domingo, 15 de outubro de 2023

Guiné 61/74 - P24759: Ser solidário (260): Fundação João XXIII - Casa do Oeste (Ribamar, Lourinhã): mais de 30 anos de solidariedade com a Guiné-Bissau (Ofélia Batalha)


São mais de três décadas de solidariedade com a Guiné-Bissau. Cartaz (adaptado) da Fundação João XXIII - Casa do Oeste, com sede em Ribamar, Lourinhã. Tem página no Facebook


1. O fundador e presidente da Fundação é o Padre Joaquim Batalha, mafrense de nascimento, lourinhanense de adoção,  fez 85 anos, em 13 de julho de 2023. Continua, firme, à frente da sua paróquia, em Ribamar, Lourinhã, apesar de alguns problemas do foro múscul0-esquelético. 

Queixa-se sobretudo, em entrevista recente ao jornal regionalista "Alvorada", dos efeitos perversos da pandemia de Covid-19: fez muitos estragos, para além da saúde/doença dos corpos, também nas almas... As pessoas fecharam-se no seu casulo, saem menos, participam menos, tornaram-se mais invidualistas, calculistas e securitárias... E estão mais velhas...

A Fundação perdeu receitas e ativismo. Há projetos em perigo. Não somos eternos. Somos também vítimas da usura (física e mental) do tempo, dos tempos que correm, que também trouxeram crise,  falta de dinheiro e de motivação para distribuir abraços, abrir os braços aos outros que precisam mais de nós... 

É altura de dar a conhecer, um pouco mais, o trabalho solidário desta ONG na Guiné-Bissau.


Base - FUT (Frente Unitária de Trabalhadores) > Notícías > Fundação João XXIII -30 anos de Solidariedade com Guiné Bissau

26 de Abril de 2021 | Ofélia Batalha*

Faz este ano 30 anos que um grupo de amigos, militantes da Acção Católica Rural (ACR) do distrito de Lisboa, se deslocaram pela primeira vez à Guiné-Bissau em férias solidárias.

Estiveram durante 15 dias a restaurar as casas e o poço comunitário, dum bairro social, das Conferências São Vicente de Paulo de Bissau.

Nestes últimos 30 anos muitos foram os grupos de voluntários que se deslocaram à Guiné Bissau em missões de solidariedade.

Foram inúmeros, também, os contentores enviados, com os mais diversos materiais, para serem doados à população ou aplicados nos diversos projectos apoiados pela Fundação João XXIII – Casa do Oeste.

Fomos aprendendo ao longo destes anos que, para os projectos vingarem e terem continuidade, têm de nascer das necessidades sentidas pela população, só assim é que se empenham e se esforçam e ultrapassam as muitas dificuldades burocráticas e outras.


Apoios para a educação, agricultura e saúde

Neste momento estamos empenhados essencialmente em três áreas, educação, agricultura e saúde.

Quanto à educação, temos apoiado desde 1992, o actual diretor da Cooperativa Escolar São José de Mindará, das mais variadas maneiras, com dinheiro, com materiais de construção e didáticos, bem como apoio na formação de professores e com viaturas para serviço de escola e nas obras da mesma.

Esta escola começou debaixo de árvores com cerca de 300 alunos e atualmente tem três polos escolares com cerca de 3.500 alunos, em todos os graus de ensino desde a pré-primária até ao 12.º ano. É considerada uma das melhores da Guiné-Bissau.

Neste momento a sua direção, na pessoa do seu diretor, professor Raul Daniel da Silva, está empenhado em criar uma rádio online, para proporcionar aos seus alunos, aulas à distância, já que a pandemia também os tem afetado muitíssimo.

Solicitou, também, à Fundação a doação de manuais escolares para todos os níveis de ensino, bem como livros de consulta e de biblioteca. Isto porque as escolas públicas da Guiné-Bissau não têm livros nas suas bibliotecas, nem para os professores lecionarem, nem para os alunos estudarem.



Os livros que temos em casa a ganhar pó podem ser úteis

Está neste momento a decorrer uma campanha de angariação de livros e muitos já estão encaixotados e prontos para seguirem viagem, sendo que muitos outros seguirão o mesmo destino. Todos os livros que temos em casa a apanhar pó, fazem falta na Guiné Bissau.

Atualmente o Professor Raul tem outro sonho.

Sonha que a próxima quinzena de formação de professores, que habitualmente decorre entre o final de Agosto e o inicio de Setembro, seja feita online com a colaboração de professores portugueses.

Por enquanto é um sonho, mas realizável, tenho a certeza.

Quanto à agricultura, a Fundação tem actualmente e desde alguns anos, uma granja agrícola na região de Quinhamel, COAGRI, cooperativa agrícola.

Temos várias construções, uma para alojamento dos trabalhadores (sócios da cooperativa), outra para alojamentos dos grupos de voluntários e temos ainda um aviário, onde se cria galinhas poedeiras e de carne.

Uma boa parte do terreno está dividido em pequenas parcelas, onde as mulheres de tabanca (aldeia) próxima, fazem a sua horta o ano inteiro, já que têm água à disposição, do furo por nós feito.

Existe ainda um espaço, onde as mães deixam os filhos pequenos, para não trabalharem com eles às costas. Há uma senhora que toma conta deles e têm brinquedos para se divertirem e aprenderem.

A granja está em expansão, com um grande terreno adjacente, que está a ser desmatado e vedado. O nosso sonho é sermos um motor no desenvolvimento agrícola da região.

Quanto à saúde, ao longo de todos estes anos, temos enviado muito material hospitalar e ortopédico, que distribuímos por vários hospitais e centros de saúde.

Reabilitamos e, durante vários anos, apoiamos a manutenção, inclusive com medicamentos, de uma maternidade na região do Biombo, a maternidade Bom Samaritano.


Apoio a crianças com cardiopatias

Recentemente, há perto de 5 anos, fomos desafiados a fazer mais. Fomos desafiados a acolher em Portugal, crianças com cardiopatias, que precisam de ser operadas e às quais o seu país não tem condições de tratar e salvar a vida.

Atualmente existe um protocolo entre várias entidades, Ministério da Saúde da Guiné-Bissau, Fundação João XXIII, Fundação Renato Grande (centro pediátrico de Bissau) e a ONG AIDA (trata das evacuações), e reconhecido pela Direção Geral da Saúde de Portugal, para que o processo de evacuação das crianças seja o mais célere possível.

Depois de feita a avaliação e a triagem na Guiné-Bissau e de todos os (muitos) procedimentos burocráticos, as crianças dos zero aos 18 anos são enviadas para o nosso país para serem operadas no Hospital Pediátrico de Coimbra.

Para que isto seja possível, até porque a maioria tem de passar três ou mais meses em Portugal, é necessário uma família que as acolha e cuide de cada uma delas, como se de um filho se tratasse.

Cerca de 50 famílias, que denominamos de “famílias do coração”, já fizeram a experiência e muitas já repetiram 3 ou 4 vezes. Temos até algumas que acolheram 2 crianças ao mesmo tempo.


Apoio a crianças com doenças oncológicas

Não é fácil acolhermos na nossa casa uma criança com cultura e hábitos tão diferentes dos nossos, mas muito mais difícil ainda é deixá-la ir para o seu país, para a sua família, depois de curada, já que o apego e os laços que foram criados são muito fortes. Assim muitas famílias optam por acolher outra criança, sabem que estão a dar oportunidade a mais uma de ficar curada e ter uma vida mais longa e com saúde. Há sempre mais amor para dar.

