Capa da "Civilização: grande magazine mensal", Porto, 1934.
Coleção de Mário Beja Santos (2017) .
[Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].
Coleção de Mário Beja Santos (2017) .
[Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].
Texto baseado em alguns comentários ao poste P17775 (*), da autoria do nosso editor Luís Graça e do nosso amigo Cherno Baldé (que vive em Bissau):
1. O nosso amigo, camarada e colaborador permanente do blogue, Mário Beja Santos, refere-se ao 'escândalo' da balanta Rosinha, de peito generoso à mostra na capa das revistas da época por ocasião da 1.ª Exposição Colonial Portugal, no Porto, em 1934...
Estamos a falar de há mais de 70 anos, num época cheia de contradições e ameaças à paz mundial, com o triunfo do nazifascismo na Europa e da ideologia da superioridade da "raça ariana"... mas também do triunfo político e ideológico, entre nós, do Estado Novo que vai encetar um processo de 'recolonização' tardia dos nossos territórios de "além-mar" em África e na Ásia...
Curioso que há leitores nossos, na Guiné-Bissau, que ainda hoje se indignam de verem, no nosso blogue, as "suas mães" de peito ao léu... E não são leitores quaisquer, alguns são filhos de "pai tuga" e mãe guineense, vulgo "filhos do vento"... Já nos chegaram ecos, ao nosso blogue, dessas reações que não são só de pudor... E depois temos os/as cientistas sociais com o seu discurso do "cientificamente correto"...
A verdade é que não usávamos, nas paredes das nossas casernas ou abrigos, pósteres de mulheres africanas, nuas... As mulheres nuas, ou semi-vestidas, em poses eróticas, eram da "playboy", louras, de olhos azuis... Eram elas que nos ajudavam a climatizar os nossos pesadelos... E continuam a ser elas (e eles), mais louras ou morenas, mas sempre "sexies", que ajudam o capitalismo a vender as merdas que produzimos e consumimos, dos carros às "férias de sonhos" em "ilhas paradisíacas"... Será que alguma coisa mudou desde o "pecado original"?
Pode-se perguntar qual a fronteira entre o "nu etnográfico" e o "nu pornográfico"?... Também é verdade que fotos como a da Rosinha Balantas eram usadas, com alguma "ousadia", nas nossas revistas e sobretudo nas coleções de fotografia colonial...
Eram muito populares, entre os machos lusitanos, as fotos da coleção com raparigas guineenses em poses bastante ousadas para a época: nuas ou semi-nuas... Quem não comprou e não mandou, pelo correio, para a família e amigos alguns destes postais "ousados" dos anos 60?...
O "nu feminino" (mas não o "nu masculino"!) era visto como um dos traços "exóticos" e "apetecíveis" da... Guiné Portuguesa... Ora, eu nunca vi nenhum "nu minhoto” para ilustrar a grandeza e a diversidade do Portugal plurirracial e pluricontinental... Hoje esses "postais ilustrados" (muitos deles já aqui reproduzidos, dado o seu interesse, digamos, documental) seriam, no mínimo, "politicamente incorretos"...
Hoje reproduzir um capa como a de 1934, da revista "Civilização" (dirigida pelo escritor Ferreira de Castro, o autor de "A Selva", que chegou a ser nobilizável...) começa a ser objeto de desconforto e até de censura social... A fronteira entre o racismo, a xenofobia, a misoginia, a homofobia, o machismo começa a ser estreita... correndo o risco da nossa geração, a que fez a guerra colonial, de ser acusada por outros "ismos" de... racista, xenófoba, misógina, homofóbica, machista...
2. Contrapõe o Cherno Baldé, o nosso perito em Bissau (em questões étnico-linguísticas, mas também éticas, religiosas, históricas, antropológicas...):
“Porque é que o ‘nu feminino era visto como um dos tracços exóticos ... da Guiné Portuguesa e não das outras colónias, Angola e Moçambique, por exemplo? Ou as "Bajudas" da Guiné teriam peitos mais salientes/atraentes que todos os outros países, incluindo Portugal, como tu bem observas?”
E acrescenta o dr. Cherno Baldé, nosso amigo e irmãozinho:
“Eu sou daquela época e confirmo que, na altura e para as comunidades da época, não constituía escândalo deixar as meninas andarem de peito livre sem qualquer preconceito. Os preconceitos vieram depois com a invenção do conceito de ´civilização’, ou seja a mania de querer mostrar ‘civilização’ da parte de quem pretendia deter alguma superioridade racial e social, como se andar vestido, já de per si, significava fazer parte da classe dos ‘civilizados’.
Hoje, porém, sabemos que o conceito é completamente falso, pois senão as mulheres talibãs e outras fundamentalistas da mesma religião, com as suas burcas, seriam as mais civilizadas de todas”.
3. Eu respondi nestes termos, ao sabor das teclas:
Querido amigo e irmãozinho Cherno Baldé (que eu não cheguei a conhecer em Contuboel, ainda “djubi’, em junho/julho de 1961):
Não podemos estar mais de acordo!... O que é a ‘civilização’? Não é (ou não devia ser) pelas diferenças ‘acidentais’ (minissaia ou burca, por exemplo, no que diz respeito ao vestuário feminino...) que os povos se distinguem, diferenciam, se separam, e até se combatem até à morte... Muito menos, pelo ‘fenótipo’...
A ‘Rosinha Balanta’ devia ser, espero, um jóia de miúda, que terá casado e terá sido mãe e avó, como muitas outras mulheres, as nossas mães e avós, em Portugal, na Guiné, em todo o mundo... Não era fácil para uma rapariga, balanta, animista (ou cristã, a avaliar pelo fio com crucifico que usa ao peito, a viver num país colonizado, nos anos 30 do século passado, sobreviver e sobretudo viver com um mínimo de dignidade, saúde, paz... Quero imaginar que teria sido feliz... Espero que tenha sido feliz... Para já "conheceu mundo": teve a sorte de conhecer Portugal e o Porto, em 1934!... E de fazer parte do "jardim zoológico humano" do palácio de Cristal, como alguém lhe chamou, com crueldade (***)...
A Rosinha teria hoje 100 anos e seria um pouco mais velha do que a minha saudosa mãe, Maria da Graça (1922-2014)!... Sabemos quem foi o seu famoso fotógrafo, o Domingos Alvão... Pode discutir-se é um exemplo de nu 'etnográfico', 'artístico', 'colonialista', 'pornográfico' ...
É verdade que em Portugal, na época, nem as camponesas do Minho nem as ceifeiras do Alentejo andavam de peito ao léu... Hoje também não andam, porque já não existem nem camponesas do Minho nem ceifeiras do Alentejo, a não ser nos museus do traje e nos ranchos folclóricos...
Em contrapartida, já vemos hoje as jovens mães, nos transportes públicos, nas esplanadas, na rua... a puxar pela mama, discretamente, naturalmente, para amamentar os seus bebés... Mas a mama ao léu não dá jeito (e não é "socialmente tolerada"), a não ser em certas épocas do ano, em certos sítios (como a praia...). O uso da "mama ao léu" tem regras: por exemplo, na arte, no cinema, na indústria da noite, no lazer, e até nas manifestações políticas... contra o poder falocrático.
Cherno, tu, que és um observador de grande argúcia, pões uma questão, deveras desafiante, provocatoriamente desafiante, aos nossos leitores: por que é que o ‘nu feminino’ não era também (e tão bem...) ‘explorado’ pelos antropólogos, artistas, fotógrafos caçadores de ‘exotismo’, agências de viagens, administradores coloniais, angariadores de mão de obra para as colónias, militares, comerciantes e até ‘missionários católicos’ (que eram os melhores clientes das fábricas de ‘soutiens’)... das outras colónias, Angola, Moçambique, São Tomé e até Cabo Verde?...
Cabo Verde (mas também São Tomé e Príncipe) era um caso à parte dada a tradicional influência da igreja católica românica, e sobretudo a sua origem, como sociedade ‘escravocrata’...
De Moçambique sei pouco, nunca lá fui... De Angola, só lá comecei a lá ir a partir de 2003 e confesso que sou ignorante do seu passado, marcado pela liderança de mulheres fortes como a rainha Ana de Sousa, ou rainha Ginga (c. 1582-1663).
Da Guiné, teu país, meu irmãozinho e amigo, só posso dizer que tinha (e tem) mulheres lindas!... A beleza (feminina e masculina) não é monopólio de ninguém... Mas há ‘estereótipos de beleza’ de base racista... e a que o colonialismo (europeu) e o nazifascismo não são alheios.
Descobri (não sabia…) que a ‘Civilização: grande magazine mensal’ foi uma publicação periódica, editada no Porto entre 1928 e 1937. Foi fundada pelos escritores Ferreira de Castro (1898-1974) e Campos Monteiro (1876-1933). O editor era a Livraria Civilização. A Rosinha Balanta vem numa das capas da revista, em 1934, a propósito da 1.ª Exposição Colonial Portuguesa…
4. Há um artigo, interessante, escrito em português do Brasil sobre o ‘papel’ da Rosinha, a bajuda balanta, em carne e osso, que esteve ‘exposta’, na 1.ª Exposição Colonial Portuguesa, no Porto, em 1934... e que, sem querer, terá sido uma das causas do grande sucesso da exposição, ganhando claramente os favores do público, a par do menino Augusto... (A exposição terá sido vista por um milhão de pessoas; mais de 3 centenas de 'nativos', homens, mulheres e crianças, vieram expressamente das colónias, a pedido do ministro Armindo Monteiro (1895-1955), para dar "corpo e alma" à exposição que, mais do que um mero divertimento popular, tinha um claro propósito propagandístico.)
(Vd, Mateus Silva Skolaude - Exotismo e Sensualidade Africana: Raça, Nação e Império na 1.ª Exposição Colonial Portuguesa de 1934. in: Nossa África: ensino e pesquisa / Organizadores Simoni Mendes de Paula e Sílvio Marcus de Souza Correa. São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil: Oikos, 2016, 228 p.; E-book, pp. 131/145. ISBN 978-85-7843-614-8. Disponível aqui em formato pdf.)
Eis aqui alguns excertos, com a devida vénia:
(...) Para tanto, foi no jardim do Palácio de Cristal [, no Porto,] a grande atração do evento, tendo em vista o objetivo de recriar os territórios ultramarinos em sua mais completa diversidade. Era indispensável traduzir o cotidiano dos povos o mais próximo da realidade, desde a floresta tropical, o deserto, a alimentação e as aldeias típicas, ou seja, o objetivo consistia em oferecer ao público, a sensação de viajar por todo o império português.
Neste passeio, as representações etnográficas acabaram por ser as mais populares, num total de 324 nativos expostos, entre mulheres, homens e também crianças. (...)
Diferentemente de um museu, a exposição incorporava um universo à parte, considerando as particularidades de cheiros, sons e imagens em movimento. Neste sentido, os 324 nativos, desde a chegada ao Porto, foram cuidadosamente observados por professores e estudantes universitários, sob a responsabilidade dos antropólogos da Universidade do Porto. A partir das experiências com os indígenas, os cientistas chegariam a conclusões com respeito a usos e costumes, a maior ou menor aptidão em trabalhos manuais, assim como, às suas capacidades intelectuais. (...)
Estes nativos eram evocados como sendo todos portugueses (...).
E continua o autor, Mateus Silva Skolaude:
(…) Não por acaso, a 1.ª ECP teve um fotografo oficial, o Sr. Domingos Alvão (1872-1946), proprietário da Casa Alvão na cidade do Porto e que publicou um “Álbum fotográfico da 1.ª Exposição Colonial Portuguesa” com 101 clichés fotográficos, editado no Porto pela Litografia Nacional. (…)
Os grupos étnicos da Guiné foram os que mais receberam atenção por parte da imprensa e do público de forma geral. Também foram os mais fotografados pela câmara oficial de Domingos Alvão que procurou realçar o caráter físico destas populações indígenas. (...)
(...) Para além da exotização imposta pelos organizadores e propagandistas da exposição, era necessário também criar laços de afetividade na população metropolitana com os povos oriundos das colônias. Para que isto efectivamente tivesse algum resultado prático, utilizou-se a estratégia de individualizar alguns nativos, como forma de torná-los verdadeiros ícones da exposição.
(...) Esse foi o caso do menino Augusto [, bijagó,] (***) e da jovem Rosinha, da etnia balanta, que foi exposta pelos organizadores da exposição, tendo em vista os anseios da política estado-novista que buscava despertar, na subjectividade masculina, o desafio de sujeitos dispostos a migrarem para os territórios ultramarinos do império. A estratégia foi bem-sucedida. Rosinha e as mulheres balantas não só atraíram um grande público, como também constituíam uma “sensualidade” capaz de mobilizar, na memória do passado, o futuro da política imperial.
Estamos a falar de há mais de 70 anos, num época cheia de contradições e ameaças à paz mundial, com o triunfo do nazifascismo na Europa e da ideologia da superioridade da "raça ariana"... mas também do triunfo político e ideológico, entre nós, do Estado Novo que vai encetar um processo de 'recolonização' tardia dos nossos territórios de "além-mar" em África e na Ásia...
Curioso que há leitores nossos, na Guiné-Bissau, que ainda hoje se indignam de verem, no nosso blogue, as "suas mães" de peito ao léu... E não são leitores quaisquer, alguns são filhos de "pai tuga" e mãe guineense, vulgo "filhos do vento"... Já nos chegaram ecos, ao nosso blogue, dessas reações que não são só de pudor... E depois temos os/as cientistas sociais com o seu discurso do "cientificamente correto"...
A verdade é que não usávamos, nas paredes das nossas casernas ou abrigos, pósteres de mulheres africanas, nuas... As mulheres nuas, ou semi-vestidas, em poses eróticas, eram da "playboy", louras, de olhos azuis... Eram elas que nos ajudavam a climatizar os nossos pesadelos... E continuam a ser elas (e eles), mais louras ou morenas, mas sempre "sexies", que ajudam o capitalismo a vender as merdas que produzimos e consumimos, dos carros às "férias de sonhos" em "ilhas paradisíacas"... Será que alguma coisa mudou desde o "pecado original"?
Pode-se perguntar qual a fronteira entre o "nu etnográfico" e o "nu pornográfico"?... Também é verdade que fotos como a da Rosinha Balantas eram usadas, com alguma "ousadia", nas nossas revistas e sobretudo nas coleções de fotografia colonial...
Eram muito populares, entre os machos lusitanos, as fotos da coleção com raparigas guineenses em poses bastante ousadas para a época: nuas ou semi-nuas... Quem não comprou e não mandou, pelo correio, para a família e amigos alguns destes postais "ousados" dos anos 60?...
O "nu feminino" (mas não o "nu masculino"!) era visto como um dos traços "exóticos" e "apetecíveis" da... Guiné Portuguesa... Ora, eu nunca vi nenhum "nu minhoto” para ilustrar a grandeza e a diversidade do Portugal plurirracial e pluricontinental... Hoje esses "postais ilustrados" (muitos deles já aqui reproduzidos, dado o seu interesse, digamos, documental) seriam, no mínimo, "politicamente incorretos"...
Hoje reproduzir um capa como a de 1934, da revista "Civilização" (dirigida pelo escritor Ferreira de Castro, o autor de "A Selva", que chegou a ser nobilizável...) começa a ser objeto de desconforto e até de censura social... A fronteira entre o racismo, a xenofobia, a misoginia, a homofobia, o machismo começa a ser estreita... correndo o risco da nossa geração, a que fez a guerra colonial, de ser acusada por outros "ismos" de... racista, xenófoba, misógina, homofóbica, machista...
2. Contrapõe o Cherno Baldé, o nosso perito em Bissau (em questões étnico-linguísticas, mas também éticas, religiosas, históricas, antropológicas...):
“Porque é que o ‘nu feminino era visto como um dos tracços exóticos ... da Guiné Portuguesa e não das outras colónias, Angola e Moçambique, por exemplo? Ou as "Bajudas" da Guiné teriam peitos mais salientes/atraentes que todos os outros países, incluindo Portugal, como tu bem observas?”
E acrescenta o dr. Cherno Baldé, nosso amigo e irmãozinho:
“Eu sou daquela época e confirmo que, na altura e para as comunidades da época, não constituía escândalo deixar as meninas andarem de peito livre sem qualquer preconceito. Os preconceitos vieram depois com a invenção do conceito de ´civilização’, ou seja a mania de querer mostrar ‘civilização’ da parte de quem pretendia deter alguma superioridade racial e social, como se andar vestido, já de per si, significava fazer parte da classe dos ‘civilizados’.
Hoje, porém, sabemos que o conceito é completamente falso, pois senão as mulheres talibãs e outras fundamentalistas da mesma religião, com as suas burcas, seriam as mais civilizadas de todas”.
3. Eu respondi nestes termos, ao sabor das teclas:
Querido amigo e irmãozinho Cherno Baldé (que eu não cheguei a conhecer em Contuboel, ainda “djubi’, em junho/julho de 1961):
Não podemos estar mais de acordo!... O que é a ‘civilização’? Não é (ou não devia ser) pelas diferenças ‘acidentais’ (minissaia ou burca, por exemplo, no que diz respeito ao vestuário feminino...) que os povos se distinguem, diferenciam, se separam, e até se combatem até à morte... Muito menos, pelo ‘fenótipo’...
A ‘Rosinha Balanta’ devia ser, espero, um jóia de miúda, que terá casado e terá sido mãe e avó, como muitas outras mulheres, as nossas mães e avós, em Portugal, na Guiné, em todo o mundo... Não era fácil para uma rapariga, balanta, animista (ou cristã, a avaliar pelo fio com crucifico que usa ao peito, a viver num país colonizado, nos anos 30 do século passado, sobreviver e sobretudo viver com um mínimo de dignidade, saúde, paz... Quero imaginar que teria sido feliz... Espero que tenha sido feliz... Para já "conheceu mundo": teve a sorte de conhecer Portugal e o Porto, em 1934!... E de fazer parte do "jardim zoológico humano" do palácio de Cristal, como alguém lhe chamou, com crueldade (***)...
A Rosinha teria hoje 100 anos e seria um pouco mais velha do que a minha saudosa mãe, Maria da Graça (1922-2014)!... Sabemos quem foi o seu famoso fotógrafo, o Domingos Alvão... Pode discutir-se é um exemplo de nu 'etnográfico', 'artístico', 'colonialista', 'pornográfico' ...
É verdade que em Portugal, na época, nem as camponesas do Minho nem as ceifeiras do Alentejo andavam de peito ao léu... Hoje também não andam, porque já não existem nem camponesas do Minho nem ceifeiras do Alentejo, a não ser nos museus do traje e nos ranchos folclóricos...
Em contrapartida, já vemos hoje as jovens mães, nos transportes públicos, nas esplanadas, na rua... a puxar pela mama, discretamente, naturalmente, para amamentar os seus bebés... Mas a mama ao léu não dá jeito (e não é "socialmente tolerada"), a não ser em certas épocas do ano, em certos sítios (como a praia...). O uso da "mama ao léu" tem regras: por exemplo, na arte, no cinema, na indústria da noite, no lazer, e até nas manifestações políticas... contra o poder falocrático.
Cherno, tu, que és um observador de grande argúcia, pões uma questão, deveras desafiante, provocatoriamente desafiante, aos nossos leitores: por que é que o ‘nu feminino’ não era também (e tão bem...) ‘explorado’ pelos antropólogos, artistas, fotógrafos caçadores de ‘exotismo’, agências de viagens, administradores coloniais, angariadores de mão de obra para as colónias, militares, comerciantes e até ‘missionários católicos’ (que eram os melhores clientes das fábricas de ‘soutiens’)... das outras colónias, Angola, Moçambique, São Tomé e até Cabo Verde?...
