quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Guiné 63/74 - P15041: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (32): O "making of" de um projeto de ajuda ao Hospital de Cumura (João Martel e Ana Maria Gala)


1. Mensagem de João Martel, com data de 19 de fevereiro de 2014, que não foi publicado na devida altura (*) e que nos parece agora relevante para perceber melhor o projeto deste jovem médico, João Martel, com quem já falei ao telemóvel duas ou três vezes... 

[foto á esquerda, João Martel com Ana Maria Gala; são os dois mais recentes membros da Tabanca Grande (**)]


Boa tarde, caro Luís Graça

O meu nome é João Martel.

Em primeiro lugar, e ainda sem me conhecer, aceite os meus sentimentos pela partida do Carlos Schwarz, "Pepito", para a Casa do Pai. O Senhor o recompensa já, por certo, pelas suas grandes e boas obras. A luta desse grande homem, que pude conhecer pelo seu blog, também me motivou a falar consigo hoje.

Cheguei até si pela leitura do seu blog "Luís Graça e Camaradas da Guiné" e pelo site da ENSP (já agora, perdoe-me a invasão de tantos endereços de e-mail, tentei apenas acautelar as falhas do digital).

O seu blog aparece sistematicamente em tudo o que são pesquisas sobre a Guiné-Bissau e tenho ficado cada vez mais motivado para contactar consigo, dado que tenho um interesse cada vez maior neste país e neste povo.

Mas começando do início:

Estou actualmente a terminar o curso de Medicina na FCML. Vim a aperceber-me que comecei o curso no ano de término do seu filho João, em 2008, cujo relato de Cumura também li com interesse.

Há já bastantes anos que vegeta em mim a vontade de poder aplicar algum do meu tempo (e, quiçá, saber) a um povo que sinta precisar especialmente de auxílio no esforço para o desenvolvimento. Como é próprio dos maçaricos, o tempo de partir parece que nunca chega mas circunstâncias da vida e dos estudos obrigam a um adiamento. Este tempo serve para maturar, claro, e tornar a nossa visão um pouco mais clara, mais informada, mais consciente de nós e dos outros, o que não pode ser senão positivo.

Estando actualmente a terminar o 6º ano, penso que chega a altura de soltar amarras! Mas para onde, como?

Através de alguns contactos com os Franciscanos Portugueses, soube da existência da Missão de Cumura e do trabalho do Frei Vitor Henriques, médico, na missão, durante vários períodos.

Falei o ano passado com ele, falei de raspão com a drª Alice, pediatra que também lá esteve.. As coisas foram-se ligando...

Nas pesquisas on-line, como lhe disse, o seu blog, a vossa Tabanca, aparece sistematicamente. Através dele, pude completar melhor o meu olhar sobre este país e as aventuras e desventuras de tantos que por ele tanto têm feito. Nomeadamente (e terei que usar o tom coloquial) o Carlos Schwarz e a AD Bissau, o seu filho João Graça, o Zé Teixeira e o seu filho Tiago, o dr. Francisco Silva, ortopedista e tantos outros... são personagens que, ainda que só dentro da blogosfera, já habitam a minha ideia da Guiné-Bissau e me motivam a seguir em frente.

Na verdade, falo em nome de um grupo de três pessoas, eu próprio, uma colega de medicina e uma professora do ensino primário, trio que pretende partir em conjunto, em princípio no ano de 2015, dado que ainda estamos a terminar a nossa formação base.

Não querendo maçá-lo muito mais com este testamento, gostava de lhe pedir se poderia falar consigo um pouco sobre a Guiné e algumas perspectivas para o futuro dos nossos trabalhos. Igualmente, e abusando, sem querer abusar, se poderia facilitar-me alguns contactos, que adivinho muito úteis, do seu filho João e do José e Tiago Teixeira, ou outros contactos que ache importantes para nós.

Agradeço desde já a sua atenção e, logo em primeira mão, todo o sonho que já me fez viver com as suas escritas e de tantos Tabanqueiros!

Com as minhas desculpas por este rolo de texto, com amizade

João Martel (e Ana Maria e Rita)



Guiné-Bissau > Bissau > Estrada de Prábis, a 10 km de Bissau > Cumura > Missão Católica e Hospital de Cumura > Cortesia da página da União Missionária Franciscana.


2. Resposta de Luís Graça,. com data de 24 de fevereiro de 2014:

João: Vejo que é um homem crente, com sentido de coerência, e solidário. A Guiné-Bissau precisa de todos nós, e de pessoas jovens e generosas como você e as suas amigas.

Obrigado, antes de mais, por me contactar. Obrigado pelas referências elogiosas ao nosso blogue. Terei todo o gosto em poder ajudá-lo, eu e outros amigos da GB e do seu povo que se acolhem à sombra do poilão da nossa Tabanca Grande...

Espero que possa concretizar, em 2015, os seus sonhos de,, uma vez concluído o mestrado integrado de medicina, na nossa FCM/UNL [, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa], possa partir para a GB em missão humanitária ou de cooperação ou em regime de simples voluntariado. Vou pô-lo em contacto com as pessoas que referiu.

Para já fique com os meus contactos pessoais (...)

Um alfabravo (ABraço), em linguagem dos antigos combatentes... Luís Graça

PS - Gostaria de poder publicar um pequeno texto seu, no nosso blogue, a partir desta mensagem. Caso ache oportuno, adequado e pertinente.

3. Informação sobre os promotores do projeto:

Ana Maria Gala

Formada em Educação como professora do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Com 25 anos sobre este planeta, actualmente a trabalhar no Serviço Educativo do Museu Calouste Gulbenkian. No entanto, tem como grande paixão o Ensino e desde cedo desejou fazer um período de trabalho missionário,  pondo ao serviço a sua formação.

João Martel

Formado em Medicina pela Universidade Nova de Lisboa, actualmente a realizar o Ano Comum (o antigo Internato Geral). Igualmente com 25 anos, uma boa parte deles com o sonho de ser útil na construção do diálogo entre os povos. Aceita os desafios de uma medicina pobre, com múltiplas carências básicas.

O João e a Ana veem na Acção Missionária uma forma de honrar as ligações fraternas de Portugal com o Mundo Lusófono, contribuindo para o caminho do desenvolvimento. Encontraram na Ordem Franciscana uma estrutura organizada e coerente para o fazer.

(Fonte: PPL | Crowdfunding Porttugal > Causas > Um pé na Guiné)
________________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 20 de maio de  2015 > Guiné 63/74 - P14640: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (31): Em busca das minhas raízes nalus / In search of my Nalu family origins (Nigel Davies, historiador britânico, originário da Serra Leoa / British historian, specialising in the study of Sierra Leone Creole people)

7 comentários:

Luís Graça disse...

Estes dois jovens, portugueses, de coração grande, merecem, o nosso apoio e carinho!... Boa sorte para eles e para a sua camapanha de angariação de fundos... O mês de agosto não é o melhor mês para a generosidade e a solidariedade humanas... LG

hadolpho disse...

Bom dia tudo bom?
Meu nome é Hadolpho e eu sou Escotista no Brasil.
Eu vi no blog de vcs http://cne370.no.sapo.pt/3seccao/ a incrível viagem que vcs fizeram para Guiné-Bissau.
No dia 19/09/2015 faremos um grande acampamento com nosso grupo e o tema é Lusofonia.
Eu precisaria apresentar para minha tropa escoteira algumas curiosidades do escotismo de Guiné-Bissau.
Segue abaixo o que eu precisaria:

Fundação do Movimento Escoteiro
Lema “Sempre Alerta”
Nome e logo das Associações Escoteira locais
Personalidades famosas
Culinária local
População absoluta e porcentagem de escoteiros no país

Foto de um escoteiro com uniforme escoteiro
Um vídeo curto de um escoteiro falando sobre o país e o escotismo.

Por um acaso vocês poderiam me fornecer estes dados, ou me indicar para que possa me fornecer?

E aproveitando teria como vc me passar as mesmas informações do seu grupo também em Portugal?


Muito obrigado.


Att.
Hadolphocorrea@hotmail.com

Anónimo disse...


alberto manuel gracio
26 agosto 2015 18:16

Dados do pagamento

Entidade / C. Empresa10241 HPME SA
Referência755 002 684
Montante 5,35 EUR
Custo total 0,00 EUR
Identificador SIBS058600144674
Estado Efectuado

Esta foi a minha modesta contribuição.

Abraço

Alberto Grácio

Anónimo disse...

Paulo Salgado
26 agosto 2015 18:51


Grande Luís,

É sempre bom saber que os jovens são audazes, valorosos e pródigos em dar-se, entregar-se.
Um abraço para eles e bom trabalho lá na Cumura, junto das irmãs - onde eu passei várias vezes e entregámos materiais.
Como posso fazer chegar algo?

Tabanqueiro Paulo Salgado

Anónimo disse...

Rui Vieira Coelho
26 agosto 2015 18:28


O casalinho que vai para Cumura necessita. Do Apoio de todos nós .
Caro Luis preciso de saber o NIB da conta para enviar o meu donativo por transferência bancária.

Aguardo resposta e um Alfa Bravo do Rui Vieira Coelho

Enviado do meu iPad

Anónimo disse...

João Martel
João Martel
27 agosto 2015 23:55
paulocsalgado, Ana

Boa noite caro Paulo Salgado

Com muita honra e sentido de dever recebemos a sua ajuda tão pronta.

Poderá fazê-lo para o Nib 0035 0575 00012906600 18 , em nome de João Martel.

Um abraço caloroso destes "novatos" na Tabanca

Ana Maria Gala e João Martel

Anónimo disse...

João Martel João Martel
27 agosto 2015 23:44


Boa noite caro Rui Coelho

Ficamos honrados e sinceramente comovidos com a onda de amizade e solícita generosidade que nos tem "banhado".. vinda de muitos lados, mas com muita força dos Camaradas da Guiné!

Poderá fazer-nos chegar o seu apoio pelo nib 0035 0575 00012906600 18 (em nome de João Martel).

Um grande obrigado, em nome daquilo em que acreditamos!

Abraço forte dos

Ana Maria Gala e João Marte