O NRP Lira - P 361, foi a terceira de seis LFG - Lanchas de Fiscalização Grandes, a ser construída nos Estaleiros Navais do Alfeite e a sétima de 10 idênticas, pertencentes à mesma classe Argos. Foi aumentada ao efectivo dos navios da Armada em 19 de Junho de 1964.
Montou chapa balística de protecção, de 1/4 de polegada, na ponte e no costado, na zona da casa das máquinas. A LFG Lira deixou Lisboa em 1 de Outubro com destino a Bissau onde chegou a 13 do mesmo mês, depois de ter escalado os portos do Funchal, S. Vicente de Cabo Verde e Praia. Na Guiné, desempenhou missões de simples cruzeiro, patrulha, fiscalização, transporte de fuzileiros e de militares de outros ramos das FA, incluindo feridos e prisioneiros, tendo participado em diversas operações naquele teatro de guerra. Esteve iualmente empenhada em escoltas à navegação comercial e transportes de tropas, apoio à oceanografia com colocação de bóias e reparação de marcas. Foi abatida ao efectido dos navios da Armada em 30 de Setembro de 1975, em Luanda. Efectuou na totalidade, entre 1964 e 1975, cerca de 7.817 horas de navegação.
Montou chapa balística de protecção, de 1/4 de polegada, na ponte e no costado, na zona da casa das máquinas. A LFG Lira deixou Lisboa em 1 de Outubro com destino a Bissau onde chegou a 13 do mesmo mês, depois de ter escalado os portos do Funchal, S. Vicente de Cabo Verde e Praia. Na Guiné, desempenhou missões de simples cruzeiro, patrulha, fiscalização, transporte de fuzileiros e de militares de outros ramos das FA, incluindo feridos e prisioneiros, tendo participado em diversas operações naquele teatro de guerra. Esteve iualmente empenhada em escoltas à navegação comercial e transportes de tropas, apoio à oceanografia com colocação de bóias e reparação de marcas. Foi abatida ao efectido dos navios da Armada em 30 de Setembro de 1975, em Luanda. Efectuou na totalidade, entre 1964 e 1975, cerca de 7.817 horas de navegação.
Fonte: Foto e legenda > Blogue do Manuel Lema Santos, 8º CEORN - 1965 > Reserva Naval > 30 de Setembro de 2006 > NRP Lira (com a devida vénia...)
1. Mensagem do Manuel Lema Santos,
Assunto - As LFG da Classe Argos e os Comboios do Cumbijã
A todos os tertulianos,
Não resisto a enviar um apontamento do que foi a vida das LFG da classe Argos, desde finais de 1963 e até meados de 1968, nas temíveis passagens mensais do rio Cumbijã, frente ao Cantanhez. Com periodicidade mensal, rara era a vez em que os comboios não eram atacados, de forma mais ou menos intensa, em toda a frente compreendida entre a foz do rio Cobade e o porto-cais de Impungueda que servia Cufar, especialmente nas zonas de Catesse, Darsalame, Cafine, Cafal Nalu, Cafal Balanta e Cadique (1).
No pequeno exemplo inserido no blogue [ Reserva Naval] [...] , pretendi incutir apenas uma ideia facilmente compreendida por quem os visita, omitindo voluntariamente alguns pormenores da estratégia naval global que tornariam pesada a apresentação. Todas as LFG passaram por situações idênticas no Cantanhez e algumas - não sei exactamente quais - chegaram mesmo a aportar a Bedanda, caso da LFG Orion.
Blogue Reserva Naval > 15 de Março de 2008 > Guiné, 1967 - Rio Cumbijã: Um ataque à LFG Lira em 4 de Abril de 1967
(....) "Estas linhas são editadas como uma singela homenagem a todos as guarnições de LFG’s, LDG’s, LFP’s, LDM’s, DFE’s, CF’s, que durante anos, nunca deixaram de abastecer os aquartelamentos que disso dependiam ainda que para isso fosse necessário enfrentar o temível Cantanhez. Em todas aquelas unidades a Reserva Naval da Marinha de Guerra esteve sempre presente.
"Homenagem extensiva aos aquartelamentos de Catió, Bedanda, Cufar, Cabedu, Cacine e Gadamael que sempre nos apoiaram e receberam com Camaradagem e Amizade, sem esquecer igualmente a Força Aérea que representou, muitas vezes, a diferença decisiva entre o combóio passar ou não" (...). (2)
Um abraço para todos,
Manuel Lema Santos
_________________
Notas de L.G.:
(1) Vd. poste de 12 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2626: Fórum Guileje (1): E Cameconde ? Cabedu ? E a nossa Marinha ? (Manuel Lema Santos / Jorge Teixeira / Virgínio Briote)
Assunto - As LFG da Classe Argos e os Comboios do Cumbijã
A todos os tertulianos,
Não resisto a enviar um apontamento do que foi a vida das LFG da classe Argos, desde finais de 1963 e até meados de 1968, nas temíveis passagens mensais do rio Cumbijã, frente ao Cantanhez. Com periodicidade mensal, rara era a vez em que os comboios não eram atacados, de forma mais ou menos intensa, em toda a frente compreendida entre a foz do rio Cobade e o porto-cais de Impungueda que servia Cufar, especialmente nas zonas de Catesse, Darsalame, Cafine, Cafal Nalu, Cafal Balanta e Cadique (1).
No pequeno exemplo inserido no blogue [ Reserva Naval] [...] , pretendi incutir apenas uma ideia facilmente compreendida por quem os visita, omitindo voluntariamente alguns pormenores da estratégia naval global que tornariam pesada a apresentação. Todas as LFG passaram por situações idênticas no Cantanhez e algumas - não sei exactamente quais - chegaram mesmo a aportar a Bedanda, caso da LFG Orion.
Blogue Reserva Naval > 15 de Março de 2008 > Guiné, 1967 - Rio Cumbijã: Um ataque à LFG Lira em 4 de Abril de 1967
(....) "Estas linhas são editadas como uma singela homenagem a todos as guarnições de LFG’s, LDG’s, LFP’s, LDM’s, DFE’s, CF’s, que durante anos, nunca deixaram de abastecer os aquartelamentos que disso dependiam ainda que para isso fosse necessário enfrentar o temível Cantanhez. Em todas aquelas unidades a Reserva Naval da Marinha de Guerra esteve sempre presente.
"Homenagem extensiva aos aquartelamentos de Catió, Bedanda, Cufar, Cabedu, Cacine e Gadamael que sempre nos apoiaram e receberam com Camaradagem e Amizade, sem esquecer igualmente a Força Aérea que representou, muitas vezes, a diferença decisiva entre o combóio passar ou não" (...). (2)
Um abraço para todos,
Manuel Lema Santos
_________________
Notas de L.G.:
(1) Vd. poste de 12 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2626: Fórum Guileje (1): E Cameconde ? Cabedu ? E a nossa Marinha ? (Manuel Lema Santos / Jorge Teixeira / Virgínio Briote)
(2) Excerto do artigo do nosso camarada Manuela Lema Santos, com a devida vénia (recomenda-se a leitura do original, enriquecido com fotos e um ficheiro de som):
(...) "Naquele dia, 4 de Abril de 1967, cumprida a rota de ida sem incidentes, iniciou-se então a viagem para juzante, em postos de combate, com o apoio da aviação, rumo à confluência dos rios Cumbijã e Cobade, comboiando duas embarcações civis carregadas com arroz proveniente de Bedanda.
"Tanto embarcações civis como unidades navais navegavam estrategicamente em coluna com uma LDM na testa e a outra na cauda, aproveitando a maré na vazante com os batelões encaixados a meio da coluna. Cada uma das embarcações civis levava uma guarda de fuzileiros constituída por 4 elementos. Comunicações em cima.
"A LFG 'Lira', em cruzeiro na área e vinda do rio Cacine para o Cumbijã para apoio e escolta ao comboio, mantinha-se interposta entre a cauda do comboio e a margem, ligeiramente caída para ré. Com cerca de um quarto de hora de navegação, para jusante, ouviu-se fogo de rajada de metralhadoras ligeiras da margem esquerda.
"A LDM da frente informou serem de flagelação inimiga pela amura de BB, sem que fosse possível localizar correctamente a origem. Foram dadas instruções para manter o silêncio de fogo para que, visualmente, fossem melhor localizadas as armas, pela chama à boca, evitando manobras de diversão do inimigo com o intuito de desviar a atenção do centro de fogo principal, instalado mais a montante. O desenrolar dos acontecimentos veio corroborar a hipótese.
"Pelas características hidrográficas do rio Cumbijã, na curva frente a Cadique, delimitando um estreito canal de navegação existente, o comboio via-se forçado a navegar a uma distância de 30 a 40 metros da margem.
"Precisamente nessa zona, numa extensão de cerca de milha e meia, foi desencadeado violento ataque. Quando a zona provável de origem da flagelação se encontrava no enfiamento do través do navio testa, toda a margem, numa vasta extensão de cerca de 600 metros que abarcava todo o comboio, irrompeu num fogo intenso de armas, com metralhadora pesada e ligeira, pistolas-metralhadoras e bazucas visando, sem distinção, todas as unidades do comboio.
"Quase de seguida, foi desencadeado ataque de morteiro com salvas contínuas de projecteis, algumas com o tiro bem regulado, outras com enquadramento sistematicamente longo, com as granadas a deflagrar para lá de meio do rio.
"As unidades navais reagiram instantaneamente e, em conjunto, bateram sistematicamente com Bofors, Oerlinkon e MG 42 toda a área de ataque apoiadas pelos aviões T-6 que sobrevoavam a zona, picando em sucessão e metralhando o local de ataque. A LFG, com máquinas a vante, toda a força, interpôs-se entre o comboio e o fogo, protegendo a coluna e batendo cadenciadamente a margem com as peças Bofors de 40 mm apoiadas pelas MG 42 montadas nas asas da ponte, pelo fogo das LDM’s reforçadas pelos fuzileiros.
"A cadência de fogo de barragem provocava um ruído ensurdecedor e obrigava a arrefecer os canos das anti-aéreas Boffors com as mangueiras de água ligadas. Os invólucros de latão espalhavam-se pelo convés junto ás peças de vante e de ré.
"Com alguma certeza e à medida que a navegação prosseguia, puderam contar-se diversas bocas de fogo de bazuca postadas ao longo do percurso, possivelmente actuadas por atiradores colocados em abrigos, bem como atiradores com armamento portátil.
"A intensidade de fogo e a extensão da frente inimiga permitiu estimar o grupo em mais de uma centena de homens, todos colocados junto à margem, deitados na bolanha ou em abrigos cavados. Observaram-se mesmo movimentação de alguns, dada a curta distância.
"De Cafal, quase simultaneamente, foi feito fogo de canhão sem recuo, embora apenas três ou quatro disparos e mal direccionados. O campo de tiro a partir daquela zona, não era tão afectado pela limitação natural provocada pela diferença de altura das marés. Seria possível vir a enquadrar, no mesmo enfiamento, todas as unidades que navegassem no local, para montante ou para juzante, oferecendo ao inimigo condições quase ideais para interditar a passagem à navegação.
(...) "Naquele dia, 4 de Abril de 1967, cumprida a rota de ida sem incidentes, iniciou-se então a viagem para juzante, em postos de combate, com o apoio da aviação, rumo à confluência dos rios Cumbijã e Cobade, comboiando duas embarcações civis carregadas com arroz proveniente de Bedanda.
"Tanto embarcações civis como unidades navais navegavam estrategicamente em coluna com uma LDM na testa e a outra na cauda, aproveitando a maré na vazante com os batelões encaixados a meio da coluna. Cada uma das embarcações civis levava uma guarda de fuzileiros constituída por 4 elementos. Comunicações em cima.
"A LFG 'Lira', em cruzeiro na área e vinda do rio Cacine para o Cumbijã para apoio e escolta ao comboio, mantinha-se interposta entre a cauda do comboio e a margem, ligeiramente caída para ré. Com cerca de um quarto de hora de navegação, para jusante, ouviu-se fogo de rajada de metralhadoras ligeiras da margem esquerda.
"A LDM da frente informou serem de flagelação inimiga pela amura de BB, sem que fosse possível localizar correctamente a origem. Foram dadas instruções para manter o silêncio de fogo para que, visualmente, fossem melhor localizadas as armas, pela chama à boca, evitando manobras de diversão do inimigo com o intuito de desviar a atenção do centro de fogo principal, instalado mais a montante. O desenrolar dos acontecimentos veio corroborar a hipótese.
"Pelas características hidrográficas do rio Cumbijã, na curva frente a Cadique, delimitando um estreito canal de navegação existente, o comboio via-se forçado a navegar a uma distância de 30 a 40 metros da margem.
"Precisamente nessa zona, numa extensão de cerca de milha e meia, foi desencadeado violento ataque. Quando a zona provável de origem da flagelação se encontrava no enfiamento do través do navio testa, toda a margem, numa vasta extensão de cerca de 600 metros que abarcava todo o comboio, irrompeu num fogo intenso de armas, com metralhadora pesada e ligeira, pistolas-metralhadoras e bazucas visando, sem distinção, todas as unidades do comboio.
"Quase de seguida, foi desencadeado ataque de morteiro com salvas contínuas de projecteis, algumas com o tiro bem regulado, outras com enquadramento sistematicamente longo, com as granadas a deflagrar para lá de meio do rio.
"As unidades navais reagiram instantaneamente e, em conjunto, bateram sistematicamente com Bofors, Oerlinkon e MG 42 toda a área de ataque apoiadas pelos aviões T-6 que sobrevoavam a zona, picando em sucessão e metralhando o local de ataque. A LFG, com máquinas a vante, toda a força, interpôs-se entre o comboio e o fogo, protegendo a coluna e batendo cadenciadamente a margem com as peças Bofors de 40 mm apoiadas pelas MG 42 montadas nas asas da ponte, pelo fogo das LDM’s reforçadas pelos fuzileiros.
"A cadência de fogo de barragem provocava um ruído ensurdecedor e obrigava a arrefecer os canos das anti-aéreas Boffors com as mangueiras de água ligadas. Os invólucros de latão espalhavam-se pelo convés junto ás peças de vante e de ré.
"Com alguma certeza e à medida que a navegação prosseguia, puderam contar-se diversas bocas de fogo de bazuca postadas ao longo do percurso, possivelmente actuadas por atiradores colocados em abrigos, bem como atiradores com armamento portátil.
"A intensidade de fogo e a extensão da frente inimiga permitiu estimar o grupo em mais de uma centena de homens, todos colocados junto à margem, deitados na bolanha ou em abrigos cavados. Observaram-se mesmo movimentação de alguns, dada a curta distância.
"De Cafal, quase simultaneamente, foi feito fogo de canhão sem recuo, embora apenas três ou quatro disparos e mal direccionados. O campo de tiro a partir daquela zona, não era tão afectado pela limitação natural provocada pela diferença de altura das marés. Seria possível vir a enquadrar, no mesmo enfiamento, todas as unidades que navegassem no local, para montante ou para juzante, oferecendo ao inimigo condições quase ideais para interditar a passagem à navegação.
"Provavelmente posicionado a cerca de 400 metros do comboio porquanto se ouvia distintamente o disparo, sentia-se o sopro do projécteis passando sobre as unidades para, decorrido tempo sensivelmente igual, rebentarem na margem oposta junto à agua, na bolanha.
"Na foz do rio Macobum, o comboio inflectiu o rumo para a margem contrária continuando a ser batido intensamente do lado de Cadique, sobretudo com metralhadora pesada e armas ligeiras, enquanto de Cafine rompia também fogo com armas automáticas e morteiro.
"Entretanto a LFG, ao chegar àquela zona inverteu o rumo e manteve-se frente a Cafine, a efectuar a cobertura de protecção do comboio, voltando a fechar a cauda da coluna, batendo sistematicamente as posições do ataque e calando o inimigo pouco depois.
"Tinha decorrido uma longa hora e um quarto, sem quaisquer baixas mas com diversos impates nas embarcações e nas LDM’s. Baixas prováveis no inimigo mas carecendo de confirmação".
"Na foz do rio Macobum, o comboio inflectiu o rumo para a margem contrária continuando a ser batido intensamente do lado de Cadique, sobretudo com metralhadora pesada e armas ligeiras, enquanto de Cafine rompia também fogo com armas automáticas e morteiro.
"Entretanto a LFG, ao chegar àquela zona inverteu o rumo e manteve-se frente a Cafine, a efectuar a cobertura de protecção do comboio, voltando a fechar a cauda da coluna, batendo sistematicamente as posições do ataque e calando o inimigo pouco depois.
"Tinha decorrido uma longa hora e um quarto, sem quaisquer baixas mas com diversos impates nas embarcações e nas LDM’s. Baixas prováveis no inimigo mas carecendo de confirmação".
1 comentário:
Queria apenas fazer uma pequena correcção ao testmunho do sr. Manuel Lema Santos. A LFG "LIRA" escoltava a LDG "ALFANGE" e navegavam no sentido de Farim Binta e não de S. Vicente para Binta,como refere.Portanto desciam o rio rumo a Bissau com os militares com s sua comissão terminada.Quanto ao restante texto está correcto.
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