quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Guiné 61/74 - P24836: A minha ida à guerra (João Moreira, ex-Fur Mil At Cav MA da CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72) (16): HISTÓRIA DA COMPANHIA DE CAVALARIA 2721: Capítulo II - Actividades no TO da Guiné - Operação "Jaguar Vermelho", de 26 de Maio a 8 de Junho de 1970 na região do Morés



"A MINHA IDA À GUERRA"

16 - HISTÓRIA DA COMPANHIA DE CAVALARIA 2721: CAPÍTULO II - ACTIVIDADES NO TO DA GUINÉ

OPERAÇÃO "JAGUAR VERMELHO", DE 26 DE MAIO A 08 DE JUNHO DE 1970 NA REGIÃO DO MORÉS

João Moreira


Furriel Moreira e alferes de 2.ª Linha Suleimane
Furriel Moreira num posto de vigia


1 - O MEU COMENTÁRIO AO DIA 26 DE MAIO DE 1970

OPERAÇÃO JAGUAR VERMELHO

1970/MAIO/26 ÀS 09H00M

Às 09H00 o meu grupo de combate (4.º GComb), reforçado com 15 milícias, saiu para a região de BISSANCAGE, onde encontrou um trilho muito recente e batido, de MORÉS para MADINA MANDIGA e o alferes Silva decidiu emboscar neste local.
Enquanto o alferes Silva estava a instalar os primeiros elementos do 4.º grupo de combate, que eram milícias, surgiram 2 elementos inimigos armados. Deste contacto resultou o ferimento e captura de 1 elemento inimigo e a fuga do outro.
Do contacto também resultou a morte de um soldado milícia nosso, que foi morto pela rajada dum soldado nosso (F.R.) que, por precipitação ou por medo fez fogo para o local onde estava o alferes e os milícias e só parou o fogo quando o alferes e os milícias gritaram para parar. Não sei se o alferes avisou do que se estava a passar, mas o soldado tinha obrigação de saber que estavam ali os nossos militares.

Quando a situação estava controlada e trouxeram o guerrilheiro para o local onde estava o resto do grupo de combate, os outros milícias queriam matá-lo à pancada. Tive que intervir para acabar com esta cena de vingança. Mas há uma frase dum soldado milícia nosso que não esqueci, nem esquecerei e que é a seguinte:
"Furriel, se "turra" apanha nós (e fez um gesto com o dedo indicador no pescoço (= corta-nos o pescoço OU mata-nos) mas se apanhar pessoal branco trata-o bem".

Quanto aos 15 elementos do PAIGC é um número exagerado. Eu vi-os bem e de perto, mais ou menos a 20 ou 30 metros.
Por coincidência, este grupo foi detectado pelo soldado que tinha feito a rajada no contacto anterior e voltou a agir por conta própria.
Não avisou o furriel Ramalho, que comandava a secção dele, nem os camaradas.
Sem ordem dos superiores, apontou a G3, premiu o gatilho, mas a bala não percutiu.
Foi nessa altura que eu vi, a cerca de 20 a 30 metros, o grupo inimigo que fez fogo com RPG e metralhadora, sem consequência para nós.



2 - O MEU COMENTÁRIO AO DIA 31 DE MAIO DE 1970

OPERAÇÃO JAGUAR VERMELHO

1970/MAIO/31

Às 06H30 rebentou uma armadilha montada por nós na véspera.
Os guerrilheiros reagiram com rajadas em várias direcções, para ver se nós denunciávamos a nossa presença e locaçização.
O Rafael de Jesus Lopes, apontador de morteiro 60 do meu grupo de combate reagiu e eu chamei-o à atenção por ter feito fogo sem eu ter dado ordem. Ele respondeu que foi ordem do nosso capitão.
Eu não teria dado ordem, porque o fogo inimigo tinha todo o aspecto de ser para saber se e onde nós estávamos.
Após este contacto fomos ver o resultado da armadilha acionada e mudar de local porque já estávamos detetados. Nessa altura verificamos sulcos de arrastamento no chão, além de sangue e uma sandália plástica ensanguentada.
Retiramos para um local onde seria feito o reabastecimento de água.

Instalamos os 3 grupos de combate (2.º e 4.º grupos de combate da CCav 2721, mais o grupo de milícias), em círculo para o heli pousar e deixar a água.
O capitão MOURA BORGES ficou numa zona central, junto a uma árvore de grande porte.
Bastante tempo depois de a Companhia se ter instalado, fomos surpreendidos com um forte ataque com morteiros, RPG e armas ligeiras.
Reagimos o melhor que soubemos e pudemos - éramos periquitos, com 45 dias de Guiné - e lá conseguimos conter o ataque.
No rescaldo do ataque, tínhamos o capitão, o alferes Silva, do meu grupo de combate, e alguns soldados e milícias feridos com estilhaços. Atendendo à gravidade dos ferimentos, o capitão e o alferes tiverem que ser evacuados.
Havia mais militares com alguns estilhaços, mas não foram evacuados, porque não eram graves.
O reabastecimento de água foi feito nesta ocasião. A água veio em pipos de vinho, que lhe davam um sabor horrível, segundo informaram os soldados que beberam dessa água.

Com estas evacuações,  a Companhia passou a ser comandada pelo alferes Pimentel do 2.º grupo de combate, e o 4.º grupo de combate passou a ser comandado por mim (furriel miliciano Moreira).

(continua)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 2 DE NOVEMBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24816: A minha ida à guerra (João Moreira, ex-Fur Mil At Cav MA da CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72) (15): HISTÓRIA DA COMPANHIA DE CAVALARIA 2721: Capítulo II - Actividades no TO da Guiné - Abril / Maio 1970

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, João...Temos 4 referèncias à Op Jaguar Vermelho. Voiu ler com mais atenção. Um abraço. Luis

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Operação "Jaguar Vermelho" - 26Mai a llJun70

Forças da CCP 121, 3 GComb/CCaç 2444, 4 GComb/CCaç 13, 3 GComb/CCaç 15,3 GComb/CCav 2721, 4 GComb/CArt 2732, com APAR (apoio de artilharia), efectuaram patrulhamentos, emboscadas e batidas na região de Morés, Sectores 01 e 04.

As NT emboscadas na região de Binta, capturaram 1 guerrilheiro armado com "longa" e sofreram 1 morto; em Mamboncó, causaram baixas prováveis; em Mansoa 6 E5, fizeram 1 morto e apreenderam outra "longa"; em Binta provocaram mais 1 morto e confiscaram 1
esautom "Simonov".

Durante batidas efectuadas em Mansoa, Binta, Ca Quebo e Farim houve contactos com o ln, que sofreu 3 mortos e 12 feridos; foram capturadas 2 esautom "Simonov", 1 esp "Mauser" e 1 pmetr
"Thompson" .

Evacuada 1 mulher ferida e recuperados 60 elementos da população.

Fonte: CECA - Comissão para Estudo das Campanhas de África: Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974) : 6.º Volume - Aspectos da actividade operacional: Tomo II - Guiné - Livro II (1.ª edição, Lisboa, 2015), pág. 486.