sábado, 31 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6810: Parabéns a você (135): Para o Manuel Reis, com miminhos de todo o pessoal da Tabanca Grande, incluindo os que fugiram... da canícula (Miguel e Giselda Pessoa, Luís Graça, Vasco da Gama)


"Aquele que conhece o inimigo e se conhece a si mesmo sairá vitorioso de cem batalhas; aquele que se conhece a si mesmo mas não ao inimigo, por cada vitória conquistada conhecerá uma derrota; aquele que não se conhece a si mesmo nem ao inimigo será derrotado em todas as batalhas" (In: Sun Tsu,  A Arte da Guerra, Séc. VI a.C.)



1. Mensagem do Luís Graça, editor:


Manuel Reis, querido camarada e amigo:

Esta é a pior altura do ano para um tabanqueiro fazer anos, porque a debandada, na Tabanca Grande, é geral... Meteu tudo licença de verão, ou melhor os amigos e camaradas da Guiné terão debandado face à iminência do ataque do General Verão ... Eu próprio parti hoje para férias, para fugir da canícula de Lisboa... Mas tinha o compromisso, assumido logo no princípio do mês, de editar este poste, em tua honra...

Eu escolhi o dia para ir de férias, tu não escolheste o dia nem a hora nem os progenitores nem a terra, para nasceres... Mas ainda bem que nasceste cá nesta santa terrinha e te puseram o nome de Manuel... A minha obrigação é, pois, a de dar-te os parabéns por este dia, para que se repita por muitos anos, em paz e liberdade, e com saúde, muita saúde. Em meu nome e em nome de todos nós, tabanqueiros desta Tabanca Grande, reunidos à volta do poilão onde todos os dias vamos reconstituíndo, peça a peça, letra a letra, byte a byte, pixel a pixel, o puzzle da(s) nossa(s) memória(s)... Como eu costumo (re)lembrar, agora o único inimigo que temos o tempo, ou a falta dele...

Mas vamos às prendas... Tens aqui mais dois miminhos: uma lembrança do Miguel, em nome dele e da Giselda, que ele teve também o cuidado de nos mandar com a devida antecedência, antes de ir para o seu retiro de Sesimbra... E, mais em cima da hora, acabadinha de chegar à Lourinhã por estafeta especial, uma mensagem do almirante de Buarcos, o teu/nosso grande amigo e camarada Vasco da Gama...

Julgo que ele, o Vasco, disse, com aquela frontalidade e sinceridade que lhe conhecemos, tudo aquilo - o essencial - que te queríamos dizer. Ele tem, sobre mim, a grande vantagem de te conhecer de longa data, e de poder usar o privilégio da amizade e da antiguidade. Ele não, contrariamente a mim, uma amigo da 24ª hora...
Eu vou-te conhecendo dos nossos encontros virtuais e reais, ainda pouco mas já o suficiente para poder dizer, em público, no terreiro da Tabanca Grande, jurando a todos os irãs, que tem vindo a aumentar o meu apreço e consideração pelo camarada que estava em Guileje no dia 22 de Maio de 1973... e que tem orgulho em ter sido um Pirata de Guileje.

Manuel: Espero poder-te encontrar em breve quando vieres (se puderes vir, como eu espero) a São do Martinho do Porto entregar à AD - Acção para o Desenvolvimento, na pessoa do seu director executivo, Pepito, em férias, a pequena contribuição, em dinheiro, ofertada pelo Grupo de Amigos da Capela de Guileje, numa campanha que aceitaste liderar, dando a cara e disponibilizando o nº da tua conta bancária...

Um chicoração apertado do Luís Graça.

Infogravura: Miguel Pessoa (2010). Direitos reservados


2.  Mensagem do Vasco da Gama:
Antes de Camarada, Amigo, que continuo a ser depois de ter sido Camarada, Manuel Reis, quero neste dia do teu aniversário, registar a minha patente de camarada e amigo, antes, durante e no pós 25 de Abril.

Eu, que por tantas vezes discordo da tua opinião sobre assuntos tão díspares, que tu retrucas com a mesma moeda e por vezes com maior vivacidade;

Eu, que contigo converso ao telefone durante horas (sem exagero), acerca de tantos assuntos;
Eu, que admiro a tua frontalidade na defesa dos teus pontos de vista, quando outros, por motivos que não descortino, se "encolhem";

Eu, Vasco, quero no dia de hoje dar-te um abraço de parabéns bem apertado, de amigo, e desejar que as nossas conversas/discussões, continuem até ficarmos como os Marretas, por todo o sempre, aqui, onde a sombra do poilão se vai encurtando cada vez mais, ou noutro qualquer lugar, onde nos sintamos melhor.

