quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12293: Breve historial da madeirense CCAÇ 2446 (José Martins)

1. Mensagem do nosso camarada José Marcelino Martins (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), com data de 11 de Outubro de 2013:

Bom dia
Conforme explicação dada no próprio texto, segue a história da Companhia de Caçadores 2446, mais uma Companhia Madeirense, como tributo à memória de mais um dos nossos valentes enfermeiros, desta feita o Ângelo Jorge Conde Vitorino.

Bom fim de semana.
José Martins






7 comentários:

Fernando Conde Vitorino disse...

Sensibilizado e comovido, agradeço do fundo do coração este magnífico trabalho do nosso camarada e amigo,José da Silva Marcelino, que presta homenagem à CCAÇ 2446 na qual esteve integrado o meu irmão, Ângelo Conde Vitorino que recentemente nos deixou. Bem-Haja!

Hélder Valério disse...

Caro amigo José Martins

Os elogios ao teu trabalho estão muito bem explícitos no que Fernando Vitorino escreveu.
Aliás, tens vindo a contemplar-nos constantemente com trabalhos que revelam a tua dedicação, o teu empenho e profissionalismo, pelo que será redundante falar deles.
Mas é bom que o reconhecimento seja feito e o agradecimento não seja acanhado.
Obrigado, amigo.

Abraço
Hélder S.

José Marcelino Martins disse...

Aproveitando o comentário do Helder, aproveito para realçar o seguinte:

1 - Não tenho o prazer de conhecer pessoalmente o Fernando Conde Vitorino. Foi o "acaso do facebook" que nos fez cruzar. É/foi militar de emgenharia e, com as suas fotos, ajudou-me a ilustrar o texto da EPE. É a entreajuda de camaradas de armas, apesar de gerações diferentes.

2 - Na troca de mensagens, chegamos à conclusão de que os "nossos irmãos mais novos" tinham uma vida quase comum: foram Furrieis Enfermeiros e já partiram para a "Divisão Celestial". Nós, os irmãos mais velhos, apenas sabemos que estiveram na tropa e na guerra.

3 - Transmiti-lhe como poderia obter os elementos militares do irmão, já que eu disponho dos dados, não só do irmão.mas de todos os que fizeram tropa na familia. Sempre foram/são cinco gerações.

4 - Convem realçar, aqui e agora, algo que não foi referido no texto, apesar de "explicito" - era uma companhia madeirense.
O caso que não vem referido, é que a 2446 ficará eternamente ligada à CCaç 12 - tiveram o batismo de fogo em "conjunto", ouu seja, durante uma operação que envolveu as duas companhias.

5 - Como nota final, e em resposta a uma "observação" de um editor, "vendi o peixe a preço de custo". O local de embarque que consta no texto, é o que consta na história da Unidade.

De qualquer forma, é um prazer poder colaborar no difundir a nossa história recente, por sempre presente, no espirito de quem foi "protagonista".

José Marcelino Martins disse...

Nota:
Textos com erro, derivado a estar a escrever ao correr dos "dedos" e a pressa de publicar, sem rever o comentário.

manuel amaro disse...

Caro José Marcelino Martins

Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho que fazes neste blogue.
Não conheci o Ângelo Vitorino, pois ele devia ser do curso anterior ao meu. (Iniciei em Julho de 1968).

Já o Fernando Conde conheci perfeitamente, na vida profissional, pois a empresa dele fornecia serviços à empresa onde eu trabalhava.
Mas como não andamos com uma placa a dizer ex-combatente, nunca falámos deste assunto.

Um Abraço.

Manuel Amaro

Ramiro Neiva Rio Novo disse...

Pertenci à CCAC2446, como furriel miliciano. O meu nome é Ramiro Neiva Rio novo, e estou reformado como bancário.Um abraço aos sobreviventes e saudades para aqueles que já não vivem, ou tombaram nessa guerra inútil.

Fernao Alves disse...

Amigo Ramiro. O meu nome e Fernao era primeiro cabo atirador da CCAC 2446. Lembro-me muito bem de voce