Ao longo destes anos, cerca de 110 crianças com cardiopatias já passaram por Portugal e mais de 100 já regressaram curadas ao seu país de origem. A percentagem de sucesso é quase de 100%.

Estamos a dar a estas crianças uma maior longevidade e a hipótese de uma vida com saúde e com qualidade.

Também já foram acolhidas 10 crianças com outros problemas, nomeadamente do foro oncológico.

Como a estadia em Portugal é muito mais prolongada, normalmente vêm acompanhadas por um familiar, o que torna o processo de acolhimento muito mais difícil, pelo que é necessário encontrar alternativas, já que as famílias não têm disponibilidade para acolher adultos.

Assim, recorremos a instituições ou são alojadas em casa de algum familiar que viva em Portugal.

Por último, refiro que as famílias do coração são essencialmente das regiões de Coimbra, de Leiria-Fátima, da Lourinhã e de Mafra.

Todos os projetos que temos na Guiné são importantes e melhoram a vida do seu povo, mas este último enche o nosso coração de satisfação, já que ESTAMOS A SALVAR VIDAS e a contribuir para dar um futuro com qualidade a essas crianças.

*Ofélia Batalha-Fundação João XXIII-CASA DO OESTE

(Seleção / adaptação / revisão  e ficação de texto, para efeitos de publicação deste poste: LG) (Com a devida vénia...)
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Para apoiar os projectos com a Guiné-Bissau pode depositar na conta da Fundação.

NIB:0033.0000.45308228096.05

IBAN: PT50.0033.0000.45308228096.05 

SWIFT/BIC: BCOMPTPL


Nota: Os donativos terão recibo e serão considerados no IRS
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Nota do editor:

Último poste da série > 5 de outubro de 2023 > Guiné 61/74 - P24728: Ser solidário (259): Convite para o Encontro/Almoço da Associação Anghilau, dia 22 de outubro de 2023, às 12h30, perto de Malveira da Serra (Manuel Rei Vilar, Presidente da Associação)

sábado, 14 de outubro de 2023

Guiné 61/74 – P24758: Coisas & loisas do nosso tempo de meninos e moços (10): Mondadeiras, Ceifeiras e as Eiras no rossio (José Saúde)


As mondadeiras com o seu sacho



1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos a seguinte mensagem.


Coisas & loisas do nosso tempo de meninos e moços

Camaradas,

      Acomodado ao peso de uma idade onde o limite toca a infinidade do horizonte, lá vou caminhando por picadas incertas, agora não armadilhadas, mas jamais deixando debitar memórias que o tempo ousará apagar, enquanto a mente assim o permitir.

      Em “Coisas & loisas do nosso tempo de menino e moço”, recorro à obra dantes aqui citada e que se prende com a existência da terra que me viu nascer, 23 de novembro de 1950, cujo documento ficará perpetuado para as gentes aldeãs: “ALDEIA NOVA DE SÃO BENTO – MEMÓRIAS, ESTÓRIAS E GENTES”, edição Colibri, Lisboa.

      Hoje, leva-me a saudade a recorrer aos afazeres de homens e mulheres do campo de antigamente, sendo que cito precisamente as mondadeiras, as ceifeiras e as eiras no rocio grande.  Acrescento, ainda, um conjunto de expressões populares redigidas sob a pena do senhor Silva, um homem culto e que deixou memória na minha aldeia.

      Como eram felizes aqueles tempos de criança, neste caso no Sul alentejano!


Mondadeiras

      A monda fora uma ocupação específica que as mulheres exerceram nos campos, onde a finalidade era colher as ervas daninhas para a seara crescer sem os perigos provenientes de nefastas calamidades que o tempo por vezes causava. Ou seja, uma avalanche de ervas nocivas que impediam o crescimento para uma boa seara.

      As mondadeiras, com um sacho numa das mãos, seguiam em rancho a caminho dessa tarefa, tarefa esta inserida numa fase em que as searas, ainda pequenas, eram trabalhadas ao pormenor, colhendo-se, sobretudo, os pés de balanco que se confundia com os pés do trigo já nascido.

            Idas e vindas dos locais de trabalho, eram, muitas das vezes, a entoarem os famosos cantes alentejanos. As mulheres juntavam-se num determinado local, isto é, a uma das esquinas ou largos da aldeia, e lá partiam rumo à courela do senhor fulano tal.

      Nesses tempos existiam os manajeiros que, com um bordão na mão, nada lhes escapava. As mulheres, agachadas, tentavam ver ao pormenor tudo o que fosse erva para arrancar. E se existisse uma falha lá estava o manajeiro a mandar uma reprimenda a uma outra moça que, entretanto, começava a exercer tal função. Outra vezes era o próprio patrão que, numa ronda para se inteirar do evoluir do trabalho, lá detetava a possível falha.

      Neste capítulo, importa referir que uma das mondadeiras assumia a função em dar águas às suas companheiras. Uma tarefa que se dividia pelo rancho das mulheres. Com uma “enfusa” debaixo do braço, lá ia “matando” a sede àquelas que porventura necessitassem do tão precioso líquido, principalmente quando o sol, ainda baixo, raiava a pique.

      Os horários das mondadeiras eram do nascer ao pôr-do-sol. Havia as horas para almoçar e para a merenda. De resto, o árduo trabalho passava pelo suportar a incómoda posição em que as mulheres, ao longo do dia, estavam sujeitas.

      As jornas eram magras, mas assumiam-se como maquias importantes no orçamento familiar, tanto mais que os tostões ganhos reforçavam a compra de bens alimentícios.

Mondadeiras
(Luís Madeira)

Mondadeiras lindos ranchos,
Lenços de todas as cores,
Vão mondando e vão cantando,
Cantigas aos seus amores.

Um dia mais tarde quando,
Chega a ceifa que alegria,
Vão ceifando e vão cantando,
Mais depressa passa o dia.


Ceifeiras

      O mês de maio era o tempo das ceifas, ou das “acêfas” como habitualmente as nossas gentes o mencionava. As mulheres com uma foice, uns canudos feitos em cana para protegeram os dedos das mãos no manejo da sua foice, um lenço enrolado à cabeça, por cima um chapéu, meias de lã grossas para evitarem uma “espargana” de todo desaconselhável, visto o incómodo que causava era desagradável, utilizando roupas do tipo camponesas, e eis as ceifeiras, em rancho, prontas para mais uma jornada de trabalho. Porém, já no campo havia sempre uma que cuidava de fazer o lume e zelar pelos jantares das companheiras.


Cuidando do almoço

      Eram os tempos em que homens, por vezes, também se intrometiam neste árduo trabalho. Todavia, a ceifa era, sobretudo, uma ocupação mais adequada para o elemento feminino. Contava-se que, por norma, as mulheres, em cada faixa trabalhada na courela, ocupavam-se com dois regos para ceifar, começavam numa ponta, acabavam na outra, sucedendo o inverso quando a etapa terminava e logo recomeçava. Porém, existiam aquelas, que se admitiam como mais valentes, que levavam três regos de ceifa.


Momento de dar água a uma companheira

      Ceifavam e faziam pequenos molhos de cereal que a seguir eram transformados em outros molhos com dimensões superiores. Entretanto, tanto os molhos mais pequenos como os maiores, eram devidamente atados e encostados para o seu carregamento se tornar mais facilitado.


      Depois de o ceifar da courela outra se seguiria e por fim fazia-se a adiafa. Nesses tempos as trovoadas de maio, principalmente aquelas vindas dos lados da serra da Adiça, algumas medonhas, não davam folgas às ceifeiras. A ceifa parava, as mulheres aconchegavam-se junto aos pés das árvores, chaparros ou oliveiras, ou acomodavam-se junto dos molhos já feitos e prontos para seguirem para as eiras. Isto porque os molhos eram colocados em pé, tendo em conta essas adversidades naturais, logo, tornava-se mais fácil um enxugar da semente mais rápida.


      “Ceifeiras, lindas ceifeiras”, sim, vocês foram mulheres camponesas que o rigor do tempo jamais vos incomodou.


      Aqui fica a nossa singela homenagem a essas mulheres de outrora!

Ceifeira, linda ceifeira (retirada do cante alentejano)

O sol é que alegra o dia
Pela manhã quando nasce
Ai de nós o que seria
Se o sol um dia faltasse
Ceifeira!
Ceifeira, linda ceifeira!
Eu hei-de,
Eu hei-de casar contigo!
Lá nos campos
Lá nos campos, secos campos
Lá nos campos, secos campos,
À calma
À calma ceifar o trigo,
Pela força
Pela força do calor!
Ceifeira!
Ceifeira, linda ceifeira
Ceifeira linda ceifeira,
Hás-de ser o meu amor!
Não é,
Não, não é a ceifa que mata
Nem os calores,
Nem os calores do v’rão!
É a erva,
É a erva unha-gata,
É a erva unha-gata,
Mais o cardo beija-mão!
Ceifeira!
Ceifeira, ó linda ceifeira
Eu hei-de casar contigo


Eiras no rossio


Eira no rossio onde o trabalhar das patas dos animais eram importantes

      A debulha feita sob com as patas dos animais era, de facto, interessante. Recordo os tempos das debulhas no rossio grande, local próximo das escolas primárias. Horas infindáveis a debulhar o cereal que os animais em círculo, e orientados pelos almocreves, lá passavam horas a separar o grão da palha.

      Primeiro chegavam os carros de bestas carregados de molhos, depois esses molhos eram desatados, seguindo-se o seu deitar, com preceito, na eira e finalmente a debulha.



Joeirando a semente numa eira no rossio

      Tudo, nesses tempos, tinha as suas regras. O homem, no centro da eira, tinha a perceção quando este primeiro trabalho se encontrava finalizado. Ou, a necessidade de dar continuidade à safra. Entretanto os miúdos entretinham-se a ver a azáfama dos homens.

      Com o primeiro patamar do trabalho concluído, passava-se para a fase seguinte: separar os grãos da semente da palha. Um serviço que por vezes se prolongava por muitas horas. Com uma pá o homem jogava para o ar o produto em bruto, mas quando não havia maré, não valia a pena insistir no penoso trabalho. O vento não soprava, logo, tinha-se, forçosamente, que se fazer uma espera.

      Por vezes lá vinha uma rabanada de vento, o homem aproveitava a maré e lá seguia o seu trabalho. Mas, de repente o vento silenciava-se e a pá recolhia aos seus aposentos. Muitas das vezes valia aquela parte da madrugada em que o vento voltava a dar um ar da sua graça, razão que levava o homem a um suspiro de alívio e terminar a lida.

      Noites, malpassadas, em que o homem acabava por não dormir, por causa da ausência da maré. Depois vinha o ensacar do grão num saco cujo destino era o celeiro, situado ali por perto, e a palha levada por carros com uma rede trabalhada acima dos taipais, sendo o destino final o palheiro, onde se guardava a forragem para os animais comerem ao longo do ano.

Eram assim as eiras de antigamente no rossio.

Expressões Populares de Aldeia Nova de S. Bento
(António Loureiro da Silva, 1991)


Estar contente é desvaído,
Homem grande é taçalhão
Leviano é estaravedas
Beliscar é refelão.
Mulher ruim é cochina
Chover brando é molisnar
Naco de carne é uma presa
Andar mal é salamanquear.
Discussão é batibarba
Desleixado, desbagochado
Ao nojo chamam rascunho
Ao inchaço, assolapado.
Chamam chispa à azeitona
Apanhada de empreitada
Denunciar é ameseio
Comida de verão, lavadas
Lida apressada, trafuna
Mulher imoral, jaronda
Ser esperta de mais, bespeta
Mulher suja é uma tronga.
Mulher porca é uma rafada
Inventar é alcatear
Palhaçadas são archotes
Pressentir é barruntar
Uma mobília é um estado
Melhor roupa, vestir de grave
Também chamam algaramojo
Às sardinhas com tomate
À chuvada repentina
Chamam-lhe esgaravanada
Muito falada, almotaço
A pedrada é caqueirada
Gastador é estrafalairo
Ter mau génio é revinhento
Vento frio é bisaranha
Irritadiço, perliquitento
Muito cheio é abarruntado
Um naco grande é farrajo
Cabelo alto é maronga
Coisa velha é tarraço
Sol muito forte é esturreira
Refilar é extrapaciar
Chuva rija é zurregada
Deixar de chover, escampar
Ter maldade é má ralé
Pedrada é bolegada
Ser parvo, é catarete
Chuvada forte é tuchada
Já chega é tem avondo
Dar uma queda é um estoiro
Muito magro é encartadinho
Fóu significa nojo
A diarreia é vareta
Muito calor, encalmado
Roupa da cama é fato
Muita febre, esbraziado
O trabalho é digudana
Muita sede, estar escalado
Barulho é lavarito
Estar doente, abarracado
Glutão é garganeiro
As caretas são mutetes
Botas de pano, criminais
Ser sabido é alquetete.
Tonturas são almareios
Estar ferido, escalavrado
Chuva miuda, corgeiro
Zangado enchibatado
Mulher chata é uma vima
Desejar é apojar
Leviana é vanzinha
Aparecer é acolar. 

Um abraço, camaradas
José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523

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Nota de M.R.:

Vd. último poste da série de 14 DE OUTUBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24755: Coisas & loisas do nosso tempo de meninos e moços (9): A pisa, a desfolha, a apanha da lenha nos montes, o cultivo da batata, a olivicultura... (António Carvalho, Medas, Gondomar)

Guiné 61/74 - P24757: Partilha connosco uma história do teu tempo de guerra do ultramar / guerra colonial, qualquer que tenha sido o teatro de operações (1): Casaram-se e foram muito felizes (José Simões, ex-ten mil paraquedista, Moçambique)


Brasão do BCP 31 (Moçambique,  
Lourenço Marques e Beira, 1961/75)




Brasão do BCP 31 (Moçambique, 
Nova Freixo e Nacala, 1966/74)



1. Através do Formulário de Contacto do Blogger (disponível na badana do blogue, no lado esquerdo), com data de hoje, às 17h05, recebemos a seguinte mensagem, assinada por José Simões, ex-ten mil paraquedista. (Omitimos o seu endereço de email, que não estamos obviamente autorizados a divulgar, e  que vamos guardar para futuros contactos.)

(...) Fui ten mil paraquedista. E gostava de enviar uma História com interesse. Uma história com h pequeno que cabe na História com H grande.(...)

