terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Guiné 63/74 - P1340: Pensar em Voz Alta (Torcato Mendonça) (2) : o meu segundo país

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Mansambo > Novembro de 2000 (1) > Crianças de Mansambo, à beira da nova estrada... alcatroada. Tal como há 30 e tal anos: a única diferença é que não havia estrada... alcatroada.

No meu tempo (1969/71) e no tempo do Torcato Mendonça (1968/70) não havia população de Mansambo. Apenas existiam, a viver dentro do arame farpado, meia dúzia de famílias, as dos guias e picadores que trabalhavam para as NT... Estes e restos da malta da destroçada CCAÇ 12 ficaram por lá, depois da independência... (LG)


Foto: © Albano Costa (2006). Direitos reservados.

Mensagem do Torcato Mendonça (ex-Alf Mil da CART 2339, Mansambo, 1968/69). Na série Blogoterapia publicam-se textos sobre a nossa tertúlia e o nosso blogue, apresentam-sos novos amigos e camaradas da Guiné. Tem um registo mais intimista. O termo foi usado por mim em Junho de 2005 para dar um título a um post do Torcato Mendonça em que ele terminava nestes termos: "Desculpa este desabafo. Estou mais calmo. Será isto uma terapia?" (2).

Caro Leopoldo Amado:

Quebro uma regra ao responder directamente a um post. Abri o blogue e leio as aventuras de Missirá (3). Continuo e aparece-me outro post. É-me, em parte, dirigido. Mais, pede-me para eu escrever sobre a minha passagem pela Guiné (4). Engano? Os meus escritos são simples, despretensiosos, mas sentidos e procurando relatar a minha guerra. Partindo do princípio que não houve engano, digo-te:

Procurei esquecer aqueles tempos, aquela terra, aquelas gentes. Foi impossível. Felizmente, tenho hoje o Blogue do Luís Graça e Camaradas da Guiné. É o meu segundo País, eu que sou um pouco de vários sítios. Não fui santo nem diabo. Comandei Homens, meus irmãos de armas, europeus ou africanos. Para mim só há uma espécie – A Humana.

Escrevo quando me dá na bolha e ao correr da pena ou tecla. De quando em vez, mando algo ao Luís Graça. Por vezes penso que mando e aí fica.

Falas em miúdos (4). Gostava muito deles, o riso nas escolas que inventávamos, a ginástica e o banho com Life Boy ? – um sabonete - , o rancho partilhado… e a beleza dos bebés… Os Futa-Fulas …lindos…

Passou, meu caro e nem tudo foi mau. A nostalgia, a lentidão no bater da tecla e, por que não, um apertozito e uma humidade no olho…

Caro Luís, perdoa o quebrar da regra. Coisas de velho militar duro que o tempo amoleceu… Ainda bem…

Caro Leopoldo, conta a História dos nossos Povos… Gosto de história e, se não a conhecermos, não sabemos quem somos!

Um abraço,

Torcato Mendonça
__________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 5 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDXXIII: Mansambo revisitado (Novembro de 2000) (Albano Costa)

(2) Vd. post de 1 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1331: Blogoterapia (9): Quando a Pátria não é Mátria para ti (João Bonifácio, Canadá, antigo vagomestre da CCAÇ 2402)

(3) Vd. post de 30 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1329: Operação Macaréu à Vista (Beja Santos) (22): A memória de elefante do 126, o Queta Baldé

(4) Vd. posts de:

30 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1328: Blogoterapia (8): É hora de pensar no nosso primeiro... blook (Leopoldo Amado)

25 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P907: Pensar em Voz Alta (Torcato Mendonça) (1): A nossa blogoterapia

Sem comentários: