quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Guiné 61/74 - P17875: Tabanca Grande (449): José Claudino da Silva, ex-1º cabo cond auto, 3ª CART /BART 6520/72, Fulacunda, 1972/74, escritor, natural de Penafiel, a residir agora em Amarante... Passa a ser o novo grã-tabanqueiro nº 756


Foto nº 1


Foto nº 2

José Claudino da Silva, fotos de hoje (nº 1) e de ontem (nº 2), ex-1º cabo condutor auto, 3ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74), novo membro da Tabanca Grande, com o nº 756 (*).

Foto (e legenda): © José Claudino da Silva (2017), Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. É autor de dois livros, um de ficção, parcialmente inspirtado na guerra colonial (2016), e outro de poesia (2007). Está a preparar um terceiro livro, memorialístico, com base na sua correspondência do tempo da vida militar (1972/74).


UM CERTO JEITO DE MIM

por José Claudino da Silva

Nasci no tempo das flores,
Fruto de falsos amores,
Esse foi o meu dilema.
Vim ao mundo sem cuidado,
Surgi pelo lado errado
Da vida dita suprema.

Descalço me fiz criança,
Comendo frutos de esperança.
Na escola desabrochei,
Voguei num mar de bonança.
Era rica a minha herança
Que ao sonho me entreguei.

Pela vida apaixonado,
Espalhei por todo lado
Meu poder de adolescente.
Fui escravo, fui soldado,
Pela Pátria amordaçado,
Meu poder ficou ausente.

Começo tudo de novo,
Já pertenço a outro povo.
Sou hoje um fruto maduro,
Todos meus sonhos renovo.
Faço planos e aprovo
O meu caminho futuro.

Tropecei, tombei, caí
Nas estradas que percorri.
Fiz coisas boas e más,
Altos castelos ergui.
Alguns sonhos destruí,
Que ficaram para trás.

Formei-me na utopia,
Mas a vida dia a dia
Deu-me lições de rigor.
Mais tarde,  compreenderia
Que viver em fantasia
Não era viver melhor.

Com armas tão desiguais
Lutei sempre muito mais,
A vida me foi madrasta;
Nunca culpei os meus pais,
Afinal tenho ideais
Mais puros que qualquer casta.

Se às vezes o desalento
Me invade um momento,
Logo volto a reagir,
Meus poemas dão alento.
Breve, esqueço o tormento,
Sem precisar de fugir.

Se hoje sou quem eu sou,
Nada troco, nada dou,
Em quase tudo errei;
Sou este que aqui estou,
Que pela vida se formou.
Sou assim. Assim serei.

Se ao longo deste caminho
For caminhando sozinho,
Numa agonia fatal,
Com cicuta, adoço o vinho.
Bebo goles, de mansinho,
Na bebedeira final.

José Claudino da Silva




Título: Desertor 6520


Autor: José Claudino Silva

Data de publicação: Setembro de 2016

Número de páginas: 408
ISBN: 978-989-51-8120-9
Edição: Chiado Editora, Lisboa
Colecção: Viagens na Ficção

Género: Ficção

Idioma: Pt

Preço: 13 € (papel); 3€ (ebook)



Sinopse



“A partir daquele momento, era irreversível a sua partida e tinham a consciência da transformação radical que as suas vidas iriam sentir.” José C. Silva


2. Nota biográfica:





(i) José Claudino da Silva nasceu no lugar das Figuras Marecos Penafiel em 19 de maio de 1950;

(ii) filho de pai incógnito e de Mabilde da Silva;

(iii) foi criado pela sua avó materna. Emilia Queirós da Silva;

(iv) fez a escola primária na freguesia de Marecos, Penafiel, de 1957 até 1961;

(v) fez a comunhão solene na igreja matriz de Penafiel;

(vi) omeçou a trabalhar aos 11 anos na construção civil e posteriormente como chapeiro, na indústria automóvel, onde trabalhou cerca de 50 anos;

(vii)  através do seu professor primário, o professor Cunha, e do reverendo padre Albano,  adquire o gosto pela escrita e pela leitura; para ter acesso gratuíto aos livros inscreve-se na biblioteca  da Fundação Calouste Gulbenkian de Penafiel com o número de sócio  490;

(viii) ingressou nas fileiras das Forças Armadas em 3 de janeiro de 1972 e embarcou para a então colónia da Guiné em 26 de junho de 1972,  regressando à vida civil em 26 de setembro de 1974;

(ix) neste periodo escreveu centenas de cartas;  possui a maioria delas pois pediu que as guardassem (mas com a intenção de  jamais as reler);

(x) casou com Maria Amélia Moreira Mendes em 6 de setembro de 1975;

(xi) têm dois filhos do sexo masculino e uma neta;

(xii) no ano lectivo 1989/90 fez o 6º ano nas aulas noturnas; em 2005 completou o 9º ano através das Novas Oportunidades; em 2009 concluiu o 12º ano;

(xiii) ganhou o primeiro prémio dum concurso televisivo da SIC (Paródia Nacional);

(xiv) em 2007 publicou um livro de poesia e em 2016 um livro de ficção ("Desertor 6520", Chiado Editora, Lisboa); a sessão de lançamento do "Desertor 6520", em Amarante, teve como apresentador o antigo primeiro ministro José Sácrates;

(xv) escreveu dezenas de poemas e artigos de opinião para o jornal da Lixa;

(xvi) está aposentado, vive em Amarante;

(xvii) tem página no Facebook:

(xviii) faz parte de 2 grupos do Facebook:

GUINÉ - Capicuas de Fulacunda-CART 2772 Ano 1970/1972

Antigos combatentes da Guiné

[Fonte: adapt. livre de Chiado Editora, Lisboa, com a devida vénia +  conversa ao telefone + pesquisa adicional na Net]


3. Comentário do editor LG:

José Claudino, sê bem vindo!... Aprecio a tua franqueza e frontalidade, tão nortenhas... Como sabes, tratamo-nos por tu, como camaradas de armas que fomos (e continuamos a ser para  o resto da vida...). É uma das nossas regras básicas: facilita a comunicação, esbate eventuais diferenças que nos separaram no passado e podem separar no presente: por exemplo, postos, especialidades, habilitações académicas, história de vida, etc....

No blogue  Luís Graça & Camaradas da Guiné, partilhamos memórias (e afetos). Temos uma Tabanca Grande onde todos cabem com tudo aquilo que nos une e até com aquilo que nos pode separar (política, religião, futebol...). Tens aqui as 10 regras editoriais do blogue, que por certo subscreverás inteiramente.

Recebi ontem a tua última mensagem: "Envio então ainda por corrigir, o texto que denominei "EM NOME DA PÁTRIA" baseado no que escrevi há cerca de 45 anos. Sendo a guerra vista por um soldado, a minha maior surpresa, relendo os meus escritos, é a espantosa alteração da minha forma de pensar após aqueles dois anos. Saboreiem um certo romantismo intercalado de dor. Um grande abraço para o Jorge Pinto e todos os camaradas."

O teu manuscrito, ainda sem imagens, tem mais de 70 pequenos capítulos e pouco mais de 80 páginas. A partir das tuas memórias e das cartas que escrevestes à tua futura esposa (e das que recebeste dela), reconstituis a tua passagem pela tropa e pela guerra...

Vou ler com cuidado o manuscrito e dar-te o meu "feedback", mas desde já te digo que é um documento autobiográfico notável. Creio que estás a pensar em publicá-lo em livro (em papel e/ou em suporte digital, o chamado eBook). Mas, ainda antes disso, gostaria de poder publicar alguns dos capítulos mais interessantes no blogue que, como eu te disse,  forma  um grande auditório de camaradas e amigos da Guiné, os quais seriam os teus primeiros e devotados leitores. Pensa nisso!

Para já senta-te sob o poilão da Tabanca Grande, no teu lugar, que passará a ser o nº 756. O teu nome passa, a partir de agora, a constar da lista alfabética, de A a Z, dos membros, formalmente registados, da Tabanca Grande, e disponível na coluna do lado esquerdo do blogue.

Sê bem vindo e traz mais... cinco!
______________

Notas do editor:

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Grande poeta, vejo que dominas a técnica da redondilha maior (ou heptassílabo): seis versos, cada um de sete sílabas... É usada tanto pela poesia erudita como pelos poetas populares... Vê-se que há "familiaridade" com Camões...

Não nos dissestes qual era o título do teu livro de poesia e em que editora o publicaste... Abraço do LG

Anónimo disse...

José Claudino Silva
18 out 2017 10:58

Luís:
Honra-me de ser membro da Tabanca Grande e tentarei contribuir para que a Pátria tenha orgulho nos ex combatentes da guerra colonial.

Anónimo disse...

José Claudino Silva
~18 out 2017 11:03


Concordo com a publicação de alguns episódios do livro EM NOME DA PÁTRIA . Nota: O que estiver a negrito mesmo que contenha erros vou manter inalterado pois quero ser fiel ao que escrevi há 45 anos. No restante agradeço alguma revisão que seja necessária.
Obrigado
Um abraço
José Claudino da Silva

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ok, obrigado, José... Tu é que farás a seleção dos textos... Podemos criar uma série tipo "Pré-publicação do livro 'En Nome da Pátria', de José Claudino da Silva: excertos"... (1, 2, 3,...). Que achas ? Ab, LG