Foto nº 1 > PAIGC > s/d > c. 1963-1973 > Uma das várias oficinas mecânicas exsitentes no exterior do território da Guiné, nomeadamente na região Norte (Senegal) e no Sul (Guiné-Conacri). Ao centro, mecânicos reparando um jipe. Ao fumdo, duas ambulâncias UAZ-452.
Citação: (1963-1973), "Mecânicos reparando um jipe", CasaComum.org, Disponível: HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_43356 (2018-12-13).
Fonte: CasaComum, Fundação Mário Soares. Pasta: 05222.000.305. Título: Mecânicos reparando um jipe. Assunto: Mecânicos reparando um jipe, Guiné-Bissau. Data: 1963-1973. Fundo: DAC – Documentos Amílcar Cabral. Tipo Documental: Fotografias.
Foto nº 2 > A ambulância soviética "UAZ-452".
Fonte: Blogue de Patrick Jarwoski, em português, Veículos e Armamentos Militares > 12 de junho de 2018 > UAZ-452 (com a devida vénia...)
Foto nº 3 > A ambulância soviética "UAZ-452"...Um modelo mais recente.
Fonte: Blogue de Patrick Jarwoski, em português, Veículos e Armamentos Militares > 12 de junho de 2018 > UAZ-452 (com a devida vénia...)
Jorge Alves Araújo, ex-Furriel Mil Op Esp / RANGER,
CART 3494 (Xime-Mansambo, 1972/1974); coeditor do blogue
AINDA A AMBULÂNCIA "UAZ-452" DE FABRICO RUSSO CAPTURADA AO PAIGC, NA FRENTE LESTE, EM FEV'1974- CURIOSIDADES
1. INTRODUÇÃO
Como complemento ao conteúdo do P19286 (*), sobre a captura de uma ambulância ao PAIGC, durante a Op Gato Zangado, realizada em Fevereiro de 1974 na região Leste da Guiné, entre Copá e a fronteira do Senegal, tomei a iniciativa de partilhar convosco algumas curiosidades: operacionais e técnicas.
2. CURIOSIDADES
A ambulância em referência trata-se de um veículo modelo «UAZ-452», de fabrico russo, incluída nos apoios militares prestados ao PAIGC durante a guerra, onde constam mais algumas unidades iguais àquela, bem como de outros veículos com diferentes características e funções.
Considerando a sequência de fotos publicadas, e uma vez que o PAIGC possuía várias oficinas mecânicas no exterior do território da Guiné, nomeadamente na região Norte (Senegal) e no Sul (Guiné-Conacri), é aceitável considerar que a imagem acima [Foto nº 1], de uma oficina de mecânica, poderia, bem ser, a da dita ambulância capturada, ou de outra semelhante.
CARACTERÍSTICAS DA AMBULÂNCIA "UAZ-452"
Eis algumas características da ambulância UAZ-452 (de acordo com Patrick Jarwoski):
(i) A produção do "UAZ-452" (vd. foto nº2, acima] começou em 1965;
(ii) O "UAZ-452" foi produzido em grande número para fins civis e militares;
(iii) Foi exportado para os antigos países do Pacto de Varsóvia e para outros países onde a influência soviética se espalhou.
Em 1985, vinte anos depois, o "UAZ-452" foi actualizado e a designação dos modelos foi alterada. O "UAZ-452" e suas sucessivas variantes estão em uso na Rússia e em vários países do mundo. "Apesar da sua idade e aparência estranha, este veículo ainda continua a ser produzido para clientes militares e civis", diz Patrick Jarwoski, especialista em veículos e armamento militar (, e que nos parece ser cidadão brasileiro).
Uma linha de base da "UAZ-452" tem duas portas dianteiras, uma porta lateral e as portas traseiras. Pode transportar motorista e até 8 passageiros, ou até 800 kg de carga. Dentro da viatura há bancos para os passageiros. O veículo pode rebocar reboques ou peças de artilharia com um peso máximo de 850 kgs.
Uma linha de base da "UAZ-452" tem duas portas dianteiras, uma porta lateral e as portas traseiras. Pode transportar motorista e até 8 passageiros, ou até 800 kg de carga. Dentro da viatura há bancos para os passageiros. O veículo pode rebocar reboques ou peças de artilharia com um peso máximo de 850 kgs.
O "UAZ-452" foi "tipicamente usado como ambulância, oficina de luz e como veículo de comando".
O "UAZ-452", original, tem um motor a gasolina de 2.4 litros, desenvolvendo 72 cv. Era um motor de carro padrão, também usado em outros veículos soviéticos. É acoplado a uma transmissão manual de 4 velocidades. As carrinhas da "UAZ" produzidas desde 1985 foram equipadas com novo motor, desenvolvendo 99 cv. (…)
O "UAZ-452" foi produzido em várias variantes [modelos] para atender a funções específicas. Os modelos mais comuns s são descritos abaixo [vd. fotos nºs 2 e 3, acima]
Modelos:
- A ambulância "UAZ-452A pode transportar 4 macas ou 6 pacientes sentados com um apoio médico:
- Versão de passageiro "UAZ-452V", com uma cabine envidraçada, pode transportar motorista e até 10 passageiros.
- Pickup "UAZ-452D", com cabine para duas pessoas e área de carga aberta na traseira. A área de carga tem lados de queda e solta porta traseira.[Foto nº 3]
O "UAZ-452", original, tem um motor a gasolina de 2.4 litros, desenvolvendo 72 cv. Era um motor de carro padrão, também usado em outros veículos soviéticos. É acoplado a uma transmissão manual de 4 velocidades. As carrinhas da "UAZ" produzidas desde 1985 foram equipadas com novo motor, desenvolvendo 99 cv. (…)
O "UAZ-452" foi produzido em várias variantes [modelos] para atender a funções específicas. Os modelos mais comuns s são descritos abaixo [vd. fotos nºs 2 e 3, acima]
Modelos:
- A ambulância "UAZ-452A pode transportar 4 macas ou 6 pacientes sentados com um apoio médico:
- Versão de passageiro "UAZ-452V", com uma cabine envidraçada, pode transportar motorista e até 10 passageiros.
- Pickup "UAZ-452D", com cabine para duas pessoas e área de carga aberta na traseira. A área de carga tem lados de queda e solta porta traseira.[Foto nº 3]
As fostos nºs 2 e 3 e a descrição das características da ambulância UAZ-452 foram retiradas, com a devida vénia do blogue, editado por Patrick Jarwoski, em português, Veículos e Armamentos Militares > 12 de junho de 2018 > UAZ-452, que se publica desde 2016 e tem já mais de 3 mil postes.
Termino, agradecendo a atenção dispensada.
Com um forte abraço de amizade e votos de BOAS FESTAS.
Jorge Araújo.
13DEZ2018.
Termino, agradecendo a atenção dispensada.
Com um forte abraço de amizade e votos de BOAS FESTAS.
Jorge Araújo.
13DEZ2018.
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Notas do editor:
(*) Vd. poste de 13 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19286: FAP (113): Os pilotos do Lobo Mau (helicanhão), José Duarte Príncipe e Raul Coelho, foram quem identificou e sinalizou a ambulância russa do PAIGC, entre Copá e a fronteira do Senegal, quando estavam a dar proteção ao grupo do Marcelino da Mata, "Os Vingadores", em fevereiro de 1974 (Miguel Pessoa)
(*) Vd. poste de 13 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19286: FAP (113): Os pilotos do Lobo Mau (helicanhão), José Duarte Príncipe e Raul Coelho, foram quem identificou e sinalizou a ambulância russa do PAIGC, entre Copá e a fronteira do Senegal, quando estavam a dar proteção ao grupo do Marcelino da Mata, "Os Vingadores", em fevereiro de 1974 (Miguel Pessoa)
(**) Último poste da série > 5 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19259: (D)o outro lado do combate (39): Vídeo de 2/3/2008 com entrevista a antigo guerrilheiro do PAIGC, contemporâneo do cerco a Darsalame, em julho de 1962, pelo grupo de combate da CCAÇ 153, comandado pelo cap inf José Curto (Luís Graça)