sábado, 16 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12302: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (78): Notícias de Macau, do futuro grã-tabanqueiro Virgílio Valente, ex-alf mil, CCAÇ 4142, Gampará, 1972/74)

1. Mensagem de Virgilio Valente [, foto à esquerda,, em Macau, cortesia da página do Facebook de Wai Tchi Lone]. com data de 11 do corrente, em resposta a uma mensagem anterior, do nosso editor (*)

Luís Graça,

Obrigado pelo teu e-mail.

Sim, ainda continuo por Macau, terra que me acolheu em 1993. (**)

O Manuel Amante da Rosa já deixou Macau e também não tenho tido notícias recentes sobre onde está ou o que está fazendo agora.
Confesso que tenho andado bastante ocupado nos últimos tempos e por isso mesmo não tenho perguntado por ele. Culpa minha, prque devemos sempre saber dos amigos, ainda que não seja só para saber se estão bem.

O amigo [António] Estácio continua por aí por Portugal. De vez em quando dá notícias, poucas, mas vai dando. Continua a escrever sobre a Guiné. Sempre que vem a Macau costumamos encontrar-nos e falar um pouco. Faço parte de Associação dos Naturais e Amigos da Guiné-Bissau, em Macau, como sócio extraordinário. E é nas actividades desta associação que muitas vezes me encontro com o Estácio.

Reencontrei agora, por email, um amigo da CCAÇ 4142 e que foi furriel no meu pelotão (o 4.º), Dálio João Gil de Carvalho. Temos mantido algum contacto através do Facebook. Já lhe falei neste Blogue. Há três anos estive com o Sargento [Victor] Gonçalves, e esposa, em Vila Real quando aí fui de férias.

Sim, o António Graça Abreu é um nome bastante conhecido por estas bandas. Pessoa com bastantes conhecimentos e experiência sobre a vivência Chinesa. Estou interessado em ler o seu livro "Toda a China". espero que ele leia este email e me contacte pois sei que anda por Macau mas ainda não tivemos possibilidade de nos ver.

Quanto a escrever para o Blogue, ando para o fazer desde o primeiro dia. Tenho algumas fotos da Guiné, principalmente da Gampará e dos tempos que lá passei,  bem como histórias que nunca mais me sairão da lembrança.

Vou preparar algumas fotos e respectivas legendas e tentarei enviar para depois veres, se achares bem, se deves publicar no blogue.

Estou em Macau e estes são os meus contactos:

VIRGÍLIO VALENTE
Telemóvel (+853) 66808034
Telefone do serviço (+853) 89896116
Telefone de casa (+853) 28830781
email: oumunlinfa@gmail. com ou patelas@macau.ctm.net
Facebook: Wai Tchi Lone (é o meu nome em chinês)

Aguardo notícias tuas e dos restantes amigos [, acima citados,] para quem igualmente envio este email.

Fica também o voto de que vos possa receber em Macau e outro de que nos encontremos em breve em Portugal, talvez no próximo ano quando aí for em curto período de férias.

Parabéns pelo Blogue. Não há dia que não o leia. Parabéns a todos os que escrevem no Blogue. Nele as memórias de uma época, de um passado, de muitos portugueses. Triste o Povo que não tem Memória. (***)

Alfa Bravo com Afecto,

Virgílio Valente
________________

Notas do editor:

(*) Mensagem de L.G., enviada a 3 do corrente:

Virgílio: Não sei se ainda continuas por Macau ou se já voltaste à santa terrinha, a quem às vezes chamamos Pátria, Mátria, Fátria... ou simplesmente Madrasta. Em qualquer dos casos, muita saúde e longa vida, porque um combatente da Guiné merece tudo!...

Não tenho tido notícas do nosso comum amigo (e camarada) Manuel Amante da Rosa, a não ser há um ano atrás, quando o meu filho, João Graça (e a sua banda musical, os Melech Mechaya), jantou com ele, na Praia, Santiago.

Quanto ao grande Estácio, costumo vê-lo, em Monte Real, nos encontros anuais da nossa Tabanca Grande. Teve uns problemas de saúde que, penso, já ultrapassou felizmente.
Por sua vez, António Graça de Abreu que, penso, também é teu conhecido, nas andanças por China, Macau, etc., publicou mais recentemente um livro, que deve interessar-te: é o 1º volume de um livro de viagens e memórias, "Toda a China" (Lisboa: Guerra e Paz Editoras, 2013), lançado recentemente no Museu do Oriente, aqui em Lisboa.

Escrevo-te, entretanto, para te dar notícias de mais um camarada da tua CCAÇ 4142 que nos visita, por intermédio da sua filha, Elisabete Gonçalves... O Victor Gonçalves é hoje srgt chefe reformado... Deves lembrar-te dele. Tens aqui o link, no nosso blogue.

Escrevo-te ainda porque continuas a ter um lugar à tua espera, debaixo do frondoso, mágico e fraterno poilão da nossa Tabanca Grande. Já somos 631 (ou éramos, uma vez que quase 3 dezenas jde grã-tabanqueiros á nos deixaram, segundo no "barco de Caronte" para aquela última viagem que nenhum de nós quer fazer.. pelo menos tão cedo)...

Pois, caro Virgílio, ainda não tenho ninguém que represente, no blogue, os valorosos "Herdeiros de Gampará".. Como sabes, o preço é simbólico: 2 fotos e 1 história/10 linhas...Pensa lá nisso. Queria ver o teu nome junto desta valoroso rapaziada que um dia desembarcou na Guiné e alguns, como tu e eu, beberam a água do Geba... 

Um Alfa Bravo com afeto. Luís Graça

4 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Meu caro Virgílio Valente

Estive em Macau em Setembro passado, apenas durante três dias,
como guia cultural da viagem à China do Centro Nacional de Cultura. Não deu para procurar amigos. Mas se voltar aí, com tempo, prometo encontrar-me com esse pessoal bom que passou pela Guiné e acabou por encalhar em Macau. São uns tantos magníficos camaradas, da diáspora pelo mundo.
Quanto ao meu livro Toda a China, acabado de sair, posso enviá-lo pelo correio para que estiver interessado. Garanto leitura incisiva, enriquecedora e até divertida, e ainda muitas respostas ao nosso espanto face ao mundo chinês.
Com envio pelo correio, o livro custa 18 euros, que me podem ser mandados por cheque, ou depositados na minha conta bancária. Se estiverem interessados, contactem-me. O mail é: abreuchina@netcabo.pt ou 933572581.
Vão gostar do meu mais recente livro.

Abraço.

António Graça de Abreu

Luís Graça disse...

Virgílio, venham de lá (de Macau) essas histórias e fotos de Gampará!... E quando vieres a Portugal apita!

Um abraço. Luis

Elisabete Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elisabete Gonçalves disse...

Sim, venham de lá esses relatos...que também eu estou "mortinha" por os ler!
Um abraço a todos, rapazes.