sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12299: Memória dos lugares (254): Uma rua de Cacheu, em 1993, com o edifício da antiga Casa Gouveia (António Bastos, ex-1.º Cabo, Pel Caç Ind 953, Teixeira Pinto e Farim, 1964/66)



Guiné-Bissau > Região de Cacheu > Cacheu > 1993 > Fotograma nº 1 > Rua da antiga Casa Gouveia 


Guiné-Bissau > Região de Cacheu > Cacheu > 1993 > Fotograma nº 2 > Rua da antiga Casa Gouveia 


Guiné-Bissau > Região de Cacheu > Cacheu > 1993 > Fotograma nº 3 > Fachada da antiga Casa Gouveia 


Guiné-Bissau > Região de Cacheu > Cacheu > 1993 > Fotograma nº 4 > Fachada da antiga Casa Gouveia 


Fotos: © António Bastos (2013). Todos os direitos reservados. (Edição e legendagem: L.G.).
1. Mensagem, de ontem, do António Bastos (ex-1.º Cabo, Pel Caç Ind 953, Teixeira Pinto e Farim, 1964/66)

Luís, cá estou novamente, essas fotos são de Março de 1993, foram tiradas dos vídeos que eu fiz na altura.

Voltei à Guiné em 2000, e por último em 2008 quando foi o Simpósio Internacional de de Guileje 28 de março de 2008]. Aliás,  eu mandei-te já há muito tempo uma foto quando íamos no avião a caminho de Bissau.

Eu não fui a Guileje, andei pelo Norte, mas estive no Hotel e fui também à audiência com o 1º Ministro  e depois com o Nino. Tenho isso tudo em vídeo.

Um abraço e sempre ao dispor para ajudar em alguma coisa.
António Paulo.


2. Em 13 do corrente, o Carlos Silva tinha-nos mandado a seguinte mensagem:

Luís e Paulo Bastos

Do álbum do Paulo Bastos, que ele me enviou para inserir no meu site, não consta qualquer foto relativamente à casa, mas pode ser que os camaradas do pelotão dele tenham e são de 1964/65.
Portanto, daqui apelo ao Paulo Bastos se possível que faça essa diligência, pois eu não conheço mais rapaziada que estivesse por lá.
Um abraço,
Carlos Silva.

3. Comentário de L.G.:

Amigos e camaradas:
Estamos a fazer progressos, neste caso recuando no tempo... Estas imagens (, fotogramas de um vídeo do António Paulo Bastos)  são já de 1993!... Nessa altura a casa tinha uma espécie de telheiro (ou alpendre) sobre a entrada principal no piso térreo... Era, como diz o Pepito, uma casa de sobrado o que, no Brasil significa "andar de casa, propriamente andar com balcão ou varanda saliente.

Fonte: "sobrado", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/sobrado [consultado em 15-11-2013].

Enfim, para os engenheiros e arquitectos da equipa técnica do projeto, são mais umas achegas importantes para se 'reconhecer' aspectos da fachada. Alguns aspetos do interior do edifício (que irá albergar o Museu da Escravatura e Tráfico Negreiro de Cacheu, podem ser vistos aqui).
__________

Nota do editor:

Último poste da série > 13 de novembro de  2013 > Guiné 63/74 - P12286: Memória dos lugares (253): Cacheu, centro histórico, antiga Casa Gouveia, futuro Memorial da Escravatura (Carlos Silva)

1 comentário:

Anónimo disse...

AD Bissau, Pepito

16/11/2013, 8h22


Amigos Luís, Carlos e António Paulo

Mais uma vez obrigado.

O pormenor do balcão do primeiro piso ficou esclarecido, mais o facto de haver 2 portas e 2 janelas e não 4 portas no sobrado.

Obrigado pela vossa excelente contribuição.

Abraço

pepito