Cabo Verde (mas também São Tomé e Príncipe) era um caso à parte dada a tradicional influência da igreja católica românica, e sobretudo a sua origem, como sociedade ‘escravocrata’...
De Moçambique sei pouco, nunca lá fui... De Angola, só lá comecei a lá ir a partir de 2003 e confesso que sou ignorante do seu passado, marcado pela liderança de mulheres fortes como a rainha Ana de Sousa, ou rainha Ginga (c. 1582-1663).
Da Guiné, teu país, meu irmãozinho e amigo, só posso dizer que tinha (e tem) mulheres lindas!... A beleza (feminina e masculina) não é monopólio de ninguém... Mas há ‘estereótipos de beleza’ de base racista... e a que o colonialismo (europeu) e o nazifascismo não são alheios.
Descobri (não sabia…) que a ‘Civilização: grande magazine mensal’ foi uma publicação periódica, editada no Porto entre 1928 e 1937. Foi fundada pelos escritores Ferreira de Castro (1898-1974) e Campos Monteiro (1876-1933). O editor era a Livraria Civilização. A Rosinha Balanta vem numa das capas da revista, em 1934, a propósito da 1.ª Exposição Colonial Portuguesa…
4. Há um artigo, interessante, escrito em português do Brasil sobre o ‘papel’ da Rosinha, a bajuda balanta, em carne e osso, que esteve ‘exposta’, na 1.ª Exposição Colonial Portuguesa, no Porto, em 1934... e que, sem querer, terá sido uma das causas do grande sucesso da exposição, ganhando claramente os favores do público, a par do menino Augusto... (A exposição terá sido vista por um milhão de pessoas; mais de 3 centenas de 'nativos', homens, mulheres e crianças, vieram expressamente das colónias, a pedido do ministro Armindo Monteiro (1895-1955), para dar "corpo e alma" à exposição que, mais do que um mero divertimento popular, tinha um claro propósito propagandístico.)
(Vd, Mateus Silva Skolaude - Exotismo e Sensualidade Africana: Raça, Nação e Império na 1.ª Exposição Colonial Portuguesa de 1934. in: Nossa África: ensino e pesquisa / Organizadores Simoni Mendes de Paula e Sílvio Marcus de Souza Correa. São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil: Oikos, 2016, 228 p.; E-book, pp. 131/145. ISBN 978-85-7843-614-8. Disponível aqui em formato pdf.)
Eis aqui alguns excertos, com a devida vénia:
(...) Para tanto, foi no jardim do Palácio de Cristal [, no Porto,] a grande atração do evento, tendo em vista o objetivo de recriar os territórios ultramarinos em sua mais completa diversidade. Era indispensável traduzir o cotidiano dos povos o mais próximo da realidade, desde a floresta tropical, o deserto, a alimentação e as aldeias típicas, ou seja, o objetivo consistia em oferecer ao público, a sensação de viajar por todo o império português.
Neste passeio, as representações etnográficas acabaram por ser as mais populares, num total de 324 nativos expostos, entre mulheres, homens e também crianças. (...)
Diferentemente de um museu, a exposição incorporava um universo à parte, considerando as particularidades de cheiros, sons e imagens em movimento. Neste sentido, os 324 nativos, desde a chegada ao Porto, foram cuidadosamente observados por professores e estudantes universitários, sob a responsabilidade dos antropólogos da Universidade do Porto. A partir das experiências com os indígenas, os cientistas chegariam a conclusões com respeito a usos e costumes, a maior ou menor aptidão em trabalhos manuais, assim como, às suas capacidades intelectuais. (...)
Estes nativos eram evocados como sendo todos portugueses (...).
E continua o autor, Mateus Silva Skolaude:
(…) Não por acaso, a 1.ª ECP teve um fotografo oficial, o Sr. Domingos Alvão (1872-1946), proprietário da Casa Alvão na cidade do Porto e que publicou um “Álbum fotográfico da 1.ª Exposição Colonial Portuguesa” com 101 clichés fotográficos, editado no Porto pela Litografia Nacional. (…)
Os grupos étnicos da Guiné foram os que mais receberam atenção por parte da imprensa e do público de forma geral. Também foram os mais fotografados pela câmara oficial de Domingos Alvão que procurou realçar o caráter físico destas populações indígenas. (...)
(...) Para além da exotização imposta pelos organizadores e propagandistas da exposição, era necessário também criar laços de afetividade na população metropolitana com os povos oriundos das colônias. Para que isto efectivamente tivesse algum resultado prático, utilizou-se a estratégia de individualizar alguns nativos, como forma de torná-los verdadeiros ícones da exposição.
(...) Esse foi o caso do menino Augusto [, bijagó,] (***) e da jovem Rosinha, da etnia balanta, que foi exposta pelos organizadores da exposição, tendo em vista os anseios da política estado-novista que buscava despertar, na subjectividade masculina, o desafio de sujeitos dispostos a migrarem para os territórios ultramarinos do império. A estratégia foi bem-sucedida. Rosinha e as mulheres balantas não só atraíram um grande público, como também constituíam uma “sensualidade” capaz de mobilizar, na memória do passado, o futuro da política imperial.
Concluindo: parte do sucesso da exposição é mérito da Rosinha e do seu fotógrafo (**):
(...) Naquela altura, circulou um cartão postal cuja fotografia original se encontra no álbum fotográfico de Alvão. Sua legenda afirmava o papel atribuído a Rosinha: “O Sucesso da Exposição de 1934”. Este sentimento foi amplamente partilhado pelos visitantes. Rosinha tornou-se o “objeto” mais fotografado, analisado e discutido da exposição. (...) (****)
______________
Notas do editor:
(*) 7 de setembro de 2017 > Guiné 61/74 - P17775: Historiografia da presença portuguesa em África (89): Exposição Colonial Portuguesa, Porto, 1934 (2) (Mário Beja Santos)
(**) Último poste da série > 19 de setembro de 2017 > Guiné 61/74 - P17780: Historiografia da presença portuguesa em África (90): a nossa conhecida NOSOCO - Nouvelle Société Commerciale Africaine, uma das patrocinadoras da Exposição Colonial Internacional de Paris, em 1931(*) 7 de setembro de 2017 > Guiné 61/74 - P17775: Historiografia da presença portuguesa em África (89): Exposição Colonial Portuguesa, Porto, 1934 (2) (Mário Beja Santos)
(***) Vd. poste de 9 de janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10916: Postais ilustrados (19): O menino, Augusto, que fumava cigarros "White Horse" (Beja Santos)
O problema foi a moral pública, a reclamar daquelas bajudas com maminhas ao léu, aqueles Bijagós despudorados com saias de ráfia, praticamente nus, e de olhar tão inocente. Faziam-se excursões, rezam as notícias publicadas nos jornais da época, para ver aqueles povos bárbaros, as crianças atiravam pedradas, a polícia tinha que agir, o ministro das Colónias, Armindo Monteiro, não gostou das críticas, ordenou ao capitão Henrique Galvão que acabasse com os desmandos, quem desrespeitasse os guinéus ia para a choça.
O Augusto devia ser uma criança muito dócil, os pais até devem ter achado graça ver o menino a fumar, reproduzido em bilhete-postal. Não vale a pena fazer comentários, fica o registo de um tratamento primitivo. Em muitos domínios, a História não dorme. (...)
(****) Vd. também o artigo da investigadora do ICS-UL [Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa}, Filipa Lowndes Vicente: "Rosita" e o império como objecto de desejo. Público,. 25/8/2013
(...) "No contexto das discriminações raciais da Europa da década de 1930, como já no século XIX, o corpo da mulher negra podia ser exposto, legitimamente, de muitas formas, num claro contraste com o corpo nu da mulher branca, remetido para as fotografias transgressivas de uma pornografia para consumo privado masculino. O corpo nu da mulher negra estava disponível visualmente, porque imperava uma ideologia legitimada por um racismo científico que o inferiorizava, e que lhe retirava voz e poder. Os lugares desta exposição legítima do corpo eram inúmeros: nas exposições universais e coloniais, nos postais fotográficos que jogavam com a ambiguidade entre a legitimidade científica da antropologia e o erotismo; ou em imagens de jornal a ilustrar os costumes de povos "estranhos e distantes". (...)
