terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5423: Patronos e Padroeiros (José Martins) (7): Transmissões - Arcanjo S. Gabriel




1. Na sua mensagem de 5 de Dezembro de 2009 o nosso camarada José Marcelino Martins (ex-Fur Mil, Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70) fala-nos de mais um Patrono do Exército. Desta feita Arcanjo S. Gabriel da Arma de Transmissões.





PATRONOS E PADROEIROS - VII

TRANSMISSÕES – ARCANJO S. GABRIEL



Gabriel, “o homem forte de Deus”, tornou-se conhecido por ser o mensageiro das boas novas, não só na religião católica, mas também na muçulmana, que acredita que foi através de Gabriel que Deus revelou o Corão a Maomé, assim como Gabriel é citado na obra mística de Bahá'u'lláh, dos Bahá'í.

No Evangelho, segundo S. Lucas, logo no primeiro capítulo, é São Gabriel que anuncia a Zacarias, sacerdote segundo o costume dos sacerdócio, que Isabel, sua esposa que era considerada estéril, iria ter um filho, a quem poriam o nome de João, que viria a ser conhecido por São João Baptista.

No que respeita ao nascimento de Jesus, São Lucas disse: "Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: "Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo". Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: "Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim".

A pena numa mão e o papel na outra, estes são os instrumentos necessários e suficientes para um mensageiro.

Em 12 de Janeiro de 1951, o Papa Pio XII declarou o Arcanjo São Gabriel como o Patrono das Telecomunicações, que, pela mesma razão é considerado Patrono da Arma de Transmissões.

José Marcelino Martins – 5 de Dezembro de 2009
[Organizado a partir de imagem do portal do exercito e texto da Wikipédia]


__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 1 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5383: Patronos e Padroeiros (José Martins) (6): Serviço de Saúde - S. João de Deus

Sem comentários: