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sábado, 8 de março de 2025

Guiné 61/74 - P26565: In Memoriam (539): Valdemar Queiroz (1945-2025), ex-fur mil, CART 2479 / CART 11 (1969/70): dezenas de camaradas quiseram despedir-se dele, no blogue e no facebook... O corpo é cremado amanhã de manhã, às 9h45, em Barcarena

1. Ao longo desta semana, desde que demos no blogue e no Facebook a notícia da morte do Valdemar Queiroz (Afife, Viana do Castelo, 1945-2025, Agualva-Cacém, Sintra), por mensagem do filho  (único) José da Silva, que vive nos Países Baixos, com data de 3 do corrente (*), foram muitas as mensagens de condolências que recebemos, sobretudo de camaradas da Guiné, muitos dos quais só o conheciam do blogue, incluindo algumas das nossas queridas enfermeiras paraquedistas (Maria Arminda Santos e Aura Teles). São dezenas os camaradas (incluindo dos EUA e do Brasil) que quiseram, à distância, despedir-se de um dos melhores de todos nós.

Aqui vai uma listagem das primeiras mensagens destes últimos dias, publicadas no Facebool da Tabanca Grande, das mais antigas (3, 4 e 5 do corrente) às mais recentes (6, 7 e 8, até às 22h00), e que acrescentamos às mensagens já publicadas no blogue. 

Seguramente que vão servir de alguma consolo ao seu filho, nora e netas e demais família, além dos amigos e camaradas do peito, sem esquecer os "Lacraus"  da CART 2479 / CART 11 (Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70).

O Valdemar não tinha página no Facebook, e devido à sua doença crónica, DPOC, na podia sair de casa, o seu convívio era com a "comunidade virtual" dos amigos e camaradas da Guin´+e, representrados neste blogue: limitava-se a escrever comentários,  embora com muita regularidade ao longo dos últimos anos,  e sobretudo com uma boa disposição desconcertante.

As suas últimas crises e internamentos no Hospital Amadora-Sintra deixavam infelizmente antever o pior. Não chegou a completar os 80 anos. De vez em quando eu telefonava-lhe para saber do seu estado de saúde, mas era penoso para ele, era só o tempo de ouvir a sua voz arfante e dar-lhe um olá.  Ficava tão grato por tão pouco!

Depois do velório hoje ao fim da tarde, na igreja do Cacém, o corpo vai ser cremado amanhâ, às 9h45, em Barcarena. Espero ainda a ir a tempo de dar uma grande abraço solidário ao filho, o Zé Silva, em nome da Tabanca Grande. (**)
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Domingos Robalo > Descanse em paz. Condolências à família.

Abilio Duarte > Descanse em paz. Grande amigo e camarada. A toda a sua família, os meus sinceros pêsames.

António Normando Asseiro > Paz à sua alma. Sentimentos à família.

Quina Carmelita > Que sua alma descanse em paz..

Carlos Barbosa > Descansa em paz, camarada.

Mendes Celso > Sinceros sentimentos à família e amigos. Até um dia, Camarada.

António Pimentel > Descansa em paz!

João Francisco Rato > Em sentido e continência paz a sua alma, descanse em paz camarada, condolências à família e amigos, da companhia 2351, Bat 2840.

José Teixeira > Profundos sentimentos de pesar. Descansa em paz,  camarada.

João Reis Melo > Sentidos pêsames a toda a família.

César Dias > Pêsames a todos os familiares e amigos. Descansa em paz camarada.

Manuel Mendes > Os meus sentimentos à família e que Ele descanse em paz.

Vasco David Sousa Santos > Paz a sua alma, sentidas condolências à Família, que descanse em paz.

José Luis Sousa > Sentimentos à Família e Amigos! Descanse em Páz Camarada!

Cherno Tamba Baldé > Triste notícia...! O nosso amigo Valdemar Queirós... Que sua alma repouse em paz, meus profundos sentimentos a familia e aos seus próximos.

Juvenal Sacadura Amado > Mandei comentário para o blogue mas ao que parece não chegou lá. Será pouco dizer que lamento o desaparecimento deste nosso camarada e quero enviar à familia o mmeu mais profundo voto de pesar . Que esteja em paz

Mário Bravo > Que descanse em Paz. Condolências à Família.

Artur Manuel Soares Soares  Que a sua alma descanse em paz. Condolências aos familiares.

Emidio Abreu  > Presente.

Ricardo Figueiredo  >  Sentidas condolências à Exma Família,amigos e camaradas.
Que descanse em paz.

Vitor Gomes Lincho > Os meus sentimentos a toda família

José Viegas > Descanse em Paz. Sentimentos à família

Carlos Filhó > Descansa que paz.

Manuel Correia > Nesta hora difícil a minha solidariedade com a família que descanse em paz até um dia camarada

Antonio Duarte > Um de nós que chegou ao fim. Sentidas condolências à família e amigos.

Joaquim Mexia Alves > Que descanse em paz.

Cristino Ourives > Paz á sua alma e condolências á família enlutada

Nicolau Esteves > Maís um que Deus leva para junto dê si. Meus sentimentos

Francisco Diogo Godinho > Descansa em paz camarada!.

Francisco Santos  > Portanto, do nosso BART2865. Não me lembro dele mas lamento muito a partida de mais este camarada e apresento as minhas condolencias á familia.

Joaquim Luis Fernandes  > Que descanse em Paz! Os meus pêsames à família enlutada.

Manuel Carvalho > Descansa em paz e até um dia meu valente camarada.
  
José Inácio Leão Varela > Sentimentos para a família Que descanses em paz 

António Duque Marques > Que a sua alma descanse em paz . Sentidas Condolências aos Familiares e Amigos .
 
José Marcelino Martins > Condolências.

David Guimaraes > Paz à sua alma

Paulo Raposo > Presente

Joaquim Garrett > Paz à sua alma condolências à família e amigos chegados
Guiné 1968/1970.

Maria Arminda Santos >Que a sua alma descanse em paz. Os meus pêsames à sua familia e amigos

Hélder Valério de Sousa > Embora esperado, embora inevitável, dói. Que possa descansar em paz. O meu lamento e os meus sentimentos aos familiares e amigos.

Candido Martins > Paz à sua alma.

Eduardo Valentim > Que Descanse em Paz, Sentidos Pesâmes à Familia e Amigos.

Lib Farias Correia > Paz a sua alma

José M. L. Fernandes  > Condolências aos familiares...

Mário Lourenço > Os meus sentimentos á família, e a toda a Tabanca Grande Luís Graça ,um bom colaborador, que a terra lhe seja leve .

Joaquim Costa > Sinto que perdi um amigo que nunca conheci pessoalmente. Uma empatia que nasceu ao primeiro comentário no blogue. Sermos do Minho e paixão por Viana, e em particular por Afife ajudou. Descansa em paz meu bom amigo.

Almiro Gonçalves > As condolências á família enlutada.

João Carlos Sousa Silva > Sentidos pêsames aos familiares e amigos. Que descanse em Paz,

António Galinha Dias > Sentidos pêsames! Descanse em paz.

Luis Bateira > Sentidos pêsames a toda a família. Paz para a sua alma.

