terça-feira, 6 de março de 2018

Guiné 61/74 - P18383: Estórias do Zé Teixeira (46): Uma chapelada de piolhos (José Teixeira, ex-1.º Cabo Aux Enf)



1. Em mensagem do dia 26 de Fevereiro de 2018, o nosso camarada José Teixeira (ex-1.º Cabo Aux Enf da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70), enviou-nos mais uma das suas estórias, esta metendo parasitas difíceis de controlar.


ESTÓRIAS DO ZÉ TEIXEIRA

46 - Uma chapelada de piolhos

O Dionísio era um rapaz alegre e camaradão. Onde houvesse sinais de festa, lá estava ele para dar duas de conversa, beber uns copos, contar umas anedotas e dar umas sonoras gargalhadas. Não era de admirar a sua paixão em passear pela tabanca, sobretudo à noite, onde se sentia bem e por vezes conseguia dar “um pézinho de dança”, nas festas familiares de aniversário, casamento ou qualquer outra, conforme as raízes culturais de cada etnia.

Um belo dia de Novembro de 1969, apareceu, manhã cedo, no refeitório para o “mata bicho” com um frondoso chapéu de palha, tipo brasileiro que se via muito nas fotografias do carnaval do Rio. Não faltaram os mirones à volta dele, com dichotes e piadas. Insensível, mas orgulhoso, o Dionísio comentava alegremente, enquanto comia as sopas de pão envolvidas em leite com borras de café: "dores de cotovelo é o que vocês têm!"

Durante dois ou três dias pavoneou-se pelo quartel e pela tabanca todo ufano, de chapéu na cabeça, como um brasileiro. De noite fechava o chapéu a sete chaves no seu cacifo, para que ninguém ousasse pô-lo na sua cabeça ou fazê-lo desaparecer. Consta que até tentou sair para o mato com o chapéu a substituir o quico.

Um dia, estava eu a ler pela undécima vez uma fotonovela, deviam ser umas dez horas da manhã, quando vejo o Dionísio, vir na minha direção, sem o chapéu e com cara de poucos amigos.
- Que se passa Dionísio? Parece que viste um fantasma!
- Um fantasma, não! Os filhos da puta são aos milhões. Cabrões! Mas vou dar cabo deles!
- Vá! Tem calma. Isso passa.
- Há de passar, há de! Arranja-me um frasco de DDT!
- Tás maluco?! Para que queres o DDT?
- Anda lá! Só preciso de umas gotas. Não demores que eu não aguento mais!

Nem me passou pela cabeça que ele queria o produto químico para matar piolhos que trazia escondidos debaixo do cabelo. Fui buscar o frasco de DDT, que ele me arrancou logo das mãos, e para meu espanto vejo o Dionísio encher a cova de uma mão com o produto e esfrega-la com todo o vigor na cabeça.

Numa fração de segundos, mais parecia um macaco cão a guinchar e a gritar. Ai que eu morro! Ai que eu morro! Acudam-me, estou a arder! Acudam-me... Acudam-me...

Nunca tinha visto tamanha aflição. A respiração tornou-se ofegante, o corpo tornou-se avermelhado, os olhos parece que queriam saltar-lhe das órbitas e ele gritava, gritava de dor e de pavor. E eu tremia de angústia.

Meti-o debaixo do chuveiro, que havia ali na enfermaria (felizmente o depósito tinha água). Baixei-lhe a cabeça e deixei correr o precioso líquido durante longos minutos. Ensaboei-o umas cinco ou seis vezes e ele foi acalmando. Até que o ardor lentamente desapareceu e o perigo passou.

- Se apanho aquele sacana espeto-lhe um tiro nos cornos! Comentou.
- Bem! Conta lá o que se passou que estou em pulgas para saber o que te levou a cometer tão grande disparate. Puseste a tua vida em perigo e pregaste-me um grande susto - disse-lhe com ar de zangado.
- Na quarta feira à noite fui até à tabanca dos manjacos. Estava lá uma garina meu! Nem te passas. Com um corpo escultural e de mama mais que firme. Linda como o sol! Com ela estava um grupo de rapazes da nossa idade que eu nunca os tinha visto em Empada. O grupo dançava, dançava, e eu aproveitei para dar duas de dança e de conversa à catraia. Um dos mancebos trazia o chapéu de palha e comprei-lho por vinte pesos. Nem sonhei que o chapéu trazia uma carripana de piolhos. Eram às toneladas a embrenharem-se por entre o meu cabelo. Olha, nestas duas noites não dormi, com a puta da comichão. Agora de manhã, pus-me a olhar para o chapéu e é que descobri de onde vinha a piolheira. Queimei-o logo, mas a comichão era tanta que... nem te passas!
- Por que não falaste comigo antes? Temos ali remédio para piolhos. Merecias quatro sopapos, meu.
- Pois! E a vergonha que eu sentia? Foda-se pá! Toda a gente me cobiçou o chapéu... e ele estava cheio de piolhos.

O tal grupo não mais apareceu na tabanca. Se foi coincidência eu não sei. Só sei que, três dias depois, os nossos amigos vieram visitar-nos ao cair da noite junto ao arame e voltaram de madrugada para chatear, matando-nos o Conceição Caixeiro.
Encontrei há tempos o Dionísio. Velho como eu, de cabelos brancos como eu, mas de farta cabeleira.
- Tás a ver - diz-me ele com o seu velho olhar de gozão - se tivesses usado o DDT talvez hoje tivesses mais cabelo!

Zé Teixeira
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Nota do editor

Último poste da série de 18 de julho de 2017 > Guiné 61/74 - P17598: Estórias do Zé Teixeira (45): O Valente, um homenzarrão, com um coração tão grande quanto o seu físico (José Teixeira, ex-1.º Cabo Aux Enf)

Guiné 61/74 - P18382: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte XXI: As deslocações do batalhão ou "os meus cruzeiros azuis do Douro": (i) 4 de outubro de 1967: Rio Geba, Bissau-Bambadinca, a caminho de Nova Lamego


Foto nº 46A


Foto nº 47A



Foto nº 52 A


Foto nº 50A 


Foto nº 50B


Foto nº 50C 


Foto nº 45 A


Foto nº 45 


Foto nº 45 B

Guiné > Rio Geba > 4 de Outubro de 1967 > BCAÇ 1933 (Nova Lamego e S- Domingos, 1967/69)  > Viagem de Bissau a Bambadinca, a caminho de Nova Lamego 


Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Continuação da publicação do álbum fotográfico do nosso camarada Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69), e que vive em Vila do Conde, sendo economista, reformado. (*)


Assunto - Tema T032 –  – As deslocações do Batalhão Caçadores 1933: "Os meus cruzeiros azuis do Douro"



(i) Anotações e Introdução ao tema: 

Uma parte do meu batalhão – BCaç 1933, CCS e 2 Companhias – , chegaram no navio T/T Timor a Bissau em 3 de Outubro de 1967. Eu já estava lá à espera, tinha ido a Nova Lamego em 24 de Setembro de 1967 e regressei a Bissau no dia 1 de Outubro, em serviço da minha área de especialidade [SAM]. 

Por isso o comando, a CCS e uma companhia operacional desembarcaram, passaram o dia nos Adidos em Brá, e às 04h00 da manhã estávamos a entrar nas lanças e nas barcaças civis rumo a Bambadinca, rio Geba acima. 

Aquilo era uma confusão, pois havia que dar ‘boleia’ aos civis que queriam ir também para as suas terras e não havia outro transporte. Eram homens, mulheres, crianças, bebés, bagagem e animais domésticos. Era, como já disse, tudo ao molho em fé em Deus. [Fotos nº 45, 46 e 47].

Eu e alguma malta – eu, alinhei sempre com os soldados e cabos condutores do meu batalhão, quase todos os furriéis milicianos e um ou outro alferes como eu [Fotos nºs 46 e 47]. E dei-me bem, pois foram eles que me ensinaram a conduzir e assim tirei a carta lá em Bissau. E foram eles que fizeram a maior parte das festas e petiscos, para os quais eu era sempre convidado, tudo feito nas suas casernas. Tenho dezenas de fotos que são um espanto, algumas até me envergonho delas, pelo meu estado geral… 

Mas correu tudo bem, apesar das piadas que eram dirigidas aos periquitos, pelos mais velhos, numa tentativa de amedrontar os mais novos, com a farda camuflada ainda limpinha, lustrosa, e hirta. O rio é medonho, os mosquitos infestam tudo, as margens de tarrafo ficam muito perto em alguns sítios, os crocodilos vão se vendo aqui e ali, e a mata que ladeia o rio é densa e nada se vê. O calor, a humidade no fim da época das chuvas é terrível, e casas de banho nem vê-las. 

Os que vieram nas LDG [, lancha de desembarque grande,] parece que a coisa era bem pior, disso não me posso queixar. Estranhei que os barcos que nos transportavam [Foto nº 52] eram rebocados por um pequeno barco de dois motores, tenho fotos disso. Ia a acompanhar esta coluna fluvial, uma LDM [, lancha de desembarque média,] ao largo, da qual tenho algumas fotos [Foto nº 50]. Também se viu os caça-bombardeiros T6 a passar por cima numa manobra de protecção. Era tudo muito estranho. 

Lá fomos comendo a ração de combate – eu já tinha tido essa experiência, na deslocação por avião militar DC6 desde Figo Maduro até Bissau, não era uma primeira experiência. Também na recruta e especialidade já tinha tido contacto com as rações de combate. 

Lá chegamos ao destino, Bambadinca, porto de rio [Foto nº 50], que voltei a visitar várias vezes, para ir ao Pelotão de Intendência nas colunas de reabastecimento. Deviam ser 12 ou 13 horas.  (Voltei lá em 1984 e 1985 nas minhas viagens de visita e negócios pela Guiné. )

Então começa a faina de transportar tudo para os camiões da imensa coluna militar. [Foto nº 45]

Vamos estrada acima, não era boa nem má, tinha algum alcatrão até Bafatá. Depois uma parte da coluna sai para Fá Mandinga, e o restante segue para Nova Lamego, em terra batida. 

Chegamos ao cair da noite, e ficamos em sobreposição durante quase 2 semanas com o Batalhão que fomos render, era uma confusão total, cada um a procurar o melhor sitio. Eu já lá tinha o meu, pois tinha lá chegado em 24 de Setembro e tive tempo de arranjar o lugar. 

No dia 25 de Fevereiro de 1968 [, fotos a publicar no poste seguinte], passamos o último dia em Nova Lamego,  de madrugada fizemos o percurso inverso, mas já tínhamos outro calo, os camuflados já estavam bem batidos nas pedras pelas lavadeiras lá do sítio. 

Ficamos em Bissau uns 30 dias em quadrícula, aquartelados nos Adidos em Brá, e em finais de Março  de 1968 lá vamos novamente para os barcos, agora fazendo o percurso Rio Cacheu acima, até São Domingos. Acho que já foi mais agradável, pois a paisagem era menos feia e medonha do que no Rio Geba, ou foi apenas por ser o primeiro percurso. 

Nunca tivemos qualquer situação de perigo, e tudo correu bem. 

Não cheguei a fazer a viagem de regresso em directo para o T/T Uíge, pois já estava em Bissau, a minha missão tinha acabado dois meses antes e fiquei encostado, primeiro no 600 em Santa Luzia, e depois nos Adidos. 

Estas foram as deslocações feitas por mim em conjunto com o meu Batalhão.  Junto algumas fotos, mas falta ainda muita coisa para digitalizar. 

Virgílio Teixeira 

Em, 29-01-2018

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Nota do editor:

segunda-feira, 5 de março de 2018

Guiné 61/74 - P18381: Notas de leitura (1046): “A History of Postcolonial Lusophone Africa”, autor principal Patrick Chabal, com participações de David Birmingham, Joshua Forrest, Malyn Newitt, Gerhard Seibert e Elisa Silva Andrade, Hurst & Company; Londres, 2002 (1) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 6 de Maio de 2016:

Queridos amigos,
Continuo sem compreender como é que este livro não teve editor em Portugal ou Brasil em 2002, atendendo à investigação original e ao ineditismo do seu esquema básico: uma abordagem abrangente das cinco antigas colónias portuguesas em África.
Acresce que se juntou um naipe de oiro de grandes investigadores: Patrick Chabal, ao tempo professor do King's College em Londres, deve-se-lhe àquela que porventura é a melhor biografia internacional de Amílcar Cabral; David Birmingham, da Universidade de Kent; Joshua Forrest, professor da Universidade de Vermont e que deixa aqui um ensaio notável sobre a Guiné-Bissau; e também Malyn Newitt da Universidade de Londres e Gerard Seibert e Elisa Silva Andrade, investigadores com créditos firmados.
Sem hesitação, leitura recomendada para conhecer no grande ecrã 30 aos de história pós-colonial das cinco colónias portuguesas em África.

Um abraço do
Mário


A História da África Lusófona Pós-colonial: 
Uma investigação de leitura obrigatória (1)

Beja Santos

O livro intitula-se “A History of Postcolonial Lusophone Africa”, o autor principal é Patrick Chabal, nome cimeiro da investigação dos movimentos revolucionários e das repúblicas africanas lusófonas, aparece neste livro com participações de David Birmingham, Joshua Forrest, Malyn Newitt, Gerhard Seibert e Elisa Silva Andrade, Hurst & Company, Londres, 2002.

Logo nos agradecimentos, Chabal recorda a evolução positiva da historiografia sobre os países africanos lusófonos e apresenta este volume que coordena como uma tentativa de fornecer uma visão abrangente das cinco antigas colónias portuguesas em África, e confessa que se utilizou uma abordagem iconoclástica: apresentação da história dos cinco países a partir de dois anos complementares, o que têm de comum e de divergente da restante África, seguindo-se uma enunciação sistemática dos eventos que ocorreram depois da independência com a utilização de fontes de investigadores, oficiais, semioficiais e até jornalísticas; a procura de um contexto histórico rigoroso articulando o período pré-colonial com o pós-colonial; numa tentativa de ultrapassagem de uma visão estreita do foco lusófono, apresenta-se a evolução comparada e igualmente contrastada dos cinco países. O âmbito do estudo centra-se no período entre 1975 e 2000.

Temos em primeiro lugar o fim do Império e chama-se a atenção para uma declaração do MFA feita em 5 de Maio de 1974 em que é proposta uma nova e fraternal cooperação entre Portugal e Guiné, o que parece ilustrar a contradição entre um regime que existia numa solução militar e um estado de espírito dos sublevados que ofereciam uma colaboração desinteressada como forma de reparar os crimes do fascismo e do colonialismo. Recorda-se que o regime de Salazar e de Caetano recusou sempre negociações com os movimentos independentistas, estas só apareceram de forma muito dissimulada no estertor do regime. Estes movimentos anticolonialistas são encarados em três categorias: os vanguardistas, os tradicionalistas e os etno-nacionalistas. Como vanguardistas são invocados o MPLA, o PAIGC e a FRELIMO, não terá sido por acaso que eram todos provenientes de uma geração jovem, de um modo geral com formação universitária ou bases culturais e com uma preparação ideológica da Esquerda do seu tempo. Entre os movimentos tradicionalistas aparecem agrupamentos com brancos, pretos mestiços e indianos e o exemplo escolhido para movimentos etno-nacionalistas são apresentados a FNLA e a UNITA. Estas guerras foram sempre conflitos políticos, resultantes de uma total incapacidade de o regime de Salazar e Caetano se aperceber da insustentabilidade para as razões da potência colonial teimar em ficar em África. O PAIGC aparece como um movimento mais bem-sucedido quanto aos critérios da eficácia da luta anticolonial: preservação da unidade nacional, a despeito do mosaico étnico; enorme capacidade para a mobilização política das populações rurais; submissão da luta armada a objetivos políticos; eficácia para apresentar na cena internacional as chamadas áreas libertadas graças a um bom uso diplomático. É também observado que o espírito de a missão colonial se foi desgastando ao longo dos anos e no fim da guerra o moral das tropas dava sinais de ser crítico.

O estudo prossegue com uma perspetiva histórica da descolonização a partir do momento em que os movimentos de libertação conseguiram uma plataforma de entendimento, a CONCP – Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas que gerou um elevado espírito de solidariedade e que permitiu a Amílcar Cabral encontrar formas de comunicação verdadeiramente criativas para sensibilizar a opinião pública em muitos países onde dava entrevistas, fazia conferências, distribuía documentos, conversava e justificava a guerrilha dada a inflexibilidade do regime de Salazar e Caetano. Na hora da descolonização, os políticos portugueses foram confrontados com movimentos nacionalistas influenciados pelo marxismo. Todos eles enveredaram, na fase de arranque da vida independente, por nacionalizações, estatização económica, monopólio de comércio externo, contando com a ajuda dos países da Europa Oriental, Cuba, URSS e China.

Pôs-se, obviamente, o problema da unidade nacional e do Estado-Nação, com disparidade de respostas. No que toca à Guiné-Bissau, a unidade Guiné-Cabo Verde resistiu até 1980, Cabo Verde enveredou pela sua via específica de identidade nacional, no caso vertente da Guiné-Bissau nem o tremendo conflito político-militar de 1998-1999 fez minimamente questionar a afloração de conflitos étnicos, nunca se questionou em propriedade nacional mas também nunca se iludiu a fragilidade do Estado, logo patente nos primeiros anos da era de Luís Cabral em que o PAIGC se desentendeu com a questão rural e as expetativas dos agricultores que recusaram sistematicamente vender ao Estado as suas produções, transferindo-as em muitos casos para os países limítrofes. O livro estuda os efeitos da guerra, as especificidades do nacionalismo revolucionário e dedica um importante estudo à construção do Estado-Nação. Nesta aceção, é sequenciada a história da África portuguesa e as sequelas que deixou nos Estados pós-coloniais, comparando-os com os países vizinhos. A construção do socialismo é igualmente analisada com a deteção dos pontos frágeis e dos obstáculos para os quais os partidos vitoriosos se revelaram incapazes de ultrapassar. Esta construção do socialismo tem uma importante análise do contexto histórico nos cinco países. Chama-se à atenção para a inviabilidade de seguir políticas similares em Cabo Verde e na Guiné: Cabo Verde não podia hostilizar as comunidades sediadas nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, para já não esquecer a comunidade cabo-verdiana residente no Senegal; na Guiné-Bissau ensaiou-se um apelo à ajuda internacional dos países socialistas e acenou-se a uma ajuda dos países ocidentais, com os escandinavos e os Países Baixos à frente. Mas é uma leitura estimulante ler toda esta construção da Nação-Estado no xadrez africano, no permanente relacionamento entre os fatores internacionais e as políticas domésticas. Até porque os limites destes nacionalismos surgiram muito cedo quando se verificou que os partidos únicos se revelavam incapazes de conciliar o todo nacional.

(Continua)
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Nota do editor

Último poste da série de 2 de março de 2018 > Guiné 61/74 - P18373: Notas de leitura (1045): Os Cronistas Desconhecidos do Canal do Geba: O BNU da Guiné (24) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P18380: Ai, Dino, o que te fizeram!... Memórias de José Claudino da Silva, ex-1.º cabo cond auto, 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Capítulos 30 e 31: Se forem para a guerra, acabem com os namoros!


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3ª CCAÇ / BART 6520/72 (1972/74) >  Beldades de Fulacunda: bajudas biafadas

Foto: © José Claudino da Silva (2017). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Continuação da pré-publicação do próximo livro (na versão manuscrita, "Em Nome da Pátria") do nosso camarada José Claudino Silva [foto atual à direita]

Nasceu em Penafiel, em 1950, foi criado pela avó materna, reside hoje na Lixa, Felgueiras. É vizinho do nosso grã-tabanqueiro, o padre Mário da Lixa,, ex-capelão em Mansoa (1967/68), com quem, de resto, tem colaborado em iniciativas culturais, no Barracão da Cultura.  Tem orgulho na sua profissão: bate-chapas, agora reformado. Tem o 12.º ano de escolaridade. José Claudino da Silva,

Foi um "homem que se fez a si próprio", sendo já autor de dois livros, publicados (um de poesia e outro de ficção). Tem página no Facebook: é avô e está a animar o projeto "Bosque dos Avós", na Serra do Marão, em Amarante. É membro n.º 756 da nossa Tabanca Grande.

Sinopse:

(i) foi à inspeção em 27 de junho de 1970, e começou a fazer a recruta, no dia 3 de janeiro de 1972, no CICA 1 [Centro de Instrução de Condutores Auto-rodas], no Porto, junto ao palácio de Cristal;
(ii) escreveu a sua primeira carta em 4 de janeiro de 1972, na recruta, no Porto; foi guia ocasional, para os camaradas que vinham de fora e queriam conhecer a cidade, da Via Norte à Rua Escura.

(iii) passou pelo Regimento de Cavalaria 6, depois da recruta; promovido a 1.º cabo condutor autorrodas, será colocado em Penafiel, e daqui é mobilizado para a Guiné, fazendo parte da 3.ª CART / BART 6250 (Fulacunda, 1972/74);

(iv) chegada à Bissalanca, em 26/6/1972, a bordo de um Boeing dos TAM - Transportes Aéreos Militares; faz a IAO no quartel do Cumeré;

(v) no dia 2 de julho de 1972, domingo, tem licença para ir visitar Bissau,

(vi) fica mais uns tempos em Bissau para um tirar um curso de especialista em Berliet;

(vii) um mês depois, parte para Bolama onde se junta aos seus camaradas companhia; partida em duas LDM parea Fulacunda; são "praxados" pelos 'velhinhos', os 'Capicuas", da CART 2772;

(viii) faz a primeira coluna auto até à foz do Rio Fulacunda, onde de 15 em 15 dias a companhia era abastecida por LDM ou LDP; escreve e lê as cartas e os aerogramas de muitos dos seus camaradas analfabetos;

(ix) é "promovido" pelo 1.º sargento a cabo dos reabastecimentos, o que lhe dá alguns pequenos privilégio como o de aprender a datilografar... e a "ter jipe";

(x) a 'herança' dos 'velhinhos' da CART 2772, "Os Capicuas", que deixam Fulacunda; o Dino partilha um quarto de 3 x 2 m, com mais 3 camaradas, "Os Mórmones de Fulacunda";

(xi) Dino, o "cabo de reabastecimentos", o "dono da loja", tem que aprender a lidar com as "diferenças de estatuto", resultantes da hierarquia militar: todos eram clientes da "loja", e todos eram iguais, mas uns mais iguais do que outros, por causa das "divisas"... e dos "galões"...

(xii) faz contas à vida e ao "patacão", de modo a poder casar-se logo que passe à peluda;

(xiii) ao fim de três meses, está a escrever 30/40 cartas e aerogram as por mês; inicialmente eram 80/100; e descobre o sentido (e a importância) da camaradagem em tempo de guerra.

(xiv) como "responsável" pelo reabastecimento não quer que falte a cerveja ao pessoal: em outubro de 1972, o consumo (quinzenal) era já de 6 mil garrafas; ouve dizer, pela primeira vez, na rádio clandestina, que éramos todos colonialistas e que o governo português era fascista; sente-se chocado;

(xv) fica revoltado por o seu camarada responsável pela cantina, e como ele 1º cabo condutor auto, ter apanhado 10 dias de detenção por uma questão de "lana caprina": é o primeiro castigo no mato...; por outro lado, apanha o paludismo, perde 7 quilos, tem 41 graus de febre, conhece a solidariedade dos camaradas e está grato à competência e desvelo do pessoal de saúde da companhia.

(xvi) em 8/11/1972 festejava-se o Ramadão em Fulacunda e no resto do mundo muçulmano; entretanto, a companhia apanha a primeira arma ao IN, uma PPSH, a famosa "costureirinha" (, o seu matraquear fazia lembrar uma máquina de costura);

(xvii) começa a colaborar no jornal da unidade, e é incentivado a prosseguir os seus estudos; surgem as primeiras sobre o amor da sua Mely [Maria Amélia



2. Ai, Dino, o que te fizeram!... Memórias de José Claudino da Silva, ex-1.º cabo cond auto, 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Capºs 30 e 31

[O autor faz questão de não corrigir os excertos que transcreve, das cartas e aerogramas que começou a escrever na tropa e depois no CTIG à sua futura esposa. Esses excertos vêm a negrito. O livro, que tinha originalmente como título "Em Nome da Pátria", passa a chamar-se "Ai, Dino, o que te fizeram!", frase dita pela avó materna do autor, quando o viu fardado pela primeira vez. Foi ela, de resto, quem o criou. ]]


30º Capítulo  > ENTRE FULACUNDA BULA OU BINAR

Dia 16 de Novembro de 1972 foi o dia do meu despertar. Confesso-lhes sinceramente que, neste instante, as lágrimas invadem os meus olhos. Precisei de muitos anos, 45, para reler o que vos vou relatar. O aerograma começa assim.

“Minha doce e amada Melly. Nem sempre me é possível calar que te amo loucamente, pois o amor é um sentimento estranho que subjuga e domina aqueles que dele dependem, por isso eu em dias como o de hoje sinto um frémito de emoções a percorrer-me o corpo.

Como te tinha dito veio uma avioneta para evacuar um soldado, mas de repente chegaram aqui seis helicópteros da força aérea. Dois pelotões nossos estavam no mato e soube que mais uma vez colaboravam connosco pára-quedistas e comandos, também estiveram envolvidos quatro caças Fiat e dois bombardeiros. Durante toda a manhã não se ouvia outra coisa que não fossem bombas a rebentar. o combate desenrolou-se a cerca de 10 quilómetros daqui. Não sei se houve mortos ou feridos pois não nos informam, talvez logo saiba na rádio Argel porque o locutor dessa rádio, sabe tudo que se passa na Guiné e o da nossa emissora não sabe. Por exemplo: Na estrada que liga Bula a Binar um grupo de “turras” que eles dizem são o P.A.I.G.C. (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) atacaram uma camioneta, mataram 10, feriram 14 e raptaram mulheres e uma criança. Os nossos dizem que eram civis os que morreram e na rádio Argel dizem que eram militares. Não sei em quem acreditar! Também os nossos dizem que matamos 18 “turras” e ferimos muitos e nem sei se é verdade. De concreto só o barulho dos aviões e das bombas a rebentar, já passaram umas horas e ainda tenho esse som nos ouvidos.”


De repente, o amor estava misturado com a guerra. Prezo-me porém de ter escrito muito mais vezes a palavra amor que a palavra guerra. Sem qualquer dúvida, o amor venceu.

No dia seguinte, na tabanca, houve “Manga de ronco” (em crioulo significa “muita festa”). Voltámos a rir ao som do batuque, em vez de chorar ao som das bombas.


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3ª CART / BART 6520/72 (1972/74) > Capa do jornal de caserna, mensal, "O Serrote", edição nº 1, 1973, editado pela 3ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74). Diretor: alf ml [Jorge] Pinto.

Foto (e legenda): © Jorge Pinto (2013). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


31º Capítulo  > SE FOREM PARA A GUERRA, ACABEM COM OS NAMOROS

O melhor mesmo é ir estudar.

O jornal da companhia ["O Serrote", dirgido pelo alf mil Jorge Loureiro Pinto, nosso grã-tabanqueiro] começou a sair e, embora eu escrevesse vários textos e versos a que chamava poesia, sabia que na companhia havia gente muito mais letrada que eu, especialmente alferes e furriéis. Destaco o alferes Pinto. (Como isso mudou! Hoje, qualquer sem-abrigo tem mais conhecimentos do que eles). Surpreendi-me por alguns dos meus textos serem publicados e, mais uma vez, tive a sorte de encontrar as pessoas certas. Professores.

Podia, se o quisesse fazer, adquirir o 1º e 2º ciclo liceal. Pois é! se pensam que em Fulacunda não se podia estudar, estão enganados. Os nossos oficiais estavam dispostos a ensinar-nos, depois iríamos a Tite fazer os exames.

Capa da revista "Plateia", nº 196, possivelmente
de janeiro de 1965. Cópia pessoal do nosso
grã-tabanqueiro  Manuel Joaquim
.
Era muito popuiar entre os militares
no ultramar, por causa do correio sentimental.-
Em  1965 custava 3$00 no continente,
4$00 no ultramar (A preços de hoje, 1,16 e 1,55 €,
respetivamente)
Em Tite, estava colocada a CCS. Era nesse local que permanecia o comando do batalhão [de artilharia] 6520.

Não sei se a ideia vingou, mas honro, neste pequeno capítulo, os meus superiores hierárquicos que o tentaram fazer. Lançaram em mim a semente que muitos anos mais tarde iria frutificar e,  se hoje tenho o 12º ano, o primeiro incentivo que recebi como adulto, para estudar, deu-se dentro do arame farpado que protegia Fulacunda.

Que desgraça! Zanguei-me com a namorada. Da maneira em que a troca de correspondência anda… Nessa altura, entre enviar e receber mediavam cerca de três semanas. Iria demorar muito tempo até fazermos as pazes.

A razão? Recebi uma carta a dizer-me que ela foi vista com outro. Nesses cinco meses eu já era, talvez, o 25º a ser trocado. Mas atenção! Também podia ser algum espertinho a querer engatá-la! A carta que recebi era anónima. De qualquer modo, fiquei muito fodido. É só ler o aerograma do dia 5 de Dezembro [de 1972]. Algumas frases soltas

“Maldita Guiné que me está a fazer perder tudo que mais amava  Lenta e persistentemente o tempo vai passando.  Para que eu possa viver em perfeito equilíbrio de ideias preciso de fazer coisas diferentes do habitual que actue sobre mim como um antídoto ou como uma espécie de válvula de escape. Porque hei-de estar com escrúpulos se ela não me quer? Vou pôr um anúncio na Plateia e escreverei a todas que me escreverem até pode ser que me esqueça que existe uma Maria Amélia”.

Foleiro. Foi muito foleiro eu concluir que 90% das mulheres que deixávamos, quando íamos para a guerra, procuravam noutros aquilo que de repente perderam.

Em todo caso digo:

“Se ela traiu o que de mais puro havia em mim. Também digo que o amor é mais forte que o ódio”.

Por favor, não me peçam para colocar aqui na íntegra o aerograma do dia 7. Deve ter sido a resposta mais disparatada da história da humanidade aquela que eu dei, a respeito de conter o desejo sexual, naqueles já cinco longos meses, sem ter uma mulher.

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Nota do editor:

ÚLtimo poste da série > 21 de fevereiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18338: Ai, Dino, o que te fizeram!... Memórias de José Claudino da Silva, ex-1.º cabo cond auto, 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Capítulos 28 (O Ramadão) e 29 (A PPSH de tambor)... Ou um "estúpido" na guerra...

domingo, 4 de março de 2018

Guiné 61/74 - P18379: Efemérides (270): no 4º aniversário da morte do nosso querido amigo Carlos Schwarz da Silva, 'Pepito' (1949-2014)... "O Chefe: cântico à maneira fula", poema de Artur Augusto Silva (1912-1983)


Lisboa, campus da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa > 7 de setembro de 2007 >

Neste rosto luminoso e fraterno, há carisma, afabilidade, determinação, coragem física e moral, visão estratégica  e capacidade de liderança,  seis qualidades pessoais que eu identificava e admirava no engº agrº Carlos Schwarz da Silva (1949-2014), mais conhecido por Pepito ("nickname" que vem dos tempos da meninice: segundo o irmão João, o Carlos tinha um herói, uma das figuras de banda desenhada do "Cavaleiro Andante", o Agapito, um nome com 4 sílabas, difíceis de pronunciar por uma criança, e que ele abreviava, chamando-lhe "Pepito").

Foto (e legenda): © Luís Graça (2007). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Lisboa > Campus da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa > 18 de fevereiro de 2016 > A palmeira cresceu, está vigorosa, contrariamente a muitas que na zona foram atacadas pelo escaravelho da palmeira (Rhynchophorus ferrugineus Olivier) e morreram... Sempre que passo por ela, lembrou-me do Pepito e da sua face luminosa, e continuo a sentir o vazio da sua ausência.

Fotos (e legendas): © Luís Graça (2016). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Morreu há 4 anos, em 18 de fevereiro de 2014.  Era filho de Artur Augusto Silva (1912-1983) e de Clara Schwarz  da Silva (1915-2016). Filho e mãe eram (e continuam a ser) membros da nossa Tabanca Grande. O Pepito era líder, assumido por ele, aceite e respeitado por aqueles que com ele trabalhavam, nomeadamente na ONGD AD - Acção para o Desenvolvimento. Conheci-o em 16/2/2006. Era um líder, muito mais do que um chefe. Aprendeu, seguramente como seu pai, a conhecer e a amar a cultura e a sabedoria dos povos da Guiné. Acreditou, até  talvez 1991, no projeto político do PAIGC. Em 1998, com a guerra civil, teve que recomeçar tudo de novo.  Era um homem despojado, do dinheiro, das honrarias, do poder... (*)

Era um grande amigo nosso, que nos continua a fazer muita falta, era uma extraordinária ponte entre nós, antigos combatentes, e o povo da Guiné-Bissau de hoje... Orgulho-me da sua amizade e vejo que a foto que eu lhe tirei, em 2007, ficará para sempre associada à sua memória... Era, em 2007,  um Pepito "luminoso", em grande forma, cheio de projetos e de esperança, aquele que eu fotografei à sombra da palmeira da minha Escola, que entretanto cresceu largos metros...em altura.

Há cerca de um mês atrás, o seu nome (e a sua memória) veio à baila, por causa da "relação especial" que ele teria com os felupes... Na realidade, não era exclusiva, essa relação: ele trabalhava com toda a gente, exceto com os 'esbirros' do 'Nino' Vieira ou os 'ninjas' do Kumba Ialá...  Trocámos alguns comentários sobre a sua ação em prol do desenvolvimento dos povos da Guiné, no poste P18236 (**) que reproduzimos mais abaixo. E o Cherno Baldé levanta uma questão interessante (mas incómoda): será que os guineenses o amavam e o reconheciam como guineense ?

Eu sei que ele tinha horror aos "demónios étnicos" que, qual caixinha de Pandora, se vez em quando dilaceravam a "sua" Guiné, a "sua" terra... Mas agora queremos apenas lembrar, para os mais novos, ou recém chegados à Tabanca Grande,  a data da sua morte, prematura, em Lisboa, em 18/2/2014 (***). E homenageá-lo com um poema do seu pai, Artur Augusto  Silva. É retirado, justamente, de um livrinho de que o Pepito foi um dos coordenadores, editado em Bissau, a título póstumo, em dezembro de 1997, pelo Institituto Camões, Centro Cultural Português da Guiné.Bissau.



O CHEFE
Cântico à maneira Fula



AO FERREIRA DE CASTRO


por Artur Augusto Silva


Que o som dos tambores inflame as minhas palavras;
que o grito dos guerreiros exalte o meu ardor
e a aprovação das mulheres
cubra este canto,
como as árvores cobrem as feridas dos heróis.

Como um tornado que passa pela floresta,
quebra os altos ramos
e faz tombar as grandes árvores,
assim Monjur passava entre os inimigos...

Como o raio que cai dos céus
e derruba a maior árvore da floresta,
assim Monjur vencia os poderosos.

Como a água tépida que escorre pelos corpos cansados
e faz reviver o coração,
assim Monjur governava o seu povo.

Com a rapidez da gazela das lalas
correu por toda a terra dos Fulas
o nome de Monjur
e Alá teve medo dele,
receou as suas vitórias e a sua santidade,
e resolveu que morresse.
Nesse dia o povo Fula
chorou o seu chefe,
e Alá dormiu descansado.

Alá, tu que és grande como a terra
e poderoso acima de todos,
tu que sabes o passado e o futuro
e tudo vês,
restitui-nos o grande chefe,
que te daremos doze carneiros brancos
e cinco bois,
e sete nozes de cola,
e um cabaço de almoço.


In: Artur Augusto da Silva - E o poeta pegou num pedaço de papel e escreveu poemas. Bissau: Instituto Camões, Centro Cultural Português, 1997, p9. 59-61.

2. Comentários ao poste P18236 (**)

Antonio Rosinha

A geração de Artur Santos Silva (1912),  dada a África, que se dizia popularmente de «africanistas», e que como ele apoiaram a candidatura de Norton de Matos contra Salazar, não viam o anticolonialismo como prioridade, nem como um fim a atingir. Eram essencialmente anti-salazaristas.

Havia em Angola muitos angolanos e cabo-verdeanos, como ele, onde ele também esteve no Governo de Angola, que tinham uma ideia muito precisa do que era preciso fazer e concertar nas colónias, mas não passava tudo de um sonho, naquele turbilhão que se apoderou de África no pós desgraça da II Guerra Mundial.


Cherno Baldé

Tambem sou admirador dos Felupes, do seu orgulho e tenacidade, em especial das suas dançaas tradicionais, mas achei muito exagerados todos esses adjectivos que não correspondem à verdade:

(i) melhores em quê? Pela sua capacidade sistemática de furtivamente matar e comer os viajantes que inadvertidamente se aventuravam nos seus territórios ?

(ii) mais puros ? Qual seria o critério ? Em Africa tudo é aparente, tudo relativo e surpreendentemente tão comum. Entre Banhuns, Diolas, Baiotes e Bijagós, todos eles vizinhos, o diabo que venha e escolha o pior ou o melhor, dependendo das circunstâncias e de que ponto de vista sáo vistos;

(iii) mais corajosos ? Na Guiné é uma tarefa extremamente difícil julgar esta faceta e por etnia. Todas as etnias tiveram seus heróis e gestas. Na Guiné todos reconhecem a bravura Felupe, mas dentro do seu minúsculo território de pântanos e tarrafes, pois nunca sairam destes limites.

E a afirmação de que foram as maiores vítimas da escravatura, parece-me sem fundamento e contraria à afirmação anterior de que seriam mais corajosos.

O engº  Pepito nunca escondeu a sua predileção pelos povos do litoral que considerava mais genuínos, mais puros, mais honestos, os Nalus, os Felupes, mas eram suas convicçoes pessoais q~ue não correspondem, necessariamente, à nossa realidade.A realidade é muito mais complexa.

(...) E, paradoxalmente, quanto maior era o amor que ele lhes dedicava, maior era o ódio e o desprezo destes povos do litoral para com os Europeus e tudo o que representavam. Apesar do imenso amor e sacrifício consentido em prol dos mesmos, não creio que estes tenham compreendido e o tenham reconhecido e aceitado como seu filho ou ainda como Guineense, filho da terra. A Guiné tem destas coisas, impossíveis de entender.


Luís Graça


Cherno, o Pepito era sportinguista e guineense como tu... Ele nem sequer tinha dupla nacionalidade... E levou uma bandeira do Sporting e outra da Guiné-Bissau na urna que foi diretamente para o crematório...

O amor aos felupes (e aos nalus) era igual ao dos fulas... Sabias que ele tinha uma ilha no rio Corubal oferecida pelo Cherno Rachid, de Aldeia Formosa ? E o pai dele tinha igualmente grandes amigos entre os "homens grandes" do teu povo...

Se calhar fui eu que adjetivei de mais... Devemos ser sempre cautelosos e comedidos no uso do superlativo relativo de superioridade quando falamos de povos e de atributos... Tens razão nas tuas críticas... Ao divinizar un,  estamos a diabolizar outros...

Cherno Baldé

Eu trabalhei com ele, lado a lado, quando foi Ministro das Obras Públicas (1999/2000), na altura eu era Director Executivo do Fundo Rodoviário, constatei de perto o seu patriotismo, seriedade e afinco no trabalho, homem simples que nunca usava gravata, que o incomodava. Ainda, eu era estudante em Bafatá e já o conhecia de nome em Contuboel, como Director do DEPA (1978/80). Não é isso que está em causa.

A questao é a seguinte: Sera que o seu sacrifício foi compreendido e reconhecido? Será que aqueles Guineenses "puros e autênticos" o reconheciam como seu filho, irmão, Guineense igual a eles?

Não esquecer que a primeira constituição guineense aprovada após a abertura politica (1992?) não reconhecia o próprio Amílcar Cabral como filho legítimo da Guiné-Bissau e com ele muitos e muitos outros, dos chamados "Burmedjos".

José Teixeira

Tive a felicidade de acompanhar de perto a vida do saudoso Pepito nos últimos 6 anos da sua vida. É verdade que ele tinha afeição especial pelos Felupes, no que respeita a seriedade, assunção de compromissos e como povo trabalhador. Tinha na região onde os Felupes são maioritários, vários projetos de desenvolvimento e a sua relação com eles era de Grande homem grande, mas dinamizava projetos independentemente da etnia, por ex. em Ingoré ( Balantas e Fulas) sem distinção de raças. 

No Sul o Rei dos Nalus assumiu-o como filho e era com este velho rei que ele se aconselhava, a quem chamava pai. Outro povo que acarinhou foi o Tanda, uma pequena etnia protegida pelos Fulas de Iemberem. 

Em suma,  promovia projetos de desenvolvimento onde as populações tinham carências e aceitavam trabalhar nos projetos em parceria, sem distinção de raças. Claro que com as tabancas onde a população não colaborava, o Pepito não avançava. 

Testemunhei vários momentos gratificantes de acarinhamento ao Pepito em diversas tabancas de predominância étnica diversa. Claro que centrava a sua atividade nas áreas mais afastadas dos centros de decisão, e de acessos mais difíceis, onde naturalmente havia mais carência, Como o Norte (predominância Felupe) e o Sul (Cantanhês) onde a predominância se repartia entre Fulas Balantas, Nalus e outros. Ele chegava à Tabanca, sentava-se à sombra dum mangueiro e ouvia os mais velhos, e as mulheres sobre as suas necessidades, sonhos e projetos, organizava-os e propunha parcerias de atuação fazendo-os comprometerem-se com os projetos, por exemplo as escolas EVA - Escola de valorização ambiental geridas pela a sua esposa Isabel. Acesso à água, melhoria das condições ambientais e de apoio à saúde.


3. Artur Augusto Silva (1912-1983): nota biográfica

(i) nasceu na Ilha da Brava, a 14 de outubro de 1912;

(ii) viveu os primeiros anos em Farim, na Guiné;

(iii) estudo em Lisboa, onde tirou a licenciatura em Direito (1938);

(iv) ainda estudante, fundou (e foi director de) a revista “Momento”, equivalente à coimbra “Presença”:

(v) ainda enquanto estudante, publicou vários artigos, fez jornalismo, organizou e promoveu saraus literários, exposições de arte moderna, conferências culturais;

(vi) em 1939, partiu para Angola, onde trabalhou como Secretário do Governador Geral, Manuel Marques Mano;

(vii) de 1941 a 1949 exerceu advocacia em Lisboa, em Alcobaça e em Porto de Mós:

(viii) Em 1949, partiu para a Guiné onde foi advogado, notário e substituto do Delegado do Procurador da República;

(ix) foi também membro do Centro de Estudos da Guiné, juntamente com Amílcar Cabral, de quem era grande amigo;

(x) participou, com esposa, dra. Clara Schwarz da Silva (1915-2016), e outras figuras da elite local,  na fundação do futuro liceu de Bissau, Honório Barreto;

(xi) fez estudos sobre os usos e costumes jurídicos de algumas etnias como os Fulas (1958),  Feluopes (1960) e Mandingas (1969);

(xii) visitou vários países africanos,  e foi defensor de presos políticos, nos início da década de 1960  em 61 julgamentos, um deles com 23 réus, todos acusados de subversão,  teve apenas duas condenações;

(xiii) era seguido pela PIDE desde os anos 40; em 1966,  foi preso à chegada ao aeroporto de Lisboa; esteve cinco meses em Caxias sem culpa formada:

(xiv) libertado por intervenção de Marcelo Caetano e de outros responsáveis políticos, que o admiravam como homem de carácter, mesmo discordando das suas ideias políticas, foi proibido  regressar à  Guiné, ficando com  residência fiixa em Lisboa;

(xv) regressou à  Guiné-Bissau, em 1976, tendo sido convidado pelo então Presidente Luís Cabral para trabalhar como juiz no Supremo Tribunal de Justiça; também foi professor de Direito Consuetudinário na Escola de Direito de Bissau;

(xvi) faleceu em Bissau a 11 de julho de 1983.

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Notas do editor:

(*) Vd. postes de:

18 de fevereiro de 2016 > Guiné 63/74 - P15765: Efemérides (216): O Pepito deixou-nos há 2 anos... Retenho a ideia que tinha dele em vida: um homem de grande coragem física e moral, um cidadão de princípios e de valores, um intelectual de fina inteligência e sensibilidade sociocultural, um engenheiro agrónomo e gestor com uma espantosa capacidade de trabalho, organização, determinação e liderança, um dirigente de arguta visão, um abnegado patriota, um amigo generoso e hospitaleiro, um bom pai e melhor avô, e sobretudo, um bom gigante com um coração de ouro... Enfim, um homem que, perante a adversidade, sabia que "desistir era perder, recomeçar era vencer"... (Luís Graça)

7 de março de 2014 > Guiné 63/74 - P12804: Manuscrito(s) (Luís Graça) (25): O Pepito que eu conheci... em 16/2/2006 e que, no fim da conversa de 1 hora, me fez um pedido algo insólito: um obus 14 para o Núcleo Museológico Memória de Guiledje...

31 de julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3101: História de vida (12): Desistir é perder, recomeçar é vencer (Carlos Schwarz, 'Pepito', para os amigos)


(**) Vd. poste de 21 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18236: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) -Parte XI: Mulheres e bajudas (3): homenagem à felupe (poema de Artur Augusto Silva)

(...) Nas muitas conversas que tive com o Pepito, ao vivo e por email, entre 2006 (quando o conheci) e o mês e ano da sua morte (em 18/2/2014), verifiquei que ele tinha, tal como o pai uma enorme admiração pelos felupes, o seu "chão" e a sua cultura. O pai era autor dum livro, etnográfico, sobre os felupes: Usos e costumes jurídicos dos felupes da Guiné / Artur Augusto da Silva.

(...) Para o Pepito, os felupes eram a melhor etnia da Guiné, os mais puros, os mais autênticos, os mais valentes, os mais leais... E é bom lembrar que foram, historicamente, as grandes vítimas do esclavagismo. Povo ribeirinho, era caçado pelos temíveis mandingas e vendidos aos negreiros europeus... O memorial da escravatura, no Cacheu, muito deve ao Pepito, que infelizmente já nºao viveu o suficente para assistir à sua inauguração, em 2016. (...) 

Guiné 61/74 - P18378: Convívios (841): XXXV Encontro Nacional dos ex-Oficiais, Sargentos e Praças do BENG 447 - Brá, 1964-1974, a realizar-se no dia 14 de Abril de 2018 na Tornada, Caldas da Rainha (Lima Ferreira, ex-Fur Mil do BENG 447)

XXXV ENCONTRO NACIONAL DOS EX-OFICIAIS, SARGENTOS E PRAÇAS DO BENG 447, BRÁ, 1964-1974

DIA 14 DE ABRIL DE 2018

TORNADA - CALDAS DA RAINHA


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Nota do editor

Último poste da série de 21 de fevereiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18340: Convívios (840): Celebração dos 45 anos após o regresso à Metrópole no próximo Encontro do pessoal do BCAV 3846, a levar a efeito no dia 11 de Março de 2018, no Cartaxo (Delfim Rodrigues, ex-1.º Cabo Aux Enf.º)

Guiné 61/74 - P18377: Blogpoesia (556): "Devasso minha alma...", "Moinho de vento", e "As regras...", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) três belíssimos poemas, da sua autoria, enviados entre outros, durante a semana, ao nosso blogue, que publicamos com prazer:


Devasso minha alma...

Devasso minha alma aos raios luminosos deste sol nascente
E mergulho na profundidade da beleza.
Oiço Chopin na sua majestade sublime.
Abro todas as janelas, apesar do frio.
Entre a paz e a mansidão nas ondas deste mar de luz.
Desfraldo ao vento minhas asas e me baloiço como ave que despertou para a liberdade.
Minhas preces se elevam em oração aos céus.
Meu corpo fica etéreo como uma pena ao vento.
Avanço e brinco a dança das quimeras e da concórdia,
atrás das notas dum piano a arder.
Quem me dera saber cantar solfejos de oiro e diamante como retinem harmónicas as suas cordas tão vibrantes.
É luminoso este sol que faísca os olhos.
Meu peito quente arfa de consolação.
É o mês de Março que nasce da alvorada, anunciando a suave Primavera.
Pelos telhados brancos e copas nuas, cintilam os matizes que dormiam em invernosa sonolência.
Enquanto o piano como um gamo à solta, corre atónito pela encosta verde.
Bendito o sol que tudo alegra...

ouvindo Concerto nº 1 de Chopin, com Martha Argerich
Berlim, 1 de Março de 2018
7h51m
Jlmg

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Moinho de vento

Moro no topo do monte.
Perto das nuvens,
Vizinho do céu.
Me alimento do vento.
Brinco com ele.
Solto-lhe as asas.
Dou tantas voltas.
Fica sem norte.
Puxo a mó.
Moo o centeio.
Farinha tão branca,
Como a neve que cai.
Às vezes, eu choro,
Sozinho e sem vento.
Muitas, eu canto.
Feliz de contente.
Nasci um moinho,
Sou filho do vento.
Nada mais sei.
Bendigo a sorte
De morar onde moro
E ser o que sou…

Berlim, 2 de Março de 2018
19h44m
Jlmg

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As regras…

Apontam condutas.
Impõem deveres.
Ordenam o mundo.
Trazem a paz.
Reúnem as forças.
Remos dos braços.
Sulcam as águas.
Cortam as ondas.
Alcançam os fins.
Marcam o ritmo.
Abrem caminho.
Boas sementes,
Garantem bons frutos.
Nem demais nem de menos.
Sem elas o mundo
Se transforma num caos…

Berlim, 3 de Fevereiro de 2018
7h58m
Jlmg
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Nota do editor

Último poste da série de 27 de fevereiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18361: Blogpoesia (555): "Simplesmente um homem", por Juvenal Amado, ex-1.º Cabo Condutor do BCAÇ 3872

Guiné 61/74 - P18376: Historiografia da presença portuguesa em África (111): Gabu, terra sangrenta, palco de lutas entre mandingas e fulas, vista pelos olhos do grande repórter, Norberto Lopes (Diário de Lisboa, 27 de fevereiro de 1947)








"Diário de Lisboa", diretor: Joaquim Manso. Ano 26, nº 8710,  quinta feira 27 de fevereiro de 1947. O jornal avulso custava 80 centavos... Cortesia do Portal Casa Com,um / Fundação Mário Soares / Fundos: DRR - Documentos Ruella Ramos

Citação:
(1947), "Diário de Lisboa", nº 8710, Ano 26, Quinta, 27 de Fevereiro de 1947, CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_22406 (2018-3-4)
Continuação das "crónicas" do grande repórter Norberto Lopes, que parte de Bafatá até Sara Gabu (, ainda não se chamava Nova Lamego)...

Tópicos:  (i) os burros que transportam mancarra para Batafá, logo de manhã: (ii) os saracolés que se dedicam à indústria da tinturaria; (iii) a tabanca de Dandum ( ou Dando) e o seu velho régulo Idriss Alfa Baldé; (iv) a decadência da outrora orgulhosa e aguerrida  tribo fula, povo de pastores e nómadas, devida à alimentação deficiente e ao sobreconsumo de noz de cola;  (v) a tabanca futa-fula de Chana e o seu régulo Madiu Embaló: referêndia ao grande Monjour (ou Monjuro, ou Monjur...), que morreu em 1944, aos 88 anos [Monjour Meta (Em)Baló, régulo do Gabu entre 19089 e 1927, segundo o antropólogo e nosso grã-tabanqueiro Eduardo Costa Dias]; (vi) a 'guerra de Turubam' [, que quer dizer em fula "a sementeira acabou"]; (vii) o compensador contrabando de ouro, o seu impacto na economia local, e os 300 ou 400 quilos de que continuam a entrar em Portugal, por ano;  (vii) o comércio e a "febre da construção na região; e, por fim, (viii) o fascínio desta parte de África: "é nos extensos plainos dioríticos do Gabu, de vegestação arbústica, de grandes clareiras desoladas, que vem terminar, na costa ocidental, o mundo muçulmano",















1. Norberto Lopes (Vimioso, 1900-Linda A Velha, Oeiras, 1989) foi um notável jornalista e escritor, tendo estado entre outros ao serviço do "Diário de Lisboa", onde foi chefe de redação, desde 1921, cronista e grande repórter, além de diretor (entre 1956 e 1967). Saiu do "Diário de Lisboa" para cofundar em 1967 o vespertino "A Capital" (que dirigiu até 1970, ano em que se jubilou).

Mestre do jornalismo na época da censura, transmontano de alma e coração, grande português, sempre se bateu pela liberdade de expressão, que considerou a maior conquista do 25 de Abril. Entre a suas obras publicadas, destaque-se:"Visado pela Censura: A Imprensa, Figuras, Evocações da Ditadura à Democracia "(1975). Aprendeu a lidar com a censura e os censores e a escrever nas entrelinhas, com engenho, manha e arte, como muitos jornalistas que viveram no tempo do Estado Novo,

Claro, conciso, preciso. objetivo e imparcial... são alguns dos atributos da sua escrita e do seu estilo como repórter da imprensa escrita, um dos maiores do nosso séc. XX português. Foi. além disso, um grande amigo da Guiné e dos guineenses. Tal como nós, também ele bebeu a água do Geba... Visitou aquele território pelo menos duas vezes. Esteve lá em 1927 e em 1947. Das suas crónicas de 1947,  onde não esconde a sua admiração por Sarmento Rodrigues,  transmontano cono ele, publicou o livro "Terra Ardente -Narrativas da Guiné" (Lisboa, Editora Marítimo-Colonial, 1947, 148 pp. + fotos). (*)

O livro de Norberto Lopes, "Terra Ardente - Narrativas da Guiné", já não é de fácil acesso, para a generalidade dos nossos leitores (e muito menos para os nossos amigos da Guiné-Bissau) mas em contrapartida as suas reportagens, publicadas no "Diário de Lisboa", podem ainda ser lidas no portal Casa Comum, da Fundação Mário Soares, graças ao legado de António Ruella Ramos, seu último diretor, É uma documentação fundamental da nossa história do séc. XX, e que ops nossos leitores têm o direito a conhecer.

Hoje reproduzimos, com a devida vénia, a nona crónica que ele mandou para o seu jornal, justamente sobre o Gabu (*),  Foi publicada em 27/2/1947, há 70 anos, a idade, em média,  por que rondam muitos dos nossos camaradas  que nos leem. (**)



Capa do livro de Jorge Vellez Caroço - Monjur: O Gabu e a sua História.  Bissau: Centro de Estudos da Guiné Portuguesa, 1948,  269 pp.
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Notas do editor:

(*) 18 de outubro de 2017 > Guiné 61/74 - P17877: Historiografia da presença portuguesa em África (98): Bissau, em 1947, ao tempo de Sarmento Rodrigues, revisitada por Norberto Lopes, o grande repórter da "terra ardente"

(**) Último poste da série > 28 de fevereiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18365: Historiografia da presença portuguesa em África (110): Um estudo desconhecido sobre a etnia Manjaca em O Mundo Português, por Edmundo Correia Lopes (1) (Mário Beja Santos)