segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5420: FAP (38) : O helicóptero Alouette II ou uma arrepiante viagem na 'montanha russa' até ao HM 241 (Jorge Félix)


Guiné > Região de Tombali > Guileje > CCAÇ 726 (Out 64 / Jul 66) >  O pessoal em operações militares: na foto, acima, transporte às costas de um ferido, evacuado para o HM 241, em Bissau, por um helicóptero Alouette II (versão anterior do Alouette III, que nos era mais familiar, sobretudo para aqueles que chegaram à Guiné a partir de 1968).

Fotos: © Alberto Pires (Teco)./ AD - Acção para o Desenvolvimento, Bissau (2007) / Jorge Félix (2009). Direitos reservados.



1. Mensagem do Jorge Félix, ex-Alf Mil Pil Heli Al III, BA 12, Bissalanca, 1968/70,

Caro Luís,

Li com algum espanto o P5417 (*).

Não vou tecer qualquer comentário  por respeito aos milhares de combatentes que deram o que podiam na Guerra do Ultramar .

Como o teu Blogue, já nosso, tem antes de mais, a qualidade de recordar para tratar, vou falar do Heli onde aprendi a pilotar os "zingarelhos" e está numa foto deste P5417.

A foto do Alberto Pires [Teco] era a BW [preto e branco] e eu dei-lhe uma coloração para se perceber melhor.

O heli era o Alouette II (dois). O que está na foto já tem rodas, os que conhecia eram todos com Patins. Nesta altura, os feridos eram transportados no "caixão" que eu destaquei a amarelo. Podes imaginar como arrepiante seria vajar, amarrado e bem amarrado, naquele cubículo do lado de fora da carlinga...

Cada um de nós teve o pior da guerra, (eu felizmente tinha whisky servido de bandeja à chegada na placa), mas um ferido evacuado num Heli Al II, deve ter tido a pior experiência da sua vida.

Como é que de um Blogue  tão extenso fui dar importância a este pequeno acontecimento?

Um abraço

Jorge Félix
 ___________
 
Nota de L.G.:

(*) 7 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5417: Dossiê Guileje / Gadamael 1973 (15): Ainda e Sempre Guileje (Victor Alfaiate, ex-Fur Mil Trms, CCAV 8350, 1972/74)

5 comentários:

Anónimo disse...

Caros Editores
Agradecia que retificassem o numero dado ao HM,assim como no post 54l7.

Um abraço
António Paiva

Luís Graça disse...

Jorge:

Alguém já aqui descreveu uma essas viagens na 'montanha russa' do AL II até Bissau... Quem ? Não me lembro... Mas viu descobrir!...

Espantoso o tei olho clínico... Cada um olha para o seu pedacito do mundo que lhe coube em sorte ou azar... Obrigado, em nome da caserna, pela espantosa "reconstrução" fotográfica... Somos um blogue de múltiplos talentos. Tenho orgulho na rapaziada toda, de terra, do ar e do mar... É talvez por isso que ainda me mantenho, activo, produtivo e activo, nesta nave (que não é, felizmente, dos loucos, por que há gente, muita gente, com superior inteligência emocional, sentido de humor e... que ainda gosta do seu uisquinho com uma pedrinha de gelo).

É esta loucura (saudável) que a gente transmite aos nossos rebentos: imagina, acabo de falar com o meu filho, João, 25 anos, médico, que vai ser psiquiatra, e que hoje atendeu nada mais nada menos do que 80 utentes no centro de saúde materno-infantil de Iemberém, no coração do Cantanhez, no cu de Judas... Vai lá estar uma semana, em voluntariado.

Anónimo disse...

vbriote

Transportados: FurrMil Morais (morto) e FurrMil João Parreira (ferido), GrCmds Fantasmas, op Ciao, Catunco/Cameconde, Mai65

Anónimo disse...

Por princípio, apaguem este e o anterior post anónimo porque não acrescentam nada

Unknown disse...

Fala quem sabe. E o Jorge sabe bem do que fala. Perante a imagem impassível dos pilotos (sei do que fálo - fálo do verbo falar) deveria esconder-se um ancia tão grande que só eles sentiriam, mas que não mostravam.
Um abraço ao Jorge Felix e por extensão aos homens e mulheres da FAP, os INEM's daqueles tempos