Jose Camara  Condolências. Um abraço transatlântico de solidariedade.

Vitor Machado > Que a sua alma descanse em paz.

Serodio Manuel > Os meus sentimentos à família.

Camilo Santos Santos > Os meus sentimentos a família.

Luis Dylan > Que possa a sua alma estar em paz. Sentidos pêsames para a família e amigos.

Fernando Santos  > Sentidos pêsames a toda a família. Que a sua alma descanse em paz.
Um abraço de amizade.

Fernando Castelo Branco > Descanse em paz e sentidas condolências á Família e amigos.

Jose Quintas > Paz à sua alma.

Aura Teles > Paz à sua alma.

Carlos Silva  Que o Valdemar descanse em paz. Estive em casa dele e já estava com dificuldades de respirar e lá estavam as botijas com oxigénio. Teve uma vida de sofrimento. As minhas condolências à família.

Jose Camara > Condolências. Abraço transatlântico solidário.

Joaquim Pinheiro Brasuca  > Paz á sua alma.... Sentidos pêsames aos familiares e amigos.. 

António Marques  Sentidos pêsames à família e amigos

José Moreira > Meus sentimentos à família e amigos que com ele conviveram.

Manuel Alheira > Que descanse em Páz...

Belmiro Sousa > Requiescat in pace!

José Almeida > Descansa em paz cndulemclsa a família

Orlando Santos Pinela > E mais um camarada , descansa em- Pas-,os meus sentimentos para toda a Família.

Jose dossantos Fernandes > Descansa em paz companheiro.

Adriano Moreira Admor > Que descanse em paz. Condolências.

João Pereira da Costa  > Que descanse em paz. Condolências a famimia

Antonio Duarte > Os meus pêsames à família e amigos Tabanca Grande Luís Graça. Deixam saudades as suas intervenções. Em 1973 tive na Ccaç 12, militares que tinham sido formados pelo Valdemar e ou tinham vindo transferidos da Ccaç 11. Vai em paz camarada.

Antonio Rodrigues > Sentidos pêsames a toda a Família enlutada e amigos! Que descanse em paz!

António Sebastião Figuinha > Os meus pêsames. Que descanse em paz.

António Marques > Mais um herói que parte sentidos pêsames à família e amigos

Candido Cunha > ... rua do Bom Pastor nº 1, Agualva/Cacém.

Domingos Robalo  > RIP. Condolências à família. Um camarada que nos deixa.

Andrade Castilho > Descansa em paz, camarada.

Nicolau Esteves > Vai com Deus guerreiro. Já cumpriste tua missão,  meus sentimentos para a família e amigos.

Carlos Pinheiro > Os meur sentimentos à familia enlutada e aos amigos da Tabanca Grande Luis Graça, Descansa em paz camarada.

Jose Quintas > Paz à sua alma.

Carlos Pereira Costa > Os meus pêsames á familia , até um dia camarada , descansa em paz .



2. No blogue, há mensagens de condolèncias de (ou referência a) os seguintes amigos e camaradas:


Abílio Duarte
António Branquinho
António Carvalho
António Graça de Abreu
António Murta
António Rosinha
Cândido Cunha
Carlos Vinhal
Cherno Baldé
Eduardo Estrela
Fernando Ribeiro
Hélder Sousa
Humberto Reis
João e Vilma Crisóstomo
João Carlos Abreu dos Santos
Joaquim Costa
José Martins
José Saúde
Juvenal Amado
Luís Graça
Manuel Luís Lomba
Manuel Macias
Portal UTW - Dos Veteranos da Guerra do Utramar
Virgílio Teixeira
Zé Manuel Cancela
Zé Teixeira

(Houve também um ou outro comentário anónimo, de leitores que não se identificaram, certamenmte por lapso)
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(**) Último poste da série > 8 de março de 2025 > Guiné 61/74 - P26562: In Memoriam (538): Valdemar Queiroz (1945-2025): o último adeus, hoje, na igreja do Cacém, a partir das 17h30... A cremação será amanhã, às 9h45, no Centro Funerário de Barcarena (mensagem do filho, José Valdemar do Vale Pereira Queiroz da Silva, que vive nos Países Baixos)

Guiné 61/74 - P26564: Os nossos seres, saberes e lazeres (672): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (195): Ia passear ao Jardim Botânico, acabei numa exposição sobre fotografia colonial (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 24 de Outubro de 2024:

Queridos amigos,
Por aqui andei a bisbilhotar tudo, à procura de fotografias da delimitação das fronteiras da Guiné, não tive sorte, encontrei somente um vídeo que abordava a escravatura e o trabalho forçado, mas não gostei nada de certas perguntas da entrevistadora sobre as expressões fechadas dos fotografados, seguramente que esta senhora não faz a menor ideia que um africano adulto fica sempre numa pose séria perante uma câmara, é um dado cultural, basta folhear as milhares de fotografias do Boletim Cultural da Guiné Portuguesa e até as crianças, na maior parte dos casos, mostram um semblante onde não pairam sorrisos. Estas exposições que decorrem sob a égide da chamada lógica dos estudos pós-coloniais, tenho para mim, é mais uma moda do que uma categoria científica séria, trabalha-se com o passado com uma leitura de mentalidade do presente, é um processo subliminar tosco de querer pôr a História em tribunal, não dou para esta missa.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (195):
Ia passear ao Jardim Botânico, acabei numa exposição sobre fotografia colonial


Mário Beja Santos

Um dos mais agradáveis passeios que conheço em Lisboa é percorrer a pé a rua da Escola Politécnica, entrar no Jardim Botânico, sentar-me debaixo do caramanchão do jardim do Príncipe Real onde Sean Connery é aliciado para uma operação de espionagem em Moscovo, há lá um cientista dissidente cujos trabalhos interessam aos principais serviços secretos britânico e norte-americano. Sean Connery acaba por se apaixonar por uma russa, a atriz Michelle Pfeiffer, tudo vai acabar maravilhosamente em Lisboa, o romance é de John le Carré, intitula-se A Casa da Rússia, Fred Schepisi realizou o filme. Feita esta pausa vou disfrutar o miradouro de S. Pedro de Alcântara e regresso a penates. Acontece que naquele domingo houve um imprevisto, chamou-me à atenção que havia uma exposição intitulada O Impulso Fotográfico (Des)Arrumar o Arquivo Colonial, que está patente até finais de dezembro de 2024 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência. É sobre esta exposição que vos quero falar, vem na sequência de outra intitulada Visões do Império, que decorreu no Padrão dos Descobrimentos, em 2021, e deu origem a um livro-guia, já aqui referenciado.

Acampamento no Incomati (fronteira), Delimitação das Fronteiras, de Lourenço Marques, 1890-91. Freire de Andrade, de fato branco, no centro esquerdo, e os restantes adjuntos, surgem representados ao centro, ladeados pelos trabalhadores africanos negros que constituem o pessoal da comissão. De modo muitas vezes irrefletido, a organização das pessoas num retrato coletivo, entre centro e periferia, segue a organização social.
Retrato de Freire de Andrade ao estilo africanista, 1890-91. Género de retrato colonial que consistia numa forma de apresentação de si em trajes de colonizador, de cor clara e chapéu, como figura central, ladeado de membros da cultura local
Soldados de Escolta, Comissão da Delimitação de Fronteiras Luso-Belga do Dilolo, 1914-15. Estes soldados eram forças policiais ou militares formadas por africanos negros que obedeciam às políticas de assimilação e eram designados por Sipaios. As políticas de assimilação foram medidas legislativas que promoviam o aportuguesamento dos africanos.
Georgina de Carvalho Ribas (Ambriz, 1882 – Lisboa, 1951). Destacou-se como uma feminista negra e dirigente de organizações como o Partido Nacional Africano, a Liga das Mulheres Africanas ou o Grémio Ké-Aflikana. Diplomou-se em piano pelo Conservatório Nacional de Música e foi uma figura central no movimento de afirmação da cultura africana e emancipação das mulheres negras em Portugal.
Mário Domingues (1900-1977, nascido na Ilha do Príncipe), veio muito cedo para Lisboa, ligou-se na juventude à defesa dos direitos de África e foi porta-voz da Associação de Estudantes Negros e da Liga Académica Internacional dos Negros. Sabe-se hoje que legou uma obra prodigiosa, na ficção escreveu livros de Western e romances do estilo negro, para ganhar a vida produziu obras biográficas de divulgação, nas Edições Romano Torres, não lhe escaparam os principais reis de Portugal e figuras dominantes.
Trabalhos de Campo e Trabalhos de Gabinete. A exposição faz esta representação cenográfica da prática científica inspirada nos dioramas (apresentação artística tridimensional). É uma reconstituição de cenas da vida das expedições, campanhas e depois o trabalho pericial no gabinete, indispensável para apresentar resultados em conferências e/ou publicações.
Imagem de uma expedição com carregadores e militares

Um dos focos que considero mais relevantes desta expedição, que apresenta mais situações, competindo ao visitante extrair também conclusões por conta própria, tem a ver com este conjunto de campanhas antropológicas e não só, prende-se com teses que vigoraram sobre a necessidade de fazer o estudo das raças, esta dimensão científica quase que se apaga instantaneamente depois da derrota do nazismo, nunca mais se levantou uma voz científica favorável à existência de raças e à procura do conhecimento do que distinguia o homem superior do das raças inferiores.
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Nota do editor

Último post da série de 1 de março de 2025 > Guiné 61/74 - P26540: Os nossos seres, saberes e lazeres (671): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (194): From Southeast to the North of England; and back to London (13) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P26563: Convívios (1015): XL Encontro Nacional dos Ex-Oficiais, Sargentos e Praças do BENG 447 (Brá - Guiné), a realizar no dia 17 de Maio e 2025 - Tornada - Caldas da Rainha, conforme o programa (Lima Ferreira / João Rodrigues Lobo)

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Nota do editor

Último post da série de 19 de fevereiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26512: Convívios (1014): Almoço de confraternização de 2025 do BCAV 3846, dia 16 de Março, na Batalha (Delfim Rodrigues)

Guiné 61/74 - P26562: In Memoriam (538): Valdemar Queiroz (1945-2025): o último adeus, hoje, na igreja do Cacém, a partir das 17h30... A cremação será amanhã, às 9h45, no Centro Funerário de Barcarena (mensagem do filho, José Valdemar do Vale Pereira Queiroz da Silva, que vive nos Países Baixos)

 

Valdemar Queiroz (Afife, Viana do Castelo, 1945 - Agualva, Sintra, 2025)

Ex-Fur Mil , CART 2479 / CART 11
Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70


1. Mensagem do José Valdemar do Vale Pereira Queiroz da Silva, acabada de receber, às 8: 21


Bom dia sr. Graça e demais camaradas,

Finalmente já tenho a informação para o velório / cerimónia funebre do meu pai.

Vai-se realizar na Igreja do Cacém,  hoje , dia 8 de março, a partir das 17.30 horas. A morada é Rua Coração da Maria, sem nr,.  no Cacém.

A cremação realiza-se às 9h45 de domingo,  dia 9 de março,  e vai ser realizada no Centro Funerário de Barcarena,  na Rua Elias Garcia, 2730-073 Barcarena.

Eventualmente para contacto via Whatsapp, o meu numero é o 0031621100199.

Até mais logo,

Cumprimentos,
Zé da Silva



2. Nota do editor LG:


 Infelizmente não devo  chegar a Lisboa, a tempo,  hoje. Estou em Vila do Castelo, por ironia na terra do Valdemar, onde vim fazer um conferência. Conto poder ir amanhã ao local da cremação para dar um abraço ao filho e aos netos do nosso querido Valdemar, e despedir-me de mais um velho "lacrau" de Contuboel que conheci há 56 anos atrás.
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Nota do editor:

Último poste da série > 3 de março de 2025 > > Guiné 67/74 - P26549: In Memoriam (537): Morreu o Valdemar, o último tuga da rua de Colaride

sexta-feira, 7 de março de 2025

Guiné 61/74 - P26561: Notas de leitura (1778): Philip J. Havik, um devotado historiador da Guiné: Negros e brancos na Guiné Portuguesa (1915-1935) (4) – 1 (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 4 de Março de 2025:

Queridos amigos,
Este importante ensaio de Philip Havik abre luz quanto à história do conhecimento do colonizador face ao colono, um percurso que se inicia fundamentalmente no fim do século XIX que ganhará dimensões com caráter científico a partir da governação de Sarmento Rodrigues, data deste tempo um inquérito etnográfico preparado por Teixeira da Mota. A grande motivação inicial sobre os dados estatísticos do imposto de palhota, a pressão do ministro das colónias não abrandou, era preciso conhecer quem habitava os lugares, e nascem então os inquéritos etnográficos, de que aqui temos feito referência, isto a par dos relatórios anuais enviados por algumas residências. É todo este histórico que Philip Havik analisa com o seu habitual espero, e que aqui se procurará fazer a súmula.

Um abraço do
Mário



Philip J. Havik, um devotado historiador da Guiné:
Negros e brancos na Guiné Portuguesa (1915-1935) (4) – 1

Mário Beja Santos

Philip Havik publicou na revista Lusotopie XII, em 2005, o artigo com o título Les Noirs et les ‘Blancs’ de l’Ethnographie Coloniale: Discours sur le genre en Guinée Portugaise, (1915-1935), uma esclarecedora incursão sobre o relacionamento entre colonizadores e colonos no período posterior à chamada pacificação, obra do capitão Teixeira Pinto, e 1935, o ano que precede a denominada pacificação de toda a Guiné.

No preâmbulo, o investigador recorda que este enclave foi muito pouco depois da “pacificação” de 1915. Os administradores coloniais, obrigados ao protocolo de fornecer com regularidade postas em inquéritos ou o envio ao governador de relatórios anuais, muitas vezes pondo-se no papel do etnógrafo, deixaram pouca informação até meados dos anos 1930. A questão para eles dominante era o imposto palhota, centravam-se no registo das palhotas, os homens eram importantes enquanto chefes de tabanca, as mulheres eram totalmente ignoradas enquanto sujeitos autónomos.

No entanto, com o aparecimento dos primeiros dados etnográficos, os relatórios oficiais entrelaçaram considerações de género com os conceitos de cor, revelando a hierarquização interna ao género em que eles operavam. Acresce que a ausência de mulheres europeias ocasionou uma viragem das medidas de política colonial, projetando a imagem na mulher africana como guardiã da pureza racial. A ajuda médica era apresentada como símbolo de modernidade e acabou por reconhecer às mulheres indígenas um lugar de mães. Este artigo abrange a produção etnográfica num período de duas décadas e procura preencher as lacunas desta literatura, explorando ao mesmo tempo novas pistas para análise do discurso colonial sobre as relações de género.

A Guiné Portuguesa foi sempre objeto de um interesse marginal. Numa perspetiva “luso-africana” os antropólogos portugueses começaram a partir dos meados dos anos 1980 a examinar mais de perto os dados etnográficos elaborados na época colonial. Há ainda fontes documentais relativamente intactas que carecem de estudo, aguardam na poeira dos arquivos os investigadores. É igualmente urgente questionar os paradigmas coloniais relativos às políticas e às populações destes territórios. Este texto aborda um corpo de conhecimentos, que se considera apaixonante, proveniente de fontes escritas e orais e das atitudes dos funcionários coloniais face aos africanos, do ponto de vista das relações de género e parentesco. Espera-se assim contribuir para o debate quanto às tensões que se produziram entre colonizadores e colonizados, bem como quais os modelos de papel que o colonizador aplicou ao colonizado.

Alguns antropólogos defenderam o ponto de vista que era necessário “pluralizar o conceito de situação colonial”, tendo em conta “o leque de interações entre indivíduos e grupos extremamente diferentes”. No caso português, para além da grande diversidade étnica das populações e dos atores coloniais, é preciso ter em conta a falta de diretivas claras sobre a política indígena a implementar no terreno, sobretudo durante as primeiras décadas da administração colonial. Na maioria dos casos, as medidas eram tomadas uma a uma, de forma aleatória, ou após negociação, uma noção que não parece coincidir com a ideia que se faz numa colónia dirigida pela metrópole. A ausência de políticas coerentes face à família alargada indígena e aos seus membros, bem como o conhecimento limitado das sociedades africanas por parte dos funcionários e dos responsáveis políticos, certamente contribuíram para este estado de coisas.

Iremos comparar os dados etnográficos recolhidos até ao fim dos anos 1930, partindo da I República em 1910 até ao período do Estado Novo. Aborda-se, em primeiro lugar, o estado de conhecimentos demográficos e etnográficos no enclave, isto no contexto da implantação da administração colonial a partir de 1915. Procura-se ilustrar seguidamente, através da análise sucinta de um certo número de fontes publicadas de artigos, como o discurso oficial ou a sua ausência que estruturaram representações dos indígenas. Para concluir, extrapola-se a pertinência destes dados, abordando de modo mais amplo as metáforas coloniais e a sua semântica, tais como elas se desenvolveram na Guiné neste período.

Antes da ocupação militar na maior parte do território da Guiné, as relações dos governantes e dos seus representantes não forneceram informações sobre a população a não ser sobre o perímetro das zonas costeiras. Mas os responsáveis não escondiam que era vergonhoso após seculos de presença portuguesa a sua influência não ultrapassava os muros que envolviam Bissau. As estimativas da população eram feitas ao acaso, o que justificava a impossibilidade de implementar uma política social. Os dados disponíveis sobre as populações do interior limitavam-se aos relatórios dos missionários e dos oficiais de saúde. No início do século XX, a situação no terreno tinha-se deteriorado a tal ponto que um observador estrangeiro observara que “o governo colonial português exercia pouco ou nenhum controlo sobre os indígenas, isto devido aos falhanços da administração”. Os governadores tinham que admitir que eram incapazes de fazer o recenseamento da população pedido por Lisboa. Com a introdução do imposto de palhota em 1903, a administração começara a juntar a informação sobre as “tribos indígenas” com fins fiscais. Esta abordagem iria ser determinante em todo o período colonial (1915-1974). A partir de 1909, o gabinete do governador em Bolama emitiu circulares confidenciais a fim de obrigar as residências (postos administrativos coloniais) a fornecer regularmente informações detalhadas sobre os aspetos demográficos e políticos da sua zona de jurisdição.

A reforma administrativa de 1912, que introduziu o sistema de régulos, na base da hierarquia, comportava a organização de processos burocráticos entre os quais o estabelecimento de relações sobre os futuros sujeitos do regime. Entre eles, o "intérprete oficial de diligências” encarregado de contactos com a população exterior ao posto, sobre autoridade direta do administrador, devia informá-lo sobre todas as relações relativas à vida política e social dos indígenas que podiam ter interesse à administração. Foi uma prática do período da administração militar (1892-1918), quando a comunicação entre os escalões central e local do governo se focavam essencialmente à volta das questões de segurança e o lançamento de impostos. O estabelecimento simultâneo de uma força de polícia indígena, conhecida por cipaios, fora pensada como um estrato intermédio entre a administração colonial e os indígenas, não só com a finalidade de coerção, mas igualmente para filtrar as informações pertinentes provenientes da base.

Os primeiros relatórios provenientes das residências, apresentados em 1911, na sequência da divulgação de um questionário, constituem alguns dos primeiros dados provenientes do interior do país coligidos pelos funcionários e seus intérpretes. A partir deste momento, a divisão da população num certo número de “raças”, termo que vai aparecer pela primeira vez na correspondência oficial da Guiné em meados dos anos de 1800 – e de subgrupos, bem assim como a descrição do seu habitat, costumes, línguas e modos de subsistência, seguirá um esquema reproduzido na documentação oficial ao longo do período colonial.

Imagens de campanhas de pacificação, Nhacra, 1915
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Nota do editor

Vd. post de 28 de fevereiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26538: Notas de leitura (1776): Philip J. Havik, um devotado historiador da Guiné: Quando escreveu em parceria com António Estácio sobre os chineses na Guiné (3) (Mário Beja Santos)

Último post da série de 3 de março de 2025 > Guiné 61/74 - P26547: Notas de leitura (1777): Um outro olhar sobre a Marinha na guerra da Guiné em "Os Mais Jovens Combatentes, A Geração de Todas as Gerações, 1961-1974", por José Maria Monteiro; Chiado Books, 2019 (3) (Mário Beja Santos)

quinta-feira, 6 de março de 2025

Guiné 61/74 - P26560: Álbum fotográfico de João Moreira (ex-Fur Mil Cav da CCAV 2721 - Olossato e Nhacra, 1970/72) (18)

Foto 139 > Janeiro de 1971 > Olossato > João Moreira. No fim do jogo que se disputava diariamente ao fim da tarde.
Foto 140 > Fevereiro de 1971 > Olossato > João Moreira > Mais uma foto para enviar para "tranquilizar" a família.
Foto 141 > Fevereiro de 1971 > Olossato > Furriéis Silva (transmissões), Sousa, Teixeira, João e Pereira. (Os 2º, 3º e 5º elementos eram do Pelotão de obuses). Eu e o Silva éramos da CCAV 2721.
Foto 142 > Fevereiro de 1971 > Olossato > João Moreira (CCAV 2721) e Sousa (Pelotão de obuses). Foto para "tranquilizar" a família.
Foto 143 > Fevereiro de 1971 > Olossato > Furriéis João e Pereira (Pelotão de obuses). O fotógrafo foi fotografado.
Foto 144 > Fevereiro de 1971 > Olossato > João Moreira. Mais uma foto para "tranquilizar" a família.
Foto 145 > Fevereiro de 1971 > Olossato > João Moreira. Dando notícias para a família.
Foto 146 > Fevereiro de 1971 > Olossato > João Moreira > Avião Nord Atlas que foi buscar uma avioneta que "perdeu" uma asa ao aterrar.

(continua)
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Nota do editor

Último post da série de 27 de fevereiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26533: Álbum fotográfico de João Moreira (ex-Fur Mil Cav da CCAV 2721 - Olossato e Nhacra, 1970/72) (17)

Guiné 61/74 - P26559: Ser solidário (278): No próximo dia 19 de março de 2025 às 17h30, realizaremos a nossa Assembleia Geral, na qual analisaremos conjuntamente o Relatório de Atividades e Contas de 2024 e deliberaremos sobre a aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2025 (Manuel Rei Vilar)


Caros Associados e Benfeitores da Associação Anghilau,

No próximo dia 19 de março de 2025 às 17h30 (hora de Lisboa), realizaremos a nossa Assembleia Geral, na qual analisaremos conjuntamente o Relatório de Atividades e Contas de 2024 e deliberaremos sobre a aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2025.

Após esta mensagem, enviar-vos-emos a respetiva Convocatória, o modelo de Procuração correspondente, as Atas das últimas reuniões, bem como o Relatório de Atividades e Contas de 2024 e o Plano de Atividades e Orçamento para 2025.

Para mantermos a nossa contabilidade atualizada, pedimos a colaboração dos Padrinhos e Madrinhas que tenham donativos em atraso para regularizarem os seus pagamentos com a maior brevidade possível. Lembramos que o donativo de apadrinhamento é de 15 euros mensais, valor que já inclui a quota anual.

Aos sócios sem apadrinhamento que tenham quotas em atraso, apelamos para que efetuem o pagamento da quota anual de 10 euros. Salientamos ainda que eventuais donativos realizados em 2024 já incluem esta quota.

Em nome das crianças de Suzana, a Direção da Associação Anghilau agradece, desde já, a vossa generosidade e colaboração!


Plano de Atividades para 2025

Estamos atualmente a preparar o nosso Plano de Atividades para 2025, identificando várias necessidades prioritárias, entre outras:

✅ Continuação da distribuição de refeições quentes às crianças do Jardim-Escola;

✅ Renovação da Pintura da Escola Secundária e do Jardim-Escola;

✅ Criação de uma Sala de Informática, contando já com 20 computadores doados pelo Novo Banco;

✅ Atribuição de Bolsas de Estudo para cursos profissionais e universitários.

Estas iniciativas foram analisadas cuidadosamente pela Direção, em parceria com os nossos representantes em Suzana, nomeadamente o Padre Vítor, o Olálio Neves Trindade e a Comissão de Acompanhamento de Suzana. Antes da aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2025, efetuaremos a análise e votação do Relatório de Atividades e Contas de 2024.


Conquistas e Perspetivas

Temos o prazer de informar que todos os objetivos anteriores foram amplamente alcançados, graças à vossa inestimável contribuição, com especial destaque para a criação da Residência dos Professores Cascais-Suzana e da Biblioteca Camões. Além disso, em 2024, conseguimos atribuir, pela primeira vez, três bolsas universitárias, além das cinco bolsas profissionais concedidas em 2023 e 2024.

Ainda em 2024, elaborámos um novo Projeto Cascais-Suzana para 2025, através do qual solicitámos à Câmara Municipal de Cascais apoio financeiro para subsidiar refeições e ampliar a oferta de bolsas de estudo universitárias.

Juntos, podemos fazer mais!

As crianças e jovens de Suzana contam com a nossa preciosa ajuda, e a Associação Anghilau reafirma o seu compromisso de continuar a agir para garantir um futuro melhor a esta comunidade.

Bem-hajam!
Kassumai,
Manuel Rei Vilar (Presidente)

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Nota do editor

Último post da série de 12 de janeiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26380: Ser solidário (277): Bilhete-postal que vai dando notícias sobre a "viagem" da campanha de recolha de fundos para construir uma escola na aldeia de Sincha Alfa - Guiné-Bissau (11): Início da parte operativa do projecto de construção de uma escola na aldeia de Sincha Alfa e visita a um projecto agrícola comunitário a cerca de 80 km a sul da cidade de Gabú (Renato Brito)

Guiné 61/745 - P26558: O melhor de... Valdemar Queiroz (1945-2025) - Parte II: a chegada do homem à lua, a arte do desenrascanço do 'tuga' e eu parado no meio do Geba Estreito num "barco turra", cheio de sucata, a caminho de Bissau



EUA > NASA > 14 de abril de 1969 > A tripulação da missão Apollo 11, da esquerda para a direita: Neil A. Armstrong, comandante; Michael Collins, piloto do módulo de comando; e Edwin E. Aldrin Jr., piloto do módulo lunar. Foram os primeiros seres humanos a caminhar na superfície da lua. Em 20 de julho de 1969. Fonte: NASA Human Space Flight Gallery. Imagem do domínio público,. Cortesia de Wikimedia Commons.



Foto nº 1 > Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Contuboel > 1969 > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > 21 de julho de 1969 > "Efeméride: no dia que o homem chegou à Lua, eu descia o rio Geba (Bambadinca-Bissau, com passagem no célebre Mato Cão e depois na não menos temível Ponta Varela, a seguir ao Xime)... Era um barco fretado para levar material usado da tropa. Estivemos parados várias horas: primeiro por causa da maré, depois devido a avaria no motor do barco só resolvido (desenrascado) com uma peça sacada dum carro que seguia no barco para sucata. Viagem inesquecível, até ao fim da minha vida!" (*)




Foto nº 2 > Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Contuboel  > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > 21 de julho de 1969, dia em que o homem chegou à lua... O Valdemar vai a caminho de Bissau, num barco civil, daqueles a que chamávamos, depreciativamente, "barco turra". (*)


Fotos (e legendas): © Valdemar Queiroz (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís GRaça & Camaradas da Guiné]



A CHEGADA DO HOMEM À LUA E A ARTE DO DESENRASCANÇA DO 'TUGA'



  − Estamos tramados, partiu-se uma peça do motor. Não vamos sair daqui tão cedo.

− Estou a ver que sim. Talvez se desenrasque alguma peça naquela sucata.

Diálogo entre o mestre do barco e um soldado da metrópole, depois de estarmos parados há algum tempo e já noite dentro, no meio do rio Geba Estreito, antes de passarmos no Xime, apenas interrompido pela transmissão na rádio da chegada do homem à Lua.

−  É um pequeno passo para o homem e um salto de gigante para a humanidade  disse o astronauta americano Neil Armstrong ao pisar o solo lunar.

Faz hoje 50 anos (*). Foi nas primeiras horas dia 21 de Julho de 1969,

Durante o dia 20, em Contuboel, completada a nossa CART 2479 (futura CART 11 e, mais tarde, CCAÇ 11), com os soldados africanos que tinham acabado a instrução, seguiu para Piche e eu fui destacado para ir a Bissau entregar material já usado,  utilizado na instrução de recrutas africanos.

A viagem rio Geba abaixo, de Bambadinca a Bissau, foi feita num barco civil de carga/passageiros (vulgo ‘barco turra’) que rebocava, em comboio, mais dois barcos pequenos carregados de várias mercadorias, sacos de mancarra, automóveis sinistrados e passageiros civis e alguns militares em serviço, de regresso ‘à peluda’ ou de férias.

O barco parou com problemas no motor pouco tempo depois da saída de Bambadinca, na zona do Geba Estreito, parando ao cair da noite e antes de se passar no Xime. 

Estávamos parados, já há horas, sem ninguém se aperceber do motivo, aproveitando para ouvir na rádio a pilhas a chegada do homem à Lua.

Alguns de nós não acreditavam no que ouviam, outros davam mais importância ao local em que nos encontrávamos sem saber se alguém nos fazia segurança em terra, apenas apercebendo-nos de estarmos próximo das margens, ao avistar uma luz brilhante no meio da mata e sem paciência para afugentar os mosquitos.

O nosso soldado lá conseguiu desenrascar uma peça, julgo que seria um parafuso, num dos carros sinistrados,  e que, talvez por ter sido sacada dum Peugeot e o motor do barco ser de marca francesa, adaptou perfeitamente para pôr o motor a trabalhar, embora continuássemos parados, aguardando agora a maré favorável.

E lá seguimos viagem, com a luz brilhante na mata que aparecia e desaparecia cada vez mais longe (o serpentear do percurso do rio fazia com que se avistasse o mesmo local de distância diferente), entrando no Geba largo, já ao nascer do dia,  e ainda faltando algum tempo de Bissau à vista, para o desembarque.

Não me recordo bem de ter ouvido alguém falar dos avanços da Ciência com a chegada do homem à Lua ou outra conversa sobre a atribulada viagem, mas hoje, passados 50 anos, posso gabar-me de ter ouvido a chegada do homem à Lua no meio da rio Geba, na Guiné, e presenciado um momento alto da extraordinária arte do "desenrasca" dos portugueses.

Inesquecível.

Valdemar Queiroz 
 (**)

___________________

(ii) constituiu-se no RAL 5 em Penafiel, no ano de 1968, como subunidade do BART 2866, desmembrando-se desta unidade em fevereiro de 1969, e embarcando com destino à Guiné no dia 18, aonde chegou a 25 do mesmo mês;

(iii) o percurso operacional da CART 2479 na zona leste, foi longo, fixando a sua sede em Nova Lamego, no Quartel de Baixo em setembro de 1969;

(iii) passou por Contuboel, Bissau, Contuboel, Piche, Nova Lamego, Piche;

(iv) comandante: cap mil art Analido Aniceto Pinto (1/6/1934- 27/2/2014) (trabalhou na Galp Energia, foi colega do António Levezinho);

(v) foi extinta em 18 de janeiro de 1970, passando a companhia a designar-se CART 11 [, tem cerca de 8 dezenas de referências no nosso blogue];

(vi) em maio de 1972 a CART 11 (tem d. 120 referências no blogue) passou a designar-se CCAÇ 11 [tem cerca de 4 dezenas de referências]. 

(vii) de 12 de narço a 24 de maio de 1969, no CIMC - Centro de Instrução Militar de Contuboel fizeram a recruta os seus futuros soldados, do recruramento local, bem como os da CCAÇ 2590 / CCAÇ 12);

(viii) o juramento de bandeira  realizou-se em Bissau em 26/4/1969, na presença do Com-chefe, o gen Spínola;

(ix) as duas futuras companhias faziam parte da chamada "nova força africana" que estava então em formação e era muito acarinhada por Spínola;

(ix) em 18 de julho de 1969, a CART 2479 / CCART 11 foi colocada em Nova Lamego e emPiche, e a CCAÇ 2590 / CCAÇ 12 em Bambadincam, finda a instrução de especialidade e a IAO - Instrução de Aperfeiçoamento Operacional (,dadas no CIMC).

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Notas do editor:

(*) Vd. postes de:

21 de julho de 2019 > Guiné 61/74 - P19999: Efemérides (309): Há 50 anos o homem chegava à lua... e eu ia caminho de Bissau, num "barco turra" que parou, no Geba Estreito, com uma avaria...Valeu-nos o proverbial "desenrascanço tuga"... Viagem inesquecível até ao fim da minha vida! (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70)


(**) Último poste da série > 4 de março de 2025 > Guiné 61/74 - P26550: O melhor de ... Valdemar Queiroz (1945-2025) - Parte I: (i) na morte do Renato Monteiro (1946-2021); (ii) Guiro Iero Bocari, o meu epílogo da guerra

quarta-feira, 5 de março de 2025

Guiné 61/74 - P26557: Historiografia da presença portuguesa em África (470): A Província da Guiné Portuguesa - Boletim Official do Governo da Província da Guiné Portuguesa, 1900 e 1901 (25) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 18 de Outubro de 2024:

Queridos amigos,
Não posso esconder que é quase num completo desfastio que ando a folhear estes Boletins Officiais de fim de século, os trâmites administrativos parecem dominar tudo, quem lê número após número pode ficar na ilusão de que a província está pacificada e gradualmente ocupada pela administração portuguesa. Até em 1900 se dá a notícia de que vai haver o primeiro recenseamento da população. Procurando tirar a prova dos nove, procurei ler ao pormenor que Armando Tavares da Silva escreve no seu trabalho gigante intitulado A Presença Portuguesa na Guiné, História Política e Militar, 1878-1926 quanto à governação de Herculano da Cunha, percorre a província de um lado para o outro, informa o ministro que é saudado em todos os pontos entusiasticamente, foge às expedições militares, tem pouquíssimos efetivos e em geral gente desordeira. Se é verdade que em determinados períodos o Boletim Oficial constitui um documento esclarecedor no caso presente é um puro encobrimento das tensões e dificuldades sem número em que vivia a Guiné.

Um abraço do
Mário



A Província da Guiné Portuguesa
Boletim Official do Governo da Província da Guiné Portuguesa, 1900 e 1901 (25)


Mário Beja Santos

Tenho dado a saber ao leitor que os últimos anos da década 1890 e o início do novo século registam com estranhíssima parcimónia os acontecimentos políticos que a Guiné teve. Os Boletins Officiais estão enxameados da legislação do Governo Central, tratados internacionais, e quanto ao que se passa no burgo são as costumadas nomeações e exonerações, chegadas e partidas, publicação do orçamento da província, relatos sanitários das principais povoações, etc. Vou aqui registar o que me parece mais curioso de 1900 e do início de 1901 e contrapor com a listagem de eventos que Armando Tavares da Silva elenca no seu importante acervo documental intitulado "A Presença Portuguesa na Guiné, História Política e Militar, 1878-1926", 2016.

