1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 31 de Janeiro de 2024:
Queridos amigos,
Chegou a hora de fazer um balanço ao conjunto de operações da Força Aérea com o intuito de aniquilar os sistemas antiaéreos em poder do PAIGC. Numa reunião de comandos efetuada em abril de 1968, porventura em hora de despedida do general Arnaldo Schulz da Guiné, dava-se como provado que reduzira substancialmente o poder antiaéreo do PAIGC, e compulsaram-se dados de 1965 até àquela data. É notório que o PAIGC não tinha hipóteses de contrariar a supremacia aérea, naquelas circunstâncias, precisou de uma arma maleável e letal, como os mísseis terra-ar que entraram em ação em 1973. Fica para a história o que estes aviadores escreveram quanto à bravura dos artilheiros do PAIGC naqueles três pontos cruciais no Sul da Guiné e, igualmente, fica comprovado que durante a governação de Schulz se usaram de todos os meios possíveis e oferecidos àquele teatro de operações para contrariar a combatividade e mesmo o destemor de quem lutava pela sua independência.Vamos agora ver a vida operacional da Força Aérea no tempo do governador Spínola.
Um abraço do
Mário
O Santuário Perdido: A Força Aérea na Guerra da Guiné, 1961-1974
Volume II: Perto do abismo até ao impasse (1966-1972), por Matthew M. Hurley e José Augusto Matos, 2023 (10)
Mário Beja Santos
Deste segundo volume d’O Santuário Perdido, por ora só tem edição inglesa, dá-se a referência a todos os interessados na sua aquisição: Helion & Company Limited, email: info@helion.co.uk; website: www.helion.co.uk; blogue: http://blog.helion.co.uk/.
Capítulo 3: “Eram eles ou nós”
Os autores têm evidenciado as alterações operadas quer nos equipamentos e armamentos da Força Aérea quer nas respostas encontradas pelo PAIGC para procurar intimidar a supremacia dos ares, graças a sistemas defensivos de origem soviética. As principais inovações do lado português deveram-se à chegada do Fiat e do Alouette III e deste com o helicanhão. Na região Sul, no Cantanhez e no Quitafine, o PAIGC pôs-se em confronto com a aviação portuguesa, e daí termos enunciado um conjunto de operações que visavam destroçar totalmente tais equipamentos.
Do lado da Força Aérea, considerava-se que o material bélico não era adequado para operações no Quitafine. O General Nico recordou que tal material não era muito eficaz naquele terreno instável, a força explosiva dissipava-se no terreno macio e arenoso. “Mesmo quando os impactos ocorreram relativamente perto deles, logo que a poeira assentava e passava a dor de ouvidos, os guerrilheiros continuavam a atirar.”, observou o general. Felizmente para os aviadores portugueses, as mesmas características do solo que silenciavam os efeitos das suas bombas também realçavam as posições dos canhões dos sistemas de defesa antiaérea. “Os revestimentos destes sistemas em terra brilhavam intensamente sob o sol fortíssimo da Guiné e tornavam a localização do alvo muito mais fácil”, continuou o General Nico. O Tenente-coronel Costa Gomes rebate tal opinião alegando que “com os alvos a dispararem contra nós, a probabilidade de colocar uma bomba em tal pequeno círculo era muito estreita.” Apesar destes prós e contras, a Zona Aérea respondeu com uma outra série de operações contra os sistemas de defesa antiaérea no Sul da Guiné, no início de 1968.
Os aviadores portugueses inauguraram o novo ano com a Operação Faísca, um ataque de dois dias a posições antiaéreas identificadas em Dameol e Banir, na Península do Quitafine, lançaram 5400 kg de bombas em dois locais em 19 surtidas, destruindo uma ZPU de 14,5 mm em Banir e uma DShK de 12,7 mm em Dameol. Os aviadores portugueses, no regresso destas surtidas, reportaram que os outros locais estavam “possivelmente destruídos, tendo sido completamente abandonados pelo inimigo”. Durante todo o mês de janeiro de 1968, os Fiat também retaliaram contra o fogo antiaéreo. Fizeram-se relatórios mencionando que se tinham destruído pelo menos mais quatro armas do sistema de defesa antiaéreo.
No entanto, estes sucessos não conseguiram afastar a ameaça da atividade antiaérea. Em fevereiro, a Zona Aérea levou a efeito uma outra campanha no Quitafine, três operações batizadas de Operação Martelada I, II e III. A primeira fase da operação procurava responder a um ataque aéreo perto da localidade de Quitafine, Calaque Manjaco, que ocorreu em 9 de fevereiro. Perto das 13 horas, quatro Fiat partiram de Bissalanca, cada um carregando quatro bombas de 50 kg e duas bombas de 200 kg, e atacaram posições em Cassebeche e Calaque Manjaco, fazendo explodir aqueles locais com 24 bombas em menos de 30 segundos; uma segunda onda aconteceu às 16 horas, e encontrou as posições do PAIGC abandonadas; os Fiat baseados em Bissalanca fizeram um total de 10 surtidas para a Operação Martelada I, lançando 4800 kg de bombas e destruindo duas das posições de defesa antiaérea na Península do Quitafine; dois dias depois, a Zona Aérea lançou a Operação Martelada II, em resposta ao fogo da metralhadora pesada dirigida contra os Fiat quando estes sobrevoavam Cassebeche; nove surtidas de Fiat atingiram no local uma DShK de 12,7 mm com oito bombas de 50 kg, seis bombas de 200 kg e oito embalagens de napalm, alegadamente destruíram uma posição de bateria antiaérea e forçaram à evacuação de outras duas. No final do dia fez-se um reconhecimento a estes locais, e não houve resposta do PAIGC. Os resultados satisfatórios das Operações Martelada coincidiram com a melhoria da disponibilidade de munições, o que induziu o comando da Zona Aérea e o GO 1201 a planear futuros ataques com ondas de quatro a cinco Fiat largando cargas máximas em tempos muitíssimo rápidos. Era tal a violência destes ataques que os guerrilheiros antiaéreos se sentiam obrigados a abandonar as posições, mas não havia a certeza de que eles e as suas armas tinham sobrevivido a tal ataque inicial.
O perigo que decorria dos aviões baseados em Bissalanca tornou-se um alvo tentador ao PAIGC, o que levou a que tivesse feito um ataque sem precedentes contra a instalação, durou 6 minutos, começou às 23h30 de 18 de fevereiro de 1968, foram 10 tiros de morteiro e usaram-se granadas de propulsão, foi tudo disparado de fora do perímetro de segurança, registaram-se dois mortos e doze feridos em milícias acampados na base, mas não teve qualquer impacto nos aviões e causou apenas danos materiais “insignificantes”. Com efeito, na manhã seguinte, de Bissalanca partiram 30 surtidas para operações que estavam a decorrer, incluindo uma missão aérea de cariz empresarial. No entanto, o PAIGC bem tentou fazer propaganda da operação, dizendo que tinha sido um grande sucesso, reivindicou a destruição de dois aviões, três hangares e a torre de controlo. O líder do PAIGC condecorou os 13 guerrilheiros que tinham participado na operação com a “Estrela Negra do Partido”. Pondo de parte a verborreia da propaganda, ficou claro que o PAIGC adquirira capacidade de infiltrar militantes fortemente armados em Bissau e arredores, atacar e retirar-se sem ser intercetado.
E ficou a pairar no ar a possibilidade do PAIGC “bombardear campos de aviação, realizar emboscadas e atacar aviões à medida que estes descolavam”, era o que já constava numa diretiva do partido de 1965. Na verdade, o PAIGC já tinha reivindicado, de uma forma totalmente irrealista, mais de 20 ataques contra pistas de aterragem, dizendo mesmo que tinham deixado o campo de aviação de Cufar “inutilizável para a aviação”, tinha sido uma destruidora operação com morteiros. Estes ataques da propaganda não perturbaram a campanha antiaérea da Zona Aérea no Quitafine, e os Fiat do GO 1201 regressaram a Cassebeche para a Operação Martelada III, em 7 de março. Uma vaga de quatro Fiat lançou 12 bombas de 50 kg, 6 bombas de 200 kg e 2 bombas de napalm contra um sistema antiaéreo ZPU-4 de 14,5 mm, destruindo-o. Os Fiat também metralharam quatro posições DShK 12,7 mm que estavam próximas, o que levou os artilheiros a transferirem-se para locais mais seguros. O reconhecimento fotográfico posterior confirmou a “aniquilação brutal do complexo” que “quebrou a capacidade de reação do inimigo”, como lembrou o General Nico.
A Operação Martelada III seria a última operação planeada pela Zona Aérea, embora tivessem continuado ataques de viação contra o fogo antiaéreo do PAIGC. Estas iniciativas da Zona Aérea atacando os sistemas antiaéreos do PAIG terão feito diminuir as iniciativas destes: os ataques antiaéreos em 1966 foram em número 110 e passaram para 29 em 1968, houve uma queda acentuada no Setor Sul que, incorporava como Cantanhez e Quitafine. Numa reunião de comandos presidida por Schulz, em abril de 1968, houve consenso quanto a uma diminuição significativa no fogo hostil dirigido contra aviões portugueses. Nem um único avião português fora derrubado por fogo hostil em todo o país, entre 1965 e o primeiro semestre de 1968.
A Zona Aérea sofreu perdas acidentais durante esses anos, conforme se pode ver no anexo III. Em 21 de julho de 1966, um DO-27, em voo de rotina e transportando correspondência, desviou-se para o espaço aéreo senegalês e caiu no mar, os pilotos, os alferes José de Sousa e Manuel Lima Leite, foram resgatados por um navio alemão, detidos algum tempo em Dacar e depois devolvidos a Bissau em 4 de agosto. No início do ano seguinte, em 22 de fevereiro, a Esquadra 121 sofreu a sua primeira perda operacional de um avião Fiat. O comandante da Esquadra, Major Armando dos Santos Moreira, estava a bombardear uma suposta posição antiaérea perto de Gã Pedro, na região de Quinara, quando o seu avião ficou danificado por estilhaços da sua própria bomba de fragmentação de 200 kg, possivelmente devido a uma detonação prematura. Acompanhado pelo seu asa, Tenente Egídio Lopes, Moreira tentou trazer o seu avião de volta a Bissalanca, mas os danos eram muitíssimos elevados e foi forçado a ejetar-se a uma altitude de 2000 pés durante a sua aproximação, foi recuperado e evacuado para convalescença, o seu avião ficou totalmente perdido. Finalmente, em 15 de junho de 1968, um T-6 sofreu uma falha de motor e caiu entre Chéché e Madina do Boé. No dia seguinte, paraquedistas helitransportados recuperaram a aeronave danificada que foi posteriormente desfeita.
(Coleção José Nico)
(continua)
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Notas do editor
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