terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5426: O mundo é pequeno e a nossa Tabanca... é grande (19): Que emoção ouvir alguém que não se vê há 40 anos (Jorge Teixeira/Portojo)

1. Mensagem de Jorge Teixeira (Portojo)*, ex-Fur Mil do Pelotão de Canhões S/R 2054, Catió, 1968/70, com data de 6 de Dezembro de 2009:


Caros amigos
Gostava que fosse publicado este texto no nosso blogue na rubrica que melhor entenderem



Quanta emoção ao ouvir o camarada Tuuobias que não vejo há 40 anos

Há dias senti que o Luís, e provavelmente por arrasto os seus editores, estavam desanimados por causa das polémicas que aqui levantamos. E com vontade de desistir.

Escrevi dizendo que nem pensassem nisso. Este blogue é a nossa casa. Por muita asneira que digamos, por muitos distúrbios que causemos, aqui vimos parar sempre.

Por ele (blogue) e através dele, pude dizer coisas que estavam guardadas cá dentro há anos. Lembrei coisas esquecidas. Encontrei camaradas que nunca vi mas com quem convivo. Fui encontrar camaradas antigos, até de outras guerras.

Mas hoje estou particularmente emocionado.

Por causa de uma polémica aqui discutida no blogue, (já nem sei qual) o camarada José Câmara, que está nos States, entrou em contacto comigo. Email para cá, email para lá, troca de numeros telefónicos e etc., ele conseguiu descobrir um dos meus açorianos também lá nos States. E hoje falei com ele.

A emoção de ouvir o Tuuobias ao fim de 40 anos, tratando-me por meu sargento. Eu sabia que ele diria isso. E que eu lhe diria, olá Tuuuobias. (Só fui sargento, sem o saber, quando recebi os retroactivos passados seis meses depois da disponibilidade, mas isso para o caso não interessa).

O que interessa, é que depois de ter contactado tanta gente, (RI15, Serviços de Pessoal militares e outros para onde me empurraram, presidentes de Juntas de Freguesia, amizades da net, etc.) ninguém conseguiu o que este espaço fez: fazer-me encontrar (para já foi o primeiro) alguém que procuro há tantos anos.

Por isso Luís, caros Vinhal e M.R. mantenham vivo este espaço. Foi mais uma alegria que senti e vocês foram os culpados. Nunca desanimem. A rapaziada é chata. Mas é a nossa natureza. Quando deixarmos de ser chatos é mau sinal. Nunca mais nos encontraremos.

Um abraço para a Tabanca Grande


2. Comentário de CV:

Face ao primeiro parágrafo do nosso caro Jorge Portojo, tenho que esclarecer umas coisas, a saber:

- Não vejo no Luís pessoa para fugir ao que quer que seja e muito menos capaz de abandonar um projecto, como o nosso Blogue, que ele criou e que tomou as proporções que toda a gente reconhece. Ele é o Blogue. Ele é o aglutinador da tertúlia.

- Quanto a mim, não desisto assim com duas tretas. O vínculo que assumi com o Luís é muito forte. Neste momente nada me faria abandoná-lo, deixando a equipa desfalcada, dando ainda por cima parte de fraco perante a mínima contariedade. Foi ele que me convidou a fazer parte da equipa, só ele me poderá fazer sair.

- Pelo camarada Magalhães Ribeiro não posso falar, mas quero reconhecer-lhe publicamente uma capacidade de trabalho e uma cooperação muito relevantes dentro da equipa editorial.

- Fiquem portanto descansados os camaradas que têm aqui uma equipa coesa que não desmoraliza por dá cá aquela palha.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 8 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5421: Parabéns a você (48): Jorge Teixeira (Portojo), ex-Fur Mil do Pel Canhões S/R 2054

Vd. último poste da série de 9 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5084: O mundo é pequeno e o nosso blogue... é grande (18): João Augusto Silva é meu tio (Pepito)

2 comentários:

Anónimo disse...

Um abraço. Devem mesmo ter sido momentos muito especiais. O José Câmara também me disse que procuravas o açoriano Fernando Botelho Pereira. Vou também tentar por aqui ver se consigo alguma informação.
Os ex-combatentes açorianos não têm tido, de facto, grande participação no blogue, mesmo depois de estarem informados da sua existência. Reconheço que a minha "capacidade mobilizadora" está muito por baixo.
Abraço,
Carlos Cordeiro

Unknown disse...

Aahah
Mas já tenho outro contacto em carteira, vindo do Zé Camara. O Fernando Melo. Isto começa a ir.
Um abraço para a Tabanca