No Boletim n.º 10, de 10 de março de 1900, o boletim recolhe uma portaria do Governador Álvaro Herculano da Cunha que reza o seguinte:
“Tendo-me o régulo de Antula em abril do ano findo tido para se levar a efeito a ocupação do seu território, o que eu lhe havia prometido; e
Tendo, quando agora me veio cumprimentar, por ocasião da minha visita a Bissau, renovado o seu pedido e solicitado o cumprimento da minha promessa;
Atendendo às vantagens de ordem económica, política e administrativa, e do prestígio que, para o nosso domínio, advém da referida ocupação: hei por conveniente determinar que se ocupe o referido território, estabelecendo-se ali um posto militar de força oportunamente determinada.”


Em Lisboa, era aprovado o regulamento disciplinar das forças militares ultramarinas que veio publicado no Boletim Official n.º 31, de 4 de agosto desse ano. Não deixa de ser curioso o que ali se escreve e como tais preceitos chegaram aos nossos tempos de oficiais, sargentos e praças naquelas décadas de 1960 e 1970: a disciplina consiste na estrita e pontual observância das leis e regulamentos militares; para que a disciplina constitua a base em que judiciosamente deve firmar-se a instituição armada, observar-se-ão rigorosamente as seguintes regras fundamentais – obediências pronta e passiva, ficando o superior responsável pelas ordens que der; em ato de serviço a obediência é sempre devia ao mais graduado e na concorrência de militares com a mesma graduação ao mais antigo; todo o militar deve sofrer com resignação as fadigas e privações, conservando-se intrépido dos perigos, generoso na vitória e ciente na adversidade; todo o militar deve regular o seu procedimento pelos ditames da religião, da virtude e da honra, amar a pátria, ser fiel ao Rei, guardar e fazer guardar a constituição política da monarquia, etc. etc.

Estamos agora em 1901 e o Boletim n.º 13, de 30 de março, publica um conjunto de portarias que nos levam a saber que houve uma operação em Jufunco. O 1.º tenente da Armada, Bernardo de Melo e Castro Moreira, comandante da canhoneira Cacongo, prestou relevantes serviços aos Governo, coadjuvando-o com inexcedível zelo na expedição contra o gentio rebelde de Jufunco, bombardeando eficazmente as povoações dos revoltosos, facilitando assim o desembarque dos Grumetes e concorrendo, portanto, para a vitória obtida; o 2.º tenente da Armada, Artur Ernesto da Silva Pimenta de Miranda, comandante da lancha-canhoneira Flecha, prestou relevantes serviços ao Governo, bombardeando eficazmente as povoações do revoltosos; são louvados os oficiais e praças da canhoneira Cacongo e lancha-canhoneira Flecha pela dedicação e boa vontade com que concorreram para o bom êxito da expedição contra o gentio rebelde de Jufunco. Os louvores não ficaram por aqui, foram extensivos ao comandante militar de Bissau, ao comandante militar de Cacheu e até ao diretor da alfândega em Bolama.

Fica-se com a noção de que lidos desgarradamente estes pontos aqui e acolá ao longo destes anos a Guiné parece trilhar na serenidade, foram minimizados os conflitos, pacificado o Forreá, crescem os postos militares, enfim, a ocupação do território vai de vento em pompa. Hora as coisas não se passam exatamente assim como conta Armando Tavares da Silva a partir da página 431. Herculano da Cunha não tem meios para se envolver em qualquer operação militar, viaja muito pelo território. A ilha de Bissau mantém conflitos interétnicos, rivalidades entre os régulos. O Governador fugiu sempre à resolução dos problemas da província que pudessem envolver as operações militares, escreve para Lisboa que procura exercer um magistério de influência para evitar guerras, sobretudo nos regulados da margem direita do Geba. Quando visita o Forreá, recebe queixas dos régulos; no regresso de Geba viaja até ao Xime, cujo régulo foi por ele repreendido asperamente por ter batido a uma sua mulher com um chicote e que agora vinha reclamar que fugira, tinha o desplante de pedir ao Governado que atuasse.

E assim chegamos à questão de Jufunco de que registei os louvores. Tudo começara quando se admitiu a possibilidade de impor à população o pagamento de tributos, a resposta foi o descontentamento. Herculano da Cunha queixa-se sempre que não tem tropas em qualidade e quantidade, a indisciplina é geral, as forças da província são compostas de deportados, há poucos oficiais, quando se pretende punir Jufunco, a estratégia foi bombardear as povoações e só depois intimidá-las, nada de combates em campo aberto.

As queixas contra o estado em que se encontrava a administração da província eram muitas. A população de Bolama enviou ao rei uma petição na qual pediam que Bolama fosse novamente administrada por uma câmara municipal. Os Bolamenses consideravam que estavam votados ao abandono. Eram inúmeras as carências em tudo o que era público: arruamentos, pavimentação, muros, iluminação, cemitério, prisões.

Vindo de Lisboa, Herculano da Cunha continua as suas visitas e cumprimentos de régulos. Os governantes em Lisboa devem-se ter fartado desta inoperância, Herculano da Cunha será exonerado em maio de 1900. Na véspera de deixar a Guiné envia para Lisboa um oficio em que, devido aos ataques dos Balantas de Nhacra aos Brames, pedi autorização para bombardear o território dos Balantas, isto na véspera de partir.

É nos meses finais desta governação que se inicia uma nova fase dos trabalhos de demarcação da fronteira com os territórios vizinhos de administração francesa. Tudo correu mal logo no início, isto em 1888, os delegados franceses pretendiam que se fizesse uma alteração à Convenção de 1886, substituindo o Cabo Roxo pela Ponta Varela, de onde partiria a linha de fronteira, os delegados portugueses rejeitaram a proposta. Em 1899, há novos trabalhos de demarcação, do lado português estão Oliveira Muzanty e Telles de Vasconcelos, começam pela fronteira sul, nova rutura nas negociações, os franceses queriam entrar em territórios no Forreá, só em finais de 1902 os trabalhos de demarcação serão retomados, mas o mais importante, a fronteira entre o Casamansa e o rio Cacheu será objeto de uma nova missão, em janeiro de 1904.

Como o leitor pode constatar entre a linguagem cinzenta da burocracia e o que se passava na província política, militar e económica, a distância era um abismo.

Nomeação do Governador em 1900, Judice Biker
Em 1897, o novo Governador chama-se Álvaro Herculano da Cunha
Oficinas da Sociedade Comercial Ultramarina, imagem restaurada e que consta da Casa Comum/Fundação Mário Soares
Serração do Sonagui, imagem restaurada e que consta da Casa Comum/Fundação Mário Soares
A Casa Gouveia em Bissau, 1920

(continua)
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Nota do editor

Último post da série de 26 de fevereiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26530: Historiografia da presença portuguesa em África (469): A Província da Guiné Portuguesa - Boletim Official do Governo da Província da Guiné Portuguesa, 1897 e 1898 (24) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P26556: Efemérides (451): Memórias do dia 2 de Março de 1970. O infortúnio levou a que o Fur Mil António Carvalho da CCAÇ 14, numa acção de neutralização de minas antipessoais, calcasse uma não detectada (Eduardo Estrela, ex-Fur Mil)

1. Mensagem do nosso camarada Eduardo Estrela, ex-Fur Mil At Inf da CCAÇ 2592/CCAÇ 14, (Cuntima e Farim, 1969/71) com data de 4 de Março de 2025:

MEMÓRIAS

Eram mais ou menos 9 horas da manhã. Dois grupos de combate (ou três?) já não me lembro bem, tinham saído de Cuntima para interditarem os carreiros de infiltração do corredor de Sitató, que o PAIGC utilizava para reabastecer as suas forças no interior da Guiné. Naquela zona operacional estavam permanentemente no mato, por períodos de 48 horas, 2 ou mais grupos de combate. Na cabeça da coluna seguia um camarada do pelotão de milícias de Cuntima. Após o atravessamento do rio de Camjambari e ligeiramente a norte/noroeste da tabanca abandonada de Cabele Uale foram detectadas 8 minas anti pessoal.

O António Carvalho, que comigo completava os Fur Mils do 3.º grupo da CCaç 14, começou a executar o levantamento das malditas. Levantou 4 e quando se preparava para a 5.ª, calcou a puta da mina que não tinha sido detectada. Eram 9.

Um pandemónio, pedido de evacuação à força aérea e um jovem mutilado numa merda duma guerra feita em nome da pátria e em defesa de interesses que extravasam o respeito que a mesma nos merece.
Ainda hoje nos atormenta a questão da mina não detectada.

Posição relativa Cuntima-Tabanca de Cabele Uale
©Infogravura LG&CG - Carta Colina Norte 1:50.000

Passaram 55 anos após esse maldito 2 de março de 1970. O António Carvalho tem uma história que já me contou, de em Cuba ter sido abordado numa praia por um indivíduo que lhe confessou ter sido combatente na Guiné e ter estado nessa altura na nossa zona de Intervenção. Gostaria que ele próprio a contasse aqui no blogue mas sei que talvez seja difícil já que o Carvalho tem receio de ferir susceptibilidades com coisas que possa vir a mencionar, deste e doutros casos. Este deveria ser o local da verdade e do politicamente incorrecto mas... há resistências que prevalecem.

Para o camarada António Manuel Gaspar de Carvalho o meu abraço fraterno e que continue a ser protegido pelos bons irans.

Eduardo Estrela

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Nota do editor

Último post da série de 6 de fevereiro de 2025 > Guiné 61/74 - P26467: Efemérides (450): 6 de fevereiro de 1969, o desastre do Cheche: quando os relatos de futebol eram dados em direto, e efusivamente, e a guerra em diferido, resumida a telegráficas notas oficiosas

Guiné 61/74 - P26555: Estórias de Dulombi (Rui Felício, CCAÇ 2405) (11): A fome era má conselheira... e apertava mais no tempo das chuvas, em Sangué Cabomba, subsector de Cancolim




Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Carta de Bafatá (  1955) (Escala 1/50 mil) > Posição relativa de Bafatá e de Sangué Cabomba a sudeste, na estrada para Galomaro e Cancolim

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2025)



1. O Rui Felício, um dos históricos da Tabanca Grande, é autor da série "Estórias de Dulombi", de que se publicarm 10 postes, até abril de 2013 (*). 

Está na altura de dar continuidade à série, com mais algumas "estórias" que vamos recuperando da sua página do Facebook...

 É o caso desta, que merece honras de blogue. Levou-nos algum tempo a descobrir onde ficava Cabomba. Afinal, já cá tínhamos o descritor, Sangué Cabomba. 

Espero que o Rui  não se zangue por este "roubo", que não é descarado, é discreto, sem á G3...  Digamos que é uma estória "emprestadada", já que ele se "esqueceu" de a mandar para o blogue..  É uma estória deliciosa, como é norma do autor, e que para mais envolve um outro histórico do nosso blogue, a quem saúdo: o nosso Paulo Raposo (também ele tem andado arredio das nossas lides bloguísticas). 

Um e o outro foram alf mil da CCAÇ 2405 / BCAÇ 2852 (Dulombi, 1968/70). 

Vivam os "baixinhos de Dulombi"!  (Era a divisa da companhia, que pertencia ao batalhão a que eu estive adido um ano em Bambadinca.)


A DIFICIL SOBREVIVÊNCIA NA GUINÉ

Por Rui Felício


Cabomba era uma tabanca estrategicamente situada num entroncamento de picadas que ligavam Galomaro e Bangacia a Cancolim. O Paulo Raposo que antes tinha estado destacado em Campata, foi deslocado com o seu pelotão para este novo local.

Há mais de quinze dias que as chuvas tropicais intensas não paravam de varrer a zona, tornando intransitáveis os caminhos, impossibilitando o reabastecimento de viveres armazenados em Bafatá e Galomaro.

As reservas alimentares estavam na penúria e havia trinta soldados para alimentar. O Raposo, sensível a garantir o mínimo de bem-estar possivel aos militares sob a sua responsabilidade, vivia a cada dia uma preocupação maior.

Certa manhã, ciente de que tinha de encontrar uma solução de emergência, depois de em dias anteriores ter tentado sem sucesso vencer o lamaçal da picada para Galomaro, decidiu dirigir-se a uma pequena tabanca das imediações, montado num pequeno Unimog juntamente com meia dúzia de soldados.

Lá chegado, falou com o chefe da tabanca,  que sabia possuir algumas vacas. Propôs-lhe que lhe vendesse uma delas, mas o homem recusava terminantemente desfazer-se de qualquer uma das suas vacas, que, aliás, eram um sinal de riqueza do proprietário e que dela, teimosamente, não abdicava.

O Raposo insistiu, oferecendo-lhe um valor justo pela compra. Mas o chefe de tabanca estava irredutivel. Não era uma questão de preço. Simplesmente, não a queria vender.

Já impaciente, o Raposo invocou a sua autoridade militar e a necessidade absoluta de levar a vaca. Pegou num punhado de notas e, como o homem não as quisesse receber, atirou-lhas aos pés e mandou atar a vaca ao Unimog com uma corda.

Arrancou em direcção a Cabomba, em marcha lenta, com a vaca a trotar atrelada pela corda.

Chegado ao destacamento, desmontou e caminhou em direcção ao abrigo quando um soldado o abordou:

− Oh meu alferes, então e agora? Como fazemos para abater a vaca?

O Raposo, irritado com toda aquela complicada negociação, virou-se para trás, pegou na G3 e abateu a malfadada vaca.

Encarou o soldado e vociferou:

 A vaca está morta. Vê lá se também queres que seja eu a esfolá-la !

Rui Felício

NB - Que me perdoe o meu amigo Raposo. Mas estou a vender o peixe pelo mesmo preço que na altura o comprei. RF

Fonte: Página do Facebook do Rui Felício > 6 de dezembro de 2024 ·

(Seleção, revisão / fixação de texto, título: LG)

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Nota do editor LG:

(*) Último poste da série > 23 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11447: Estórias de Dulombi (Rui Felício, CCAÇ 2405) (10): Regresso a Samba Cumbera, a sudoeste de Galomaro, 42 anos depois...