Lúcio (Esox lucius), peixe do rio, frito, com arroz de ervilhas e cenoura... Para matar saudades do sável que este ano "cá tem", diz a "chef" Alice.
Fotos (e legendas): © Luís Graça (2026). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. Há meses, pelo menos desde as vindimas (*), que os vagomestres da Tabanca Grande não dão notícías, o mesmo é dizer, sinais de vida. Com todos os inconvenientes que isso traz para o moral da tropa.
Agora que é a época do sável e da lampreia, ainda pior. Nem sável nem lampreia nem comes & bebes...
A lampreia há anos que não a aprovamos, está mais cara que a lagosta... E o sável, este ano, teima em não aparecer na banca da nossa peixeira. O melhor período para a pesca e consumo seria agora, mas sável nem vê-lo.
Talvez na sexta santa, dia 3 de abril deste ano, a gente ainda apanhe algum sável retardatário no Douro Bar Petiscaria, na Barragem do Carrapatelo, São Cristóvão da Nogueira, Cinfães. Sem sável, não há Quaresma nem Páscoa, diz a "chef" Alice, que é do tempo em que o sável e a lampreia iam à mesa dos pobres.
Até lá, e para matar saudades, frita-se o lúcio,
que é um predador voraz que foi desgraçadamente
introduzido nos nossos rios e barragens, vindo da América e de Franaça, para grande gáudio dos pescadores desportivos e desespero dos ambientalistas..
![]() |
| Lúcio (Esox lucius). Fonte: cortesia da Wikipedia |
introduzido nos nossos rios e barragens, vindo da América e de Franaça, para grande gáudio dos pescadores desportivos e desespero dos ambientalistas..
Pode chegar a 1 e tal metro e aos 20/30 quilos (e, pior, viver até aos 30 anos!)... A "carne" é saborosíssima
e, frito, tem poucas espinhas. Temo-lo encontrado na peixeiria do Auchan Alfragide, em geral exemplares com 2 quilos e tal / 3 quilos, e a 6 euros o quilo.
Não sei qual a sua proveniência mas o mais provável é ser do Rio Guadiana ou afluentes.
O segredo é saber cortá-lo, tal como o sável, em postas finas. E depois saber fritá-lo. Ainda não está nos hábitos gastronómicos dos portugueses.
__________________
Nota do editor LG:
1 comentário:
Pois eu cá, hoje almocei caldeirada de enguias - na Gafanha da Nazaré - que, por acaso, não eram lá grande espingarda. Seriam de "aviário", isto é, de viveiro.
Um abraço!
Enviar um comentário