quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Guiné 63/74 - P1444: Adeus, estou de malas aviadas para Guileje (Leopoldo Amado)

Leopoldo Amado : (i) membro da nossa tertúlia desde Setembro de 2005; (ii) nasceu na Guiné-Bissau em 1960; (iii) tem a nacionalidade portuguesa; (iii) o pai era funcionário dos correios, tendo vivido em Bolama e Catió, terras que o Leopoldo conheceu bem quando miúdo; (iv) em 1981 concluiu, em Bissau, o curso de formação de professores liceais; (v) em 1986 licenciou-se em história pela Universidade de Lisboa; (vi) em Março próximo, irá apresentar-se em provas públicas de doutoramento em história contemporânea pela Universidade de Lisboa...

Fonte: © Leopoldo Amado (2006). Direitos reservados.


1. Mensagem do Leopoldo Amado:


Caro Luís Graça:

Estando eu com o pé no estribo para a Guiné, é minha obrigação comunicar-te e aos restantes membros da tertúlia de que apenas voltarei se for chamado para a defesa da minha tese, o que deverá ocorrer até Março, de acordo com as informações disponíveis.

Viajo sexta próxima e irei coloborar com com o projecto Guiledje da AD, juntamente com Pepito, nosso co-tertuliano e comum amigo. É também uma forma de me reencontrar com a Guiné-Bissau e suas/nossas gentes, após vários anos de alguma ausência e saudades da terra.

No entanto, espero poder continuar a acompanhar a Tertúlia e, na medida do possível, ir igualmente contribuindo uma vez por outra, pois a Internet ainda não chegou a Guiledje.

Quero agradecer pessoalmente aos membros da Tertúlia essa sã convivência (Luís Graça, João Tunes, Marques Lopes, Fortunato e os demais) , convicto de que ela é indispensável como necessário, pois contribuiu e certamente continuará a contribuir para o nosso crescimento como cidadãos do mundo, em suma, como parte integrante desta HUMANIDADE em que cuja construção queremos e devemos tomar parte.

Um Bem haja

Leopoldo Amado
Blogue: Lamparam III


2. Comentário do editor do blogue:


Querido amigo: Estou/estamos - posso seguramente falar em nome do resto dos amigos e camaradas da Guiné - divididos entre dois sentimentos, que não são necessariamente contraditórios: (i) alegria por te vermos a fazer coisas de que gostas, na terra que te viu nascer, a trabalhar com o Pepito no Projecto Guileje, como historiador, como especialista da guerra colonial/guerra de libertação; (ii) tristeza, saudade, morabeza, ao mesmo tempo, por te ver partir, por sentir a tua falta...


Em contrapartida, é também boa a outra notícia que nos dás: em Março próximo, lá iremos apertar-te os ossos e lá estaremos, na primeira fila, a assitir à apresentação e discussão da tua tese de doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ali ao Campo Grande... A torcer por ti!...


Boa viagem, amanhã. Vai e volta com saúde. Estamos certos que o projecto Guileje - e com ele, a AD, o Pepito, os guineenses, nós todos - irá ganhar muito com a tua competência e empenhamento.
Sabes onde estamos.


Luís Graça & Camaradas da Guiné

Sem comentários: