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domingo, 8 de junho de 2025

Guiné 61/74 - P26898: Notas de leitura (1806): "Gil Eanes: o anjo do mar", de João David Batel Marques (Viana do Castelo: Fundação Gil Eanes, 2019, il, 132 pp.) - Parte III: O orgulho da ENVC (Estaleiros Navais de Viana do Castelo)




Capela no convés > O navio tinha 72 tripulantes, capacidade de internamento de 74 doentes e podia levar mais 5 passageiros. Dispunha de 2 médicos, equipa de enfermagem e 1 capelão (que também podia celebrar missa na enfermaria). 

Fonte: João David Batel Marques - Gil Eanes, o anjo do mar = Gil Eanes, the angel of the sea. Viana do Castelo : Fundação Gil Eanes, 2019, pág. 105






"Diário de Lisboa", 20 de março de 1955, pp. 1 e 2


Fonte: , "Diário
de Lisboa", nº 11598, Ano 34, Domingo, 20 de Março de 1955, Fundação Mário Soares / DRR - Documentos Ruella Ramos, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_19336 (2025-6-7





"Diário de Lisboa", 26 de maio de 1955, pág. 8

Fonte:
(1955), "Diário de Lisboa", nº 11664, Ano 35, Quinta, 26 de Maio de 1955, Fundação Mário Soares / DRR - Documentos Ruella Ramos, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_19256 (2025-6-7)



1. Estamos a publicar algumas notas de leitura do livro "Gil Eanes, o anjo do mar", da autoria de João David Batel Marques (Viana do Castelo : Fundação Gil Eanes, 2019, 132 pp,. ed. bilingue em português e inglês) (*)

O livro narra a vida, a morte e a ressurreição do último navio-hospital da frota bacalhoeira (1955-1984), depois de ter feito, no período de 1955 a 1984, 73 viagens (com ponto de partida em Lisboa e chegada também em Lisboa" (pág. 94).

O autor é o capitão ilhavense David João David Batel Marques (n. 1953).  autor e coautor de diversos livros sobre a pesca do bacalhau, os seus navios e as suas gentes, alguns deles publicados pela Fundação Gil Eanes.

 O novo "Gil Eanes" seria o orgulho da nossa indústria de construção naval. Foi projetado pelo capitão-de-mar-e-guerra (posto da Marinha equivalente a coronel do Exército e da Força Aérea), o engenheiro Vasco José Taborda Ferreira (não há  qualquer referência sobre ele na Net..), e foi construído nos ENVC (Estaleiros Navais de Viana do Castelo), segundo as especificações técnicas e legais da Direção da Marinha Mercante e as regras do Lloyd's Rergister Shipping (que supervisionaria a construção).

Diz o o autor, na pág. 39 que foi "a construção nº 15 da ENVC"... A encomenda era do Grémio dos Armadores de Navios de Pesca do Bacalhau. Preço final: 40 mil contos (!) (mais de 23 milhões de euros a preços atuais e não propriamemet 200 mil euros) (pãg. 39). 

A construção foi subsidiada pelo Plano Marshal, por intermédio do Plano de Fomento Nacional (1950).

Embora em dia de temporal, 20 de março de 1955, a cerimónia de flutuação foi realizada com pompa e circunstância em Viana do Castelo que na ocasião se engalanou a preceito . E dois meses depois já estava nos bancos da Terra Nova. (vd. recortes de jornais acima). (**)

Infelizmente, o novo navio-hospital "Gil Eanes" chegou já tarde à "frota branca": a "epopeia portuguesa" da pesca do bacalhau estava a chegar ao fim, os barcos de arrasto (autónomos, com enfermeiro a bordo) iriam substituir progressivamente  os "lugres" da pesca à linha com os dóris (uma "excentricidade folclórica" de Portugal, dizem os críticos...) e o "Gil Eanes" vai ter que fazer pela vida para sobreviver como navio da marinha mercante...Em 1975 já não há navios portugueses a pescar com dóris... Em 1973,  18 anos  depois de ter sido lançado ao mar,  o "Gil Eanes" realiza a sua última campanha de assistência à frota bacalhoeira, deixando de se justificar a sua presença (de resto, dispendiosa) nos bancos da Terra Nova... 

"Em 1974, escreve o autor, eram somente 3 os navios  da pesca à linha, tendo 2 naufragado e o terceiro, 'Novos Mares', regressou a Portugal com a tripulação em greve e o porão sem peixe, carregado de sal" (pág. 77).

Recorde-se que o nosso grão-tabanqueiro, illhavense, já falecido, Tibério Paradela,  capitão da marinha mercante (concluiu o curso de pilotagem da Escola Náutica, em Lisboa, em 1960), foi imediato no navio bacalhoeiro à linha 'Novos Mares', o último bacalhoeiro em madeira, construído na Gafanha da Nazaré (fez parte da Frota Branca até 1986, data em que foi abatido à frota por ordem do Secratário de Estado das Pescas; em 1991 foi oferecido para se transformar em museu, o que nunca se concretizou; por incúria ou desleixo acabando por se afundar no porto de Aveiro; enfim, mais um rime de lesa-património na nossa terra).

(Continua)

PS - É de lembrar que alguns dos nossos primeiros membros da Tabanca Grande trabalharam nos ENVC...De cor, recordo os seguintes camaradas que trabalharam nos ENVC:

  • António Manuel Sousa de Castro
  • Américo Marques
  • Manuel Castro.
  • Osvaldo Cruz

Não são, obviamente, do tempo  da construção do navio- hospital "Gil Eanes" (1952- 1956), mas devem estar lembrados do seu regresso a Viana para, a partir da sucata, se (re)fazer a obra-prima museológica que agora pode ser visitada na capital do Alto Minho.



 João David Batel Marques - Gil Eanes, o anjo do mar = Gil Eanes, the angel of the sea. Viana do Castelo : Fundação Gil Eanes, 2019. - 132, pp.  : il (Ed. bilingue em português e inglês | ISBN 978-989-99869-7-8)

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 Notas do editor LG: 

(*) Vd. postes de:

 26 de maio de 2025 > Guiné 61/74 - P26847: Notas de leitura (1800): "Gil Eanes: o anjo do mar", de João David Batel Marques (Viana do Castelo: Fundação Gil Eanes, 2019, il, 132 pp.) - Parte I: A história do navio-hospital da frota bacalhoeira (Luís Graça)

29 de maio de 2025 > Guiné 61/74 - P26860: Notas de leitura (1802): "Gil Eanes: o anjo do mar", de João David Batel Marques (Viana do Castelo: Fundação Gil Eanes, 2019, il, 132 pp.) - Parte II: A questão da assistência à frota branca, que atinge o seu auge com o Estado Novo, nos anos 40/50: em 1958 a "faina maior" tinha 77 unidades e 5736 homens (Luís Graça)


(**) Último poste da série > 6 de junho de 2025 > Guiné 61/74 - P26893: Notas de leitura (1805): "Crepúsculo do Império, Portugal e as guerras de descolonização", coordenação de Pedro Aires Oliveira e João Vieira Borges; Bertrand, 2024 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P26897: Parabéns a você (2385): João Gabriel Sacôto, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 617/BCAÇ 619 (Bissau, Catió e Cachil, 1964/66)

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Nota do editor

Último post da série de 6 de Junho de 2025 > Guiné 61/74 - P26889: Parabéns a você (2384): Belarmino Sardinha, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista - STM/CTIG (Mansoa, Bolama, Aldeia Formosa e Bissau, 1972/74)

sábado, 7 de junho de 2025

Guiné 61/74 - P26896: Os nossos seres, saberes e lazeres (684): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (207): Algures, na Renânia-Palatinado, em Idstein, perto de Frankfurt – 7 (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 14 de Março 2025:

Queridos amigos,
Foi um dia muito feliz, este em que passei em Limburgo no Estado de Hesse. A vida permitiu-me visitar extraordinários templos religiosos, mas nada de parecido com este que vamos agora visitar, a catedral de S. Jorge, consagrada em 1235 como igreja de colegiada e paroquial, e tendo além de S. Jorge o patrono de S. Nicolau. Na essência é um romano-gótico alemão, típico do baixo e médio Reno, tempo de Frederico II do Sacro Império Romano-Germânico, mas também se encontram elementos da Lorena e de outras regiões. Igreja com transepto, pilares maciços e compartimentos típicos do estilo-românico. A conceção arquitetónica é motivada pela ideia difundida na época de que as igrejas góticas deviam representar o céu, revelar aos crentes que devia ser a cidade celeste É esta a espantosa leitura que se pode contemplar na impressionante abóbada, na multiplicação das arcadas, nas suas sete torres, o crente devia-se sentir que o céu descia das alturas. Peço ao leitor para ver as imagens do túmulo do conde Conrado Kurtzbold, suportado por figuras do século XI e a laje de pedra datada do século XIII. O conde parece um jovem, a intenção do artista foi representar a juventude eterna, que continuará a viver na eternidade. E depois iremos ver o Limburgo.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (207):
Algures, na Renânia-Palatinado, em Idstein, perto de Frankfurt – 7


Mário Beja Santos

Na itinerância de hoje mudo para outro estado alemão, o Hesse, venho encontrar-me com amigos com quem passarei o dia no Limburgo, confesso que foi um dia feliz na minha vida, rever bons amigos e numa cidade deslumbrante. Como é timbre dos alemães, dados os abraços alguém anuncia que há um programa, é inevitável começarmos pela catedral de Limburgo, uma singularidade do romano-gótico alemão. Foi aqui, no início do século X, que o conde Conrado Kurtzbold mandou construir uma basílica de três naves em homenagem a S. Jorge, isto num ponto alto; no século XII os habitantes do castelo pretenderam fazer uma igreja maior, alargando a planta antiga e aumentando o número de andares para quatro. A igreja que eu vou visitar foi consagrada em 1235, é uma obra do fim do período românico e nitidamente com influências do estilo gótico. Vamos entrar.
Fachada da Catedral de Limburgo, retirada da Wikipedia, a imagem que posteriormente mostrarei deixa claro que a fachada está em obras
Logo no vestíbulo, em permanência, um dos quadros representativos da vida de Jesus, este retirado de um episódio narrado do Evangelho de São Marcos que se trata da apresentação do Menino no Templo de Jerusalém, José e Maria levam o Menino para uma cerimónia de sacrifício de dois pombos, ali estava um homem bom, de nome Simeão que pegou no Menino, louvou-o e disse que a partir deste momento já podia partir em paz por ter pegado no Salvador do Mundo.
Um primeiro detalhe do interior da catedral, são a planta e os pilares maciços que suportam a abóbada, bem como a divisão horizontal dos andares. A influência do estilo gótico é visível nas semi-colunas colocadas nas frentes dos pilares, na relação entre altura e planta, assim como nos arcos ogivais. Pormenor bem curioso são as influências do estilo mourisco que se encontram nos arcos centrais do coro.
Outro detalhe elucidativo da influência mourisca
A época gótica quis representar o céu através da construção destas igrejas. De algum modo, procurava-se materializar a visão de S. João no Apocalipse: “Vi a nova Jerusalém, a cidade celeste, descendo de Deus à terra, ornada como uma noiva e fundada sobre as doze pedras dos apóstolos.” Tenho para mim que é indispensável andar por aqui para ver tudo com minúcia e depois o exterior, para entender a conceção arquitetónica. Fica-se com a impressão de que o templo, com as suas sete torres, vem descendo das alturas. O colorido do exterior representa os ornamentos da noiva e nos doze pilares, como fundamento da nossa fé, encontramos os doze apóstolos. Especado diante deste altar, procurei exatamente a leitura de que o arquiteto quis que nós contemplássemos a cidade celeste.
Toda esta ornamentação do teto é uma surpresa de rendilhados, o que eu mais aprecio é sentir o contraste entre a austeridade do românico e a luminosidade das alturas do gótico.
À primeira vista, fica-se com a ideia da existência de um sobrepeso de tantos arcos suspensos nos pilares. Depois vem a lembrança do que subjaz à conceção arquitetónica: as numerosas arcadas assemelham-se aos portões da cidade celeste. É a impressão que nos é transmitida pelas galerias, encontrando-se à altura das janelas uma outra galeria.
A Virgem com o Menino, obviamente uma imagem barroca
O túmulo do conde Conrado Kurtzbold é uma preciosidade, tal como as pinturas perto, o caso desta árvore da vida. Um dos aspetos decorativos/ornamentais que mais nos impressionam é, por exemplo, na superfície dos arcos do coro vermos figuras de ancestrais da nossa fé: apóstolos, profetas e santos. Na posição central, acima do arco da quadratura, aparece Cristo, na sua qualidade de juiz sobre o mundo. As pinturas a fresco na abóboda da nave central representam o cosmo mediante duas figuras: Água e Terra, assim como a flora. Uma segunda pintura a fresco mostra o Paraíso com dois arcanjos, Miguel, representante do Paraíso fechado e Gabriel, representante do Paraíso aberto.
Um belíssimo pormenor escultórico
Detalhe da pia batismal, se toda a pintura e escultura deviam funcionar como a representação do que vem na Bíblia, temos aqui marcas dos pecados mortais, o que vemos aqui nesta troca de beijos é a tremenda advertência de que a luxúria é pecaminosa.
Imagem da pia batismal, nunca vi escultura tão impressionante
O interior da catedral foi restaurado e pintado várias vezes. Por ocasião do último restauro, apareceram as cores originais e os restauradores conservaram-nas no estado em que foram descobertas. Como é óbvio, este seu colorido não tem o mesmo brilho que tinha há mais de 800 anos. Um dado curioso é de que na época do romantismo não se podia mais imaginar que na Idade Média o exterior da catedral fosse colorido. A visão preferida nessa época era de que uma igreja tivesse muros feitos de pedras cinzentas, e neste caso de Limburgo, se devia erguer para o céu a partir do rochedo situado mesmo ao lado do rio Lanh. E dentro deste espírito do romantismo retirou-se o reboco das paredes. Somente por ocasião do último restauro em 1977, a catedral voltou a ser rebocada e adquiriu um colorido semelhante ao original.
Na área norte das antigas dependências, que restaram até hoje, continua abrigada a capela sacramental. É impressionante esta Pietà, inequivocamente medieval, dentro de um formalismo, que presa uma quase indiferença emocional da Virgem e em que o corpo de Jesus parece articulado numa rigidez para todo o sempre.
Nesta capela sacramental temos este espantoso tabernáculo cinzelado em pedra de tufo, obra do período gótico.
Aqui faço uma suspensão dos trabalhos, antes de ir contemplar algumas janelas e pinturas, como sempre S. Jorge em cima de um cavalo a matar o dragão e não quero sair da igreja sem visitar o órgão. Mas não resisto a mostrar-vos esta belíssima porta medieval, claro está que foi restaurada, que belas ferragens e que bela fechadura!

(continua)

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Nota do editor

Último post da série de 31 de maio de 2025 > Guiné 61/74 - P26869: Os nossos seres, saberes e lazeres (683): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (206): Algures, na Renânia-Palatinado, em Idstein, perto de Frankfurt – 6 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P26895: Facebook...ando (83): João de Melo, ex-1º cabo op cripto, CCAV 8351 (1972/74): um "Tigre de Cumbijã", de corpo e alma - Parte III: A Bissau Velho a renascer das ruinas dos últimos 50 anos...


Foto nº 1  > Guiné-Bissau > Bissau > Bissau Velho > Maio de 2025 > Sede do BAO - Banco da África Ocidental, rua Guerra Mendes, nº 18A/C 1360 Bissau  (antiga Rua António de Oliveira Salazar) (**)


Foto nº 2A  > Guiné-Bissau > Bissau > Bissau Velho > Maio de 2025 > Vivenda reconstruída... Do lado direito seria a Rua 12 de Setembro...


Foto nº 2  > Guiné-Bissau > Bissau > Bissau Velho > Maio de 2025 > Do lado direito, Rua 12 de Setembro (antiga Rua Miguel Bombarda)


 Veja-se  como estava a vivenda em 2007 (Fonte: Bissau Velho | Wikimedia Commons)


Foto nº 3  > Guiné-Bissau > Bissau > Bissau Velho > Maio de 2025 > Rua Guerra Mendes, do lado esquerdp... Do lado direito, na perpendicular, é a Rua 24 de Setembro,  paralela à Fortaleza da Amura. (A Rua Guerra Mendes é, por sua vez,  paralela à Av 3 de Agosto, antiga marginal) e perpendicular à Av Amílcar Cabral (a artéria principal, a  antiga Av da República)


Foto nº 4 > Guiné-Bissau > Bissau > Bissau Velho > Maio de 2025 > Rua Guerra Mendes... Do lado direito da foto fica a ASAPM - Agência de Supervisão de Atividades de Poupança e Microcrédito, criada em 2014 sob tutela direta do Ministério de Economia e Finanças (tem aqui página no Facebook)


Foto nº 5 > Guiné-Bissau > Bissau > Bissau Velho > Maio de 2025 > Parece ser a rua Guerra Mendes e ao fundo os centenários  poilões da fortaleza da Amura... Como se vê, ainda há muitos edifícios por reabilitar...


Foto nº 6  > Guiné-Bissau > Bissau > Bissau Velho > Maio de 2025 >  O alcatrão vai chegando aos poucos...



Fotos do álbum de João Melo (ou João Reis de Melo),  ex-1º cabo op cripto, CCAV 8351, "Os Tigres do Cumbijã" (Cumbijã, 1972/74) (*)

Fotos (e legendas): © João de Melo  (2025). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guine]



Guiné-Bissau > Bissau Velho > Excerto do mapa do Google (com a devida vénia...), com a localização das Ruas 1, 2, 3 e 4 e outras à volta: Av 3 de Agosto; Av Amílcar Cabral; R 19 de Setembro; R António Nbana; R Guerra Mendes.

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2019)

Legenda:

Av 3 de Agosto (antiga Av Marginal ou R Agostinho Coelho, 1º governador da Guiné,  referência ao 3 de Agosto de 1959, o "massacre do Pijiguiti"]
19S - R 19 de Setembro (antiga Rua Honório Barreto)
AC - Av Amílcar Cabral (antiga Av da República)
AM - R António Nbana (antiga R Tomás Ribeiro)
GM - R Guerra Mendes (antiga R Oliveira Salazar)




Mapa de parte da baixa da velha Bissau (colonial), entre a Avenida da República (hoje, Av Amílcar Cabral) e a fortaleza da Amura. A escuro, dois prédios que pertenciam a Nha Bijagó. Fonte: António Estácio, em "Nha Bijagó: respeitada personalidade da sociedade guineense (1871-1959)" (edição de autor, 2011, 159 pp., il.).
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Notas do editor:

(*) Vd. postes da série:


Vdf. também poste de 4 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20311: Memória dos lugares (396): Roteiro de Bissau Velha: ruas antigas e ruas atuais, onde se localizavam algumas casas comerciais do nosso tempo: café Bento, Zé da Amura, Pintosinho, Pinto Grande / Henrique Carvalho, Taufik Saad, António Augusto Esteves, Farmácia Moderna...

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Guiné 61/74 - P26894: In Memoriam (549): Sarg-Mor Inf Ref Vítor Manuel da Costa (1949-2025), ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3328 (Bula, 1971/73) (José Câmara)

I N   M E M O R I A M

Sargento-Mor Inf Ref Vítor Manuel da Costa (1949-2025)
Ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3328 (Bula, 1971/73)

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1 - Comentário de José Câmara

Victor Manuel da Costa, Sargento-Mor Inf Ref, faleceu no dia 1 do corrente mês. Tinha 76 anos de idade.

Como Furriel Miliciano integrou a CCAÇ 3328/BII17. Fez a sua comissão de serviço militar na Província Ultramarina da Guiné entre o dia 21 de Janeiro de 1971 e o dia 7 de Janeiro de 1973. Bula foi a zona de acção da sua Companhia Militar.

Após a sua comissão de serviço na Guiné enveredou pela vida bancária. Alguns anos mais tarde regressou ao serviço militar até à sua aposentação.

Numa nota pessoal, conheci o Victor Costa em Tavira, mas foi no BII17 que nos tornamos amigos, uma amizade que o tempo se encarregou de cimentar. Ao longo dos últimos anos tivemos a oportunidade de nos encontrarmos para aquele abraço de saudade.

Um abraço solidádio para os seus familiares e amigos.

Descansa em Paz, Victor, que bem mereces. Até um dia destes...
José Câmara


2 - Comentário de Henrique André, com o qual concordo plenamente e que descreve muito bem a pessoa que era o Victor Costa, para mim um bom irmão.

"É meu doloroso dever comunicar aos sócios do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, amigos e comunidade farense o falecimento do nosso grande amigo e camarada Vitor Costa, Sargento-Mor de Infantaria do Exército, ferido em combate na Guiné e também ex-bancário que nos últimos anos desempenhando funções de tesoureiro na Direção da Associação de Deficientes das Forças Armadas em Faro.

Queremos também apresentar as nossas mais sentidas condolências a toda a família, com um carinho especial à sua filha que tanto o orgulhava. Foi sempre desde que nos conhecemos, após a chegada do Ultramar, um grande amigo sempre disponível para ajudar os outros, com aquela calma, tranquilidade e humor, que é natural em qualquer alentejano como ele se prezava ser, um Ser Humano fantástico.

É por isso com grande mágoa que vimos partir mais um amigo e que tanto nos ajudava nas nossas causas. Amanhã de manhã o seu corpo chegará à Igreja de S. Luís (terça-feira dia 3 de Junho) às 11h00, onde pelas 15h00 será rezada missa de corpo presente e posterior saída para o Talhão dos Combatentes, no Cemitério Municipal da Esperança (Velho) em Faro.

Que Repouses em Paz."



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3. Comentários do editor:

Adaptação do texto e selecção das fotos a partir da página do facebbok dos Antigos Combatentes Açorianos, gerida pelo nosso camarada José Câmara

A tertúlia do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné associa-se à dor dos familiares do nosso camarada Vítor Costa, aos quais envia as mais sentidas condolências.

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Nota do editor

Último post da série de 9 de maio de 2025 > Guiné 61/74 - P26783: In Memoriam (548): Recordar o meu amigo Carlos de Matos Gomes (1946-2025), o escritor Carlos Vale Ferraz (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P26893: Notas de leitura (1805): "Crepúsculo do Império, Portugal e as guerras de descolonização", coordenação de Pedro Aires Oliveira e João Vieira Borges; Bertrand, 2024 (Mário Beja Santos)



Obra de referência sobre os últimos anos do colonialismo português

Mário Beja Santos

Publicado em novembro de 2024, pela Bertrand, "Crepúsculo do Império, Portugal e as guerras de descolonização", coordenado por Pedro Aires Oliveira e João Vieira Borges, este volume de quase oitocentas páginas, que reúne a colaboração de mais de três dezenas de autores, destina-se a familiarizar o público com algumas das investigações mais inovadoras acerca das guerras coloniais de Portugal. Beneficia, naturalmente de avanços historiográficos facilitados pela abertura dos arquivos portugueses.

“Instituições como o Arquivo Histórico Militar e o Arquivo da Defesa Nacional têm recebido, nos últimos anos, significativas incorporações, e funcionam segundo normas que, em geral, se alinham com as políticas de acesso arquivístico mais abertas no plano internacional. 

Como a história das guerras coloniais não se cinge apenas à sua dimensão militar e operacional, outros arquivos têm sido procurados pelos investigadores, com destaque para os acervos depositados nos Arquivos Nacionais Torre do Tombo e nos Arquivos Histórico-Diplomático e Histórico-Ultramarino. 

A isto teremos também de acrescentar toda uma pletora de arquivos internacionais, que tanto inclui os antigos aliados ocidentais de Portugal como os de vários ex-satélites da URSS que a partir de 1990 adotaram regras mais abertas no tocante aos acervos dos seus serviços diplomáticos e de inteligência (como a República Checa), ou a constelação de países do agora chamado Sul Global que desempenharam papel de relevo na solidariedade e apoio aos movimentos independentistas das colónias portuguesas”.

Vejamos, em síntese, a estrutura da obra:

A primeira parte intitula-se “Enquadramento”, aqui se procura estabelecer um quando contextual das guerras coloniais portuguesas em termos políticos, estratégicos e militares; 

a segunda parte denomina-se “Economia e Sociedade”, aqui explora-se a dimensão económica das guerras e os seus impactos sociais; 

a terceira parte obedece ao mote “Mobilização, Luta e Propaganda”, procura familiarizar os leitores com diversos aspetos da conduta do conflito, numa visão que procura conciliar uma abordagem analítica e algum sentido cronológico;

 “Dor e Sofrimento” é a quarta parte, aqui se enunciam os aspetos mais dolorosos do conflito, aqueles que resultam das baixas em operações militares, atrocidades, situações de cativeiro. 

A quinta e última parte é “Fim do Império”, são duas sínteses sobre as vicissitudes deste processo, primeiro na metrópole e em África, e depois nos territórios onde o nível de empenhamento militar português foi comparativamente menor do que em África, mas nem por isso menos gerador de consequências dramáticas, basta recordar Timor.

Sendo totalmente inviável alargar comentários a todos os diferentes comentários, vejamos, a título meramente ilustrativo o modo como os investigadores abordaram certos temas:

“Insistir na tese da vitória traída pode ser politicamente conveniente ainda hoje, mas é insistir em não querer perceber que uma guerrilha não ter por objetivo uma vitória convencional. Ela aposta na atrição prolongada da vontade de combater de um inimigo à partida muito mais forte. As guerrilhas independentistas sabiam não ser realista, nem tiveram como objetivo marchar sobre Lisboa, Paris ou Londres, pois não precisavam disso para atingir o seu objetivo estratégico: transformar o colonialismo num ativo tóxico na política internacional e demasiado custoso em vidas e despesas para ser viável a prazo na política interna das potências colonizadoras.”