Presume-se que este camarada de armas tenha pertencido ao BCP 31 (Moçambique, 1961/75). Ou mais provavelmente ao BCP 32 (Moçambique, 1966/74). Desconhecemos em que período o autor esteve no TO de Moçambique, uma dúvida a esclarecer eventualmente mais tarde. 

Abrimos, entretanto, esta nova série, de modo a que os camaraadas de armas que estiveram noutros TO que não a Guiné, possam também partilhar as suas pequenas histórias do tempo da guerra do ultramar / guerra colonial.


 Casaram-se e foram muito felizes

por  José Simões (ex-ten mil paraquedista)

Serra do Mapé. Num período operacional,  nesta serra, junto à vila de Macomia no
planalto dos Macondes,  ao sul do distrito de Cabo Delgado.

Partimos numa missão sem objetivo concreto, íamos simplesmente nomadizar na mata no intuito de marcar a nossa presença e observar. Éramos cerca de 35 soldados com os respetivos comandantes de secção e chefes de equipa. 

Normalmente, e se o tempo permitisse, saía com o grupo às três da madrugada através do arame farpado e partíamos no máximo silêncio. Nas noites em Moçambique,  se houver luar,  tem-se uma boa visibilidade. 

Andámos cerca de três horas e descansámos para comer qualquer coisa. Cerca de 15 minutos depois, ouvimos rebentamentos e tiros. O estacionamento de onde tínhamos saído,  estava a ser atacado e pelo barulho devia ser um ataque importante. 

Preparámo-nos para mudar de local e ouvimos dois helis a dirigirem-se para o estacionamento de onde tínhamos saído. Caminhámos pela mata e montámos uma emboscada onde estivemos cerca de três horas, ao fim do qual divergimo-nos para o rio Messalo,  a norte da nossa posição.

Pelo caminho ouvimos vozes de mulheres e crianças a trabalhar na machamba, que é o local onde elas trabalham na agricultura. Cercámos o local e rapidamente aprisionámos as mulheres e crianças. Chamei o guia e pedi-lhe para perguntar às mulheres se havia algum acampamento guerrilheiro naquela zona e ele fez a pergunta em língua maconde às mulheres. Elas responderam que sim, mas que era longe. 

Eu e o sargento Leão olhámos um para o outro e disse ao guia;

–  Diz às mulheres que podem escolher entre ficar na mata ou irem comigo para Macomia (onde tínhamos o nosso estacionamento). Que não tivessem medo,  que não lhes ia fazer mal algum.

 O guia,  que era maconde,  conversou com as mulheres, o que demorava sempre muito tempo.

–  Elas querem ir com o nosso “alferi“ para Macomia.

– Está bonito,  isto. 

Falei com os sargentos e disse-lhe que ia levar as mulheres e crianças. Voltei a falar com o guia e disse-lhe: 

–  Tem uma condição. Não podem falar e as crianças não podem chorar. 

O guia voltou a falar com as mulheres e disse-me que elas concordavam. Pedi aos sargentos para arranjarem com os soldados qualquer coisa para as crianças comerem.  Mudei a direção da operação e divergimo-nos para a picada que nos levaria a Macomia. 

Notava-se que havia algo de estranho na mata pois estava muito silenciosa depois do ataque ao exército. Apareceu o comando aéreo e disse-lhes o que se estava a passar. Fomos descansar por umas horas e cedo fomos para a picada, embora pairasse um grande “suspense”. 

Chegados a Macomia, entregámos as africanas no posto administrativo. No dia seguinte apareceu o guia com um cipaio a dizer que o guia me queria falar.

– O que é que quer ? –  perguntei ao cipaio. 

–  O guia quer que o autorize a casar com uma das africanas. 

–  Eu não tenho nada a ver com isso. 

–  O guia diz que foi o senhor que a prendeu, por isso é o senhor que autoriza. 

–  Diz-lhe que pode casar à vontade!

Entretanto o ten Augusto Martins voltou-se para mim e disse:

–  Agora viraste casamenteiro?!

O que sei é que casaram-se e foram muito felizes.

José Simões, ex- ten mil paraquedista

(Revisão / fixação de texto: LG)
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Guiné 61/74 - P24756: Os nossos seres, saberes e lazeres (595): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (124): Em Leiria, pedindo muita desculpa por lhe ignorar os tesouros (1) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 13 de Julho de 2023:

Queridos amigos,
A viagem, por definição, é interminável, nós é que, como baratas tontas, nem sempre acertamos no destino. Tenho promessas de visitar o parque do Montesinho, voltar a Miranda do Douro e percorrer o planalto mirandês, calcorrear todo o Alto Minho, e muito mais, tudo na lista de espera, mas a mandriice é mais pesada, a que chamamos falta de tempo. Acabo de fazer uma reparação, e de falta grave, conhecer Leiria, o que me surpreendeu profundamente, isto quando as cassandras andam para aí a dizer que o desenvolvimento é espúrio e que estamos num plano inclinado, Leiria tem qualidade de vida à vista, os arredores são impressionantes e os tesouros da cidade aparecem valorizados, como aqui se procurará mostrar. Não quero esconder que gostei ver bem tratado Eça de Queirós, que aqui teceu uma das suas obras-primas, enquanto foi administrador de concelho, e não posso esconder a minha admiração pelo pulsar cultural da cidade, profusamente ajardinada, isto a despeito de lhe chamarem cidade industrial.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (124):
Em Leiria, pedindo muita desculpa por lhe ignorar os tesouros (1)

Mário Beja Santos

Fiz a linha do Oeste, teria 8 ou 9 anos, a minha mãe pôs-me numa colónia de férias num sítio chamado Gala, bem perto da Figueira da Foz, uma ranchada de miúdos numa viagem de comboio que me pareceu bem bizarra, havia uma mudança de comboio logo no Cacém, era um nunca mais acabar de campos agrícolas, nunca tinha visto o castelo de Óbidos nem o pinhal de Leiria. E de repente descubro que passei a vida a ver Leiria de raspão, houve para ali umas conferências a que chegava ao entardecer e regressava a Lisboa pela meia-noite. Mão amiga fez-me chegar um pequeno roteiro do que a cidade oferece, não só aquele castelo com vista obrigatória de autoestrada, mas as igrejas com novos aproveitamentos, logo o Museu de Leiria, ainda por cima com o invejável prémio auferido em 2017, museu europeu do ano; e a renovação do velho casco histórico, fiquei a saber que Eça de Queirós, que foi administrador do concelho de Leiria e a li encontrou substância para uma das suas obras magistrais, “O Crime do Padre Amaro” era agora motivo de um roteiro em busca dos indícios da sua presença.
E assim se decidiu a viagem, qual a minha surpresa quando descubro na CP que viajando ao fim-de-semana, os velhotes pagam cerca de 5€ viajando até Leiria, havia que encontrar poiso, foi fácil e económico, os dados estavam lançados. E nem se sentiu qualquer obstáculo em sair do comboio e não haver transporte público, lá se foi calcorreando a caminho do centro, com alguma desconfiança, muita casa arruinada pelo caminho, em contraste com o que vai ser dado ver à entrada da cidade, marcada com o gigante estádio construído para o campeonato da Europa de futebol de 2004. Arrumada a mochila no quarto, avança-se para a Sé Catedral, monumento nacional. Gostos não se discutem, é obra do período maneirista, de uma frieza arrepiante, nem o tamanhão causa impressão, anda-se por ali à volta, contempla-se o altar-mor, é entrada por saída.

Interior da Sé Catedral de Leiria

No átrio avista-se café e um conjunto a tocar umas toadas brasileiras, pareceu-me coisa insípida. Nisto, avisto uma fachada azulejada em prédio ao abandono. É a farmácia de Leonardo da Guarda e Paiva, não sei que destino lhe estará reservado. Que haja um proprietário condoído, mesmo que aqui se queira pôr construção moderníssima que ofereçam este espetáculo azulejar ao Museu da Farmácia ou mesmo ao Museu de Leiria, Esculápio agradece.
Sou tanto queirosiano como camilista, gosto de os justapor, em Eça interessa-me profundamente como intelectual de uma monarquia constitucional em declínio, que ele escalpeliza com ironia e crueza; mas Camilo é uma outra riqueza da língua, com morgados, quadrilhas, noivados do sepulcro, amores de perdição, as primorosas Novelas do Minho. Adiante, estou em Leiria e vou fazer uma parte do itinerário deste Eça, bem precisávamos de um para o nosso tempo. Tenho uma coleção de inícios de grandes obras literárias, e do Eça não conheço mais luminoso arranque que o do “Crime do Padre Amaro”, perdoem-me a extensão da citação, mas em Leiria é-se leiriense:
“Foi no domingo de Páscoa que se soube em Leiria, que o pároco da Sé, José Miguéis, tinha morrido de madrugada com uma apoplexia. O pároco era um homem sanguíneo e nutrido, que passava entre o clero diocesano pelo comilão dos comilões. Contavam-se histórias singulares da sua voracidade. O Carlos da Botica — que o detestava — costumava dizer, sempre que o via sair depois da sesta, com a face afogueada de sangue, muito enfartado:
— Lá vai a jiboia esmoer. Um dia estoura!
Com efeito estourou, depois de uma ceia de peixe — à hora em que defronte, na casa do doutor Godinho que fazia anos, se polcava com alarido. Ninguém o lamentou, e foi pouca gente ao seu enterro. Em geral não era estimado.
Era um aldeão; tinha os modos e os pulsos de um cavador, a voz rouca, cabelos nos ouvidos, palavras muito rudes.
Nunca fora querido das devotas; arrotava no confessionário, e, tendo vivido sempre em freguesias da aldeia ou da serra, não compreendia certas sensibilidades requintadas da devoção: perdera por isso, logo ao princípio, quase todas as confessadas, que tinham passado para o polido padre Gusmão, tão cheio de lábia!
E quando as beatas, que lhe eram fiéis, lhe iam falar de escrúpulos de visões, José Miguéis escandalizava-as, rosnando:
— Ora histórias, santinha! Peça juízo a Deus! Mais miolo na bola!
As exagerações dos jejuns sobretudo irritavam-no:
— Coma-lhe e beba-lhe, costumava gritar, coma-lhe e beba-lhe, criatura!
Era miguelista - e os partidos liberais, as suas opiniões, os seus jornais enchiam-no duma cólera irracionável:
— Cacete! cacete! exclamava, meneando o seu enorme guarda-sol vermelho.
Nos últimos anos tomara hábitos sedentários, e vivia isolado — com uma criada velha e um cão, o Joli. O seu único amigo era o chantre Valadares, que governava então o bispado, porque o senhor bispo D. Joaquim gemia, havia dois anos, o seu reumatismo, numa quinta do Alto Minho. O pároco tinha um grande respeito pelo chantre, homem seco, de grande nariz, muito curto de vista, admirador de Ovídio — que falava fazendo sempre boquinhas, e com alusões mitológicas.
O chantre estimava-o. Chamava-lhe Frei Hércules.
— Hércules pela força — explicava sorrindo, Frei pela gula.
No seu enterro ele mesmo lhe foi aspergir a cova; e, como costumava oferecer-lhe todos os dias rapé da sua caixa de ouro, disse aos outros cónegos, baixinho, ao deixar-lhe cair sobre o caixão, segundo o ritual, o primeiro torrão de terra:
— É a última pitada que lhe dou!
Todo o cabido riu muito com esta graça do senhor governador do bispado; o cónego Campos contou-o à noite ao chá em casa do deputado Novais; foi celebrada com risos deleitados, todos exaltaram as virtudes do chantre, e afirmou-se com respeito — que sua excelência tinha muita pilhéria!
Dias depois do enterro apareceu, errando pela Praça, o cão do pároco, o Joli. A criada entrara com sezões no hospital; a casa fora fechada; o cão, abandonado, gemia a sua fome pelos portais. Era um gozo pequeno, extremamente gordo, — que tinha vagas semelhanças com o pároco. Com o hábito das batinas, ávido dum dono, apenas via um padre punha-se a segui-lo, ganindo baixo. Mas nenhum queria o infeliz Joli; enxotavam-no com as ponteiras dos guarda-sóis; o cão, repelido como um pretendente, toda a noite uivava pelas ruas. Uma manhã apareceu morto ao pé da Misericórdia; a carroça do estrume levou-o e, como ninguém tomou a ver o cão, na Praça, o pároco José Miguéis foi definitivamente esquecido.
Dois meses depois soube-se em Leiria que estava nomeado outro pároco.”


Sem compromissos de agenda, enterro-me no casco histórico, descubro a homenagem a Afonso Lopes Vieira e logo a seguir Francisco Rodrigues Lobo, que estudávamos no sexto ano, sobretudo por causa de a “Corte na Aldeia”, o padre António Dias de Magalhães bem o exaltava por desvelar o Portugal sombrio, supliciado pela presença de rei estrangeiro, e enfatizando que este leiriense no estava a abrir as portas ao barroco literário.

Escultura de Afonso Lopes Vieira. Nasceu em Leiria, em 26 de janeiro de 1878, tinha casa perto, em Cortes, e vivia em Lisboa, onde faleceu
No centro histórico de Leiria, com o castelo ao fundo
Estátua de Francisco Rodrigues Lobo

A cidade possui belos jardins, impossível não vir contemplar esta obra de Lagoa Henriques a simbolizar a junção dos dois rios influentes em Leiria.
Escultura “O Lis e o Leno” de Lagoa Henriques

O fim de tarde acode à lembrança que se comeu pelo caminho uns pãezinhos e peças de fruta, não se paga 5€ num comboio regional à espera de encontrar um vagão-restaurante do tipo do Expresso do Oriente. Eis senão quando numa rua pedonal um letreiro chama a atenção, fora hostel, virara agora restaurante multiétnico, pergunta-se a um passante o que por ali se pode comer, a resposta é entusiástica, a comida é boa e não há em Leiria ambiente como aquele. E sobem-se as escadas para entrar no Atlas. Comeu-se de pelo menos dois continentes, mas aquele ambiente faiscante prende a valer, houve por ali mão hábil a decorar todos aqueles espaços e recantos que vão até ao terraço. Aqui se deixa a lembrança que se gostou e haja oportunidade aqui se vai voltar.

Chegou a hora de fazer o passeio de regresso, ir para a deita, o dia de amanhã promete, mete museus, igrejas e algo mais, já se fez as contas e há mesmo que voltar, não haverá condições de visitar o castelo e outros monumentos. É nisto que se capta a imagem de Leiria à noite com o castelo ao fundo, temos depois o contraste com a Leiria de manhã e vamos agora a caminho da antiga delegação do Banco de Portugal transformado em centro de artes, temos o aliciante, entre outros, de visitar uma exposição de Sofia Areal. Que Leiria me perdoe tê-la ignorado tanto tempo.
Fachada da antiga delegação do Banco de Portugal, obra do arquiteto suíço Ernesto Korrodi

(continua)

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Nota do editor

Último poste da série de 7 DE OUTUBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24734: Os nossos seres, saberes e lazeres (594): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (123): Oh Bruxelles, tu ne me quittes pas! (14) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P24755: Coisas & loisas do nosso tempo de meninos e moços (9): A pisa, a desfolha, a apanha da lenha nos montes, o cultivo da batata, a olivicultura... (António Carvalho, Medas, Gondomar)

Marco de Canaveses > circa 1947 _ A vinha de enforcado, as vindimas

Marco de Canaveses > circa  1947 > O típico carro de bois de Entre Douro e Minho


Fonte: Aguiar, P. M. Vieira de - Descrição Histórica, Corográfica e Folclórica de Marco de Canaveses. Porto: Esc Tip Oficina de S. José. 1947. (Com a devida vénia).


1. Já aqui publiquei,  há dois anos atrás,  várias notas de leitura sobre o livro "Um caminho de quatro passos", do António Carvalho. (*)

Para além das pequenas histórias relacionadas com a sua experiência como furriel miliciano enfermeiro no sul da Guiné, durante dois anos (CART 6520/72, Mampatá,1972/74),   encantou-me, de sobremaneira, na altura em que o li,  as suas vivas recordações da infância passada em Medas, Gondomar, num ambiente rural que muitos de nós ainda chegámos a  conhecer, tanto no Portugal continental como insular e até ultramarino. (estou-me a lembrar no nosso amigo e irmãozinho Cherno Baldé,  "menino e moco em Fajonquito").0

Não sendo propriamente um "menino da cidade", tendo vivido numa pequena vila à beira mar, Lourinhã, com avós, tios e primos ali ao lado, no campo, a 3 km de casa  (Nadrupe e Quinta do Bolardo), eu também acompanhei,  até aos meus 10, 11, 12 anos,  algumas das atividades marcantes da vida rural,  como a panha da fruta (as macas, os fihosGomo as vindimas, em setembro, ou a matança do porco, em pleno inverno.

Na região do Oeste, na Estremadura da minha infância, na altura uma das regiões do país com mais produção vitivinícola (até aos anos 60), vinham ranchos de homens e mulheres das Beiras, os "ratinhos" ou "bimbos", vindimar os milhares de hectares de vinha no tempo em que o vinho, dizia a propaganda nacional, dava de comer a um milhão de portugueses....  Era também um conde lho de muitas  "caldeiras"  (destilarias) onde se "queimava vinho" para a produção de aguardente vínica com destino à região demarcada do Douro.

Deslocavam-se os ranchos beirões, em grupos com um capataz, e dormiam nos palheiros, como animais... Depois, os homens foram para a guerra ou a salto para França, arrancaram-se as vinhas, mecanizou-se a agricultura, a vinha e o trigo deu lugar a outras culturas mais rentáveis, primeiro os pomares de pera rocha e depois as hortícolas, hoje as estufas, a batata, as abóboras, etc.

Mais tarde, a partir de 1975, descobri a  região do vinho verde, e ainda a tempo de "apanhar em andamento o passado", a vinha de enforcado, as latadas, o milho, os engenhos (moinhos a água), as histórias do linho e das desfolhadas, as tradições comunitárias como as "serviçadas", a matança do porco,  os carros de bois "a chiar pelos montes acima ou abaixo", a parceria agrícola e pecuária (formas pré-capitalistas de produção) , as feiras de gado, as romarias, os bailes mandados, etc.... E, pela primeira vez (e única) na minha vida também ajudei a pisar a uva (tinta) no lagar...

2. Estas  e outras tradições, ligadas a uma economia agrícola fracamente monetarizada, e ainda em grande parte de autossubsistência (como aquela que se praticava até aos anos 50/60 em Entre Douro e Minho), hoje já se perderam, embora perdurando na memória dos "antigos"...  

Voltei a encontrá-las (e a saboreá-las) no livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos". Achei que havia similitudes entre Medas (Gondomar) e Candoz (Marco de Canaveses), afinal estamos a escassos 60 quilómetros de distância, na mesma região, a de Entre Douro e Minho. E até com algumas das recordações da minhas idas à aldeia dos meus avós e tios.

A primeira parte do livro (e nomeadamente a reconstituição do quotiano da vida rural em Medas, Gondomar,  até aos anos 60 do séc. XX) tem inegável interesse documental (e até etnográfico).  

E, mais, tem interesse sociológico: muitos dos homens e mulheres da nossa geração ( que fez guerra colonial / guerra do ultramar, 1961/74) conheceram a dureza da vida no campo e do trabalho agrícola, e, em muitos casos, foi vítima, "avant la lettre", da exploração do trabalho infantil.

Para além da riqueza das observações sobre as culturas e as atividades agrícolas, os apontamentos que o autor nos deixa sobre a sua infância são saborosos  pelos regionalismos ou provincianismos usados, parte dos quais  continuam por grafar nos nossos dicionários ou então são deconhecidos de muitos falantes da língua portuguesa, a começar pelos citadinos e pelos mais novos.

uma subcultura camponesa do Norte que está em extinção. Na realidade:

  • quem sabe o que é uma "pipa" e a sua equivalência em litros ?  
  • e menos ainda o significado de "desarroar as pipas" (tirar o sarro);
  • "canastro" (ou espigueiro) também é um vocábulo estranho a um lisboeta;
  • tal como "canistrel" (pequeno cesto de vime); 
  • ou como "calda bordalesa", "pingue de porco", "queiró, carqueja e tojo", "pisa", "desfolhada", etc.

A "ajuda rogada" é uma expressão idiomática que me parece muito mais nortenha do que sulista. Ou mesmo se pode dizer de "carro de milho" como medida, ou o "almude" ou a "talha de barro almudeira" (onde se guardava o azeite)... 

Embora o sistema métrico tenha entrado em vigor em Portugal, por volta de 1860, com a intenção de se uniformizae o sistema de pesos e medidas (mudança fundamental para a criação de um verdadeiro mercado e, portanto, para o desenvolvimento da economia capitalista, a par das estradas, do caminho de ferro, da máquina a vapor, do código comercial, etc.), persiste até hoje, no campo, o uso das antigas unidade de  medidas portuguesas, como por exemplo, moio, alqueire,  quarta, oitava, maquia , etc. (medidas de capacidade para secos); ou tonel, pipa, almude,pote, canada, quartilho, etc. (medidas de capacidade para líquidos).

Há, no livro do António Carvalho,  expressões deliciosas, castiças, e outras de que lembro de ler e ouvir no Norte, como:

  • "à  medida que crescíamos e íamos cabendo no lagar";
  • "tanger os bois";
  • "guiar à soga";
  •  "o moleiro que arrochava os sacos de farinho sobre o dorso das mulas";
  • "os dois porcos grandes, que se queriam gordos";
  • "um terço de despacho (desembaraço)";
  • "com a sua licença, o porco";
  • "apercar";
  •  "freima";
  • "aneira";
  • "anos minguados"
  •  "barco rabão";
  •  "sortes" ... 

Enfim, vocábuos e expressões, de sabor castiço, camiliano, que enriquecem a língua portuguesa, embora tendam a desparecer ou sejam cada mais de uso local ou restrito, face ao "rolo  compressor" dos mídia, da televisão, das redes sociais, da globalização,  etc..

Por isso, volta aqui a reproduzir-se alguns excertos das primeiras páginas do livro  do António Carvalho (pp. 15-19), com a amável condescendência do autor, e como contributo para a nova série que temos em curso, "Coisas & loisas do nosso tempo de menino e moço", onde a sua participação  (para mais, agora às voltas com a gestação de um novo livro)  é absolutamente  obrigatória (*), a par de outros camaradas como o transmontanto Francisco Baptista, por exemplo. (Temos de recuperar alguns dos seus escritos sobre Brunhoso.)


António Carvalho, o "Carvalho de Mampatá", ex-fur mil enf, CART 6250, Mampatá, 1972/74, membro da Tabanca Grande desde 13/9/2008, autarca na antiga freguesia das Medas, Gondomar durante 28 anos (hoje, União das freguesias de Melres e Medas); tem cerca de 80 referências no nosso blogue.

(...) "Nasci aqui, neste pedaço de terra, circunscrito por uma curva muito apertada do rio Douro e pela serra de Açores, rebatizada (não sei por quem nem porquê) a partir da segunda metade do séc. XX, como serra das Flores, como aqui nasceram também, pelo menos, alguns dos meus octavós e muitos dos seus descendentes dos quais eu provenho.

(...) Talvez também por isso, nem em sonhos me passou algum dia pela cabeça assistir à assimilação da minha freguesia por outra, numa amálgama sem identidade !

(...) Espero não morrer sem ver a minha freguesia ressuscitada – a única coisa que me interessa, ao nível da política local. (...)" (pp. 212/214)  (...)

A PISA E A DESFOLHADA


Setembro era o mês de maior azáfama, porque se juntava a colheita do milho e a vindima, não havendo um minuto de folga naqueles dias ainda grandes, mas já sem as reparadoras sestas. 


Na nossa casa [ em Medas].e nas de envergadura semelhante era sempre preciso assalariar mulheres , sobretudo na vindima, mas também na colheita do milho porque, antes que viessem as chuvas de outubro, o vinho tinha que estar nas pipas e as espigas no canastro. 

Enquanto um carro [de bois, não havia ainda ] andava no transporte das uvas, dos campos para o lagar, o outro carregava as espigas, para a eira. O lagar grande, de quatro pipas, levava dois dias a encher, mas o mais pequeno ficava lotado num só dia. Se hoje havia uma pisa , amanhã podia haver uma desfolhada. As uvas eram pisadas à noite, sempre com a ajuda rogada dos nossos vizinhos. 

Nós, os da casa, à medida que crescíamos e íamos cabendo no lagar, não tínhamos como evitar esse esforço acrescido, mesmo depois de um dia de trabalho pesado. 

É certo que, quando chegávamos ali aos treze ou catorze anos, entrar pela primeira vez no lagar era sinal de que já éramos homens e essa assunção, havia muito tempo almejada, de uma pretensa maioridade, envaidecia-nos. 

O meu avô nunca pisava, mas estava sempre presente para servir vinho e cigarros aos pisadores, ao mesmo tempo que apontava para um ou outro ponto do lagar onde a grainha ainda não tinha chegado à superfície, sinal de que era preciso ali mais pé. O meu pai, esse andava por ali a dessarroar as pipas e a apertar-lhes as aduelas ou agarrado à prensa a aproveitar os últimos litros de vinho. 

No fim de cada pisa, à ordem do meu avô, saia o primeiro pisador e só se lhe seguia o segundo depois do primeiro ter lavado as pernas, e assim sucessivamente até ao último. 

Alguns pediam aguardente para se livrarem da comichão nas pernas aproveitando para, de um só trago, engolir um pequeno copo dela, antes que todos subissem as escadas de acesso à nossa grande cozinha, onde a minha mãe e a minha tia tinham posto na mesa três travessas grandes de arroz de tomate com bacalhau frito. 

Lembro-me de me sentir grande quando já fazia parte do grupo dos pisadores, sentado ali à mesa, com os meus irmãos mais velhos e o pessoal de fora.

As desfolhadas eram feitas também à noite, ao ar livre, com a luz do luar, se fosse dia dele, com a ajuda de algumas pessoas vizinhas, das nossas boas relações, sobretudo mulheres e raparigas bem novas que se juntavam na nossa eira, a pouco mais de cem metros de casa. Alguns, ainda crianças, à medida que o folhelho se ia juntando, adormeciam cansados, debaixo dele. 

Havia sempre um dos meus irmãos a subir a escada de acesso ao canastro, onde cabiam mais de seis carros de milho, enquanto outro se ocupava a acomodar as espigas dentro das divisórias. 

Era ali que as espigas ficavam a secar, para serem debulhadas, à mediada que precisássemos do milho, em qualquer dia de céu limpo. Debulhava-se sempre para cima de um carro de cada vez, guardando-se o milho, já limpo, numa das caixas grandes que tínhamos em casa. 

E era dessa caixa, enorme aos meus olhos de criança que, todas as semanas, se enchiam dois sacos para entregar ao moleiro que os arrochava sobre o dorso das mulas.

E não era demasiado o milho que mandávamos moer, porque para além da farinha para a fornada semanal, também os dois porcos grandes, que se queriam gordos, gastavam dela.


A ÁREA BRAVIA E A LAVRADIA


Nenhuma casa de lavoura podia ter grande expressão nem sustentabilidade se não tivesse uma área de terreno bravio proporcional ao terreno lavradio, onde os lavradores tinham as suas reservas de mato para as camas do gado. 


E a importância dos matos, constituídos fundamentalmente por queiró, carqueja e tojo,  tornou-se mesmo decisiva, quando a cultura do milho e da batata se impuseram, em detrimento da cultura do linho e dos cereais de grão miúdo, no séc. XIX, exigindo a estabulação do gado bovino para, deste modo, se obter maior quantidade de estrume. 

Ora nessa área de terreno  inculto, dispersa por várias parcelas a que os lavradores chamavam sortes, por terem sido distribuídas  por sorteio, em número proporcional à área agricultada de cada um, não crescia só o mato, mas medravam ainda o pinheiro e o eucalipto, para além das espécies autóctones, como o carvalho, o sobreiro, o castanheiro, o salgueiro e o medronheiro, estes em progressiva redução. 

Os lavradores maiores que tinham excedentes de mato,  vendiam, para os fornos do Porto, alguma carqueja e queiró, mas era na venda de lenha de eucalipto e pinho que eles, anualmente, incorporavam no seu orçamento familiar, uma verba significativa.

 Habitualmente era no fim do verão fim do verão que vendiam os seus pinheiros, reservando para consumo doméstico toda a ramagem que era empilhada ao lado das casas, perto da cozinha, numa meda proporcional ao número de pessoas de cada família. Eram essas rameiras, em vez das lenhas mais nobres, que se utilizavam nas  lareiras de quase todas as casas, antes da chegada dos fogões a gás e a eletricidade

lenha das videiras que resultavam da poda, bem como os carolos do milho eram também combustíveis excelentes usados nas lareiras e nos fornos domésticos. As famílias que não tinham sortes pediam aos lavradores autorização para cortar uma rodada de ramos em cada pinheiro, carregando-os em feixes à cabeça, até suas casa. 

As medas de ramos de pinho feitas todos os anos, no fim do verão, à porta de cada família, faziam também parte dos monumentos rurais da minha freguesia e das vizinhas, e pelo seu tamanho também se ajuizava da pujança da casa.


A CULTURA DA BATATA


Logo a seguir ao milho e ao vinho,  a batata era o produto mais representativo na nossa casa de lavoura, em termos de volume e de rendimento. 


Desde a década de quarenta até à minha adolescência uma parte significativa do trabalho era dedicado ao cultivo deste tubérculo que, semeado entre março e abril, não carecia de rega, adaptando-se assim muito bem aos nossos terrenos onde a água não abundava. 

O meu avô e mais tarde o meu pai deram uma especial atenção ao incremento desta cultura e terão sido, durante duas ou três décadas, os maiores produtores de batata da freguesia. 

Em quase metade dos nossos campos, bem estrumados, semeávamo-las, ficando os restantes, aqueles que podiam ser regados, dedicados ao milho e feijão consociado. Depois de se ter coberto o terreno com uma boa camada de estrume, lavrava-se e gradava-se com os bois. 

O trabalho de que mais gostava, aí pelos meus oito ou nove anos, era de me sentar na grade, agarrado com uma das mãos a uma das travessas enquanto que, com a outra munida de uma vara, tangia os bois à ordem do meu pai ou de um irmão mais velho que os guiava à soga. 

Não me dói a consciência por , com o meu peso, exigir aos bois aquele esforço suplementar, porque, se não fosse eu a desfrutar daquele prazer, um calhau grande seria lá posto na minha vez para fazer os dentes da grade penetrar bastante na leiva.

Encontrando-se a terra bem desfeita logo se começava a semeadura. Numa ponta do campo, aproveitando a sombra de alguma árvore, à minha mãe cabia sempre o trabalho de partir as batatas de semente, o que ela fazia com uma rapidez impressionante, tendo ainda o cuidado de deixar um só galeiro para cada bocado. 

A minha avó materna também ajudava algumas vezes bem como a minha tia Quina, mas ficavam-se por um terço do despacho da minha mãe. O meu avô dirigia as operações dos homens da enxada, enquanto o meu pai já andava a lavrar outro campo. 

Havia normalmente dois ou três homens a abrir regos e meu avô, sabendo da capacidade e vontade de cada um, mandava sempre o mais lento começar no primeiro rego, deixando o último para o trabalhador melhor, forçando deste modo os mais lentos a andar da perna, antes que o mais rápido esbarrasse com ele, o que seria uma vergonha para o atropelado. 

A mim, como a qualquer um dos meus irmãos, a partir dos sete ou oito anos, estribados por uma varinha de vinte e cinco centímetros, cabia-nos a tarefa de dispor as batatas nos sulcos que os adultos iam abrindo.

Naquele tempo não se usavam herbicidas, por isso logo que as primeiras ervas daninhas afloravam à superfície recorria-se ao trabalho de mulheres que vinham fazer a sacha removendo toda a vegetação nociva. 

Entretanto era preciso pulverizar os batatais com calda bordalesa e inseticida de modo a erradicar-se o míldio e o escaravelho. Julho e agosto eram os meses da colheita e do armazenamento numa loja fresca e escura. 

Tínhamos batatas em barda e, como a produção excedia largamente o consumo, vendíamo-las para as mercearias da freguesia e até para o Porto onde as fazíamos chegar por barco rabão.

Os campos de batatas ficavam disponíveis para nova cultura , a partir de agosto, semeando-se então, nabos, em quase todos eles, no mês de setembro, logo que, na mudança do vento, se adivinhava a ocorrência das primeiras chuvadas outonais, aproveitando-se a generosa estrumação de que tinham beneficiado. 

cultura do nabal era também muito rentável, até aos anos sessenta, quando vinham diariamente meia dúzia de mulheres da outra margem do rio, comprar grandes quantidades de nabos que carregavam em gigos bem acogulados, destinados à alimentação humana e à engorda de porcos.

O AZEITE , O ÓLEO  DOURADO


Na agricultura de auto-suficiência tudo o que fosse importante para a alimentação havia de ser produzido numa casa de lavoura. 


Mas a oliveira não gosta dos ares marítimos do litoral nem dos nevoeiros, por isso dificilmente alguma casa de lavoura das Medas, por maior que fosse, produzia meia pipa de azeite [talvez cerca de 200 litros]. em anos bons, sendo que, na rigorosa gestão da nossa casa, era imperativo guardá-lo, dos anos melhores para os minguados. 

Entre novembro e dezembro  era a altura de se colher a azeitona nas oliveiras invariavelmente plantadas no bordo dos campos, para não ensombrarem as outras culturas. O povo dizia que eram aneiras, por isso nunca acreditava que a um ano farto pudesse suceder outro igual e tratava-as como parentes pobres da agricultura, sem grandes cuidados,  deixando que as copas se desenvolvessem na vertical, sempre com o propósito de  evitar que se apoderassem do solo com a sua sombra.

A colheita era quase toda feita através de escadas de pinho com passais de oliveira que os rapazes ou homens feitos escalavam, de canistrel na mão, para chegarem até onde fosse possível. Nalguns casos era mesmo imperioso varejar os ramos mais altos.

 Ultimamente estendíamos, debaixo de algumas oliveiras, um panal feito de serapilheira para a recolha da azeitona que varejávamos do chão e de cima das escadas. 

A azeitona colhida mais cedo e sempre à mão era para curtir em talhas de barro almudeiras, e era também nestas talhas grandes que se guardava o azeite, esse preciosíssimo óleo que era servido à mesa muito moderadamente e quase só em batatas cozidas, quando não fossem acompanhadas de carne gorda.

Na culinária a gordura que se usava mais frequentemente era o pingue de porco, branco como a neve, guardado em pequenas talhas para o ano. (...)

© António Carvalho (2021)

(Seleção, revisão e fixação de texto, negritos, para publicação deste poste: LG) (Com a devida vénia...)




Capa do livro do  António Carvalho - Um Caminho de Quatro Passos. Rio Tinto: Lugar da Palavra Editora, 218 pp., ISBN: 978-989-731-187-1.

O livro (se não estiver já esgotado) pode ser adquirido, ao preço de 15,00 euros (portes incluídos, no território nacional ou estrangeiro) | Contactos do autor: António Carvalho, Medas, Gondomar | Email: ascarvalho7274@gmail.com | Telemóvel: 919 401 036
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Notas do editor:


17 de fevereiro de 2022 > Guiné 61/74 - P23005: Notas de leitura (1420): "Um caminho de quatro passos", de António Carvalho (2021, 219 pp.): apontamentos etnográficos para o retrato da nossa geração, de antigos combatentes - Parte III (Luís Graça): uma excursão a Lisboa, de 4 dias, em 1959

(**) Último poste da série : 13 de outubro de 2023 > Guiné 61/74 - P24752: Coisas & loisas do nosso tempo de meninos e moços (8): "Se tens galinha pedrês, não a mates nem a dês" (Luís Graça)