Obrigado Manuel Reis

Até sempre,

Vasco A.R. da Gama

28 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Meu caro Manuel Reis.
Também discordamos numas tantas questões mas como dizia o ex-camarada Mao Zedong (leiam Mao Tsé-tung), são "contradições no seio do povo", jamais contradições "entre nós e o inimigo."
O único inimigo serão as doenças e a velhice inevitável. Que tem uma coisa boa. Quando somos gente boa e de qualidade (98% dos camaradas da Guiné são gente boa e de qualidade!)envelhecemos em sabedoria.
É o teu caso.
Forte abraço e parabéns.

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Caro Manuel Reis

Um óptimo dia de aniversário e, citamdo Mao Tsé-tung, que continues/continuemos a envelhecer em sabedoria, junto e com aqueles que amamos.

Abraço fraterno

José Martins

Carlos Vinhal disse...

Caro Manuel Reis
Neste dia de aniversário natalício, quero desejar-te uns momentos bem passados junto dos teus familiares e amigos, e que estes festejos se repitam por, pelo menos mais 35 anos, porque a Tabanca aqui estará, quase toda, para se associar à tua alegria.

Até daqui a bocadinho, melhor dizendo, até 31 de Julho de 2011.

Um abraço do camarada e amigo
Carlos Vinhal

admor disse...

Caro Manuel Reis,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Com um abraço do camarada e amigo

Adriano Moreira

Anónimo disse...

Afinal, hoje, também é dia de reis!
Pois... com este conhecimento fico obrigado a desejar-te um dia pleno de alegrias, que tenha muitas e felizes repetições.
Um grande abraço
JD

Anónimo disse...

Caro Manuel Reis

Um feliz aniversário,junto da família e amigos,e que muitos mais venham,com saúde.

Um abraço de parabéns

António Marques

Anónimo disse...

És ainda uma criança, cheio de experiência, é certo, e de experiências também, que parece a mesma coisa mas não é.
ainda te faltam 2 para me agarrares ainda que aproveitando o abraço que te mando daqui do Alentejo.
Feliz aniversário e cumprimentos à família
José Brás

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro Manuel Reis

Ao camarada que tive o grato prazer de conhecer em Monte Real este ano.

Desejo um feliz dia de anos e muitos parabens.


Um abraço

Mário Pinto

Anónimo disse...

Meu caro Manuel Reis,

Hoje é dia para festejar, mesmo com muitos tabanqueiros de férias.

Por isso aqui ficam os meus votos de um dia feliz, hoje e todos os dias de todos os anos, com muita saúde e bons amigos.

Um Abraço de Parabéns.

Manuel Amaro

Juvenal Amado disse...

Meu caro Manuel Reis

Neste dia não posso deixar de te desejar muitas felicidades junto dos teus.
Conheci-te pessoalmente no raid que fizemos à Tabanca de Matosinhos.
Foi um ataque muito bem planeado, onde pontuava o nosso Capitão Vasco, o nosso alferes Mexia e tu. Touxemos de lá o nosso saque Entenda-se por sardinhada e o livro do Manuel.
Operação amplamente cumprida ...Também não era de esperar outra coisa, com um grupo de combate daqueles.

Isto tudo para te dizer o quanto te aprecio
Um abraço e até ao próximo raid ali para os lados de MMonte Real.

Juvenal Amado

Anónimo disse...

Caro Manuel Reis.

Um abraço de parabéns, tem um dia feliz na companhia de familiares e amigos, e que esta data se repita por muitos mais anos com muita saúde.

Manuel Marinho

Anónimo disse...

Meu Caro Manel.
Um grande abraço de parabens,e que passes este dia com muita saúde junto de familiares e amigos são os meus votos sinceros.Cá longe vou tentando não esquecer os amigos. Caetano ex-condutor da 3331 em Cuntima 71-72

Anónimo disse...

Um dia feliz!

Um grande abraço de parabens por este dia.

Mário Fitas

Anónimo disse...

Meu Caro Amigo Reis

Um feliz aniversário e muitos parabens por mais um""""""""""

Um Abraço

Eduardo Campos

Anónimo disse...

Ao Manuel Reis

que conheço de curtas conversas venho desejar PARABENS e LONGA VIDA.
Alberto Branquinho

Anónimo disse...

Caro Manuel Reis
Venho atrasado como sempre, mas ainda a tempo de te desejar um feliz dia de aniversário, em companhia do "pessoal da tua morança", e de amigos que devem ser mais que muitos.
Longa Vida
Abraço Camarigo
Luís Borrega

Anónimo disse...

Caro Manuel Reis
Venho atrasado como sempre, mas ainda a tempo de te desejar um feliz dia de aniversário, em companhia do "pessoal da tua morança", e de amigos que devem ser mais que muitos.
Longa Vida
Abraço Camarigo
Luís Borrega

MANUELMAIA disse...

CARO MANUEL REIS,

RECEBE UM ENORME ABRAÇO DE PARABÉNS,POR MAIS UM DEGRAU NESTA CAMINHADA PARA O CENTENÁRIO,QUE UM HOMEM HABITUADO ÀS LIDES DE ÁFRICA
MERECE.
PASSA ESTE DIA NO SEIO DA FAMÍLIA COM UMA TRANSBORDANTE ALEGRIA E FELICIDADE IMENSA CHEIO DE SAÚDE.

MANUEL MAIA

Anónimo disse...

Camarigo Amigo, (Desculpa lá Mexia)

Não roubei o bolo dos teus anos, lembras-te o que o Miguel/Giselda mostraram com o meu bolo de aniversário?
Por pouco chegava tarde para o provar o teu, mas estou aqui a marcar presença e a desejar-te um resto de dia feliz na esperança de que muitos outros se repitam ainda.
Parabéns.
BSardinha

Anónimo disse...

Um grande abraco de Parabéns.

Anónimo disse...

Amigo Manuel Reis

Parabens nesta data feliz como se diz na cantiga.

Vasco Ferreira

Amsoares disse...

Caro Manuel Reis!

Neste dia de mais um aniverssário, espero que tenhas passado um dia muito feliz, junto dos teus familiares e amigos, com muita saúde.

Forte abraço de PARABÉNS

Artur Soares

Hélder Valério disse...

Caro amigo e camarada Manuel Reis

Mesmo quase em cima do fecho do controlo, aqui estou perfilado para te parabenizar...

Podia ficar por aqui. Estava cumprido o objectivo, dava-te os parabéns, desejava-te felicidades para o dia de hoje e para os futuros e pronto.

Mas quero dizer-te que me sinto grato pela tua amizade. Conheci-te aqui no nosso blogue, aprendi a estimar-te, pela reverência ao que representou a tua 'comissão por imposição', pela firmeza que sempre demonstraste na defesa dos teus pontos de vista, da tua verdade, pela serenidade com que respondeste aos pontos de vista contrários e até às reles provocações.

Depois, conversámos na apresentação do livro do Maia na Tabanca de Matosinhos, ficámos juntos num dos almoços da Tabanca do Centro e também temos trocado idéias em algumas outras ocasiões.

Isto tudo somado fez acrescentar admiração e estima à gratidão pela amizade.

Então, a celebrar tudo isso, aqui te envio um grande abraço de parabéns, com votos de que tal se repita por muitos mais.

Parabéns!
Hélder S.

JOSE CASIMIRO CARVALHO disse...

"MEU ALFERES" :

- MUITOS PARABÉNS E MUITOS ANOS DE VIDA PARA NOS IR PRESENTEANDO COM A SUA PRESENÇA EM TODOS OS CONVIVIOS EM QUE TEM PARTICIPADO, SÃO OS VOTOS DESTE "PIRATA DE GUILEJE" QUE O ESTIMA E ADMIRA COMO CAMARADA D'ARMAS E COMO HOMEM.

JOSÉ CARVALHO
"FUR MIL OP/ESP"
PIRATA DE GUILEJE

Joaquim Mexia Alves disse...

Oh meu camarigo Manuel Reis

então tu pões-te a fazer anos quando eu estou sem net???

Isso não se faz!

Meu caro camarigo
Embora atrasado quero aqui deixar o meu forte e camarigo abraço de parabéns.

É um prazer conhecer-te e estar contigo, mesmo discordando algumas vezes entre os dois, ou talvez por isso, e pelo modo como afinal nos conseguimos entender.

Que tenhas passado um grande dia.

Anónimo disse...

Camarada & Amigo Manuel Reis,

Quase me escapava o teu aniversário sem te mandar...

Mais vate tarde que nunca!

Um grande abraço Amigo.

Magalhães Ribeiro

Anónimo disse...

OLA REIS,

ESTIVE AUSENTE E HA JA ALGUNS DIAS QUE NAO VENHO A NET. DESCONHECIA A DATA DO TEU ANIVERSARIO, POR ISSO EMBORA COM ATRASO RECEBE FORTE ABRACO DE PARABENS.

PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO FALHEI O NOSSO CONVIVIO, MAS AS CIRCUNSTANCIAS A ISSO OBRIGARAM.

TALVEZ PARA O PROXIMO.

ABRACOS

V. ALFAIATE

Anónimo disse...

Caro Manuel Reis,
Tarde é o que nunca chega, pelo que penso vou a tempo (regressado que estou das férias) para te desejar muita saúde e força para mais um ano de patrulha.
Um abraço amigo,
José Câmara