1. Em 23 de Novembro de 2010, recebemos do nosso Camarada José Martins, uma mensagem transmitindo-nos a reposta a um pedido de informação de um nosso Camarada de armas - o José Sampaio -, sobre a correcta naturalidade de um terceiro Camarada nosso morto em combate na Guiné:
2. A mensagem/pedido, com data de 22 de Novembro, era a seguinte:
Pedido de informação do José Sampaio
Caro Luís Graça
Nos meus esforços para recuperar a memória dos combatentes do concelho de Monchique/Algarve mortos em África já consegui reunir 23 nomes que irão constar no memorial que será brevemente inaugurado nesta terra, paralelamente a uma brochura e quem sabe se também a transladação de alguns corpos que por lá ficaram e que o seu blogue oportunamente tem recordado. Este e-mail vem a propósito de o combatente Vitorino António Marques, 1.º Cabo / Pel Rec 42 / 02.07.64 / Cumbijã / Ferimentos em combate / Monchique / Cemitério de Bissau, Campa 956, Guiné. No seu blogue diz-se que é natural de Monchique, mas no Terra Web vem como natural de Sabóia/Odemira. Como esta freguesia alentejana confina com o concelho de Monchique, será que ele moraria em Monchique?
Porque, se de facto tivesse ligação com Monchique, o seu nome constaria também no memorial, como vai acontecer com o António João Alves Manuel Sold da CCav.352/BCav.350, que embora fosse de Aljezur viveu desde criança em Marmelete/Monchique onde está enterrado.
Se me puder ajudar ficava-lhe imensamente grato.
Um abraço do José Rosa Sampaio
PS: Se gostar de História do Algarve mando-lhe o meu livro sobre a República em Monchique, lançado no dia 5 de Outubro
3. No mesmo dia 22, o nosso Camarada José Martins, a quem voltamos a agradecer a sua pronta disponibilidade para nos ajudar neste tipo de solicitações, respondeu assim ao pedido de informação do José Sampaio:
Caro José Sampaio
Em resposta ao seu pedido, ao nosso editor Luís Graça, passo a dar as informações constantes dos dados oficiais, que consta no 8º Volume - Mortos em Campanha - Tomo II Guiné - Livro 1 da Resenha Histórico Militar das Campanhas de África (1961-1974), na página 65, indica:
VITORINO ANTÓNIO MARQUES, 1º cabo nº 247/61, com a especialidade de AM (Apontador de Metralhadora) Panhard, mobilizado no Regimento de Cavalaria nº 8 em Castelo Branca, para integrar o Pelotão de Reconhecimento Fox nº 42, solteiro, filho de António Domingos Marques e de Maria Jacinta, natural da freguesia e concelho de Monchique. Faleceu em 2 de Julho de 1964 vitima de ferimentos em combate, numa operação em Cumbijã (Fulacunda), tendo sido inumado no cemitério de Bissau, campa nº 956.
O Pelotão de Reconhecimento nº 42 chegou a Bissau em Junho de 1962, onde se manteve até Fevereiro de 1964, altura em que foi deslocado para Ganturé até Julho de 1964, altura em que terminou a sua comissão de serviço. Na mesma operação em que morreu o Vitorino Marques, também foi morto em combate o Soldado José Carlos Firme Pires, com a mesma especialidade e do mesmo pelotão, natural de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa.
Julgando ter dado satisfação ao seu pedido,
José Martins
___________ Nota de M.R.: Vd. último poste desta série em:
22 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7155: Em busca de... (148): Aurino Barbosa Medeiros, ex-Fur Mil Operações Especiais/RANGER da 2ª CART do BART 6523
1 comentário:
Dirigindo-me ao amigo ao José Sampaio.
Depois da informação dada com precisão, pelo camarada José Martins, e não parecendo haver qualquer dúvida.
Contudo para evitar algo da confrontação das duas fontes, agora nada obsta confirmar com o assento de nascimento e o qual ainda está em arquivo na Conservatória do Registo Civil de Monchique.
Saudações algarvias
Arménio Estorninho
Lagoa-Algarve
Enviar um comentário