segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Guiné 63/74 - P1274: Conheci o Alf Rainha na cambança do Rio Corubal, entre Salltinho e Aldeia Formosa (Paulo Santiago)

Photobucket - Video and Image Hosting
Guiné > Canoas utilizadas para cambar o Rio Corubal entre o Saltinho e Aldeia Formosa (Quebo)

Foto: © Paulo Santiago (2006). Direitos reservados. Foto alojada no álbum de Luís Graça > Guinea-Bissau: Colonial War. Copyright © 2003-2006 Photobucket Inc. All rights reserved.

Mensagem do Paulo Santiago, ex-alf mil, cmdt do Pel Caç Nat 53 (Saltinho , 1970/72)

Luís

Após o meu comentário de 11 de Novembro último [post P1269] , lembrei-me do meu primeiro encontro com o Alf Mil Rainha. Como disse no meu P986 (1), ele tinha uma saúde frágil. Quando em fins de Março de 72 cheguei ao Saltinho, vindo de seis meses de Bambadinca, o Rainha estava para Bissau. Tinha ido a uma consulta externa.

Passados dois dias no Saltinho, chegou uma mensagem a Aldeia Formosa, informando que o Rainha tinha vindo no Nord-Atlas para aquele aquartelamento, sendo necessário a malta do Saltinho ir buscá-lo à cambança.

Estava com curiosidade de conhecer este Alferes. Pedi a Susuki Wolf ao meu amigo Abdu, chefe de tabanca do Saltinho, e arranquei em direcção a Ura Candi, tabanca à beira da estrada para o Xitole, cortando ali para a picada que conduzia ao Corubal. Quando cheguei à cambança já lá se encontravam o Rainha e alguns militares de Aldeia. Cumprimentámo-nos e ele comentou:
-Os tipos da [CCAÇ ] 2701 já me tinham dito que eras meio doido e apanhado,mas nunca pensei que aparecesses aqui,sózinho e de moto.

Passados uns dez minutos chegaram as viaturas do Saltinho, onde preferiu ir. A cambança ficava em zona amarela (duplo controle) e, meses atrás a FA [Força Aérea] tinha metralhado por engano umas canoas onde vinham civis e militares, felizmente sem consequências muito graves. Hei-de contar.

Era um bom camarada, o Rainha. Não o imaginava a ter um fim tão trágico (2). Lamento Sinceramente.

Paulo Santiago
____________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 25 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P986: A tragédia do Quirafo (Parte II): a ida premonitória à foz do Rio Cantoro (Paulo Santiago)

(2) 10 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1265: Recordações do ex-Alf Rainha (Xaneco, para os amigos), da CCAÇ 3490 (Saltinho), morto há 20 anos (Maurício Vieira, CCS/3884)

Sem comentários: