sábado, 16 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12306: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (25): O Honório e a minha cabeçada no painel de instrumentos, no T6, que fazia a proteção à coluna logística que ia para Beli... (Vítor Oliveira, ex-1º cabo melec, BA 12, Bissalanca, 1967/69)

1. Mais uma história da dupla Vitor & Honório, 
que fazia, em 1968, no T6, a proteção às colunas logísticas que iam de Nova Lamego, via Cheche, até Beli (destacamento, entretanto, abandonado pelas NT em meados de 1968):

[Foto à direita: Victor Oliveira, 1º cabo, melec, BA 12, Bissalanca, 1967/68; mora atulamente em Caneças, Odivelas]

Aqui vai mais uma do meu grande amigo Honório.

Estávamos a fazer num T6 protecção a uma coluna que levava mantimentos para Béli [, na região do Boé, sudeste da Guiné]. A meio do caminho, entre o Cheche e Béli, havia uma zona onde existia arvoredo e, antes da coluna passar, mandava-se umas bombas de 15 kg.

Eis que o meu amigo Honório, sabendo que eu não tinha os cintos apertados. porque, como andávamos para cima de 2 horas a sobrevoar a coluna, desapertávamos os cintos, não me avisou que ia largar as bombas e faz, zás!", o passe...

Escusado será dizer que fiquei com a cabeça encostada ao painel... Ele ria-se que nem um perdido e, com uma grande lata, pergunto-me então, depois de fazer a recuperação:
- Pichas, que é que se passou ai atrás ?

Só ele é fazia estas brincadeiras.

Já agora um pormenor: o Honório quando voava nos T 6G, só queria voar com bombas, para depois de as largar, ter o avião leve e fazer as suas acrobacias.

Sem mais um abraço.
Vitor Oliveira (Pichas)
1.º Cabo Melec
_____________

Nota do editor:

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro amigo Vítor Oliveira

Deixo uma pergunta: sabendo que voavas com regularidade com o Honório e sabendo-se que era hábito fazer essas 'habilidades', como foste nessa de não teres o cinto?
Ainda bem, para ti, que não partiste nada no painel de instrumentos....
Abraço
Hélder S.