O Augusto devia ser uma criança muito dócil, os pais até devem ter achado graça ver o menino a fumar, reproduzido em bilhete-postal. Não vale a pena fazer comentários, fica o registo de um tratamento primitivo. Em muitos domínios, a História não dorme. (...)
(****) Vd. também o artigo da investigadora do ICS-UL [Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa}, Filipa Lowndes Vicente: "Rosita" e o império como objecto de desejo. Público,. 25/8/2013
(...) "No contexto das discriminações raciais da Europa da década de 1930, como já no século XIX, o corpo da mulher negra podia ser exposto, legitimamente, de muitas formas, num claro contraste com o corpo nu da mulher branca, remetido para as fotografias transgressivas de uma pornografia para consumo privado masculino. O corpo nu da mulher negra estava disponível visualmente, porque imperava uma ideologia legitimada por um racismo científico que o inferiorizava, e que lhe retirava voz e poder. Os lugares desta exposição legítima do corpo eram inúmeros: nas exposições universais e coloniais, nos postais fotográficos que jogavam com a ambiguidade entre a legitimidade científica da antropologia e o erotismo; ou em imagens de jornal a ilustrar os costumes de povos "estranhos e distantes". (...)
3 comentários:
Sobre a Exposição Colonial Portuguesa, que Henrique Galvão organizou no Porto em 1934, quero chamar a atenção para o seguinte (post? poste? posta?) artigo: http://doportoenaoso.blogspot.pt/2014/02/o-porto-dos-anos-30a-exposicao-colonial.html. Há quem diga que esta exposição foi uma espécie de ensaio geral da Exposição do Mundo Português que se viria a realizar em 1940, em Lisboa. Em vista do que está patente no (post? poste? posta?) artigo, parece ter sido muito mais do que isso.
Na sequência do meu comentário anterior, desejo responder à seguinte pergunta do dr. Cherno Baldé: «Porque é que o ‘nu feminino era visto como um dos tracços exóticos ... da Guiné Portuguesa e não das outras colónias, Angola e Moçambique, por exemplo? Ou as "Bajudas" da Guiné teriam peitos mais salientes/atraentes que todos os outros países, incluindo Portugal, como tu bem observas?»
Eu fiz a minha comissão militar em Angola e não na Guiné. Combati a UPA/FNLA no norte de Angola. No que diz respeito a Angola, pelo menos, posso assegurar que as camponesas que andam de peito a descoberto no sudoeste do país foram tema de milhões e milhões de fotografias, livros, selos de correio, postais ilustrados e tudo o mais quanto se possa imaginar. A beleza das moças e senhoras fotografadas e a riqueza das suas culturas assim o justificam, embora muitos dos fotógrafos só busquem o exótico e o sensual. Não é este o caso de Adalberto Gourgel, que foi um grande fotógrafo amador angolano e que publicou na Internet muitos retratos das gentes do seu povo. Digo que Adalberto Gourgel foi um grande fotógrafo, porque ele morreu há dois ou três anos num desastre de automóvel. Pode ver-se uma galeria de fotos que ele fez no sudoeste de Angola na página https://plus.google.com/photos/110324045697489901959/album/6042710714900693329. Nem sempre é fácil identificar a etnia a que pertence cada uma das pessoas retratadas, pois elas encontram-se misturadas. Estão retratadas pessoas das etnias mucubal, mumuíla, himba, muhakaona, etc., que vivem nas províncias da Huíla, Cunene e Namibe.
Muito obrigado amigo Fernando Ribeiro, gostei de ver o album de A. Gourgel, um verdadeiro artista, isto nao eh "nudismo feminino" eh arte de bom gosto para um museu historico sobre osovos de Angola.
Um abraco e, para a proxima dispense o dr. Que nos neste Blogue tratamo-nos amigavelmente por "tu".
Enviar um comentário