sexta-feira, 31 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11658: Páginas Negras com Salpicos Cor-de-Rosa (Rui Silva) (25): Os três Hospitais Militares que conheci

1. Mensagem do nosso camarada Rui Silva (ex-Fur Mil da CCAÇ 816, BissorãOlossatoMansoa, 1965/67), com data de 20 de Maio de 2013:

Caros amigos Luís, Vinhal e Magalhães Ribeiro:
Recebam o habitual abraço de saudação.
Junto mais um episódio (mais compilação) tirado das minhas memórias “Páginas negras com Salpicos cor-de-rosa”.

Saúde + saúde e muita saúde é o que vos desejo.
Rui Silva


Como sempre as minhas primeiras palavras são de saudação para todos os camaradas ex-Combatentes da Guiné, mais ainda para aqueles que de algum modo ainda sofrem de sequelas daquela maldita guerra.

Do meu livro de memórias “Páginas Negras com Salpicos cor-de-rosa”

25 - Hospital Militar de Bissau (HM 241) - Hospital da Estrela (HMP) - Anexo do HMP na rua Artilharia 1

É verdade, deu para conhecer os três. Estive internado, uns dias no primeiro, umas boas semanas no último. O da Estrela, só lá ia, depois, para consultas, mas deu para ver…
Embora fosse de imaginar, vi nos 3 hospitais o que jamais pensava ver.

Também deu para conhecer o Hospital civil de Bissau, aqui de visita. Edifício de aspeto idêntico ao Hospital Militar de Bissau, pelo menos quanto à fachada frontal e sua volumetria, embora com a entrada principal a meio daquela. Impressionou-me o aspeto arrumado, limpo e metódico, dado os condicionalismos daquela terra e daquele povo. Seria bom que, pelo menos, hoje ainda assim fosse. Este hospital ficava na estrada que ligava a fortaleza da Amura lá acima a Santa Luzia ali mais ou menos na direção e por trás das instalações da UDIB na avenida principal. Estrada orlada a mangueiros.

Chegado a Lisboa depois de 16 horas de voo a bordo de um velhinho DC6, na altura já na frota militar, com breve escala de 45 minutos em Las Palmas, fui de seguida em viatura militar para o HMP na Estrela, mas nem cheguei a sair da viatura. Segui logo para o Anexo. Ali na Estrela ficaram os casos a requererem mais cuidados, isto é, mais urgentes.

Era já alta madrugada do dia 6 de Janeiro de 1967. Dia de Reis.

Fui evacuado da Guiné para ser operado ao joelho direito. Motivo? Lesão meniscal e ligamentar com calcificação e outras complicações no joelho direito.

Aconteceu no Olossato a… jogar à bola.

Logo no dia seguinte ao eu ter regressado ao Olossato, vindo de férias da metrópole, tive um acidente incrível, se bem que de gravidade relativa constatada depois.

Estávamos em Julho de 1966.

A jogar futebol, dobrei a perna direita totalmente para o lado direito; a perna encostou à coxa do mesmo lado, do lado de fora, literalmente. Fechou como um canivete. O meu azar foi cair sobre a perna que estava então desligada do joelho. Este não demorou a inchar como um grande melão. Acidente arrepiante, também para quem assistiu. Foi a dar um pontapé em bicicleta (uma espécie de) e, no ar, senti a perna desligar-se pelo joelho.

A rótula veio-me parar ao meio da canela e instintivamente puxei-a para o sítio. Foram umas dores horríveis! Tive a sorte de a perna ter ido por si ao sítio, isto é à sua posição normal, como que impelida por uma mola. Fui transportado para a minha cama e não podia mexer a perna. E eu, que nem me podia mexer, ainda tive que correr para um abrigo nessa noite, pois o inimigo resolveu atacar.

Foi assim um azar acrescido: o inimigo resolveu vir-nos atacar nessa noite, o que até era raro. Nessa noite eles vieram de metralhadora pesada e de grande calibre, a julgar pelas fortes detonações e, como era de noite, tinham um efeito ensurdecedor. Parecia que estava ali perto. Destacava-se bem das armas ligeiras. Usavam também balas tracejantes, talvez da dita metralhadora, e que bem se viam no céu escuro, mas, para felicidade nossa, também muito altas passavam. Não sei como consegui levantar-me e atingir o abrigo mais próximo. Foram alguns minutos de fogo da parte deles, tido mais como de flagelação, a que a malta praticamente nem reagiu. A experiência da 816 já era grande, e gastar munições para quê? Eles até estavam tão longe!... Do outro lado da pista como era costume. O meu amigo Brandão com uma obusada, normalmente resolvia a questão.

De regresso do abrigo vi-me em sérias dificuldades para regressar à cama. Aquela surtida tinha-me agravado a lesão, pelo menos as dores redobraram.

Aguardei no Olossato então uns dias, por indicação do médico, que na altura estava lá, para ver se o inchaço no joelho desaparecia, e tudo se recompunha mas, como ao fim de uma semana o joelho continuava fortemente inchado e as dores continuavam, o médico tratou então de eu ser evacuado para o Hospital Militar de Bissau. Fui de Dornier.

Fiquei internado num quarto destinado a Oficiais e Sargentos no primeiro andar, e logo a primeira coisa que me fizeram foi extrair o sangue da hemorragia no joelho. Quando vi uma agulha de dois milímetros de diâmetro numa grande seringa apontada ao joelho fiquei apavorado.
Tratou disto o Ortopedista Dr. Martins Ferreira (operou-me mais tarde em 1975, passados 8 anos de ter chegado da Guiné !!), no hospital Santa Maria no Porto, por minha conta.
Procurei-o no Porto onde sabia que tinha consultório.
No hospital de Bissau fui então tratado. Tomei também comprimidos anti-inflamatórios e o ortopedista extraiu então do joelho e por diversas vezes mais sangue da hemorragia e também líquido sinovial.
Fui também radiografado. Sempre com aquele fueiro de vez em quando a entrar pelo joelho dentro. O Dr. Martins Ferreira enfiava a agulha com uma precisão tremenda. Que sorte! Artroscopia pelo meio, que pincel! Vi estrelas nesta e era bem de dia.

Depois de alguns exames ali, e algo recuperado, regressei à Companhia, esta já em Mansoa, vinda do Olossato, e continuei ali operacional.

Fui ainda para Cutia (destacamento) algum tempo e depois para o abrigo (bunker) de Uaque onde estive umas semanas integrado numa secção reforçada com guarnição de bazooka e morteiro. Deixei de andar no mato, mas passei a ser cigano. Acampa ali, acampa acolá.

Em Novembro e, como estava marcado, voltei ao hospital a Bissau para fazer novos exames ao joelho.
Fui então novamente radiografado e sujeito a outros exames, tendo o médico, o Dr. Martins Ferreira, constatado que eu tinha uma calcificação na zona onde eu tivera a rotura de ligamentos para além da rotura meniscal. Aqui o médico atribuiu um diagnóstico e terapêutica definitivos. Teria de ser operado e então entendeu o clínico que eu devia ser evacuado para a metrópole para ser observado e operado no hospital Militar da Estrela em Lisboa. 
Tinha então aqui acabada a minha missão na Guiné, no mato, pelo menos. Passados alguns dias, fui então evacuado para a metrópole, para a Estrela.
Assim aconteceu quando apenas faltava um mês para terminar a comissão na Guiné e regressar com a Companhia no Uíge.
A Companhia regressou no mês seguinte.

