quarta-feira, 11 de junho de 2008

Guiné 63/74 - P2928: Comemorações do dia 10 de Junho de 2008 (1): Leça da Palmeira, Matosinhos (Carlos Vinhal)

Foto 1> José Oliveira segura a coroa de flores, acompanhado do Dr. Pedro Tabuada

Foto 2> Memorial aos Combatentes existente no Cemitério nº.1 de Leça da Palmeira

Foto 3> Dr. Pedro Tabuada no uso da palavra

Foto 4> Ribeiro Agostinho falando em nome dos ex-combatentes

Foto 5> Alguns dos ex-combatentes e demais pessoas que assistiam ao acto

Fotos de Carlos Vinhal e Ribeiro Agostinho


1. Pelo segundo ano consecutivo, foi feita no dia 10 de Junho, uma romagem ao Cemitério n.º 1 de Leça da Palmeira, onde junto ao Memorial aos Combatentes se prestou uma singela, mas sentida homenagem aos combatentes da Guerra Colonial desta freguesia, tombados nos três teatros de operações.

O acto, que contou com a presença de alguns ex-combatentes e familiares, foi presidido pelo senhor Dr. Pedro Tabuada, Presidente da Junta de Freguesia, que se fez acompanhar do Secretário, senhor José Ferreira, Tesoureiro, senhor Eduardo Pereira e Vogal, senhor Basílio Ramos.

Foi depositada uma coroa de flores pelo Senhor Presidente da Junta e pelo nosso camarada José Oliveira que, naquele momento simbólico, representou todos os ex-combatentes.

O Dr. Pedro Tabuada tomou a palavra para um discurso de improviso, que ele próprio considerou como politicamente incorrecto, pois reconheceu que até hoje o poder autárquico nunca se lembrou da nossa existência.
Tendo idade para ser filho da maioria dos ex-combatentes presentes, constituiu para nós uma esperança, o ter-se posto à disposição, para na medida em que lhe for possível, pugnar para que, pelo menos em Leça da Palmeira, venha a existir algo que perpetue o nosso esforço e a memória dos que não voltaram vivos de África.
Nas suas palavras, ao contrário do que é vulgar hoje, nunca perguntámos o que Portugal poderia ter feito por nós. Concordando ou não com a guerra que nos foi imposta, defendemos o ideal de então, combatendo por Portugal.

Em nome dos ex-combatentes, falou seguidamente Ribeiro Agostinho para agradecer a prestimosa colaboração da Junta na organização desta cerimónia e todo o esforço que vier a ser feito em favor das aspirações dos antigos combatentes.

Falaram ainda alguns camaradas cuja nota comum foi o quase esquecimento a que os ex-combatentes foram votados no Concelho de Matosinhos.

_______________________

Nota de CV:

(1) - Vd poste de 13 de Junho de 2007> Guiné 63/74 - P1846: 10 de Junho: Cerimónia no Cemitério nº 1 de Leça da Palmeira (Carlos Vinhal)

Sem comentários: