segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5419: Os Nossos Camaradas Guineenses (22): Muitos se salvaram pela solidariedade que existia entre todos, brancos e pretos (Braima Djaura, Sold Cond CCaç 19, Guidaje, 1972/74)



Guiné > Região do Cacheu > Guidaje > Cufeu > Maio de 1973 > A caminho de Guidaje, os comandos da 38ª CCmds deparam-se com um espectáculo macabro... Cadávares de combatentes das NT e do IN abandonados, na sequência da batalha de Guidaje... Nesta imagem, brutal embora de má qualiddade, vê-se o cadáver de um elemento das NT, africano NT (provavelmente da CCAÇ 19), com a cabeça apoiada num tronco de árvore...O braço, assinalado com um círculo a amarelo, é o do 1º Cabo Cmd Mendes, à procura de documentos para identificar o cadáver.


Foto: © Amilcar Mendes (2006). Direitos reservados.

Cópia do título de caixa alta do jornal Público, "O inferno de Guidje", 5 de Novembro de 1995




Guiné > Região do Cacheu > Guidaje > CCAÇ 19 > Monumento de homenagem ao Alf Mil Op Esp António Sérgio Preto, morte em combate em 26/6/1972... A esta companhia pertenceu o Braima Djauro, Sold Cond Auto Rodas, u sobrevivente de Binta, Somaje, Cufeu, Ujeque, Guidaje... Foto do Albano Costa, que esteve em Guidaje, depois ds combates de Maio de 1973, pertecendo CCAÇ 4150 (197374).

Foto: © Albano Costa (2005). Direitos reservados.



1. Comentário, de ontem (*), do novo membro da nossa Tabanca Grande (a partir de hoje), Braima Djaura, ex-Sold Cond Auto, CCAÇ 19, Guidaje, 1972/74 (**)...


Caros Camaradas, tenho o privilégio de ver e ler esse Blogue quase diariamente. Até tive um contacto com Camarada Luis Graça por e-mail, sem êxito. Digo privilégio porque tenho um velho computador oferecido por um grande amigo que também cumpria [serviço] na Guiné, condição que me que permite ver e ler várias narrativas e fotos da Guerra e dramas da Guerra, e pós-Guerra.

Até que um dia comentei a suplicação de um Camarada que falou de Malan Baldé, com quem lutou junto por Portugal nas selvas da Guiné, lamentando a situação de esse Camarada, M. Baldé, a vaguear nas Ruas de Lisboa (***)

Percebi que esse amigo, humanamente a meu ver, ficou triste por isso, e entendo logo as palavras dele. É um Homem que se prontifificou a solidarizar-se e a ajudar Malan Baldé, se pudesse claro. Embora [haja] centenas de Malan Baldé, hoje estão na mesma situação, sem meios de sobreviver, doentes, com as sequelas da Guerra Colonial, nem sequer [podendo] tratar-se por dificuldades de acesso.

Acontece que vi neste Blogue tantos nomes na vossa Lista, muitos conhecidos, até combatemos juntos nas matas da Guiné, que não conseguiram escapar aos Fuzilamentos na Região de Mansoa. Estas pessoas já foram e estão enterradas numa vala comum.

Ora bem, Camaradas, nós fomos Militares, mandados combater juntos, sejam Brancos ou Pretos. Havia solidariedade entre todos. Vejo lista dos que não tiveram Sorte, conheço tantos na Lista, tais com Bara Dabó e Malan Sani, que eram de CCaç 14 (*) Ambos podiam ter morrido na tentativa de socorrer Guidaje, entre Samoje e Cufeu, onde morreram tantos Brancos e pretos.

Ora bem, Camaradas, li um comentário de um anónimo falar nas matérias politicas, em ajuste de contas, em Amílcar Cabral, Luís Cabral e outros. Puro desconhecimento ou tentativa de ignorar os Camaradas que combatiam juntos em Nome de Portugal, [e que estão hoje] na miséria e mendicidade. Pergunto se esse Sr. que julga saber, foi ou não Militar? E porque esqueceu da solidariedade que existia entre Pretos e Brancos em nome de Portugal, hoje da UE [União Europeia]?

Caros Camaradas, a meu ver temos que ser solidários. Tal como muitos que convivem hoje na boa, salvaram-se por solidariedade que existia entre todos.

Meu nome é Braima Djaura, Cond Auto Ccaç 19, Guidaje. Acredito que muitos conhecedores deste Blogue também me conheciam, e sabem da CCaç 3 e da CCaç 19, Guidaje. Abraços.

