amadu Djaló, sou o terceiro da esquerda para a direita, rodeado pelo furriel Artur Pires à minha direita e pelo soldado Carreira à esquerda. Ao fundo, os 1ºs cabos Braima Seidi e Tomás Camará, da direita para a esquerda.



Guiné > Bissau > Outubro de 1964 > O Grupo de Comandos Fantasmas frente ao Palácio do Governador.




Guiné > Bissau > Outubro de 1964 > No final da cerimónia da guarda de honra ao Palácio. O Amadu Djaló  é o penúltimo do grupo em primeiro plano.




Guiné > Bissau > Outubro de 1964 > O grupo em Brá de saída para uma operação. Tomás Camará de braço esquerdo aberto, atrás do condutor da Mercedes.



Guiné > Brá > O aquartelamento de Brá, em 1964, ainda em acabamentos.


Fotos inseridos no livro, sem indicação de autor. (Os direitos fotográficos devem ser atribuídos ao Virgínio Briote e ao Amadu Djaló; a última, pelo menos, deve ser atribuída ao Mário Dias).


1. Continuamos a reproduzir excertos das memórias do Amadu Djaló, que a morte infelizmente já nos levou, há 7 anos,  em 2015, ainda antes de completar os 75 de idade. 

A fonte continua a ser o ser livro "Guineense, Comando, Português" (Lisboa, Associação de Comandos, 2010, 229 pp.), de que o Virgínio Briote nos disponibilizou o manuscrito em formato digital. A edição, que teve o apoio da Comissão Portuguesa de História Militar, está há muito esgotada. E muitos dos novos leitores do nosso blogue nunca tiveram a oportunidade de ler o livro, nem muito menos o privilégio de conhecer o autor, em vida.


O nosso coeditor jubilado, Virgínio Briote (ex-alf mil, CCAV 489 / BCAV 490, Cuntima, jan-mai 1965, e cmdt do Grupo de Comandos Diabólicos, set 1965 / set 1966) fez generosa e demoradamente as funções de "copydesk" (editor literário) do livro do Amadu Djaló, ajudando a reescrever o livro, a partir dos seus rascunhos.

 Temos vindo a introduzir pequenas correcções,  toponímicas e outras, ao texto  impresso, a ter em conta numa eventual (se bem que pouco provável) 2ª  edição. 

Recorde-se, aqui o último poste:  o sold cond auto Amadú Djaló (1940-2015) está a completar um ano em Farim, como soldado condutor autorrodas da 1ª CCAÇ (futura CCAÇ 3), em meados de 1964. Acaba de ser transferido, a seu pedido, para a CCS/QG, em Bissau. E vai alistar-se nos comandos do CTIG, coptado pelo alferes mil Maurício Saraica. De abril Mantemos a ortografia original.  
  


Capa do livro de Bailo Djaló (Bafatá, 1940- Lisboa, 2015), "Guineense,  Comando, Português: I Volume: Comandos Africanos, 1964 - 1974", Lisboa, Associação de Comandos, 2010, 229 pp, + fotos, edição esgotada.



Comandos do Saraiva, o que é isso?

(pp. 81-89 )

por Amadu Bailo Djaló



Ser “rebenta-minas” causa desgaste, ao fim de dezenas de colunas estava cansado. Cerca de um ano depois de ter chegado a Farim, pedi transferência para a CCS do QG. 

Pouco tempo decorrido tive conhecimento que o pedido tinha sido deferido e fiquei a aguardar que chegasse o meu substituto. Duas semanas depois, ou nem tanto, veio num Dakota um meu antigo colega do CICA/BAC, o Bubacar Culubale, nome por quem ninguém o chamava, mas sim “Tabaquinha” [1]

Em junho [de 1964], eu e mais dois soldados atiradores fomos transferidos para a CCS do QG. Viemos de avião para Bissalanca e, depois da apresentação, fomos para o parque das viaturas, à procura de companheiros. Como não vi nem o Tomás Camará nem o Adulai Djaló, perguntei por eles.

 –  Eles agora são Comandos do Saraiva!

–  O que é isso de Comandos do Saraiva?

–   São grupos de assalto e não fazem mais nenhum serviço!

–  Onde posso encontrá-los?

Quando dei por mim, estava frente a frente com o tal alferes Saraiva, num gabinete que ele tinha arranjado ali na CCS. Fiquei com boa impressão, pareceu-me boa pessoa. Um contacto inicial simpático e que, com o tempo,  se tornou numa grande amizade. E foi ele que, sabendo da minha experiência de condução e do contacto com a guerrilha, me dirigiu o convite para fazer o curso de Comandos.

Aceitei, sem saber o que me reservava o futuro, mas contente por ter a oportunidade de proceder a uma mudança na minha vida. Da mudança que vinha a caminho não imaginava nada.

Nos Comandos era preciso aprender técnicas novas para ganhar mais confiança e para isso era necessário frequentar o curso.

Brá tinha algumas instalações prontas e o Batalhão [de Caçadores] 512, acabado de chegar de Mansoa, encontrava-se lá aquartelado.

O tenente Jaime Cardoso [2], que pertencia aos Comandos de Angola, era o responsável pela instrução. Os instruendos eram os alferes Maurício Saraiva, o Pombo dos Santos e o Justino Godinho. Dos sargentos lembro-me do Vassalo Miranda, do Artur, do Morais e do Teixeira. 

Guineenses eram os 1ºs cabos Braima Seide, Marcelino da Mata, Mamasaliu Bari, Tomás Camará e os soldados Mamadu Alfa Bari, Adulai Djaló, eu, Amadu Bailo Djaló e o Samba Djau. Este último, que foi um dos primeiros militares condecorados por feitos em combate na Guiné, no Inchugué, não acabou a 1ª parte do curso porque foi eliminado por falta de capacidade física. 

Ao todo éramos oito negros a participarem no 1º curso de quadros para os Comandos do CTIG [3].

Ainda antes da chegada do tenente Jaime Cardoso, costumávamos sair para os arredores de Brá. Uma manhã, quando chegámos ao quartel, vimos num quadro afixado que a sobrevivência era sempre possível. Chamei a atenção do Tomás Camará para o que estava escrito. O Tomás perguntou ao furriel Artur Pires se o que estava escrito no quadro,  também fazia parte do programa do curso. O furriel respondeu que a sobrevivência era uma parte muito importante na vida de um Comando.

– Agora vamos sair sem ração de combate. Só podemos levar cigarros, sal, anzóis e limão. Mais nada –  disse o alferes Saraiva. 

– Posso levar dinheiro ? – perguntou um. 

– Não  – respondeu o alferes –  Os macacos têm dinheiro para comprar fruta aos camponeses ?  -   perguntou    nos - Desenrasquem-se para não serem presos.

–  E se formos presos ? –  voltou o mesmo a perguntar.

– Se vocês apanharem um macaco a roubar na vossa lavra ou na vossa horta, o que é que lhe fazem  ? –   perguntou o alferes.

–    Matamo-lo –  respondeu outro.

–  Se roubarem,  não se deixem aprisionar. Se algum de vocês se deixar prender,  é castigado.

À frente de duas viaturas, antes de embarcarmos, fomos apalpados e revistados. Não podíamos levar nada que se comesse, nem dinheiro. Dirigimo-nos para as imediações de Prábis e apeámo-nos junto ao rio. Entrámos na mata, andámos toda a manhã até cerca das 15h00, quando vimos à nossa frente uma grande horta, vedada a toda a volta com arame. Demos a volta, vimos que tinha duas entradas, uma pela frente e outra pelas traseiras. Sentámo-nos em círculo, à volta do alferes, que ficou de pé. Depois de olhar para nós, chamou o Marcelino da Mata e depois por mim.

–    Vocês os dois têm que nos arranjar comida, qualquer coisa que se coma.

A nossa missão era um pouco difícil, a horta estava bem vigiada, certamente, por guardas. Se eles deixassem os macacos ou alguém, como nós, entrar na horta para roubar, se nos safarmos, eles vão ver os ordenados descontados no final do mês.

Entrámos cuidadosamente e fomos andando até que vimos bananeiras, quase a meio da horta, e, à nossa esquerda, um campo de ananases. Fomos ver se a sorte estava connosco e se protegia os audazes. Separámo-nos, cada um foi para o seu quarteirão. Arranquei dois ananases grandes e encontrei o Marcelino também abraçado a dois. Eram muito grandes, não podíamos sair dali com mais e decidimos regressar. Antes de chegarmos ao trilho que nos tinha levado, vimos um guarda a dirigir-se a nós. E agora? Agora, vamos escondê-los ali naqueles arbustos. Para disfarçar pusemo-nos a cavar num pequeno baga-baga, a tentar fazer um forno para assar os inhames que trazíamos nos bolsos e que tínhamos cavado na mata.

O guarda chegou junto de nós, cumprimentou-nos, e perguntou o que estávamos nós ali a fazer. 

–  Um forno para assar estes inhames –  respondi. 

Quando estávamos a acabar de falar, ouvimos um disparo de G3, para o ar, feito pelo alferes, como tinha sido combinado. Respondi com outro. Vimos o guarda a seguir as nossas pegadas, até ao local onde tínhamos arrancado os ananases. Voltou para junto de nós, apressado.

–  Foram vocês que tiraram ananases dali ?   –  perguntou –  Segui as pegadas das vossas botas, vocês foram os únicos militares que entraram aqui, foram vocês que tiraram os ananases!

–  Anda muita tropa aqui. Perdemo-los deles durante a noite, as pegadas podem ser deles –  respondi.

–  Não, ninguém entrou aqui desde ontem –  respondeu.

Ouvimos outro tiro do alferes e nós voltámos a responder com outro, para o ar. O alferes tinha avisado o pessoal que se repetíssemos o tiro do mesmo local não era bom sinal. Pouco tempo depois vimos o grupo a chegar. O guarda não saía da nossa beira, com os olhos bem abertos.

–  É o senhor que é o chefe deles –   perguntou o guarda ao alferes, apesar de ninguém trazer divisas ou galões.

–    Sim, sou eu  –    respondeu o alferes Saraiva.

–     Estes dois soldados roubaram ananases. Ninguém entrou cá a não ser eles.

–  Foram vocês ?   –  perguntou o alferes, virado para nós.

Neste momento ouvimos barulho de macacos, vindo do lado das bananeiras. Que se tivéssemos sido nós, ele pagava, disse o alferes ao guarda. Como nós negámos,  não pagava. O guarda não podia perder mais tempo, os macacos estavam à volta das bananeiras e correu para lá. E nós, corremos para os arbustos, tirámos os ananases e arrancámos dali em marcha forçada, com o guarda na nossa direcção, em passo largo. Nessa altura, ouvimos o alferes gritar passo corrida.

Assim é fácil viver como os macacos, sem dinheiro, sem lavrar, sem ração de combate. É muito importante o combatente saber viver na mata, sem levar nada para comer. O que os macacos comem, nós podemos comer.

–  Atenção –  continuou o alferes   –,   roubar é contra os princípios dos Comandos. Só podemos proceder assim quando estivermos na mata em operações. Nessa altura temos que utilizar todos os meios para sobreviver. Nas cidades ou nas tabancas, se um Comando for apanhado a roubar é corrido e castigado com a prisão. 

Foi assim que o alferes terminou a nossa primeira lição de sobrevivência no mato.

Enquanto decorria a instrução, em agosto fizemos um assalto ao acampamento de Talicó, a norte da mata do Oio. Nesta operação participou também o major Correia Dinis, que era o comandante do Centro de Instrução de Comandos em Brá.

Andámos toda a noite e quando eram cerca de 6h00 da manhã encontrámo-nos com um pequeno grupo da guerrilha que ia fazer sentinelas de dia, em postos avançados do acampamento. Nem deu tempo para nos emboscarmos, tivemos que abrir fogo. Um dos guerrilheiros foi logo abatido, e os outros conseguiram escapar pelo mato, sem terem sido atingidos. Apanhámos a arma do morto, entrámos no acampamento e chegámos-lhe fogo, embora a gente soubesse que isso não lhes ia trazer grande prejuízo, pois armavam barracas noutro lado, nem precisavam de comprar nada.

Retirámos rapidamente da zona, uma vez que estávamos detectados e saímos em direcção a Cutia, onde fomos depois recolhidos e transportados em viaturas para Bissau.

A Brá estavam a chegar, todos os dias, praças europeus, vindos de várias companhias e que se tinham oferecido como voluntários. Nesta ocasião apresentou-se também um militar guineense, o António Kássimo, que era manjaco. 

O curso arrancou em grande velocidade e durou até outubro[4]. Enquanto decorria, fizemos treino operacional e houve elementos que iam sendo eliminados. O Samba Djau, Sambadora como lhe chamavam, foi um dos que não acabou o curso. Era muito corajoso e um bom companheiro mas não tinha capacidade física para os Comandos.

Numa noite, a instrução tinha acabado por volta da uma hora da madrugada. Como era costume largámos as armas e os equipamentos e tomámos os lugares na viatura que nos ia levar a nossas casas. Quando chegou a casa, a mulher de Sambadora perguntou-lhe se ele tinha levado a arma para casa.

–  Não, por que perguntas?

–  É porque trazes as cartucheiras na cintura.

–  É pá, oitenta balas, cantil de um litro, e não dei por este peso todo –  admirou-se o Samba.[5]

 A nossa primeira saída, depois de terminado o curso, foi para o Oio, para uma zona entre Mansabá e Farim. Tínhamos saído de Brá em viaturas até Mansabá, onde ficámos algum tempo a aguardar [6]. Depois, prosseguimos em coluna auto até uma tabanca abandonada. Apeámo-nos já com a noite entrada, pusemo-nos a caminho e andámos a noite toda. O guia perdia-se, ou dizia que estava perdido. Até que, já de dia, demos com um caminho bem pisado e fomos seguindo nele até que ouvimos barulho de pilar. O alferes Saraiva disse que eles não sabiam que nós andávamos por ali e começámos a andar com todo o cuidado, como tínhamos treinado no curso.

Eu, que ia com o guia à minha frente, continuei a observar pegadas bem frescas, de poucos minutos antes. Chamei o alferes à frente, para ele ver, e continuámos a progredir silenciosamente, em passo fantasma. O cabo Cruz, um europeu, disse-me:

   Amadu, se tiveres medo, deixa-me passar para a frente!

Mas quem deu a resposta, foi o alferes:

– Isso não é assim. O Amadu não nos vai meter numa emboscada. Isto tem que ir com muita calma.

Eu nem respondi, porque o meu pensamento estava noutro lado. O primeiro homem do grupo tem grande responsabilidade. Tem que ver para a frente, para os lados, até para as árvores, e tem que ver bem o caminho que está a pisar. Todos os vestígios têm que ser bem observados. Foi esta a instrução que recebemos no curso, e estes ensinamentos deviam agora ser seguidos. É como o código da estrada, se violarmos as regras, esse esquecimento pode custar-nos muito caro. Na guerra, ignorar as regras paga-se com a vida ou vidas.

Estávamos a andar com todas as precauções quando o silêncio foi quebrado por duas rajadas de pistola-metralhadora, vindas do lado direito do carreiro. Respondi com dois ou três tiros da minha G-3 e arrancámos directos ao acampamento. Demos com casas de mato, sem ninguém lá dentro, nem nada que se aproveitasse e abandonámos o acampamento a correr, para o mesmo lado por onde tínhamos entrado.

Em marcha forçada dirigimo-nos para a estrada que ligava Farim a Mansabá. Entretanto, o alferes ia dando indicações, pelo rádio, sobre o local para onde nos estávamos a dirigir, a fim da coluna nos recolher. Chegados à estrada, ficámos a aguardar até ouvirmos o barulho das viaturas. Mal chegaram arrancámos a grande velocidade e o alferes lembrou-se de disparar uma rajada para o ar, para manter o pessoal alerta.

Mais valia não o ter feito, porque um companheiro que ia atrás, saltou logo da viatura e caiu mal. Pareceu-nos, na altura, que estava paralisado. Trouxemo-lo com muitos cuidados até Mansabá, daqui foi evacuado de helicóptero para o hospital militar de Bissau e, mais tarde, soubemos que foi transportado para Lisboa. Nunca mais regressou à Guiné [7].

De Mansabá regressámos a Bissau. Esta foi a 1ª operação do Grupo Fantasmas.

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Notas do autor Amadu Dajló e/ou do editor literário Virgínio Briote

[1] Muitos anos mais tarde, já depois da independência, tive a infeliz notícia de que também ele tinha sido fuzilado, acusado de envolvimento no golpe de Malan Sanhá.

[2] Nota do editor: em 3 de Agosto de 1964 o CIC / Brá, sob o comando do major de inf comando Correia Diniz, deu início às actividades, com a Escola de Quadros, para dar instrução ao 1º Curso de Comandos da Guiné, que decorreu entre 24 de Agosto e 17 de Outubro de 1964. 

Deste curso saíram os três primeiros grupos de Comandos, que desenvolveram a actividade na Guiné até julho de 1965: Camaleões, Fantasmas e Panteras. Para o curso de quadros,  o CIC de Angola enviou vários instrutores, entre os quais o tenente mil comando Jaime Abreu Cardoso. Estes elementos participaram nas primeiras acções com os grupos acima referidos.

