segunda-feira, 3 de julho de 2017

Guiné 61/74 - P17536: Notas de leitura (974): “a Presença Portuguesa na Guiné: História Política e Militar 1878-1926”, Caminhos Romanos, 2016 (2) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 29 de Junho de 2017:

Queridos amigos,
A investigação de Armando Tavares da Silva não ilude (pelo contrário, ilumina) as vicissitudes da vida da província, a partir de 1879, as sublevações, os conflitos, os tratados, a paz instável. Fica-se com a noção de que neste período que vai até 1890 avultam atos de heroísmo e de galhardia militar, como Marques Geraldes, e regista-se uma governação exímia, a de Pedro Ignacio de Gouveia.
Somam-se as dificuldades, há muita tropa indisciplina, os degredados são problema, não há dinheiro para desenvolvimento. É um verdadeiro jogo do empata e da manha para tentar ocupar o território, na ausência de uma administração efetiva.

Um abraço do
Mário


A presença portuguesa na Guiné: história política e militar 1878-1926, 
Por Armando Tavares da Silva (2)

Beja Santos

Dentre os mais importantes trabalhos historiográficos referentes à Guiné, é da mais elementar justiça pedir a atenção de todos os interessados para uma investigação de grande fôlego: “a Presença Portuguesa na Guiné: História Política e Militar 1878-1926”, Caminhos Romanos, 2016.

Que o leitor se previna: são mais de 960 páginas, uma belíssima apresentação gráfica, poder-se-á mesmo adjetivar que é inexcedível, um bom acervo fotográfico e um conjunto de mapas que facilitam a leitura de tão avultado miolo. O investigador escolheu aquele período peculiar que vai das primícias da autonomização da Guiné face a Cabo Verde até à chegada da Ditadura Nacional, correspondente na colónia a uma fase que prometia arranque económico, num quadro de uma certa pacificação, em que a administração colonial se estava a disseminar por pontos importantes no território.

Armando Tavares da Silva é imbatível nos elementos carreados, não hesito em dizer que doravante, quem se quiser abalançar a revisitar este período histórico, tem que percorrer esta obra, sem prejuízo das outras investigações que fazem parte da bibliografia obrigatória.

Pedro Ignácio de Gouveia é o segundo governador da Guiné  [1881-1884, 1º mandato] , tem uma prosa exemplar nos seus relatórios e considero que o seu texto sobre a epopeia do Alferes Marques Geraldes que foi resgatar a Selho gente tirada de S. Belchior uma obra-prima, já o disse num dos meus livros. O autor descreve as preocupações deste governador, ele é contemporâneo de uma nova expedição contra os Beafadas de Jabadá, é favorável a tratados de paz e pressente a gravidade do que se está a passar no Forreá, um fenómeno ainda mal estudado, tem a ver com a crescente pressão dos Fulas que vieram do Futa Djalon e puseram em alvoroço o mosaico étnico, fazendo avivar guerras entre Fulas Forros e Fulas Pretos.

Dá relevo a desavenças que ocorrem em Geba e em Buba, vive-se numa turbulência constante de saqueios de povoações, roubos, atos hostis. É nesse contexto que irão ocorrer operações em Nhacra, os Balantas tinham aprisionado uma embarcação e foram assassinados alguns tripulantes. Mais negociações com rei de Safim, obteve-se uma submissão temporária. No seu segundo relatório, com data de 26 de Janeiro de 1884, o governador volta a dizer algumas verdades como punhos: insuficiência da guarnição, indisciplina militar (recomenda que se realize o recrutamento na província), propõe reformas, pede recursos para lançar empreendimentos essenciais.

Os incidentes no Casamansa vão ser uma constante a partir de 1884, a França pressiona, percebe-se claramente que quer arredar qualquer presença portuguesa na região. Problemas não faltam, o autor fala-nos de um habitualmente omitido na historiografia, o dos degradados. O governador solicitara que fosse abonada a passagem para a metrópole aos indivíduos que houvessem completado o tempo de degredo em Angola; mas este problema não se limitava às questões de patrulhamento, como escreve: “De Angola e de S. Tomé estavam sendo enviados degredados para a Guiné, onde não existia colónia penal, nem condições para evitar a fuga dos presos como já tinha acontecido”.

Pedro Ignácio de Gouveia teve uma governação sem descanso, até houve guerra entre os Beafadas e Mandingas e Fulas-Forros. Volta a fazer minucioso relatório e chega novo governador em 1885, o Capitão-Tenente Francisco de Paula Gomes Barboza [1885-1886], também não teve a vida descansada, por esse tempo uma figura que irá dar muitas dores de cabeça, Mussá Moló, ameaçou fechar o rio Geba, houve que fazer uma incursão a Sambel Nhantá, então a capital do regulado do Cuor. Marques Geraldes passa à chefia de presídio de Geba, aqui granjeará fama.

O autor desenvolve os acontecimentos do Casamansa que irão desaguar na Convenção de Maio de 1886, é capítulo de primordial importância, convém não esquecer que houve perdas graúdas como o Casamansa, mas Portugal que tinha ali uma colónia de praças e presídios ganhou território para o interior, praticamente desconhecido, sobretudo no Leste e no Sul.

No período de 1886-1887 continua-se na efervescência de todo o fenómeno da expansão do Reino de Alfa Moló que encontra apoios em Mussá Moló, entre outros, para espalhar a guerra. Marques Geraldes escreverá que “Moló lutou até ao último dia da sua vida, tendo conseguido destruir quase todo o poder dos Beafadas e Mandingas nos territórios de Geba até Gâmbia (…) As margens do rio Geba, desde a sua embocadura, eram povoadas por Beafadas e Mandingas que ainda não tinham sentido a mão do vencedor. Mussá, por meio de planos bem combinados, soube vencer aqueles restos dos grandes povos que dominaram na Guiné e que em poucos anos tinha suplantado Beafadas e Mandingas, ficando possuidor de ambas as margens do rio Geba desde a sua embocadura, e nós à sua perfeita disposição”.

Houve que fazer expedições, tiveram à frente Marques Geraldes. Em Setembro de 1886, virá novo governador, o Tenente-Coronel João Eduardo Brito [1886-1887], prosseguem as operações, os tratados de paz, sempre efémeros. Marques Geraldes preparou um ataque à capital Sancorlã, teve que suspenda a guerra, assinou-se um tratado como Mussá Moló.

Chegou o momento de tentar um esforço de síntese para apreciar o trabalho de Armando Tavares da Silva. Compila muitíssimos dados, desde as primícias da consagração da Guiné como província, mostra os meios de que o governador dispõe para proceder a operações militares, a natureza buliçosa das diferentes etnias que não se reconhecem na soberania portuguesa. Repertoria as sucessivas operações e não esconde as diferentes deceções dos governadores perante uma quase indiferença dos políticos de Lisboa, que não correspondem ao apelo de mais meios.

O período subsequente, 1887-1890, traz acontecimentos na esteira dos anteriores. Agora o governador é o Contra-Almirante [Francisco] Teixeira da Silva [1887_1888]. Problemas em Buba não faltam. Mussá Moló continua a atacar tabancas. Marques Geraldes, até então um militar de comprovado brio e heroísmo, termina a sua presença na Guiné de forma inglória. Incidentes não faltam, um pouco por toda a parte. Demarcam-se fronteiras para a província, há nova operação contra os Balantas de Nhacra. Com dor e mágoa, abandona-se Ziguinchor. Teixeira da Silva escreve relatório, é documento com laivos de amargura. O relato de conflitos e rivalidades prossegue, ocupa-se Cacine, a contragosto dos franceses. E em 1890 chega novo governador, o Major Augusto Rogério Gonçalves dos Santos [1890-1891].

(Continua)
____________

Nota do editor

Poste anterior de 30 de junho de 2017 > Guiné 61/74 - P17526: Notas de leitura (973): “a Presença Portuguesa na Guiné: História Política e Militar 1878-1926”, Caminhos Romanos, 2016 (1) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: