Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > 17 de Maio de 2008 > III Encontro Nacional da Nossa Tertúlia > Da esquerda para a direita: a Maria Alice, esposa do nosso editor, Luís Graça; e a Teresa, esposa do Carlos Marques Lopes.
Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados.
À esquerda:
Foto actual do Carlos Marques Santos, que vive em Coimbra. Foi Fur Mil da CART 2339
Fá Mandinga e Mansambo
1968/69
1. Hoje mesmo recebemos uma mensagem do nosso tertuliano Carlos Marques Santos que, em seu nome e de sua esposa Teresa, solicita a ajuda da nossa tertúlia e dos leitores do nosso Blogue em geral, no sentido de se encontrarem pistas que reconstruam o percurso na Guiné de um cunhado e irmão, respectivamente.
Qual a sua Unidade? Onde esteve? Alguém pode dar uma ajuda.
Mais uma vez apelamos à memória de quem nos lê. Fica desde já o nosso agradecimento.
CV
2. Mensagem do Carlos Marques dos Santos:
Luís e co-editores, Amigos, Companheiros:
A minha mulher Teresa, que me tem acompanhado nos Encontros da minha Companhia, a CART 2339, e nos da Tertúlia, teve um irmão (digo teve porque faleceu aos 34 anos e teria hoje cerca de 70) que era médico.
Sabemos que fez o serviço militar na Guiné-Bissau como Alferes Médico e, onde esteve, terá estado a mulher e um seu filho mais velho, meu sobrinho, talvez com 6/7 meses.
As pesquisas levam-nos a Nova Lamego, talvez ao BCAV 705 (1).
Já perguntei, por mail ao Carlos Ribeiro, única referência no Blogue, mas não conhece.
José Alberto Machado – Alferes Mil Médico.
Será que alguém o conheceu?
Será que alguém nos pode ajudar a reconstituir o seu percurso na Guiné?
Gratos
Teresa e Carlos Marques Santos
___________
Nota do co-editor CV:
(1) Vd. poste de 18 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1292: Madina do Boé: contributos para a sua história (José Martins) (Parte I)
(...) "Batalhão de Cavalaria n.º 705
"Mobilizada no Regimento de Cavalaria nº 7 em Lisboa, desembarca na Guiné em 24 de Julho de 1964.Rendendo o BCAÇ 512 no sector de Nova Lamego assume, em 1 de Junho de 1965, o respectivo comando de sector que abrangia os subsectores de Pirada, Bajocunda, Canquelifá, Buruntuma, Piche, Madina do Boé e Nova Lamego.Foi rendido pelo BCav 1856 em 1 de Maio de 1966 regressando à metrópole em 14 de Maio de 1966" (...).
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário