sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Guiné 61/74 - P20474: Notas de leitura (1248): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (37) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Julho de 2019:

Queridos amigos,
Deixei para hoje uma questão referente à investigação da Guerra da Guiné que reputo do maior relevo. Na ausência de uma investigação sobre a guerra que abarque os seus antecedentes, à exceção do nacionalismo, o aparecimento de declarações a pedir a independência da Guiné, o mundo fervente de Dacar e Conacri onde proliferavam múltiplos grupos e onde paulatinamente o PAIGC passou a ter o papel de exclusivo representante na luta pela independência da colónia portuguesa, a atuação de Peixoto Correia e dos seus comandos militares, o desencadear das hostilidades no segundo semestre de 1962, as diretivas e instruções para ir travando os movimentos de guerrilha, o horror e o terror que se viveu no Sul, ainda antes de janeiro de 1963, o desnorteamento dos Comandos militares até à chegada de Louro de Sousa que, como agora se pode estudar, procurou ser lúcido na análise do terreno, incutindo uma mentalidade ofensiva para obstaculizar a progressão da guerrilha... É toda uma desarticulação que leva ao separar das águas, mas tudo ineficaz, como a História comprovou.
Acontece é que quem faz investigação mastiga em matéria mastigada, não vai aos Arquivos e dá como comprovado que tudo azedou devido às inépcias dos dois primeiros oficiais-generais...
Daí a importância que se atribui ao homem providencial, António de Spínola, veio tentar introduzir uma estratégia político-militar que colapsasse o PAIGC. É neste puro engano ou baile trapalhão na confeção de papéis que tem andado enfronhado o universo investigacional. Nem se reconhece validade à Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África e muito menos sequer arregaçar as mangas e ir até aos arquivos para confirmar o comportamento estratégico de Louro de Sousa e Arnaldo Schulz.
A História da Guerra da Guiné demorará muitos anos a fazer.

Um abraço do
Mário


Missão cumprida… e a que vamos cumprindo (37)

Beja Santos

“Com coragem lutando
nesta mesma ocasião
da 489 em Fevereiro
distinguiu-se uma Secção.

O Pelotão de Morteiros a alinhar
no dia 31 de Dezembro
só agora é que me lembro
que não escrevi esse azar.
Em Jumbembem foram pernoitar
poucas horas descansando.
À meia-noite tudo abalando,
andaram no mato perdidos,
foram de encontro aos bandidos,
com coragem lutando.

O Vitorino Gomes Pereira
no corpo foi atingido.
E ficando também ferido
o Gonçalves à sua beira,
o Sineiro da mesma maneira
foi ferido nesta operação.
Ordenou o Comandante do Pelotão
para ser tudo evacuado.
E dos Fulas morreu um soldado,
nesta mesma ocasião.

Uma emboscada armámos
entre Cuntima e Sitató,
matando 4 bandidos só
equipamento lhe tirámos,
duas armas apanhámos
ao grupo bandoleiro.
O nosso Comandante Cavaleiro
deu um louvor à rapaziada,
porque os terroristas levaram porrada
da 489 em Fevereiro.

O Alferes Carvalho a comandar
quis tirar bom resultado.
A Secção do Furriel Quadrado
viu os bandidos aproximar,
atirou-lhes a matar,
tombando alguns para o chão.
Barrozinho e Damas com a reacção
mostraram sua personalidade,
e lutando com heroicidade,
distinguiu-se uma Secção.”

********************

Tem sido nosso intuito enquadrar a zona de ação do BCAV 490 com a perceção da evolução da guerra, esta eclodiu formalmente em janeiro de 1963. Um dos paradoxos do estado atual de investigação da guerra da Guiné passa pela proliferação de elementos do consulado de António de Spínola e a míngua de interpretações quanto às estratégias seguidas pelos dois comandantes anteriores, Louro de Sousa e Arnaldo Schulz, isto a despeito dos diferentes volumes alusivos à Guiné da Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África não terem minimamente ignorado as diretivas e instruções destes oficiais-generais, comprovadamente cientes da situação, dispondo as unidades militares em consonância com o agravamento da guerra, não só possuímos elementos sobre as ordens de batalha, como o dispositivo, o movimento e manobra, é muito o que se sabe sobre o processo operacional, o sistema de informações, a ação psicológica, e outros dados pertinentes. Contudo, a investigação não adianta um quadro clarificador: não possuímos uma sequência cronológica de toda a resposta militar. Como se exemplifica.

A tese de doutoramento de Josep Sánchez Cervelló intitulou-se “A Revolução Portuguesa e a sua influência na transição espanhola (1961-1976) ”, a tradução surgiu em Portugal na Assírio & Alvim em 1993. Uma investigação altamente sistematizada, onde se disseca o processo colonial, em todos os seus teatros de operações.

É útil ler o que ele escreve sobre este período na guerra da Guiné:  

“As dificuldades portuguesas nos primeiros dezassete meses de conflito ficam suficientemente demonstradas pelo facto de ter sido necessário substituir quatro vezes o máximo representante militar, até à chegada do General Schulz em Maio de 1974. Os problemas militares em breve convenceram certos sectores reformistas do regime de que seria mais cómodo abandonar a Guiné, devido ao elevado custo moral e humano exigido e pela falta de recursos do território. Em contrapartida, os mais ortodoxos entenderam que se abandonassem a Guiné não havia justificação para continuarem nos outros territórios.
Perante a degradação da situação militar, o Governo de Lisboa mandou para Bissau o então Brigadeiro Arnaldo Schulz. Quando ali chegou, o Exército tinha muitas dificuldades”.

E Sánchez Cervelló transcreve o que Schulz lhe disse numa entrevista com data de 1985:  

“Durante muitíssimos anos, o objectivo de uma guerra tinha sido sempre o de conquistar uma área do terreno, destruir o inimigo ou tirar-lhe a força de combater. Mas na guerra subversiva não há nenhum destes objectivos. O que há a fazer é ganhar simpatias, mas a instituição militar desse tempo ainda era a outra, a dos objectivos, em lugar da de conquistar vontades. De forma que a nossa actuação não se ajustava ao que pretendíamos”.

E o autor diz mais adiante:~

“Schulz tentou controlar o Sul e o Centro Oeste da colónia, perdidos desde o início da guerra, com acções de envergadura que foram um fracasso. A situação militar foi-se degradando progressivamente, apesar do incessante aumento de tropas, que passaram de menos de mil homens em 1960, para cerca de 25 mil em 1967, sendo a situação dramática nos primeiros meses de 1965”.

E noutro ponto do seu trabalho acrescenta:

“A situação militar que Spínola encontrou à sua chegada era a seguinte: o Sul estava nas mãos do PAIGC, quase desde o início das hostilidades; o Oeste era controlado pela guerrilha, à excepção dos Manjacos que se encontravam em fase pré-insurrecional; e só o Leste, habitado pelos Fulas, tradicionalmente aliados dos portugueses, se mantinha fiel ao poder colonial”.

Se pegarmos a frio nesta leitura interpretativa, manda o rigor que se façam perguntas sobre os buracos negros da falta da sequência cronológica e do quadro sinóptico da intervenção da guerrilha. De uma forma genérica, Salazar está bem informado de que há uma atmosfera tensional após a independência das Repúblicas da Guiné e do Senegal, manda mitigadamente efetivos, em 1958 aparece em Bissau um pequeno núcleo da PIDE, como foi afirmado acima, há menos de mil homens em 1960. Os Comandos em Bissau aguardam manifestações insurrecionais nas fronteiras, o que vai acontecer a partir do segundo semestre de 1962, no Sul, deixa-os desorientados e expetantes, a guerrilha é incipiente, mal municiada, mas faz altíssimos estragos na região Sul; a partir de 1963, atravessa o Corubal, instala-se nas matas do Morés. Ouve-se repetidamente que o Leste ainda estava pacificado, será por pouco tempo, uma coisa é a região do Gabú, outra o Boé, a partir de 1965 começa a tormenta que culminará com a retirada de fevereiro de 1969. Encurtando razões, a degradação é contínua desde o segundo semestre de 1962, quem lê os comentários destes autores pode ter a perceção de que Louro de Sousa ou Schulz não deram resposta, não procuraram adequadamente travar a evolução da guerrilha. Acresce que muitos destes comentários focam-se no posicionamento das forças portuguesas e não põem em paralelo o que se vai passando nos meios do PAIGC.

Resultado, fica-se com a ilusão de que aqueles comandantes eram incompetentes, não sabiam travar a guerrilha. Raramente se fala do armamento português e do armamento utilizado pelos efetivos do PAIGC, estes iam melhorando substancialmente, de ano para ano. A partir de 1973, quando a situação militar se turvou, os Altos Comandos Portugueses já temiam um quadro de guerra convencional e a utilização de meios aéreos por parte dos rebeldes guineenses, o que nunca aconteceu.

Para sermos sinceros, se é verdade que o consulado de António de Spínola está profusamente documentado, há livros de memórias, biografias, testemunhos, actas de reuniões relevantes, as suas instruções, as suas intervenções nos Congressos do Povo, etc., para Louro de Sousa e Schulz há um recatado silêncio, não se vai aos Arquivos dos Ministérios da Defesa e Ultramar, é aí que se podem provar se houve incúria, se, independentemente das suas instruções e diretivas, omitiram aos governantes de Salazar como se estava a processar a guerrilha e o que os seus Comandos procuravam ripostar, acolhendo as populações, melhorando o seu nível de vida, que pedidos em concreto fizeram para ter melhor armamento, como estabeleceram o dispositivo militar, e o mais que se sabe.

Com data de dezembro de 2018, o Instituto Universitário Militar deu à estampa a obra “A Campanha Militar Terrestre no Teatro de Operações da Guiné-Bissau (1963-1974), Estudo da Aplicação da Força por Funções de Combate”.

O trabalho inclui umas ditas investigações sobre o teatro de operações da Guiné-Bissau, o enquadramento estratégico-militar e operacional, o comando missão, o movimento e manobra, entre outras temáticas.

O último capítulo, como não podia deixar de ser, debruça-se sobre a atuação de Spínola na Guiné, os anteriores comandantes não arriscam. Folheia-se as ditas investigações, é mais do mesmo: a geografia, a população, a economia, as infraestruturas, a onda da descolonização, o que mudou na instrução das Forças Armadas a partir de então, a organização do sistema militar a partir de 1963, com as modificações de 1964 e 1966; a ofensiva político-diplomática do PAIGC, as etnias da Guiné-Bissau, quais os movimentos insurgentes desde a primeira hora, e quando se chega ao comando missão, inevitavelmente são referidos os comandantes-chefes. O Governo de Lisboa nomeia, após a saída em finais de 1962, Vasco Rodrigues para Governador e Louro de Sousa para Comandante-Chefe. Terão surgido desentendimentos gravosos quanto à sua esfera de competências. O que se passou efetivamente ficamos sem saber. É citado um autor que escreveu que “esta incompatibilidade, e ao mesmo tempo, um certo vazio estratégico, uma falta de capacidade de reacção, foram os principais factores para o avanço militar do PAIGC, em 1963”.

E é com esta conversa sofismada, sem provas documentais, com doutos palpites, que se diz fazer investigação. O que é curioso é que o PAIGC começou a agir e a subverter ainda no tempo de Peixoto Correia, a incompatibilidade entre o governador e o comandante-chefe é apresentada como a causa dominante da falta de resposta adequada… E sobre Schulz diz-se o que vem em todos os outros papéis:

“A sua acção caracterizou-se por uma manobra muito convencional de ocupação do território com unidades de quadrícula, tendo por base o batalhão, tendo sido conduzida uma guerra defensiva, cujo pilar está assente na manutenção das posições no terreno”.

Isto diz-se e ninguém contesta, como se fosse verdade axiomática, esquece-se tudo quanto se passou em 1964, o comportamento das forças especiais, o início da africanização da guerra, os bombardeamentos intensivos. São leituras alegadamente críticas, quase sempre de uma grande vacuidade, nunca se sopesam as forças do PAIGC, a sua maleabilidade, a impreparação dada nas recrutas e na especialidade, os cursos de minas e armadilhas de duas horas, a natural dificuldade de responder em cima do acontecimento ao fragor da pressão da guerrilha, exigindo apoios, sequestrando, incendiando, assassinando quem não lhe dava credo. E tudo isto se escreve com as mesmas referências bibliográficas, ir aos arquivos dá muito trabalho, há um completo desprezo na consulta dos arquivos, como se aqueles governadores e comandantes-chefes não se correspondessem com membros do Governo, de quem dependiam. Mastiga-se, volta-se a ruminar e dá-se uma cobertura nova ao que continuadamente foi escrito nas últimas décadas.

E assim estamos, publicando uns escritos que em nada contribuem para a elaboração da História da Guerra da Guiné.

(continua)
____________

Notas do editor:

Poste anterior de 13 de dezembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20448: Notas de leitura (1245): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (36) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 18 de dezembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20468: Notas de leitura (1247): "A Medicina na Voz do Povo", 3ª edição, de Carlos Barreira da Costa, médico otorrino, do Porto

1 comentário:

Jose Matos disse...

O início da guerra na Guiné já foi objecto de um estudo meu que está publicado na RM. Esse estudo foi baseado obviamente em material de arquivo e conta a história do que se passou até à Operação Tridente. É só ler..

https://www.revistamilitar.pt/artigo/1066

Sobre o tempo de Spínola na Guiné, obviamente que falta fazer um estudo sério sobre isso....

Ab