No Hospital Militar de Bissau para onde eram evacuados naturalmente e principalmente os feridos em combate com maior gravidade e de atenção imediata. Muitas das vezes os helicópteros aterravam em plena zona de combate para resgatar os feridos. Havia também em boa verdade muitos acidentes nos quartéis ou fora destes e que nada tinham a ver com a guerra. Cheguei a calcular que seria 50/50%. Os feridos, e às vezes muito, assim a precisarem de cuidados hospitalares urgentes, eram quase todos transportados nos Alouettes, primeiro nos que traziam uma ou duas macas no exterior, os Alouettes II. Como me intrigou as macas no exterior ao princípio, quando estava em Brá, em trânsito para o mato. Os Alouettes passavam mesmo por cima do quartel que não distava muito do Hospital; mais tarde os Alouettes III já com espaço para os feridos virem no interior. Estes helicópteros também, pelo menos alguns, equipados de helicanhão. Portanto tinham também parte ativa no combate e com caraterísticas especiais, e mais a temerosa e talvez a principal função que era a recolha de feridos no mato, muitas vezes debaixo de fogo inimigo. Salvar um camarada e defender a pele concomitantemente. Feridos mais leves ou doentes a não requererem tratamento imediato vinham de Dornier e depois eram transportados de Bissalanca para o Hospital Militar de Bissau ou então aguardavam por colunas-auto, normalmente pelas de reabastecimento.

Alouette II – Quando chegamos à Guiné eram estes os helicópteros que operavam com as tropas. Os tais que transportavam os os feridos de gravidade e outros acidentados em macas fixadas do lado de fora da aeronave. Impressionou-me esta disposição. 
(Foto do Álbum fotográfico do camarada Abílio Duarte, Furriel Miliciano da CART 2479 e que aqui com a devida vénia se reproduz).

No Hospital de Bissau muitos casos de Paludismo, Dengue e Iterícia ou Hepatite ; estes, doentes amarelinhos, cor canário, grande parte em trânsito para o Hospital da Estrela em Lisboa. Ainda eram uns poucos. Dificilmente eram curados ali.
No Hospital de Bissau julgo, que se tratavam ali também muitos casos de doenças patológicas e/ou sazonais. Os casos mais complicados, como feridos em combate e de grande gravidade (alguns mesmo muito), hepatites, fraturas ósseas mais complicadas (dizia-se que o clima não ajudava nada à consolidação dos ossos) seguiam para Lisboa.
O Hospital em Bissau tinha bons clínicos e cirurgiões. Era certo e comum dizer-se.
O Hospital Militar em Bissau um pouco afastado da cidade (aí 3-4 Kms.) na estrada para o aeroporto militar, logo a seguir o aeroporto civil, mais adiante Safim, depois Nhacra e mais lá para adiante Mansoa.

Tinha 2 andares: em cima, os primeiros quartos, quem entrava logo depois da escadaria, eram para Sargentos e Oficiais. Por lá andei uns dias. Primeiro aquando da lesão e então mais tarde após o veredito médico a aguardar transporte para a metrópole.
Um terraço dominava o andar em todo o comprimento do edifício. O banco de urgência logo ali acima das escadas e Bloco operatório também ficava por ali.
No andar de baixo camaratas onde ficavam os soldados. Julgo que também que as divisões quer em cima quer em baixo também eram seletivas, isto é, o que era infeto-contagioso tinha instalações e cuidados próprios naturalmente.
Havia missa regularmente no terraço, no topo norte.

Na altura, havia lá um cirurgião que se dizia fazer autênticos milagres. Era um homem franzino, baixo e já um pouco calvo. A indumentária no trabalho era em truces, de chinelos (havaianas), avental, touca e máscara cirúrgica, esta descaída no peito quando fora da sala de operar, nos corredores.
Simplicidade e descontração extremas, mas mãos de milagreiro. Julgo que o apelido era Garcia e não me devo enganar muito tratar-se do Dr. Fernando Garcia de que fala o Poste 5581.
Chegou ao que disseram lá no hospital a massajar o coração de um ferido diretamente no órgão pois o buraco que trazia assim o permitia e salvou o homem. Julgo que ainda por aí muita gente que chegou a ver o manto da morte a querer cobrir-lhe e um ou outro cirurgião (e haviam lá dos bons) afastou milagrosamente aquele manto. Casos difíceis, feridos de guerra… doenças tropicais… insalubridade da água, etc., etc.

Um soldado contou-me, já, depois de restabelecido, que chegou ali bastante ferido e chegou a ouvir de um médico para ser posto de lado, pois estava feito. Posto de lado para seguir para a morgue! “Oh (!) meu Furriel eu a ouvir aquilo e eu sabia que estava vivo mas não tinha forças para o dizer e ouvir ali que estava sem hipótese”, contou-me ele já depois “Vivinho da Silva” Salvou-se! Não cheguei a saber como. Alguém o viu mexer… se calhar!
Havia doentes com serviço ambulatório e outros de consulta externa para tratarem dentes (isto é, arrancar) e outros problemas mais ou menos passageiros. Aquele clima (ou a água?) deitava abaixo dentes e cabelo… no mínimo. Na minha Companhia houve quem deitasse petróleo (ou com este no composto) na cabeça, para evitar a queda do dito cujo.
Atrás do hospital ficava então a morgue. O fim da linha.

O meu Natal de 1965 foi alegre e a malta esteve muito bem disposta lá no Olossato. O Capitão ordenou rancho melhorado e toda a Companhia consoou no refeitório dos soldados. Mesas e bancos em tábua corrida, mas um ar de rica festa e de alegre convívio. Houve teatro em palco construído para o efeito e um orfeão bem ensaiado pelo Alf. Esteves.
O capitão Riquito distribuiu tarefas de representação quase para toda a gente. Espectadores? Os nativos das tabancas e vieram muitos.

Já o Natal de 66 e ali no HM 241 e embora eu já estivesse com um pé na metrópole nem por isso. O que me foi dado ver naquele dia, foi penoso, dramático, que ficou arquivado no cérebro e… para sempre!!

Eu conto.
Na noite de consoada ou de Natal - não posso precisar qual - foram postas mesas compridas cá fora um pouco atrás do edifício hospitalar e fez-se ali a ceia de Natal com rancho melhorado para toda a gente do Hospital. Tudo muito bem arranjado, dentro dos condicionalismos e dos meios. A certa altura e já fazia um pouco noite apercebo-me da chegada de helicópteros; chega um, outro e logo outro, do outro lado do hospital. Já são muitos, pensei eu.

A CCAÇ 816 chegou a atuar com a colaboração dos Alouette III, que aqui vemos durante uma operação ao Morés em Fevereiro de 1966. Estes helis, mais espaçosos interiormente, já transportavam os feridos no seu interior. Eram também equipados (alguns?) com helicanhão, o que lhes permitia terem também ação direta no teatro da guerra.

Os helicópteros aterravam em sítio criado e assinalado para o efeito do lado da frente do hospital e do lado direito, isto é do lado oposto à porta de entrada principal do hospital.
Discretamente saí da mesa e por curiosidade desloquei-me para a morgue pois apercebi-me que o movimento era mais naquela direção. Estavam a entrar 6 cadáveres de camaradas combatentes, entre eles 2 Furriéis (disseram lá).
Bastante maltratados, estropiados uns mais que outros, os cabelos tesos como arames e puxados num só sentido. Fora a forte deslocação de ar proporcionada por minas certamente, pensei eu. Indescritível! Lembro-me que pela porta da morgue entreaberta dava para ver o pessoal distraído e relativamente alegre nas mesas de consoada. Que contraste! Lembrei-me automaticamente das famílias daquelas grandes e infelizes vítimas que na Metrópole estariam a consoar ou na ceia de Natal e nem sonhariam por certo o que estava a acontecer aos seus “meninos”.
Saí da morgue, agora com um arrepio e a meditar. Sentei-me novamente à mesa e a vida fez-se continuar para aqueles que como eu ali estavam por este ou aquele motivo a necessitar do hospital. Não me sentia o mesmo já. Deve haver no Blogue alguém que saiba deste acontecimento. 
Notem:
 - 24 ou 25 de Dezembro de 1966
- Emboscada forte com pelo menos 6 mortos e alguns feridos. Minas acionadas, certamente.
- Julgo que foi lá para o Sul.

Equipa desportiva em estágio? Não, não senhor! Uma equipa de mancos e coxos no HM 241. Do lado esquerdo, com o braço sobre o muro, o Machuco e, sentado no muro ao lado do Machuco, estou eu. Cada um tinha o seu problema e muito diverso. Havia casos bicudos (típicos do clima tropical) para os médicos diagnosticarem… e tratarem

No hospital logo fiz amigos.
O Sargento Inácio que era um grande ponto e que ali estava a queixar-se dos intestinos. Acabei por saber que aquilo era mas era um pé para ver se saía do Exército, pois ele era do Quadro e não queria mais aquela vida.
Conheci o “Machuco” que esteve entre a vida e a morte, muito mais perto desta do que daquela, pois teve um nó nos intestinos e esteve neste estado e no mato, a aguardar transporte, cerca de 15 dias. Todo este tempo também sem comer por não poder. A figura do “Machuco” assustava, pois ali só havia pele e osso. Máquinas à volta do Machuco num quarto isolado. Vi com satisfação, quando passava no corredor, a sua progressiva reabilitação. Outro milagre!...
Foi também ali que encontrei um Furriel conhecido de Chaves e que tinha as pernas cheias de estilhaços, mas já em período de franco restabelecimento. As pernas estavam todas sarapintadas.
Conheci outros mais. Ali estavam, uns por isto, outros por aquilo, ou seja, uns por doença, outros por ferimentos em combate mais ou menos graves e outros e não eram poucos, por acidente com viaturas militares. Casos complicados… as doenças ditas tropicais, e a serem estudados (pensei eu).

A sala das refeições dos sargentos no HM241. O cabo atrás de mim, em pé e à esquerda, que nos servia à mesa, era o mesmo que prestava serviço na Morgue…

Assisti ali via rádio ao Mundial de 1966.
No dia 5 de Janeiro por volta das 9 da manhã entrava então no DC6. O aspeto do avião não era o melhor. “Queres ver que…”, pensei eu. Deixava o pesadelo da Guiné (isto até valia mais… do que pensar no avião)

No Hospital da Estrela, onde o pessoal que estava no Anexo ia as consultas em viatura militar que levava o pessoal para o efeito, ainda deu para ver numa enfermaria (e o que se viu meu Deus!) que ficava não no edifício principal mas sim já do lado direito da Basílica, ali no princípio da rua Sto. António à Estrela, o meu bom amigo do Sarrico (conhecido no RI 10 de Aveiro) que tinha ficado muito maltratado quando uma granada de mão incendiária (mais tarde retiradas oficialmente das operações) rebentou num bolso das calças do camuflado.
Tive oportunidade de ver estas granadas e a sua segurança era feita, depois de tirar uma cápsula, que se soltava facilmente, por uma fita branca, tipo fita de nastro, com alguns decímetros de comprimento enrolada à volta e que impedia o acionamento e a posterior deflagração da granada. Bastava a fita desenrolar-se, por simples descuido, até que a granada ficava pronta a despoletar.
O Sarrico foi vítima da fragilidade, em termos de segurança, destes engenhos. Andava sempre com uma no bolso!!... Foi vítima daquilo que ele julgava ser uma pronta defesa.
Não tive coragem de lhe falar, se é que ele me ouvia; uma enfermeira tentava dar-lhe leite à boca. O Sarrico estava muito mal, o bom do Sarrico que não largava a sua máquina fotográfica mesmo no teatro da guerra. Um dia passou pelo Olossato e esteve comigo. Ele com a sua inseparável máquina. Pouco tempo depois, soubemos do infausto acontecimento.
Paz à tua alma bom Sarrico.

Hospital da Estrela HM1 
Foto tirada da Net. Ao legítimo autor faço a devida vénia para aqui a reproduzir


No Anexo do HMP na rua Artilharia 1

- Do site www.exercito.pt/sites/HMP/Historial
Em 1961, o Aquartelamento de Campolide deixou de ser ocupado pelo Regimento de Artilharia n.º 1, sendo aí instalado o Centro Ambulatório de Doentes e Convalescentes, anexo do HMP, face ao grande número de evacuados do Ultramar-.