[3] Comando Territorial Independente da Guiné.

[4] Nota do editor: até 17 Outubro de 1964

[5] Samba Jau não continuou nos Comandos, mas foi sempre um grande amigo de todos. Depois do 25 de Abril saiu da Guiné e foi para Dacar, onde vivia ainda há pouco tempo

[6] Nota do editor: deve tratar-se da Op Confiança, realizada entre 25 de Outubro e 4 de Novembro de 1964 no Oio, conjuntamente com os Grupos de Comandos Camaleões e Panteras na área atribuída ao BCav 705, tendo por objectivo a reabertura do itinerário entre Mansabá e Farim.

[7] Em 2005, num almoço em Marinhais, soube que o Barbedo, que era como se chamava, andava em cadeira de rodas

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Nota do editor:

(*) Último poste da série > 12 de novembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23777: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte VII: Em Farim, com o BCAV 490, do ten-cor Fernando Cavaleiro, até meados de 1964... Abatises e emboscadas no itinerário Farim-Jumbembem-Cuntima

Guiné 61/74 - P23789: Historiografia da presença portuguesa em África (343): L’Affaire Gaté: o mirabolante desaparecimento de um avião, com guerra em chão Felupe (1) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 17 de Fevereiro de 2022:

Queridos amigos,
A surpresa de dois extensos relatórios assinados pelo Capitão Jorge Frederico Velez Caroço e destinados ao governador da Guiné, Major Carvalho Viegas, encontrados nos Reservados da Biblioteca da Sociedade de Geografia de Lisboa, ressuscita alguns dados aqui já versados, caso do importante relatório do chefe da delegação do BNU da Guiné sobre os acontecimentos relacionados com as rebeliões Felupes, que dominaram o início da década de 1930. Valeu a pena regressar à leitura da obra de René Pélissier, "História da Guiné, portugueses e africanos na Senegâmbia, 1841-1936, Volume II, Editorial Estampa, 1997", ele trata com bastante detalhe o chamado L'Affaire Gaté, consultou as fontes documentais francesas que mostram claramente que este desastre aéreo ocorreu em território senegalês, não teve qualquer ligação com a Guiné Portuguesa. Mas acendeu-se o rastilho a uma tragicomédia onde até se fantasiou que havia uma base naval alemã nos Bijagós... Que o leitor se prepare para novos episódios.

Um abraço do
Mário



L’Affaire Gaté: o mirabolante desaparecimento de um avião, com guerra em chão Felupe (1)

Mário Beja Santos

Nos Reservados da Biblioteca da Sociedade de Geografia aparecem dois relatórios com a assinatura do Capitão Jorge Frederico Torres Velez Caroço, Diretor dos Serviços e Negócios Indígenas, em que apresenta ao Governador Carvalho Viegas o resultado das pesquisas desenvolvidas por uma comissão de inquérito que envolveu autoridades francesas e portuguesas para apurar se um desaparecido avião francês tinha aterrado em solo colonial português, houvera denúncias que testemunharam que tal tinha acontecido. São documentos de leitura obrigatória e procuram clarificar um extenso comentário do historiador René Pélissier no seu trabalho "História da Guiné, portugueses e africanos na Senegâmbia 1841-1936", Volume II, Editorial Estampa, 1997; acontece igualmente que o assunto aparece tratado também no ano do desaparecimento do avião (1933), num relatório enviado pela delegação do BNU na Guiné para a sede em Lisboa, e que consta do meu livro "Os Cronistas desconhecidos do canal de Geba, o BNU da Guiné", Húmus, 2019.

Comecemos por René Pélissier, que teve a faculdade de consultar arquivos em França sobre o assunto, inicia o seu texto por nos falar nas rebeliões dos Felupes (1933, 1934, 1935), na mitologia de que eram antropófagos, o que nunca se demonstrou, e lança-se diretamente em L’Affaire Gaté, dando-nos a cronologia dos acontecimentos. Tudo começou no dia 30 de junho de 1933, enquanto executavam um exercício de voo em altitude, dois aviadores da Base Aérea de Dacar, o Ajudante-chefe Gaté e o Sargento Mecânico Brée, apanhados num tornado, desaparecem no seu Potez-Salmson; no mês seguinte, as autoridades da base procederam a buscas, não encontraram o aparelho nem os corpos, arquivaram o caso, não foram conhecidas buscas desenvolvidas pelas autoridades portuguesas; no verão, a Senhora Gaté, insatisfeita com o inquérito oficial, a expensas suas, ciente que o marido está vivo, vem ao Senegal, entra em contato com o Senhor Figuié, este encarrega um agente seu, Moussa N’Doye, de procurar saber mais em meio africano; na Gâmbia como no Casamansa, obtém informações de um avião avistado dirigindo-se para sul; a Senhora Gaté, acompanhada pelo casal Figuié e Moussa N’Doye entram em chão felupe guineense; esta missão contata em Susana Apaim-Ba, conhecido por Alfredo, feiticeiro de Jufunco, este declara não ter visto qualquer avião; o administrador de Canchungo, comandante Joaquim Esteves, junta-se aos franceses, convoca uma reunião com Felupes; os chefes declaram nada saber, mas Mamadu Sissé diz que viu um avião dirigindo-se para o sul que deve ter aterrado em Jufunco; a Senhora Gaté parte para Bissau e depois para Bolama, onde o Governador Carvalho Viegas mostra o processo das investigações e facilita a viagem à Senhora Gaté, que regressa aos Felupes; inopinadamente, há Felupes que afirmam que o avião está em Jufunco, entregam a Esteves um pedaço de lona do avião, trazido por um africano, dizendo que o encontrou em Jufunco, se tudo estava mirabolante mais mirabolante ficou quando o comandante Esteves declara que o dito Alfredo quis mandá-lo assassinar, ele vai ser interrogado pelos franceses; aparece agora Capitão Velez Caroço, manda prender Alfredo, em Susana o comandante Esteves interroga os suspeitos à palmatória, depois de torturado Alfredo confessa que o avião aterrou em Jufunco, dá informações contraditórias sobre os dois aviadores e diz que recebeu instruções do Deus da Guerra para destruir o avião, continua o interrogatório, as versões dos prisioneiros divergem cada vez mais, depois os prisioneiros invadem-se, chegam soldados e metralhadoras de Susana, Velez Caroço recomeça os interrogatórios, é-lhe dito que o avião foi desenterrado – temos aqui já todos os ingredientes para uma telenovela de aventura e ação, com pozinhos de crime e mistério; Velez Caroço e as tropas partem de Susana para Jufunco, a zona é militarizada, chegam dois oficiais aviadores franceses ao S. Domingos, há notícia de combates em frente de Jufunco, o capitão de armas de Bolama, Joaquim Sinel de Cordes, parte para ir buscar reforços e acabar com a resistência de Jufunco, vive-se já um clima de guerra, Alfredo invadiu-se e passou pela Casamansa, os Felupes refugiaram-se na floresta; já em novembro, Moussa N’Doye regressa a Dacar e anuncia que os portugueses queimaram Jufunco – esta é a versão dos factos nas fontes francesas, de uma hipótese nunca fundamentada de que um avião francês, por obra do acaso, ter aterrado em Jufunco, estalou a rebelião dos Felupes; toda esta sequência trágica irá prolongar-se por 1934 e 1935, como René Pélissier pormenoriza: o Exército está em chão Felupe, ali passa seis meses, desconhece-se o número real das baixas dos Felupes, tudo se agudiza em maio de 1934, nova ofensiva contra os Felupes; em Paris, a Senhora Gaté não desarma, escreve para os órgãos de soberania, diz que o marido está preso nos Bijagós pelos alemães, e diz mesmo existir no arquipélago uma base naval alemã, a tragicomédia refina-se, as operações contra os Felupes prosseguem.

É altura de fazer ouvir o responsável pelo BNU da Guiné, ele recebera de Lisboa o seguinte telegrama: “Este telegrama é absolutamente confidencial e só poderá ser decifrado pelo gerente devendo na sua ausência ser devolvido indecifrado ao expedidor – telegrafe-se se o gentio se revoltou – telegrafe se ordem restabelecida quem e como foi sufocada a operação. Telegrafe as notícias que puder pormenorizando”.

