segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Guiné 63/74 - P9389: Notas de leitura (325): Bordo de Ataque - Memórias de Uma Caderneta de Voo e um Contributo para a História, de José Krus Abecasis (Mário Beja Santos)

1. Mensagem de Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, Comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 6 de Janeiro de 2012:

Queridos amigos,
Estou seguro que “Bordo de Ataque” vai aguçar a curiosidade de muita gente.
O General Abecasis faz um relato minucioso da sua presença na Guiné, impressiona pelo seu desassombro e cativa pelo acervo de informação que disponibiliza, é o olhar da Força Aérea a complementar os meios terrestres e navais. Reconhece logo em 1963 que a guerrilha estava muito bem organizada e dispunha de um líder de mentalidade superior. Não esconde quezílias entre as diferentes armas, considera que Schulz esteve à altura dos desafios e é fortemente crítico da conceção da guerra na retaguarda. Confesso que me surpreende como estas memórias não fazem parte da bibliografia principal da guerra da Guiné.

Um abraço do
Mário


Bordo de ataque: memórias de um oficial general da Força Aérea (1)

Beja Santos

São quase 900 páginas de memórias em dois volumes ("Bordo de ataque, memórias de uma caderneta de voo e um contributo para a história", Coimbra Editora, 1985). José Kruz Abecasis é nome proeminente da Força Aérea, onde deixou um incontornável contributo. A Guiné foi-lhe familiar, sobretudo na década de 60.

No seu primeiro volume de memórias, a Guiné em guerra aparece na página 370 no seguinte contexto: “Durante o período em que exerci as funções de adjunto do comandante da 1ª Região Aérea, o General Resende incumbiu-me de visitar a zona aérea de Cabo Verde e Guiné. Entre 4 e 21 de Agosto de 1963 desempenhei-me desta missão, com vista a uma avaliação objetiva da situação militar e da colaboração prestada pela Força Aérea às Unidades de superfície”. Reuniu com o Governador, Comandante Vasco Rodrigues, e com o Comandante-Chefe, Brigadeiro Louro de Sousa. Cedo inferiu que o inimigo na Guiné era aguerrido e instruído e que o teatro de operações em nada tinha de comum com o de Angola, de onde regressara poucos meses antes. Na altura, já havia aviões abatidos, o Sargento Lobato fora capturado, e o Capitão Rebelo Valente morrera em combate, no Morés. Escreve que as forças portuguesas contavam com um grave desaire a partir do momento em que a operação da ilha do Como não tivera os resultados esperados. Transcrevo: “Nas visitas efetuadas às Unidades aquarteladas em pontos mais excêntricos e vulneráveis à ação do inimigo, tais como Bedanda e Catió, no Sul, e S. Domingos, no Noroeste da província, colhia-se a iniludível certeza do baixo moral que prevalecia nas nossas tropas”.

Descreve os reduzidos meios existentes e os atritos entre o Comandante da Zona Aérea e o Comandante da Base Operacional. Finaliza este apontamento acerca da sua missão de inspeção dizendo: “Na Guiné o inimigo era determinado e dinâmico, ousado e confiante, não descurando uma eficaz ação política externa e um esquema de organização social que, nem por ser uma miragem, deixava de ter impacto ideológico. Entre as nossas forças armadas e tanto nos comandos superiores como no âmbito da própria Força Aérea respirava-se uma atmosfera de tensões e choque entre oficiais que se hostilizavam. A guerra da Guiné poderia tornar-se no problema mais difícil das campanhas do Ultramar Português”.

Um episódio passado em Março de 1964 na Guiné é a rememoração seguinte. Tinha morrido o Alferes Piloto-Aviador Madureira Nobre e o seu corpo fora trasladado para Matosinhos. No percurso transitou pela Base Aérea 5 a ambulância com a urna, para se reabastecer de combustível, ele veio a saber que não lhe tinham sido prestados honras militares e criticou o procedimento, dirigindo-se ao Comandante da 1ª Região Aérea, lamentando a ocorrência não se ter prestado a devida manifestação de pesar por um camarada morto em combate.

Em Julho de 1965, Krus Abecasis partiu para a Guiné com as funções de Comandante da Zona Aérea de Cabo Verde e Guiné e de Comandante da Base Aérea 12. Comenta assim: “Tão grave quanto insensata decisão fora tomada pelo Estado-Maior da Força Aérea que assim procurava, de forma simplista, contornar dificuldades da vida de relação entre oficiais. Mais uma vez se nos deparava a triste sina nacional da incapacidade de análise de experiências passadas que tão caro tinham sido pagas pelo país”. Ficamos igualmente a saber que ele classifica como incompetentes os sucessivos Comandantes da Zona Aérea anteriores, sem qualquer passado de fileira ao nível de Esquadrilha, Esquadra ou Grupo Operacional, e que, ignorantes, eram nomeados para funções que não conseguiam exercer.

O segundo volume tem largas referências às funções que exerceu como Comandante da Zona Aérea de Cabo Verde e Guiné, a partir de 1965. Faz uma descrição da presença do inimigo, porventura mal informado, dá ênfase às forças da FLING, na altura inoperantes, já não passava de um simples lóbi em Dakar. Refere detalhadamente o dispositivo das nossas forças, tanto os efetivos terrestres como os navais e os aéreos. Gostou da condução que Arnaldo Schulz imprimia ao relacionamento interarmas. Apercebendo-se de que a tropa paraquedista vivia em compartimentos tanque e alimentava ostensivo elitismo, tomou as medidas mais convenientes. Desdobra-se em referências às atividades da Força Aérea e só a este nível o seu levantamento é complementar ao escreveu Hélio Felgas para o Exército e Sanches de Baêna para os Fuzileiros. No início de 1965 passava ao topo das prioridades estancar as infiltrações inimigas sobre Mansoa e Nhacra; mas o Sul era a grande inquietação, havia necessidade de encontrar meios aéreos para travar a presença civil e militar do inimigo, daí a chegada de novos aviões, sobretudo helicópteros. O Major-General Abecasis guardou inúmeras recordações, uma delas é mais do que uma mera curiosidade. Um cientista e sacerdote francês, René de Naurois, famoso ornitólogo, apresentou-se na Guiné para completar um estudo das espécies de aves existentes na região, nomeadamente algumas que sabia existirem em ilhas arenosas dos Bijagós e na ilha do Como. O oficial levou o cientista num DO, baixou o nível de voo para cerca de um metro de água rumo à ilha do Como, esta aproximação rasante era a única proteção que tinham, as forças do PAIGC eram apanhadas de surpresa e não podiam pôr a funcionar as suas antiaéreas. E René de Naurois pôde confirmar a presença no Como dos Pelecanus Rufescens. As antiaéreas no Sul eram igualmente um armamento que se pretendia neutralizar, havia já aviões alvejados e temia-se o pior. Em Dezembro de 1965 foi preparada a Operação “Resgate” destinada a garantir a liberdade de ação nos céus da Guiné, pondo o Cantanhez a ferro e fogo. Durante três dias consecutivos foram largadas bombas, primeiro em Cafine e depois sobre toda a área Cafine-Santa Clara-Catesse. Madina do Boé permanentemente fustigada, os ataques a Bachile, destacamento português na ilha do Como, são outras referências quanto à intervenção da Força Aérea no referido período.

Com o intuito de se apurar os resultados práticos da Operação “Resgate”, foi desencadeada a Operação “Safari” que, no entender deste General, redundou numa vergonhosa debandada das nossas forças mal o Capitão Carvalho Araújo ter ficado gravemente ferido, depois de um comportamento galhardo e valente.

Arnaldo Schulz, no início de 1966 dá conta aos seus diretos colaboradores que a situação no Sul se tem vindo a agravar, escrevendo mesmo: “Se excetuarmos a região de Bolama, os Bijagós, a zona de Aldeia Formosa-Contabane, as áreas de irradiação imediata dos principais aquartelamentos – Tite, Empada, Buba, Bedanda, Catió, Cufar, Cabedú e a linha fronteiriça Gadamael-Cameconde, os grupos IN encontram-se um pouco por toda a parte”. Reconhecia-se não haver meios para afastar o inimigo do Cantanhez. Entretanto chegaram novos helicópteros Alouette III, mas não havia ilusões que os meios continuam a ser insuficientes. É neste contexto que o novo Comandante da Companhia de Paraquedistas, Capitão Tinoco de Faria, executou brilhantemente a Operação “Relâmpago”.

(Continua)
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 20 de Janeiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9376: Notas de leitura (324): Passadas, recordações de um aluno do Liceu Honório Barreto, de António Estácio (Mário Beja Santos)

Sem comentários: