domingo, 28 de julho de 2013

Guiné 63/74 – P11878: Visita à Guiné e Briefing ao General Chefe do Estado Maior do Exército, general Paiva Brandão -Bissau, 26 de Janeiro de 1974 -, (CONTINUAÇÃO – Parte II) (Luís Gonçalves Vaz)


1. O nosso amigo Luís Gonçalves Vaz, membro da Tabanca Grande e filho do Cor Cav CEM Henrique Gonçalves Vaz (último Chefe do Estado-Maior do CTIG - 1973/74), enviou a segunda parte da mensagem postada em P11871.
  
Comando Territorial Independente da Guiné
QUARTEL GENERAL 

Visita à Guiné e Briefing ao Senhor General Chefe do Estado Maior do Exército, general Paiva Brandão (Bissau, 26 de Janeiro de 1974) 

(CONTINUAÇÃO – Parte II) 


General João Paiva Leite Brandão (CEME 1972 - 1974) e Chefe do Estado Maior do QG / CTIG, coronel Henrique Gonçalves Vaz (CEM/CTIG 1973 – 1974). 


GUINÉ – QG/CTIG/ 11 de Julho de 1973 - 

Oficiais a prestarem seviço no Q.G./CTIG no ano de 1973, assistem à cerimónia de transmissão de funções do CEM/CTIG. O coronel do CEM, Henrique Vaz substitui o coronel do CEM Duque.




GUINÉ – Sala de operações do QG/CTIG/ 11 de Julho de 1973  - 

Da esquerda para a direita; Brigadeiro Banazol, comandante do CTIG; Coronel Galvão de Figueiredo, 2º comandante do CTIG e o  Chefe do Estado-Maior/CTIG, Coronel do CEM Henrique Gonçalves Vaz. Este último responde, na sala de operações do Q.G.,  ás palavras do CMDT do CTIG, numa cerimónia de transmissão de funções do CEM/CTIG.


Comando Territorial Independente da guiné
QUARTEL GENERAL

Briefing a sua Excelência o Senhor General Chefe do Estado Maior do Exército
(exposição do Chefe de Estado Maior do CTIG, coronel do CEM Henrique Vaz)
Continuação…. 

1 - MISSÃO DO CTIG 

“ … A missão fundamental do CTIG é apoiar administrativa e logisticamente as forças do Exército que combatem no T.O. da Guiné. 

Esta porém, é uma missão muito simplista pois, na realidade, a sua missão está muito aumentada. 

Desde o apoio prestado, em muitas circunstâncias, aos restantes Ramos das Forças Armadas, que combatem neste T.O., até ao apoio à chamada “manobra sócio-económica”, em que tanto está empenhado o Comando Chefe das Forças Armadas da Guiné, ao apoio das infra-estruturas, muito rudimentares, da administração provincial, são alguns dos aspectos que ampliam substancialmente a missão do CTIG, com dispêndio substancial de pessoal, de material e de aumento tremendo de esforço pedido quer aos comandos quer às tropas e, sem dúvida, com desvio da sua missão primordial, embora, è certo, por imposição do condicionalismo próprio deste T. O. 

Mapa da Guiné “esboço de uma divisão segundo formas de relevo.”

2 - CARACTERÍSTICAS GERAIS DO T.O.

a) DIMENSÃO

Como V. Exª. Bem sabe, a Guiné è uma baixa planura em que se destaca uma parte litoral, favorável ao tráfego fluvial, bastante recortada e sulcada por diversos rios e outros cursos de água, em que as marés têm bastante amplitude e, uma zona interior, ligeiramente mais elevada, para Leste da linha definida por FARIM – MANSOA e ALDEIA FORMOSA, em que predomina a extensão territorial favorável ao trânsito rodoviário. 

A penetrante principal e única, para Leste, é o rio Geba até ao XIME – BAMBADINCA, por onde se realizam todos os transportes de pessoal e material para a zona do interior da província. 

Esta compartimentação geral define três áreas  com características diferenciadas: 

- O Oeste – Sulcado por alguns rios, permitindo o movimento fluvial de transportes, mas também, permeável ao escoamento rodoviário, pela existência de boas estradas asfaltadas, na área compreendida entre os rios CACHEU E MANSOA; 

- A ZONA SUL – Profusa e profundamente sulcada por vários cursos de água em que os movimentos de tropas e materiais se fazem, quase exclusivamente, por via fluvial; 

- A LESTE – Zona nitidamente apropriada ao tráfego rodoviário, dispondo de uma estrada penetrante, asfaltada, que vai de BAMBADINCA a BURUNTUMA, já na fronteira, passando por BAFATÁ e N. LAMEGO. 

Todas estas áreas são acessíveis aos meios aéreos, quer da FAP, quer dos TAGP, dada a profusão de boas pistas e aeroportos, que a província dispõe. É de resto, muito intenso o tráfego, de transporte em sobreposição aos meios fluviais e rodoviários.