O Anexo ficava muito perto do Hotel Ritz, mais abaixo o parque Eduardo VII. No HMP uma equipa médica do qual fazia parte o ortopedista Dr. Aníbal Costa que foi médico do Sporting e da Seleção Nacional acharam por bem pouparem-me à operação pois não era atleta e podia fazer uma vida normal, tal como o joelho se encontrava. Estive então algumas semanas a fazer fisioterapia até passar à disponibilidade e com a condição se mais tarde tivesse problemas com o joelho, o processo era sempre reaberto e teria sempre assistência médica via militar.

Muita gente ali no Anexo. Muitos em convalescença de doenças diversas mas sobretudo para os camaradas se adaptarem às próteses normalmente construídas e montadas na Alemanha. Um ginásio bem equipado com aparelhos diversos e outro equipamento, para muitos, que com próteses, tentavam recuperar de algum modo a locomoção perdida.

Éramos transportados numa viatura militar que saía todos os dias à mesma hora para o hospital da Estrela para consultas e outros acompanhamentos clínicos.

Só saiam para fora, para a cidade, aqueles que tinham autorização, por escrito, do respetivo clínico responsável. Havia porteiro devidamente fardado (farda não militar) com ordens muito rígidas no portão de saída em ferro, largo, virado para a rua Artilharia 1.
Vi ali no Anexo um militar com uma prótese de uma perna quase completa a tentar correr sempre que se deslocava como a convencer-se e a convencer que era igual aos outros. Que determinação! Sensibilizante!

Preparativos para o embarque das tropas que vão combater na Primeira Guerra Mundial. Parada do Quartel de Artilharia 1 em Campolide 
(foto e legenda extraída do Blogue historia-dos-tempos.blogspot.pt/fotos e histórias/Portugal na grande guerra e que, com a devida vénia, aqui se reproduz)

Em relação aos princípios 1967, quando ali estive, a foto acima nem faz muita diferença pois do lado esquerdo havia uma edificação térrea também, talvez agora (na altura em que lá estive) restaurada e onde ficavam os nossos quartos, julgo dos Sargentos, um gabinete de enfermagem e outro de administrativos.
O edifício alto à direita parece-me o mesmo. Não cheguei a saber a que serviços se prestava.
Mais adiante no correr do edifício havia uma cantina onde podíamos comprar de tudo e a preços mais acessíveis.
Ao fundo, a seguir à árvore, perto da pequena casa que se vê ao centro, existia então o Pavilhão dedicado à fisioterapia e à recuperação locomotora possível dos infelizes camaradas que usavam próteses.
Ainda cá para trás e do lado esquerdo também ficava o refeitório da malta. Tínhamos direito a um copo de vinho. Acho que não se comia mal. Cozinheiros civis atarefavam-se bem em servir a malta.

Até ao portão de saída, desde o sítio onde está a tropa na fotografia, ainda eram cerca de 100 metros para o lado direito. Dava para a rua Artilharia 1.
Tinha o privilégio (assim como muitos outros) de poder sair, pois o médico responsável julgou que o meu problema não era de todo impeditivo. Muitos também e julgo que os que eram de Lisboa faziam o seu tratamento e iam para casa para depois voltarem. Muitos portanto em regime ambulatório.

O movimento frenético de uma cidade como Lisboa era alheia ao drama dos seus hospitais militares. Também não podia ser de outra maneira (ou podia?... talvez não)

La vie était (et est toujours) de sorte.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 19 DE MARÇO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11278: Páginas Negras com Salpicos Cor-de-Rosa (Rui Silva) (24): O Sampaio armadilhou os seus tomates e deu mesmo estouro

5 comentários:

Bispo1419 disse...

Meu caro Rui Silva:

A propósito da referência que fazes ao 2º sargento QP Casimiro Parco Sarrico e ao teu emotivo encontro com ele no HMP, transcrevo do P7261: "Adilan, nha mininu ou como se fica com um menino nos braços", aqui publicado em 10/11/2010:

"Está um calor sufocante. O Sarrico tem a mania de andar no mato com uma granada de fumos. (...). Talvez tenha medo de se perder, ele adora fotografar e é frequente vê-lo de máquina fotográfica nas mãos durante as operações. Hoje, para cúmulo, tem a granada num bolso das calças, sem arejamento. Distracção ou inconsciência?
Pois é. Ao aguardar a saída, ao sol directo, a granada rebenta-lhe no bolso ... PLÔFF!
Queimaduras muito graves nos dedos das mãos, no baixo ventre e noutros locais alcançados pelos espirros do material químico. (...) uma espécie de fiozinhos de vapor branco evolam-se saindo dos farrapos do camuflado, das zonas do corpo atingidas ... até da G3! (...)"

O infeliz do sarg. Sarrico passou o resto da sua curta vida a sofrer. Morreu, por doença, poucos anos depois, no dia dois de março de 1972.
Este acidente também teve uma enorme importância na minha vida: "deu-me um filho", o meu Adilan, o meu e nosso (da CCaç.1419) J. M.Sarrico Cunté, em cujo nome está a homenagem a este homem bom, o nosso inesquecível camarada Casimiro Sarrico.

Um grande abraço, amigo! Até p'rá semana, em Monte Real!
Manuel Joaquim

(A propósito de Monte Real: o meu Sarrico estava inscrito mas, inesperadamente para ele,um evento familiar marcado para o mesmo dia vai impedir a sua presença)

Rui Silva disse...

Olá Manuel Joaquim!

De facto o saudoso Sarrico teve um dramático epílogo.
Ele era um dos que não devia morrer mas quiz o destino que ele morresse, ainda jovem.
Fiquei admirado ao dizeres-me que ele morreu de doença (!) passados 7 anos de eu o ver no HM1 (fev-mar. 1967). Pensei que não tinha resistido aos ferimentos e que não viveria tanto. Espero que esses 5 anos não tenham sido muito penosos para o bom do Sarrico.
Deus tenha a sua alma (alma grande) em descanso.
Recebe um abraço e até ao dia 8.

Rui Silva

António Tavares disse...

Camarigos,

Em 1969 estive internado no anexo do HMR1, à Estrela.
Comia muito mal ou melhor não comia aquela intragável miscelânea de alimentos.
Certo dia o meu pai desloca-se de propósito do Porto para saber do real motivo do meu internamento.
Contente, levava-me um tacho com uma suculenta refeição mas ao chegar ao portão do Anexo do HMR1 o zeloso porteiro não o deixou entrar com a refeição. Pediu para chamar o Oficial de Dia e explicou-lhe a situação mas nada demoveu o dito Oficial. Meu pai após vários argumentos disse ao Oficial de Dia que estava a dificultar o que era fácil mas que dentro em breve ainda lhe faria a continência e o tacho chegaria ao destino. Dito e feito, telefonou a um primo (Oficial Superior) que de imediato na companhia de um Major os três fizeram-me a surpresa. Comi o manjar e fiquei a conhecer pessoalmente um familiar que desconhecia.
Esta história terá pouco valor para quem eventualmente a ler mas foi o que se passou nos tempos da Guerra Colonial.
Cumprimentos.

António Tavares
Galomaro 1970/72

Luis Faria disse...

Caro Rui Silva

Felizmente só por uma vez entrei no HM de Bissau,só por tempo suficiente a me tirarem uma radiografia a um dedo que ficou como uma bola por causa de uma morteirada que dei.
Dizia-se que que ferido que lá chegasse com vida se safava na certa.
De um caso sei(já aqui por mim contado em P4383: Homenagem ao Serviço de Saúde das nossas Forças Armadas (Luís Faria).

Um abraço
LuisFaria

Luis Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.