“Ponto determinante foi a incapacidade de o poder político transmitir às suas Forças Armadas o que pretendia delas, isto é, o que considerava uma vitória e qual o seu objetivo. Esta incapacidade está plasmada nas cartas de comando entregues pelo Governo aos generais quando os nomeava comandantes-chefes. São todas elas idênticas e do tipo de ordens gerais: manter a ordem no território, colaborar com as autoridades civis e assegurar a relação pacífica entre os habitantes. Com esta latitude de objetivos cada general deduziu a sua missão. E daí cada um ter agido de acordo com a sua análise.

A perda da vontade de combater é uma das condições para o fim de uma guerra. Os capitães preferiram derrubar o regime, antes que o regime fizesse deles os bodes expiatórios da sua incapacidade, como acontecera na Índia. Preferiram defender o seu povo antes que o regime levasse o povo à exaustão.

O 25 de Abril de 1974 também resulta do sentimento de desconfiança dos militares relativamente ao poder político da ditadura do Estado Novo e dos seus dirigentes.”


No ensaio dedicado à estratégia e liderança do Conselho Superior de Defesa Nacional, abordando-se a situação na Guiné no período que vai de novembro de 1969 a maio de 1973, escreve-se:

“A situação na Guiné era a mais crítica. Na reunião de maio de 1971, Spínola deixou claro não ser possível vencer militarmente, levantando forte oposição dos ministros da Defesa e do Ultramar, que preconizavam a possível solução política teria de ter uma vitória no campo militar. Para Spínola, a solução ultrapassava largamente a possibilidade de uma vitória militar, e apenas no quadro de uma plataforma diplomática e política era possível encontrar uma solução de fundo para a Guiné. Qualquer solução que fosse orientada para a vitória militar tinha apenas como consequência e exaustão de recursos humanos, materiais e financeiros. Sem demonstrar aberta concordância com Spínola, Caetano considerava que o esforço financeiro suportado era muito elevado e não tinha a certeza de que a economia do país pudesse continuar a suportá-lo por muito mais tempo.”

Abordando a condição em que ficaram os combatentes africanos que tinham sido leais a Portugal, vejamos o que se escreve sobre a Guiné:

“O elevado número de guineenses ao serviço de Portugal, a sua reconhecida destreza militar, e a própria notoriedade alcançada por muitos deles num território com aquelas dimensões, tornava o PAIGC particularmente receoso quanto à desmobilização daqueles elementos. O seu desarmamento começou a ser feito a partir de 19 de agosto, imediatamente após o acordo de independência, sob a supervisão do Brigadeiro Carlos Fabião. Esse processo deveria ter lugar contra o pagamento de seis meses de salário e uma guia de marcha que habilitaria os antigos combatentes a apresentarem-se ao serviço nas Forças Armadas do Novo Estado, a partir de janeiro de 1975.

A possibilidade de os militares guineenses das Forças Armadas portuguesas, na qualidade de cidadãos da República da Guiné-Bissau, serem elegíveis para o pagamento de pensões de sangue, invalidez e reforma por parte do Estado português estava previsto no Acordo de Argel, mas nos anos seguintes nenhum programa completo para concretizar essa promessa seria implementado. 

A queda em desgraça do setor spinolista da Revolução, na sequência dos acontecimentos do 11 de março de 1975 em Lisboa, trouxe graves consequências para estes elementos, particularmente para os que se tinham distinguido em unidades de operações especiais.

 Os serviços de segurança do novo Estado, organizados por elementos formados na URSS, RDA e Checoslováquia, terão sido instrumentais na identificação e eliminação de vários ex-comandos. Dados revelados em 1980, mencionam 53 fuzilamentos ocorridos em 1965, mas as matanças conheceriam um novo pico em 1978, a propósito de rumores que apontavam para o envolvimento de antigos elementos do Exército colonial num alegado golpe de Estado liderado por Malam Sanhá, um ex-comando.”

Livro essencial, portanto.

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Nota do editor

Último post da série de 2 de junho de 2025 > Guiné 61/74 - P26875: Notas de leitura (1804): "A Independência da Guiné-Bissau e a Descolonização Portuguesa", por António Duarte Silva; Afrontamento, 1997 (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 – P26892: Memórias de Gabú (José Saúde) (101): A nossa passagem como antigos combatentes (José Saúde)

1.   O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos mais uma mensagem rebuscada nas suas memórias.

As minhas memórias de Gabu

A nossa passagem como antigos combatentes


A nossa passagem como antigos combatentes numa Guiné que escondia numerosos percalços, revesti-se de pequenos/grandes detalhes onde a aventura noturna tantas vezes predominava. Aliás, esta pequena introdução leva-me, em particular, a muitas noites passadas debaixo de um calor intenso, ou sob o frio enérgico pela madrugada fora, na época do cacimbo, mas cuja prioridade passando ministraram pelo resguardar de um proficiente descanso de camaradas que, em suas camas, descansavam as suas almas.

Mantenho comigo, para além dos habituais sonhos da guerrilha, pedaços de vida que ainda hoje guarda num baú, embora carunchoso, que, amiúde, me assaltam a memória. Eis, pois, um relato de uma noite de luar cujo objetivo passar por verificar se as secções de tropas guineenses estavam, ou não, atentas a eventuais entradas de intrusos em Nova Lamego.

Uma narrativa que trago no meu livro -GUINÉ/BISSAU 1973/1974 UM RANGER NA GUERRA COLONIAL -, Edição Colibri, Lisboa.

Noites em que os estridentes filhos da velha Daimler acordavam o pessoal.


O vigiar noturno à população e, naturalmente, ao quartel, de seções de camaradas que garantem a segurança

As entradas, ou saídas, das estradas que ligavam Nova Lamego a Bafatá, a Pirada e a Piche, eram vigiadas por secções de camaradas que ao longo da noite asseguravam a segurança dos companheiros que no seu “santo” descanso de almas, não obstante a certeza de que ao longo da noitada estes eram, de quando em vez, subidas pelos estridentes filhos que o velho Daimler lançava para o infinito.

Esta missão, obviamente estendível à competência taciturna a um breu que escondia incertezas, concorrência ao sargento-dia que utilizou amiúde essa tal obsoleta Daimler para se deslocar às frentes operacionais que, entretanto, tinham sido previstas para o cumprimento do dever militar.

E se a entrada de Pirada era da competência de uma secção de milícias guineenses, o mesmo não sucedia com as vigílias das estradas de Bafatá e Piche, sendo estas da competência de uma secção de camaradas pertencentes ao grupo que normalmente eu e o Rui, ambos rangers, comandávamos.

Claro, porém, é que a maior parte da noite a vigia se concentrava na estrada que tinha como rumo Bafatá. No lado oposto, ou seja, na saída para Piche, precisamente onde se localizava a Fonte da Várzea do Cabo, local de abastecimento de água ao nosso quartel, as vigilâncias eram mais espaçadas.

Mas as prevenções noturnas do sargento-dia estendiam-se, também, pelos limites da povoação. Ora era para prevenir alguma incursão à pista velha de aviação por parte de um qualquer endiabrado prevaricador, local onde o pessoal das antiaéreas se instalavam, ora com uma visita surpresa ao âmago do burgo civil tendo em vista o garantir uma maior segurança à população.



A vigilância da estrada que se dirigia a Pirada era da competência das milícias locais. Aliás, a este corpo militar transmitiu o Jaló, o tal soldado dúbio, pachorrento e pedinchão e que após a tomada do poder territorial pelo PAIGC logo caiu bem alto e de viva voz “aqui d'el rei” e lá se safou a uma presumível chacina de que foram vítimas muitas das suas anteriores camaradas.

Aconteceu que uma bela noite pediu ao condutor da Damler que deixou uma máquina de guerra antiquada longe do lugar onde essa seção de milícias se concentrava de vigilância, e lá fomos a pé ao encontro dos soldados guineenses que, em princípio, estariam alerta para um qualquer movimento estranho que porventura ocorresse.

Alertei para a delicadeza aventura, pois o breu da madrugada escondia eventuais percalços, logo impunha-se uma proximidade de cuidadosa. Passos e mais passos em frente e uma presumível ocorrência das milícias nada. Agora, a imprevisibilidade de tamanho silêncio dava aso a um rol de cuidados redobrados.

O certo é que chegámos ao local e qual não foi o nosso espanto quando todo o pessoal ressonava, sonhando, quiçá, com a santa paz dos anjos e nada se apercebendo da nossa aproximação. De facto, tinham as armas ao seu lado, é certo, mas estas, tal como os seus “patronos”, descansavam na paz dos anjos e em completa deserção. Tive para sacar uma e pirar-me de imediato, todavia recebi que o atrevimento desse presumível e ocasional resvalasse disparate para o torto. Recei e “travei” a intenção que, entretanto, me ia na alma.

Falando baixinho com a camarada que me acompanhou eis que num repente o Jaló acordou e de olhos entre abertos, mas assustando-se com a nossa presença imprevisível, logo disse: “furrié disculpe”! Entretanto os outros camaradas deram uma volta ao corpo e apoiaram a navegação no mundo da utopia.

Claro que não houve estrilhos, apenas alertei que a situação por mim observada jamais voltaria a acontecer, uma vez que aquela entrada que exigiava a Pirada, apresentava-se algo arriscado. Com a voz embargada o Jaló penitenciou-se e o perdão foi aceito.

Neste contexto, o assunto “morreu” ali, mas a camarada onde o pessoal da milícia dormitava se apresentou, naquela noite, como um sublime palco onde os “anjinhos descansavam numa profunda serenidade”.

O Jaló atrapalhado, acordou os camaradas e botando palavra em fula, lá fez a sua palestra aos companheiros que entrementes abriram as pestanas e depararam-se com a visita inesperada do furriel numa noite em que o luar iluminava e o imprevisto merecia um cuidado literalmente redobrado.

Coisas da guerra numa Guiné onde a imprevisibilidade do instante seguinte se apresentou sempre como uma incógnita!...

Um abraço, camaradas 

José Saúde

Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523

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Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

15 de setembro de 2023 > Guiné 61/74 – P24657: Memórias de Gabú (José Saúde) (100): Os homens do volante. A minha singela homenagem aos condutores. (José Saúde)

Guiné 61/74 - P26891: S(C)em Comentários (71): Liberdade teve o grande Cherno Rachide que preferiu partir desta para melhor para não ter que aturar com a brutalidade do partido "libertador" (Cgherno Baldé, Bidssau)


Guiné > Zona Leste > Setor L1 > Bambadinca > CCAÇ 12 (1969/71) >   c. 10 de janeiro de 1970 > O Cherno Rachide em visita religosa a Bambadinca. A personagem central, vestida de branco e "gorro" preto, que parece estar a presidir a uma cerimónia religiosa islâmica,  é sem dúvida o Cherno Rachide que eu conheci em Bambadinca... (A foto do leiriense António T. Roda, meu camarada da CCAÇ 12, campeão nacional de damas, dirigente federativo, que vive em Setúbal,  não traz legenda: ampliando-a, parece que o imã está a contar notas e moedas que recebeu, oferta dos crentes, a par de nozes de cola.)

Recordo-me de o comando do batalhão, na altura sediado em Bambadinca, o BCAÇ 2852 (1968/70), ter  mandado armar uma tenda, com tapetes e almofadões, na parada do aquartelamento (a localidade era um importante posto administrativo e porto fluvial), para receber condignamente não só as autoridades locais, civis e militares, como também os seus fiéis...  

Ele virá a falecer, em Aldeia Formosa, em setembro de 1973, em  dia que não podemos precisar (nem com a juda do assistente da IA...), mas seguramente antes do 24 de setembro (em que o PAIGG, diz-se, terá proclamado unilateralmente a independência do território... em "Madina do Boé"!). 

O comando do BART 3873 (Bambadinca, 1972/74) organizou uma coluna de transporte  para os seus fiéis do regulado de Badora poderem ir prestar-lhe a última homenagem em Aldeia Formosa (Quebo)...  No meu tempo, em 1969, o troço Saltinho-Aldeia Formosa estava interdito... Hoje, por estrada alcatroada, são 87 km, mas na época (1969) só havia o troço alcatroado Bambadinca-Bafatá.

 
Foto: © Arlindo Roda (2010). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Guiné > Região de Tombali >  Aldeia Formosa (Quebo) > Janeiro de 1973 > Tabaski ou festa do carneiro > O Cherno Rachide, acompanhado de um dos seus filhos (possivelmente o seu sucessos, Aliu),  presidiu à cerimónia, ele próprio degolou (ou ajudou a degolar) o carneiro. Por detrás de si,  o cap mil (e nosso grão-tabanqueiro) Vasco da Gama, cmdt da CCAV 8351, "Os Tigres do Cumbijã", Cumbijã, 1972/74). 

Foto (e legenda): © Vasco da Gama (2008). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]





Cherno Baldé (Bissau)



1. Comentário do nosso colaborador permanente, Cherno Baldé (Bissau),  ao poste P26880 (*)


A morte do Imã a que se refere o Carlos Filipe Gpnçalves,  é a do bem conhecido chefe religioso de Quebo (Aldeia Formosa), Cherno Rachide, que morreu em setembro de 1973 e não no Gabu, como ele refere. 

E, ao contrario do que muitos militares portugueses da época pensavam,  ele nunca foi um agente duplo, era sim um prestigiado sábio muçulmano, versado em letras corânicas,  entre outros conhecimentos esotéricos. Assim como não era o chefe hierárquico de nenhuma comunidade de religiosos,  como acontece em outras confissões religiosas, pois nesta religião existe uma reconhecida descentralização que faz de cada comunidade e de cada mesquita uma entidade quase autónoma, sendo que é a força da sua dinâmica em movimento em permanência,  assim como é a sua grande fraqueza enquanto entidade que deveria ser unida e coesa no seu todo, o que não acontece no seu caso,  dai a  diversidade e pluralidade nas tomadas de decisões que muitas vezes a afetam e dividem, contrariamente a muitas outras confissões monoteístas.

Dizem que o Cherno Rachide morreu em 1973 para não assistir ao advento da independência com o PAIGC como poder dominante no país. Sorte foi a sua que teve essa visão reservada só aos sábios e visionários, também eu,  se tivesse dom e essa capacidade,  preferiria morrer a assistir a essa "heresia" que, na Guiné-Bissau, chamaram de libertação nacional. 

Liberdade teve o grande Cherno Rachide que preferiu partir desta para melhor para não ter que aturar com a brutalidade do partido "libertador". E foi um bom amigo do General Spinola, embora a sua familia fosse originária do Futa-Djalon.

Um abraço amigo,

Cherno AB (**)

(Seleção, revisão / fixação de texto: LG)

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Notas do editor LG:

(*) Vd. poste de 4 de junho de 2025 > Guiné 61/74 - P26880: Recordações de um furriel miliciano amanuense (Chefia dos Serviços de Intendência, QG/CTIG, Bissau, 1973/74) (Carlos Filipe Gonçalves, Mindelo) - Parte VII: Os "turras" têm agora um míssil que abate aviões e helicópteros