sábado, 16 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12305: Efemérides (147): Dia 9 de Novembro de 2013, data em que se assinalaram os seguintes aniversários: 95 Anos do Dia do Armistício da Grande Guerra, 90 Anos do Dia da Liga dos Combatentes e 39 Anos do Fim da Guerra do Ultramar (José Marcelino Martins)




1. Em mensagem do dia 9 de Novembro de 2013, o nosso camarada José Marcelino Martins (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), mandou-nos mais uma reportagem fotográfica, desta feita referente aos: 95.º Aniversário do Dia do Armistício da Grande Guerra, 90.º Aniversário do Dia da Liga dos Combatentes e 39.º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar.



Realizaram-se hoje, 9 de Novembro, da parte da manhã, junto ao Monumento aos Combatentes, em Belém, as cerimónias comemorativas do:

95º Aniversários do Dia do Armistício da Grande Guerra

90º Aniversário do Dia da Liga dos Combatentes

39º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar


Forças em Parada – Companhia Mista de Armada, Exército e Força Aérea 
© Foto: José Martins 

Depois de usarem da palavra o Presidente da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, o orador convidado, Professor Doutor António José Telo e o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Araújo, houve lugar a condecoração do Estandarte Nacional à guarda da Liga dos Combatentes, com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro.

O Estandarte Nacional a ser condecorado pelo CEMGFA 
© Foto: José Martins 

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, distinguiram a Liga dos Combatentes, condecorando o Estandarte da Liga com a Medalha de Agradecimento, Honra e Mérito, Grau Honra e Mérito – Grau Ouro

O Estandarte da Liga a ser condecorado pela AHBVL 
© Foto: José Martins

Pormenor da Condecoração atribuída pela AHBVL 
© Foto: José Martins 

Foram impostas condecorações da Medalha de Comportamento Exemplar - Grau Ouro (30 anos de serviço) e Medalhas da Liga – Grau Ouro

Entrega das Medalhas de Comportamento Exemplar - Grau Ouro, pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Artur Neves Pina Monteiro. 
© Foto: José Martins

Entrega das Medalhas da Liga dos Combatentes - Grau Ouro, pelo seu Presidente, General Joaquim Chito Rodrigues. 
© Foto: José Martins

Seguiu-se a deposição de flores na base do Monumento, pelas diversas Organizações e Associações e Adidos Militares Estrangeiros.

Flores colocadas em Homenagem aos Combatentes Tombados pela Pátria. 
© Foto: José Martins

Desfile do Estandarte Nacional, ostentando a condecoração recebida 
© Foto: José Martins

A representação do Exército a desfilar em continência. 
© Foto: José Martins

Os Estandartes dos Núcleos da Liga, integrados no desfile. 
© Foto: José Martins

Visitando o Forte do Bom Sucesso, deparei com uma extraordinária maqueta, feita com fósforos, representando o próprio forte. 
© Foto: José Martins
____________

Nota do editor

Último poste da série de 11 DE NOVEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12275: Efemérides (146): Foi há 38 anos que Angola se tornou independente... Meio século depois do início da guerra do ultramar, continuamos divididos quanto à explicação da sua razão, sentido e duração (António Rosinha)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro Zé Martins

Obrigado pela excelente foto-reportagem.
É sempre bom ficarem estes registos para 'memória futura'.
Abraço
Hélder S.