domingo, 26 de maio de 2013

Guiné 63/74 - P11631: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (57): Respostas nºs 125/126): Idálio Reis (CCAÇ 2317, Gandembel e Ponte Balana, 1968/69); e Alberto Nascimento (CCAÇ 83, Piche, Buruntuma, Bambadinca, 1961/63]

Resposta nº 125 > Idálio Reis [, ex-alf mil at inf, CCAÇ 2317 / BCAÇ 2835, Gandembel e Ponte Balana, 1968/69]

Caros Luís e demais editores da Tabanca Grande.

Aduzidos os motivos que têm contribuído para esta grandiosa obra bloguística, no conhecimento de inúmeros factos do conflito armado travado na Guiné, que as fontes oficiais informativas de então,autocensuraram, por omissão ou deturpação;

Reconheço a sensibilidade que se deseja tomar quanto à chamada 'prova de vida', pois que de há muito, não surgem sinais de presença de alguns, e no mínimo tal representa inquietação. Quanto a mim, embora denote alguma relapsia, esperava um momento para o fazê-lo. E tinha que lhe dar forma, e que exporei no questionário.

Assim:

(1/2) - O blogue foi-me dado a conhecer na Semana Santa do ano de 2006. Lembro-me bem, de receber uma chamada do José Teixeira que para além de me permitir descobrir o blogue, me lançou o repto de aderir e de dar a conhecer a história da minha CCaç. 2317, em especial dessa odisseia que foi Gandembel, e que através dele (do lado de Aldeia Formosa) e do saudoso José Neto (de Guileje), já haviam aflorado algo.

(3) - A minha adesão à Tertúlia remonta a 16 de Abril, através do poste DCCXIX [, 19 de abril de 2006].

(4) - Quanto à regularidade com que visito o Blogue, pode considerar-se de diária, ainda que nestes últimos tempos não preste boa atenção a alguns textos. Continuo mais alapado às coisas do Sul e às que se desenrolaram nos meus tempos. Ressalvo aqui, os valiosos escritos sobre esse período dos Strelas, e as deambulações que houve lugar nos 3 sítios G (Guidage, Gadamael e Guileje). Com a saudade do seu autor, que já se separou de nós, relembro o belo texto escrito por Daniel de Matos: Os Marados de Gadamael e os dias da batalha de Guidaje.

(5) - Sem falsa modéstia, julgo já ter dado a minha contribuição para o Blogue. Daqui nasceu um livro, de que disporei ainda alguns exemplares, a distribuir pelos tabanqueiros interessados.

(6/7) - Sou aderente do Facebook, mas não pretendo fazer uso dele.

(8/9) - Os conteúdos do Blogue, a cada um dizem respeito. O Blogue tem sido aberto à recepção dos textos da autoria de pessoas sensatas e conhecedoras, com uma vida por cima, mas onde bem se nota o peso do ´mato` que cada um carregou. Como cada um de nós, sente satisfação em enviar o seu texto para dar conhecimento à Tertúlia, será a cada elemento desta que competirá a sua avaliação.

(10) - O meu computador/internet tem já alguma consonância com o Blogue, dado que figura na lista dos favoritos.

(11) - O Blogue tem sido fundamental ao equilíbrio psicossomático de um aposentado da APRe. Ainda há minutos constatei o lançamento da edição do Tarrafo, no Porto. Estive em Coimbra no dia seguinte, trouxe a "Estranha Noiva de Guerra", para ler. Ultimamente, alguns livros vêm sendo lançados sobre a temática da guerra, e alguns devem a sua aparição ao Blogue. Aproveito este espaço para destacar o relevante papel do nosso recensor-mor, o Beja Santos.

(12/13) - Dos encontros, julgo só ter falhado ao do Alentejo. As últimas, no chão do Joaquim Mexia Alves, têm sido um sucesso, no modo e na forma como faz gala em nos receber. Quanto à minha presença este ano, não poderei estar convosco, porquanto vou estar em confraternização com os meus velhos companheiros da minha Companhia, a decorrer na cidade de Espinho.

(14) - O Blogue continua forte. Tem havido um trabalho afanoso dos seus editores, onde a garra e o fôlego mais requerem instigação. É a vós que cabe esta identidade, que desejo veementemente que se alongue no tempo, com a mesma ênfase denotada até hoje.

(15) - Tudo bem, quando vai bem.

Resposta nº 126 >  Alberto Nascimento  [,ex-Sold Cond Auto, CCAÇ 83 Piche, Buruntuma, Bambadinca, 1961/63]

Atrasado como sempre quando se trata de escrever, aqui vai a minha resposta e o meu pedido de desculpa pelo atraso.

1- Descobri o Blogue em 2005 ou 2006.

2- Procurava na Net notícias sobre a guerra na Guiné e a possibilidade de poder contactar camaradas que tivessem estado nas mesmas povoações onde eu estive..

3- Passei a visitar diariamente o blogue, até que em 2008 senti que tinha a obrigação de prestar um esclarecimento sobre uma dúvida que visava uma intervenção em Samba Silate, tendo sido nessa data admitido como membro da Tabanca Grande.

4- Visito quase diariamente o blogue.

5- Considero as minhas intervenções em número razoável dado que o período de maiores dificuldades foi de apenas cinco meses.

6- Conheço a página no facebook, mas não sou utilizador por falta de tempo (desculpa esfarrapada)

7- Consulto quase exclusivamente o blogue.

8- A voluntariosa participação dos editores na feitura do blogue e a forma como são dadas todas as informações de utilidade para os membros da tertúlia .

9- Não identifico nada.

10- Já tive dificuldade, agora está muito bom. Desconheço as causas.

11- O poder, quando entender, recordar comunicando, sobre um período da minha vida que mantenho vivo na memória e, espero, demore ainda uns bons anos a apagar-se.

12- Nunca participei.

13- Este ano também não vou.

14- O fôlego e a força anímica do blogue estará sempre dependente do voluntarismo dos editores. Na impossibilidade destes, se aparecerem(e aparecem com certeza) outros com a mesma boa vontade competência e espírito de sacrifício prosseguirão com a actividade do blogue até haver alguém que guarde memórias da guerra na Guiné. Este blogue será sempre um arquivo de memórias da guerra.

15- Nada a comentar e menos a criticar. Um Abraço

___________

Nota do editor:

Último poste da série > 25 de maio de 2013 > Guiné 63/74 - P11624: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (56): Convite aos membros da nossa Tabanca Grande e demais leitores do blogue para nos responderem

Sem comentários: