terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Guiné 63/74 - P10820: À volta do poilão da Tabanca Grande: Boas Festas 2012/13 (1): Flor de sal para purificar e perfumar o chão das gentes boas da Guiné-Bissau (AD - Acção para o Desenvolvimento)



1. Postal de boas festas que nos foi enviado pelos nossos amigos da AD - Acção para o Desenvolvimento.

Parcos em palavras, mas nem por isso menos ricos em conteúdo comunicacional. Os tempos estão feios por esse mundo fora, este mundo está feio, dos Estados Unidos da América à Europa, da África ao Próximo Oriente. Os tempos estão feios em Portugal e  na Guiné-Bissau.

O ano que aí vem, dizem os "maus augúrios", vai ser mais um annus horribilis... mais um dos muitos por que a nossa geração de antigos combatentes já passou.  E, no entanto, a esperança continua a ser a flor que queremos e precisamos de cultivar no jardim da nossa alma. A esperança, a paz, a justiça, a liberdade, o pão nosso de cada dia...O pão que deve levar sal q.b., a água sem a qual não há vida, os bons ares, a saúde, o arroz, o mafé, tudo aquilo que é essencial  à vida humana e sem o qual a liberdade e a justiça, tão queridas, tão desejadas, não passam de conceitos abstratos...

Escolhi este postalinho, dos nossos amigos da AD - Pepito & Companhia - , justamente para abrir aqui um cantinho, sob o poilão da nossa Tabanca Grande, para a gente dar (e receber) os tradicionais votos de Boas  Festa...

A quem e de quem ? Pois, claro,  aos (e dos) muitos amigos e camaradas da Guiné,  portugueses de cá, portugueses da díáspora, guineenses de cá e lá, caboverdianos, angolanos, moçambicanos, são tomenses, timorenses, macaenses, goeses, brasileiros e outros lusófonos, e demais cidadãos do mundo que nos honram com a sua presença, como editores, colaboradores, autores, críticos, comentadores, clientes, fornecedores, parceiros, patrocinadores, financiadores, shareholders, stakeholders, vizinhos da blogosfera, cibernautas, nativos de outros planetas,   etc.

E que melhor imagem do que esta - "mulheres produzindo flor de sal" - para a gente invocar  a proteção dos bons irãs da nossa Tabanca Grande ? Não sei qual o seu real poder, mas eu acredito na eficácia simbólica dos bons irãs e da sua invocação, para que abençoem a nossa terra comum, a nossa casa comum, a nossa Tabanca Universal, de que Portugal e a Guiné são apenas duas moranças...

Da leitura do sitío dos nossos amigos da AD (*), ficamos a saber (e ficamos felizes por isso) que "neste ano de 2012, 399 mulheres do sector de São Domingos e 230 mulheres do sector de Ingoré produziram respetivamente 50.485 Kg e 22.769Kg de sal solar (flôr-de-sal) com o apoio tecnico das animadoras da AD nas diferentes tabancas rodeadas pelas bolanhas salgadas." É pouco ? É uma gota no oceano ? Mas o que é oceano, amigos e camaradas, senão um imensão de gotas ?

Bons augúrios para 2013, para a Guiné-Bissau, para o seu povo, para os nossos queridos amigos e parceiros da AD - Acção para o Desenvolvimento  (LG).





Fotos: © AD - Acção para o Desenvolvimento (2012). Todos os direitos reservados
________________


Nota do editor:

(*) Vd. poste de 3 de julho de 2012 > Guiné 63/74 - P10108: Notícias dos nossos amigos da AD - Bissau (24): questionário de opinião sobre o seu sítio na Net (que tem 8 anos) e sobre a sua página no Facebook (que tem 2 anos)

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenhamos fé nos homens e mulheres que produzem e mantenhamo-nos unidos, todos os da TABANCA GRANDE e também por isso continuaremos AMIGOS e logo as coisas boas também nos procurarão. Nada de desânimos porque e se quando combatentes, tudo ultrapassámos, não será agora que nos vencem.
VAMOS TODOS DAR AS MÃOS E QUE ESTA QUADRA FESTIVA O SEJA TAMBÉM PARA NÓS.ABRAÇOS E BOAS FESTAS
Veríssimo Ferreira, ex FUR.MIL, CCAÇ 1422, K3