Guiné – CUMERÉ / 1973  INSTRUÇÃO DE MILÍCIAS 

No grupo dos cinco militares do lado direito da fotografia, Major Aragão, Capitão Teixeira, Major Pinheiro – comandante geral das Milícias, coronel Henrique Vaz – CEM/CTIG e o Tenente-coronel de artilharia O´ Neto – comandante do CIMC (Centro de Instrução  militar do Cumeré)

b) CLIMA

É um factor importante, a ter em conta na Guiné, condicionante dos transportes a realizar na província e até fortemente limitativo da “actividade operacional”. 

Com duas estações: a sêca, que atravessamos, é a mais agradável, em amenidade climática, a mais favorável à realização dos diversos tipos de transporte mas, também a mais propícia à “actividade operacional”, em que o IN mais forte e insistentemente ataca. 

Neste período não há chuvas e a temperatura não atinge valores elevados, sendo o grau de humidade muito aceitável. Ao contrário, a “estação das chuvas”, que tem início em cerca de meados de Maio, prolongando-se até meados de Novembro, é a época das grandes precipitações, das temperaturas e grau higrométrico bastante elevados. 

No conjunto de todos os seus factores, o Clima é um elemento “altamente desgastante” do pessoal e do material.

c) POPULAÇÃO 

( já aqui publicado, consultar e ler na “Parte inicial) clicar em:
http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2013/07/guine-6374-p11871-visita-guine-e.html#links

d) RECURSOS LOCAIS

Praticamente não existem! Tudo tem de vir da Metrópole ou do estrangeiro.
A maior contribuição da Guiné neste aspecto, é a carne que no entanto não chega de forma alguma para as necessidades do Exército, pelo que o CTIG tem de receber carne congelada vinda de Lisboa.
O arroz é outro produto muito cultivado na Província mas que não chega para as necessidades da própria População. Esta mesma, tem de ser abastecida com recurso à importação.
A madeira, que existe em abundância na Guiné é um dos materiais utilizados pelo Exército para a satisfação das necessidades de construção e outras afins.

Coronel do CEM Henrique Gonçalves Vaz in: Exposição do Chefe de Estado Maior do CTIG, no Briefing a sua Excelência o Senhor General Chefe do Estado Maior do Exército

Nota do autor: No próximo artigo serão transcritos os pontos em falta;  “Condicionamentos Gerais do T.O. e Meios ao dispor do Q.G./C.T.I.G.”. 

Braga, 28 de Julho de 2013
Luís Gonçalves Vaz
(filho do Coronel Henrique Gonçalves Vaz, então Chefe do Estado-Maior do CTIG) 

Fotos (e legendas): © Luís Vaz Gonçalves (2013). Todos os direitos reservados.
__________

Nota de MR:

Ver a primeira parte deste poste em:


3 comentários:

Luís Graça disse...

(...) "No conjunto de todos os seus factores, o Clima é um elemento 'altamente desgastante' do pessoal e do material." (...)

Nos nossos países, europeus, ao longo da história, o general "Inverno" sempre foi temido pelos nossos generais...

Na Guiné, o tempo das chuvas era um verdadeiro carrasco, dificulando ou impossibilitanto a atividade tanto operacional como logística...

No tempo seco, e sobretudo entre janeiro e abril, os nossos comandantes usavam e abusavam dos seus operacionais, planeando e mandando executar as grandes operações... Perceberam, ao fim de alguns anos (!), que as grandes operações, de mais de 2 dias, eram um fiasco...

Luís Graça disse...

De facto, tudo se importava, da cerveja ao arroz, do trigo *à carne... A Guiné que, antes da guerra, exportava arroz, nomeadamente para Cabo Verde, passou a importar... Cerca de 9 mil toneladas em 1962, três vez mais em 1964 (c. 30 mil)... O bife, por sua vez, era um luxo: custava meia garrafa de uísque, cerca de 25#00, um bifinho com ovo a cavalo e batatas fritas no restaurante A Transmontana, em Bafatá... Ou seja o equivalente ao "subsídio de alimentação diária" (não sei se o termo correto era este, em linguagem de administração militar...) a que tinha direito um militar na Guiné: 24$5o... (Os soldados africanos da CCAÇ 12, desarranchados, recebiam 24$50 por dia para a alimentação).

Apenas me lembro de ver usar, como matéria-prima, as rachas de cibe, na construção de casas nos nossos ordenamentos... E o peixe da Guiné ninguém o conseguia comer... Restavam as ostras e o camarão do rio...

Henrique Cerqueira disse...

Pois ...Pois...e foi assim que grandes famílias ligadas ao "famigerado"Estado Novo encheram a "Pança"com as exportações da Metrópole para as Africas. E assim foram engordando...engordando que ainda hoje se volta a reclamar pela "União Nacional".
Deixem lá , foi só um desabafo deste sexagenário "desmiolado"
Um abraço
Henrique Cerqueira