A 13, em carta talhada o gerente de Bissau escreve para Lisboa:
“Há cerca de 3 meses levantou voo de Dacar com destino a Ziguinchor um avião francês tripulado por aviador e acompanhado de um observador. Por qualquer razão desconhecida – diz-se que fugindo a um tornado, o avião desviou-se da sua rota e presume-se que por falta de gasolina tenha caído em território desta colónia, a uns 40 ou 50 quilómetros da fronteira norte, na região dos Felupes, área do posto civil de Susana, circunscrição de Canchungo. O governo francês, supondo que o avião tenha de facto caído nesta região, solicitou do nosso que mandasse proceder às necessárias pesquisas. Diz-se que essas pesquisas foram efetuadas sem resultado. Há 20 dias, pouco mais ou menos, apareceram na área do posto de Susana, a mulher do aviador desaparecido e uma outra senhora francesa, acompanhadas de um sargento aviador francês e ainda de um outro indivíduo que se dizia comerciante de Dacar, para fazerem, por sua vez, novas pesquisas. O governador autorizou e este grupo regressou ao posto de Susana acompanhado pelo ajudante de campo do governador. Em breve começaram a circular boatos sobre o aparecimento de vestígios do avião. O Capitão Velez Caroço, notando certo retraimento do gentio, receando qualquer agressão dos Felupes, que desde sempre se tem mantido mais ou menos rebelde, pagando o imposto positivamente quando e como quer, sem que lhes tenha sido aplicado o corretivo necessário por falta de recursos, cobardia ou desleixo, resolveu, de acordo com o governador, não continuar as suas diligências sem se fazer acompanhar de uma pequena força militar.
Regressaram a Bissau e daqui partiram de novo para Susana, armados e municiados. Os Felupes receberam-nos hostilmente, travando-se um combate em que morreram 2 soldados, ficando vários feridos. Imediatamente seguiu para o local o Capitão Sinel de Cordes, que castigou os revoltosos, tanto mais que já no ano passado, na mesma região, tinham cortado a cabeça a 5 soldados. Entretanto, era mandado chamar Bora Sanhá, alferes de segunda linha, para se lhe ordenar que organizasse o mais rápido possível um grupo de irregulares Fulas, com o fim de coadjuvarem as tropas regulares. Poucas horas depois, Bora Sanhá escolhia 100 homens da sua confiança, alguns deles seus antigos companheiros de armas, embarcaram para Jufunco. Corriam os mais desencontrados boatos sobre o que se estava a passar com os Felupes. O Capitão Sinel de Cordes assumiu o comando de regulares e irregulares, ao todo cerca de 400 armas e 5 metralhadoras, começando a bater os revoltosos com a energia que o momento impunha. Os revoltosos refugiram-se entre pântanos. O governador seguiu para o campo de operações. Voltando a Bissau, o governador trocou impressões comigo sobre o que se passava com os Felupes. Que tinham sofrido importantes baixas, resolvera dar por finda as operações, visto que os acontecimentos não tinham a gravidade que lhes atribuía. As nossas tropas, à custa de sacrifícios grandes, tem avançado e arrasado todas as populações por onde têm passado, incendiando as palhotas e destruindo as culturas”
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A carta é longa, tem o condão de introduzir importantes detalhes sobre tudo o que se passou e que, mais adiante encontrará os relatórios posteriores de Velez Caroço, depositado nos Reservados da Sociedade de Geografia de Lisboa, aspetos complementares de grande interesse, se bem que, há que o reconhecer, toda esta história não tem pés nem cabeça se atendermos aos relatórios franceses que davam como seguro que o desastre aéreo ocorrera noutras paragens. E vemos misturados a compreensível ansiedade da Senhora Gaté com o encadeamento de rebeliões Felupes que dão a toda esta trama o ar de uma telenovela de tempos coloniais, onde se cruzam hipóteses absurdas de uma base naval alemã nos Bijagós, interrogatórios brutais a Felupes e a ganância de informadores que a troco de compensações de alguns milhares de francos inventavam a queda de um avião que uns viam ter passado, mas que concretamente ninguém sabia dizer para onde. Que o leitor se prepare, há ainda mais condimentos para adubar esta história verdadeiramente estereofónica.

(continua)
Avião Potez-Salmson
Uma mais que colorida festa Felupe, imagem de Eta Oliveira (do Wattpad), com a devida vénia
Dança do choro, Susana, década de 1960
Dacar, Senegal, anos 1930
René Pélissier
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Nota do editor

Último poste da série de 9 DE NOVEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23773: Historiografia da presença portuguesa em África (342): A União Nacional e um retrato da Guiné em 1942 (2) (Mário Beja Santos)