segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12278: Estórias avulsas (71): O meu aniversário - único - na Guiné (Jorge Araújo)

1. O nosso camarada o Jorge Araújo, ex-Fur Mil Op Esp/Ranger a, CART 3494/BART 3873, Xime e Mansambo, 1972/74), enviou-nos a seguinte mensagem. 



 O MEU ANIVERSÁRIO [ÚNICO] NA GUINÉ

(XIME-BAMBADINCA-MANSAMBO)

10 de Novembro de 1973 [há 40 anos]

1. Após trezentos e sessenta e cinco dias e ¼, ou doze meses, período a que chamam de “ano civil”, cada ser humano é laureado pela máquina do tempo de origem europeia, um sistema promulgado em 24Fev1582 pelo Papa Gregório XIII (1502-1585), com mais uma “coroa” [unidade] que, somadaao número acumulado no período anterior, perfaz a idade, em anos, que já atingiu, feito que é festejado por familiares e amigos.Em função do determinismo dessa Lei e observada a regra da adição, eis que a partir de hoje conclui mais um ano de idade e iniciei um novo ciclo. Não há volta a dar … nem podemos reclamar.

2. Considerando que a maioria de nós [ex-combatentes] teve de cumprir mais de dois anos de comissão ultramarina, ainda que no início do conflito essa presença obrigatória fosse de dezoito meses, crescendo sucessivamente para vinte e um, vinte e quatro, e no final da guerra quase vinte e oito, é natural que aí tivéssemos de comemorar um ou dois aniversários.

No meu caso, essa efemérideno CTIG apenas se verificou em 1973, sendo, assim, a primeira e única experiência do género, uma vez que no ano anterior, por desejo pessoal definido numa estratégia de gestão do tempo de serviço, ela tivesse acontecido em Lisboa, em ambiente familiar, naquele que foi o primeiro período de férias de trinta e cinco dias [de 24Out a 27Nov1972], [vdpost 9802].

Por ausência de outra alternativa mais exequível, quis a divina providência e o calendário gregoriano [ou o meu projecto de vida militar] que o aniversário de 1973 teria de ser celebrado algures entre a Ponte do Rio Udunduma, Missão do Sono, Mansambo ou Bambadinca, os locais por onde circulavam os vários elementos da CART 3494, após a sua transferência para Mansambo, efectuada nos primeiros dias do mês de Março desse ano.

A uma semana do evento, e sabendo eu onde estaria nesse dia 10Nov1973, sábado, elaborei o projecto que passava por organizar um jantar comemorativo a ter lugar na Messe de Sargentos da CCS do BART 3873, unidade sedeada em Bambadinca.

Para o efeito, analisei essa possibilidade com o camarada Furriel vagomestre e, em conjunto, organizámos a logística para a confecção de um «menu de muitas estrelas» … mais de trinta [ver fotogaleria]. Adquiri os géneros necessários e, ainda, um leitão na tabanca de Bambadinca [com +/- 15kgs].

Durante o jantar, para o qual tinham sido convocados todos os membros disponíveis da família formada em regime de «união de facto», pois era esse o contexto, foi servido um suculento repasto de «Leitão à Bairrada à moda de Bambadinca» em traje de gala [a da metrópole], bem cheirosos e com barba [des]feita, condiçãosine qua nonpara os que não estavam de serviço.

Dito isto … mais palavras para quê?

Basta ver as imagens. Elas espelham o ambiente vivido e a grande satisfação que me deu em proporcionar este convívio – o possível. Foi bom para mim … e para todos, pois foi um dia [noite] diferente.

Assim sendo, e caso algum dos camaradas, membro da nossa «Tabanca Grande», tenha participado neste convívio faça o favor de dar sinais de vida, comentando/recordando esses momentos que estão [já!] a uma distância temporal de quatro décadas. Mas, se não for ou não tenha participado neletambém pode/deve fazê-lo.

Para mim, foi óptimo rever estas imagens e um prazer enorme escrever este texto.

Aguardo!

