sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12297: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (77): Dois antigos camaradas da mesma unidade (CCAÇ 12), mas de épocas diferentes, sem grande tempo para se encontrarem em Lisboa, partem sábado, no mesmo avião, para Luanda, onde vão em trabalho...




CCAÇ 2590/ CCAÇ 12 (Contubowel, Bambadinca e Xime, 196974) > Ficha de unidade 



1. Eis uma aqui uma inesperada troca de mensagens entre mim e o António Duarte , meu "neto, na CCAÇ 12 [, foto à esquerda,] , pois ele é da "geração", de 1973/74, enquanto eu sou um dos "pais-fundadores" (1969/71)... A seguir a estes, veio a "geração" de quadros de 1971/72... Aliás, éramos todos de "rendição indvidual"... O António Duarte é um membro sénior da nossa Tabanca Grande, acompanha-nos, pelo menos, desde 11/5/2006... mas sempre com grande discrição. Creio que só nos encontrámos um a vez ou duas,  sendo a primeira num 10 de junho... Mas vamos trocando alguns mails.

Ele agora teve a gentileza de me mandar uma cópia, em pdf, da história do BART 3873 (Bambadinca, 1972/74), que veio render o BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), o qual por sua vez substituiu o primeiro batalhão com que trabalhámos (BCAÇ 2852, Bambadinca, 1968/70).

Trocando impressões um com o outro sobre a "nossa" CCAÇ 12, acabámos por descobrir que partimos no sábado, no mesmo avião, para Luanda, em trabalho... (LG)

(i) António Duarte, 1/11/2013

Camaradas: Tal como tinha assumido, segue em anexo a história do BART 3873, já em pdf. O documento em causa estava à época classificado de "Confidencial", mas obviamente que,  passados estes já quase 40 anos, tal já não terá impacto/importância jurídica.

Chamo a atenção especial do Luís Graça, que vai ter a oportunidade de reviver quase ao vivo e em directo, os feitos da "sua/nossa" CCAÇ 12 de janeiro  de 1972 a março de 1974.

Abraços com amizade
António Duarte
Cart 3493 e Ccaç 12 

(ii) Luís Graça, 1/11/2013

Obrigado, António. Se publicar alguma excerto que valha a pena, associarei sempre o teu nome... O seu a seu dono. Estou-te muito grato pelo teu gesto. Um abração. Luis.

PS - Lembras-te do teu capitão na CCAÇ 12? Quem era, no teu tempo? Tens fotos dele? Mais: tens fotos tuas e dos nossos antigos soldados que queiras divulgar?

[Foto à direita: fur mil Henriques com o sold
condutor Dalot, na estrada de Bambadinca-
Mansambo-Xitole, outubro de 1969]


(iii) António Duarte, 3/11/2013

Boa noite, Luís

Obrigado pela tua gentileza, mas utiliza o material da maneira que entenderes e não necessitas de me mencionar, pois eu fui um mero guardião deste material.

Quando cheguei, em janeiro de 1973, o capitão da CCAÇ 12 era o Bordalo, homem do quadro, que suponho ser originário de Lamego. Os vossos substitutos [, a 2ª geração,] tinham grande admiração por ele. O nome completo está algures na história do BART 3873, que simultaneamente também tem a história da nossa CCaç 12. (O Mexia Alves já o mencionou num poste).

Em fevereiro de 1973 o novo capitão foi o José António Campos Simão, à época recrutado a "martelo", para capitão a partir do COM (não me recordo se o curso era o de comandantes de companhia ou o curso de capitães, um deles era destinado a ex-alferes que não tinham sido mobilizados, que não era o caso, pois o Simão era estudante de medicina).

O nosso relacionamento foi muito agradável, até final da minha comissão, janeiro de 1974.

Sei que é médico ortopedista e parece-me que trabalha,  muito provavelmente, em Évora. Não tenho o contacto dele.

Quanto a fotografias, a seu tempo aparecerão, pois estou na fase de transformação de slides em fotos digitais.

Demorarei ainda algum tempo, pois todo o espólio da minha ida à guerra estava (ou ainda está) mais ao menos a "monte". 

Atualmente estou ligado a um projeto profissional em Angola que me ocupa bastante. Irei ainda lá este mês, onde permanecerei cerca de duas semanas. Quando regressar vou meter mãos à obra. Fica consciente que tu és o "responsável" por esta viagem ao baú da minha memória... 

 Abraços, António Duarte.

(iv) Luís Graça, 4/11/2013

Bom, dia, António. Muito me contas!... Espero que este "regressso ao passado" só te faça bem... De qualquer modo, temos também o "dever de memória"... Estou-te grato pela tua generosidade...

Fico a saber que vais a Angola este mês. Eu vou lá desde 2003. Parto no próximo dia 16 e volto a 23... Estarei na Clínica da Sagrada Esperança, na Ilha de Luanda, a dar um módulo do I Curso de Especialização em Medicina do Trabalho... Diz-me quando vais...

Abraço fraterno, Luis

(v) António Duarte, 4/11/2013

Bom dia, Luís. Vou também a 16, na TAP à noite. Confirma se vais às 23h e 15m.

Eu vou lá exclusivamente dar formação para bancários e vou por intermédio do Instituto de Formação Bancária, escola onde dou aulas desde 1991, com uma interrupção de alguns anos, quando fui diretor comercial da zona centro de uma empra de leasing.

Só este ano é que tenho ido a Angola, pois reformei-me do banco em dezembro passado. Esta será a quinta vez e normalmente fico lá perto de duas semanas. Desta vez regressarei a 28 também na Tap. Vou ficar hospedado no Skyna.

Abraços, António Duarte.

(vi) Luís Graça, 4/11/2013

Como vês, o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!... Vamos os dois no TP 289... Vou com dois  colegas da ENSP/UNL. Voltamos a 23, à noite. Ficamos na Clínica da Sagrada Esperança, na Ilha. Fica com o meu nº de telemóvel (...). Haveremos de conversar. Abraço. Luís
____________

Nota do editor:

3 comentários:

Antº Rosinha disse...

Luís, quando chegares à Ilha de Luanda, lembra-te que desde Bartolomeu Dias até 1974, foi na praia em frente ao antigo Nun'alvares e não na Lourinha ou na praia da Rocha, que pisaram pela 1ª vez uma praia, milhões de minhotos, beirões e transmontanos.

Mais do que na praia do Nun'alvares, só Copacabana.

E diz ao teu companheiro de viagem que tire disfarçadamente se puder uma foto em prespectiva da ex-rua Vasco da Gama, quando sai de casa, que parece que mudou de nome.

Anónimo disse...

Olá Camaradas
O Humberto Trigo Bordalo Xavier vive em Lamego e é um grande frequentador do Clube da terra. É um furioso jogador de bridge está muito surdo.
Tenho o contacto dele com e-mail e tudo, mas não vale a pena utilizar esta via porque ele tem mais de mil e-mails para abrir.
Um Ab.
António J. P. Costa

jpscandeias disse...

António Duarte!

Perdi o teu número de fone e também o teu e-mail por isso vim ao blogger, pode ser que passes por cá e encontres esta minha mensagem. Depois da tua informação sobre o capitão Simão, médico ortopedista, Évora, falei com ele. O mundo é pequeno. 0 meu vizinho da frente, aqui na rua onde moro, não há apartamentos, é ortopedista em Évora e ...
Foi fácil perguntei-lhe conhece um ortopedista chamado Simão em Évora? Ele pegou no fone, ligou e disse-lhe está aqui um amigo meu que quer falar contigo. E fala-mos um bom bocado. Disse que tinha chegado até ele através de ti e aqui do Blogge. Costuma vir aqui visitar o meu amigo várias vezes. Eu, se o vi, não o reconheci. Da próxima vez que aqui vier vamos beber um copo, se tal acontecer conto-te.

Um abraço

João silva