[ Revisão / fixação de texto: L.G.]

______________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 6 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5415: Os nossos camaradas guineenses (20): Homenagem aos 'Comandos' africanos fuzilados na Guiné (III) (Manuel Amaro Bernardo)

(**) Vd. poste de 7 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5418: Tabanca Grande (194): Braima Djaura, Sold Cond Auto, CCAÇ 19, Guidaje, 1972/74, um sobrevivente

(***) Julgo tratar-se do Malan Baldé, filho do régulo de Saré Ganá, ex-milícia, ao serviço da CART 1690 (a que pertenceram os nossos camaradas A. Marques Lopes e Domingos Maçariço), e ex-Comando africano. Vd. poste de 14 de Novembro último, no blogue Batalhão de Artilharia 1914, Tite, Guiné.Bissau > Malan Baldé (Reprodução de artigo do António Moreira, amigo do A. Marques Lopes e do Domingos Maçarico, ex-Alf da CART 1690, e hoje advogado em Torres Vedras, publicado no jornal local Badaladas, de 13/11/09, com o título Malan Baldé: onde estás, Portugal ?).

Reprodução do texto introdutório do poste (assinado por Leandro Gueses):

(...) Com a devida vénia, trago-vos hoje um artigo que espelha bem o desprezo a que foram votados os ex-combatentes, sejam eles portugueses ou nativos.


Este artigo é escrito por António Moreira, hoje advogado em Torres Vedras, e que foi alferes miliciano na cart 1690, que pertencia ao BART 1914, que esteve em Tite pouco tempo e depois marchou para a região de Empada, onde teve várias baixas, incluindo o seu capitão. Após a morte deste, o Alf Moreira foi comandante da Companhia durante muito tempo.


Foi uma companhia que sofreu bastante e daí o valor que este nosso companheiro dá à lealdade e ao respeito devido a quem se entregou de alma e coração às causas em que acreditava. Não interessam as razões.


Neste caso, Malan Baldé, um nativo integrado nas nossas tropas de então, um bravo, um herói e que agora vive em Lisboa em condições miseráveis e de grande necessidade.


Os ex-Combatentes foram mandados para o Ultramar pelos politicos e pelos políticos têm sido humilhados, desprezados e esquecidos. (...).

2 comentários:

Julio Abreu disse...

Caro Amigo Braima,
Foi com grande alegria que li a tua historia, para mais estando tu na Guine. Deves compreender que infelizmente ha alguns ex-militares que so gostam de dizer mal do tempo em que estiveram na Ex-Guine Portuguesa, esquecem-se por vezes que devem a vida aos colegas que eram obrigados a combaterem nessa guerra, apenas dizem mal desse tempo, pois a cor politica deles era do outro lado. Por vezes nos iamos combater em Africa normalmente obrigados, mas faziamos o nosso dever com a cabeca levantada. Infelizmente tive a pouco tempo a confirmacao atravez do nosso blog, que diversos colegas meus haviam sido fuzilados, por exemplo os Tenente Cmd Abdulai Queta Jamanca e Justo O. Nascimento Lopes (no meu tempo os 2 Primeiro Cabos).
Braima, mantem sempre a cabeca bem levantada e falando sempre a verdade sem medo dos comentarios dos "outros", pode ser que ainda um dia te possa dar um abraco.
Julio Abreu
Grupo de Comandos Centurioes

Anónimo disse...

Caro camarada Braima Djaura:

É com um abraço de boas-vindas que saúdo o teu ingresso neste grande blogue, fazem-nos falta mais camaradas e amigos da Guiné, que ajudem a testemunhar a guerra que juntos travamos.

Eu em particular sinto mais o “inferno” de Guidaje, porque o vivi, e posso testemunhar o que a tua sacrificada 19ª Ccd. sofreu nesses dias difíceis para todos nós, tens concerteza muitas estórias desse período para contar.

Depois da retirada da nossa tropa, houve problemas na tua Ccd. nas quais a minha Comp teve que intervir, quando já tínhamos entregue o armamento, que poderiam ser graves, se não fosse o nosso/ vosso bom senso, na resolução do conflito, que já nada de bom augurava para o futuro, como infelizmente veio a acontecer.

Escreve que te faz bem, honras a memória dos teus/nossos camaradas que foram duplamente derrotados.

Um grande abraço

Manuel Marinho ex-1º cabo da 1ª Comp. /Batal.4512