FOTOGALERIA:

Foto 1 –Bambadinca, messe de Sargentos (10Nov1973) – de trás para a frente, da esquerda para a direita, os furriéis: 1.ª linha: [nome que não recordo] – Russa – Carrasqueiro eAraújo [3494]; 2.ª linha:Monteiro [cozinheiro] – Jorge – Marques – Catarino – Carvalhido – Costa – Soares – Adérito – Laranjeira – Guimarães – Forja – Ferreira [3494] e Veríssimo; 3.ª linha: Mesquita [cozinheiro] – Pinho – Pachão – Faia – Rosado [1.º Sarg.] – Nunes – Costa [35ª CCmds] – Jesus [3494] – Bonito [3494] e Marques; 4.ª linha: Leite [1.º Sarg.] – Martins – Sousa [fur.enfº].
Foto 2 – Bambadinca, messe de Sargentos (10Nov1973) – da esquerda para a direita: furriéis: Adérito [CCS] – Costa [35ª CCmds] – Araújo [3494] – Bonito [3494], aguardando o «Leitão à Bairrada …», servido por Mesquita.
Foto 3 – Bambadinca, messe de Sargentos (10Nov1973) – da esquerda para a direita: Rosado (1.º Sarg.) – nome que não recordo – Carrasqueiro – Adérito – Costa – Araújo [3494] – Bonito [3494].
Foto 4 – Bambadinca, messe de Sargentos (10Nov1973) – da esquerda para a direita: Adérito – Costa – Araújo [3494] – Bonito [3494] – Jesus [3494] – Laranjeira [CCS] – Vítor, de pé – Carvalhido, de costas [CCS].
 Foto 5 – Bambadinca, messe de Sargentos (10Nov1973) – da esquerda para a direita, de frente para a câmara: Araújo (eu, de pé) [3494] – Marques – Soares – Mesquita, de pé – Guimarães – Forja – Leite – Costa – Pachão – Rosado – Costa – Bonito [3494] – Carvalhido – Ferreira [3494] – Veríssimo. 
Foto 6 – Bambadinca, messe de Sargentos (10Nov1973) – Idem.

Um forte abraço, comvotos de muita saúde e boa disposição.

10Nov2013.
Jorge Alves Araújo, 
ex-Furriel Mil Op Esp/ Ranger, 
CART 3494 (Xime e Mansambo, 1972/1974)
____________
Nota de M.R.: 

Vd. último poste desta série em:


5 comentários:

Henrique Cerqueira disse...

Camarada Jorge Araújo
Eu até tive um pouco mais de sorte e sabes porquê?
Olha só,no dia que embarquei para a Guiné fui presenteado com uma viagem de avião precisamente no dia do meu aniversário ou seja em 19 de Junho de 1972 com direito a uns rebuçados de frutas em pleno voo fornecido gentilmente pelo pessoal de bordo,chegada a Bissau com equipa de recepção e tudo e ainda com transporte gratuito até ao Cumeré. Diz lá se foi bom ou não.No Aniversário seguinte vá lá consegui vir de férias e aí nem dá para comentar a alegria.Em Junho de 1974 e em Bissorã foi mais ao menos idêntico ao teu mas com a felicidade que nessa altura já tinha a minha mulher e filho junto de mim e assim os festejos foram muito bons e diferentes embora não houvesse leitão havia um porquito do mato e umas batatinhas fritas que eram uma raridade naqueles tempos. Foi bom e fica para a memória,pois que estive rodeado da minha família e muitos amigos civis e do batalhão.
Um abraço e por "favor" continua a festejar aniversários com ou sem leitão é que nestas alturas o nosso "amigo" colesterol vai fazendo das suas.
Henrique Cerqueira

José Saúde disse...

Jorge, camarada e ranger, um aniversário significa mais um ano da nossa existência neste cosmos terrestre a que chamamos TERRA. Parabéns, amigo! O dia dos meus 23 anos, 23 de novembro, ficar-me-ão marcados pelo meu batismo de fogo. Mas, antes devorámos uma "encomenda" de enchidos e queijos alentejanos que a minha saudosa mãe carinhosamente me enviara. Retratos de uma vida que teima em viver de saudosismos momentos pelos quais passámos. Um grande abraço de RANGER para RANGER, sempre.

Anónimo disse...

Caríssimo Camarada Araujo,

Cordiais saudações.

Belas fotos do seu aniversário, só nós sabemos da importância dessas datas,naquela situação.

Contudo, quero lembrá-lo que "Leitão à Bairrada", é marca registada da "GRANDE NAÇÃO BAIRRADINA", talvez dizer "Leitão (TIPO) à Bairrada"

forte abraço
Vasco Pires

Luís Graça disse...

Jorge, foi lindo o teu gesto!... Afinal, são estes momentos de grande amizade e camaragem que ficam desse tempo...

Tenho boas e más recordações desse sítio, a messe de sargentos de Bambadinca... Aí nunca se passava sede... E à noite, cantava-se, jogava-se, bebia-se, gritava-se, chorava-se... quando a noite nºao era passado no mato...

Foi a minha/nossa casa durante quase a comissão, de julho de 1969 a março de 1971...

Passei dois aniversários na Guiné: 29 de janeiro de 1970 e 29 de janeiro de 1971...

Fico feliz pro aber que a tia festa foi muito mais divertida do que a dos meus 24 anos...

Escrevi na altura umn poema,
"Alá não passou por aqui"... E chamava a Bambadinca.. Imbecilburgo...

Aqui vão uns excertos, em tua honra...

Alá não passou por aqui

Vinte e quatro anos:
ocorreu-te que hoje fazias anos,
que por mera curiosidade
era o teu segundo aniversário
nestas terras da Guiné,
e, por sinal, o teu terceiro na tropa,
coincidindo com o terceiro
da era do marcelismo.

(...) Mais prosaicamente, na Guiné
o dia dos teus anos é
uma rodada de uísque ou de cerveja
pr’os teus camaradas
no bar de sargentos.
No fundo, o teu dia é um pretexto
para a autocomiseração,
para um voo até
às galáxias da metafísica,
que é sempre melhor, chiça!,
que ouvir o silvo de uma granada,
em teu redor,
que é coisa bem mais real e mortífera,
é a quilha do barco da morte.
Com sorte,
talvez o amável Zé da Ilha,
de nós todos o menos reguila,
pegue na viola
e te cante a Pedra Filosofal…

Talvez cantemos todos juntos,
às tantas da noite, africana, pestífera, mortal,
e suficientemente alto,
com as nossas vozes guturais,
para que Eles, os gajos, nos oiçam,
mesmo ali ao lado,
no bar dos oficiais…

Eles não sabem nem sonham
Que o sonho comanda a vida
E sempre que um homem sonha,
A vida pula e avança
Como bola colorida
Entre as mãos de uma criança…

Seguramente um dia como os outros,
sem mais nada,
seguramente mais um dia de solidão,
com ou sem o poema do Gedeão
e a música do Manuel Freire,
a tua canção favorita,
a nossa balada querida,
e que eu sei que irrita
os teus Cães Grandes…

Ninguém te vai dar os parabéns,
só por fazeres anos:
ainda não ganhaste nada,
nem o direito a outra vida.
De resto, estás sempre só,
mesmo quando segues, em bicha de pirilau,
coberto de suor e pó, com o teu pelotão,
às ordens de Bissau,
para montar segurança à TECNIL
que está a construir
a nova estrada de Bambadinca-Xime.
(...)

Um abração. Luis.

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Camarada d'armas (CART 3494) e amigo Araújo, um leitão com 15 Kg!... já era um porquinho, não seriam 2 leitões?!. Quero dizer-te que passei dois aniversários na Guiné, os 22 anos 15 de Dezembro de 1972 no Xime, também fizemos festa numa pequena Tabanca ao lado das TRMS que era onde faziamos as tainadas e os 23 em Mansambo ou em Bissau não me lembro.
Um abraço,

Sousa de Castro